A dica para quem quer empreender é ter sinergia com o que você pretende montar. Não existe uma receita mágica para fazer funcionar, o ideal é que aconteça naturalmente, disse Marcos Khalil, fundador da UZ Games. Clayton de Souza/Estadão
A dica para quem quer empreender é ter sinergia com o que você pretende montar. Não existe uma receita mágica para fazer funcionar, o ideal é que aconteça naturalmente, disse Marcos Khalil, fundador da UZ Games.
Clayton de Souza/Estadão
Ter uma boa ideia é muito mais difícil do que dinheiro, disse Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza.
Ernesto Rodrigues/Estadão
Sempre segui muito meu instinto. Acho que acabou juntando a paixão com o embasamento teórico. Eu até brinco que sou engenheiro de prédio pronto. Eu faço e depois vou buscar as teorias para embasar o que fiz, disse o CEO do Grupo Ornatus, Jae Ho Lee.
André Lessa/Estadão
Não tinha formação acadêmica. As pessoas me perguntam se fez falta. Fez, sim senhor. Adoraria ter feito uma faculdade de Administração. Como solucionei isso? Contratando, destacou Caito Maia, dono da Chilli Beans.
Clayton de Souza/Estadão
Não fazemos nada sozinho, é fundamental que o empresário tenha habilidade para montar uma boa equipe e para identificar potenciais talentos, para investir neles, disse o fundador da 4BIO Medicamentos Especiais, André Kina.
Divulgação
Eu sou conservadora mesmo. Não temos a menor pressa para crescer. Isso porque não queremos ser grandes, queremos ser competentes, disse a fundadora da rede de lavanderia Lavasecco, Maria Alzira Linares.
Paulo Liebert/Estadão
É preciso pensar se abrir seu próprio negócio vale a pena. Todo mundo pensando em passear, ir à praia, e você pensando o que vai fazer na empresa. É assim até hoje. Acordo de madrugada, escrevo no papel a ideia para lembrar no dia seguinte e colocar em prática, disse Osvaldo Nunes, fundador da Chocolândia.
Márcio Fernandes/Estadão
Ao lado do amadurecimento dos empreendedores, com as pessoas deixando de ter uma carreira em uma empresa para começar seu próprio negócio, de 1998 para cá houve uma mudança importante: a chegada das empresas de venture capital, ajudando o empresário a viabilizar seu sonho, disse Rodrigo Borges, fundador do Buscapé Company.
Hélvio Romero/Estadão
Acho que o nosso pulo do gato está no planejamento. A gente começou com lojas de rua, mas após uma série de assaltos sofridos, focamos nossa operação em shoppings. Deu certo, disse o criador da Patroni Pizza, Rubens Augusto Júnior.
Divulgação
Comecei vendendo só o brigadeiro, mas hoje acho que as lojas de presentes são concorrentes. Por isso, resolvi diversificar, afirmou Taciana Kalili, criadora da Brigaderia.
Epitácio Pessoa/Estadão