LÍNGUA PORTUGUESA (2012) / Índice de erro: 81,5% / Assunto: Interpretação de texto / Análise (CPV): Exigia conhecimento prévio mais profundo sobre este trecho específico. / Dica (Anglo): Escolha trechos dos livros cobrados (de 10 a 20 linhas) e se esforce para, entre outras coisas, confrontar o fragmento lido com o contexto global da obra. REPRODUÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA (2012) / Índice de erro: 81,5% / Assunto: Interpretação de texto / Análise (CPV): Exigia conhecimento prévio mais profundo sobre este trecho específico. / Dica (Anglo): Escolha trechos dos livros cobrados (de 10 a 20 linhas) e se esforce para, entre outras coisas, confrontar o fragmento lido com o contexto global da obra.
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LÍNGUA PORTUGUESA (2011) / Índice de erro: 88,1% / Assunto: Interpretação de texto / Análise (CPV): Foram usadas palavras que podem não ser familiares ao universo dos candidatos. / Dica (Anglo): Resolva questões de interpretação com base em pistas fornecidas pelo texto e não em impressões genéricas e difusas.
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LÍNGUA PORTUGUESA (2010) / Índice de erro: 82,7% / Assunto: Norma culta / Análise (Anglo): Quem não domina a norma padrão não está familiarizado com o uso do 'cujo' e muito menos quando este vem precedido de preposição. / Dica (CPV): Revise regência verbal e orações subordinadas adjetivas, com especial atenção ao emprego dos pronomes relativos.
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LÍNGUA PORTUGUESA (2008) / Índice de erro: 68,4% / Assunto: Construções linguísticas / Análise (CPV): Teste ficou difícil devido aos vários conceitos exigidos, como regência verbal, uso de pronome relativo e voz passiva. / Dica (Anglo): Leia textos que usam o rigor da norma padrão e grife formas de expressão ou uso de palavras próprias dessa variedade linguística.
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MATEMÁTICA (2012) / Índice de erro: 82,3% / Assunto: Logaritmos e trigonometria / Análise (Etapa): Apesar de simples, a questão exigia conhecimento de propriedades trigonométricas como a relação fundamental e as fórmulas de arco duplo. / Dica (Etapa): Memorize as fórmulas e propriedades dos logaritmos e as principais identidades trigonométricas.
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MATEMÁTICA (2011) / Índice de erro: 85,8% / Assunto: Geometria analítica / Análise (Etapa): Para construir gráfico era preciso encontrar uma equação da reta que passe por dois pontos distintos e aplicar tal conceito em duas circunferências tangentes. / Dica (Anglo): Faça exercícios para rever conceitos, caprichando nas figuras e suas posições.
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MATEMÁTICA (2010) / Índice de erro: 81,9% / Assunto: Geometria espacial / Análise (CPV): Quando não há desenho na questão, os candidatos têm grandes problemas para resolvê-la. Nesta, a figura é bem complicada de ser montada. / Dica (CPV): Treine o desenho de figuras espaciais (prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera) e o cálculo de áreas e volumes.
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MATEMÁTICA (2008) / Índice de erro: 83,8% / Assunto: Análise combinatória / Análise (Etapa): Questão de permutação simples envolvendo algumas restrições. / Dica (CPV): Faça exercícios para praticar e entender a diferença entre permutação, combinação e arranjo.
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GEOGRAFIA (2012) / Índice de erro: 71,7% / Assunto: Geografia física (China) / Análise (Anglo): A questão, além de abordar um assunto muito específico do território chinês, exigia do candidato noções específicas de climatologia. / Dica (Oficina do Estudante): Aspectos físicos (relevo, clima e vegetação) mais característicos de cada continente sempre aparecem na Fuvest.
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GEOGRAFIA (2011) / Índice de erro: 75,2% / Assunto: Urbanização e indústria / Análise (Anglo): O deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo para outras áreas é um fenômeno relativamente recente. / Dica (Oficina do Estudante): Aluno deve saber reconhecer motivos para elevação dos preços dos produtos industrializados e a perda de competitividade das empresas.
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GEOGRAFIA (2010) / Índice de erro: 80,5% / Assunto: Mineração e relevo no Brasil / Análise (Anglo): Era preciso associar a produção mineral à área de exploração./ Dica (Oficina do Estudante): Conheça o mercado internacional de commodities, as principais regiões de mineração no Brasil e os minérios extraídos e os impactos socioambientais do extrativismo.
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GEOGRAFIA (2008) / Índice de erro: 87,6% / Assunto: Questão ambiental / Análise (Anglo): Exigia do aluno conhecimento específico sobre a tragédia no Mar de Aral. / Dica: Busque exemplos de outros impactos da ação humana sobre o meio ambiente em diversas partes do mundo, analisando causas e consequências como erosão e desmatamento.
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HISTÓRIA (2012) / Índice de erro: 63,7% / Assunto: Papel das ferrovias no século 19 / Análise (Anglo): Teste mal elaborado, que pergunta detalhes e faz afirmações vagas. / Dica (CPV): Revise o processo de constituição da malha de transportes no continente americano, fazendo sua devida relação com a política interna dos principais países.
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HISTÓRIA (2011) / Índice de erro: 76,1% / Assunto: Evolução do sistema capitalista / Análise (Anglo): O texto tem relação vaga com a alternativa correta, mostrando que o teste foi mal elaborado. / Dica (Oficina do Estudante): Estude o desenvolvimento do capitalismo e momentos de crises econômicas a partir do final do século 19.
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HISTÓRIA (2010) / Índice de erro: 64,3%
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HISTÓRIA (2008) / Índice de erro: 81,9% / Assunto: Vinda da Família Real portuguesa para o Brasil / Análise (Oficina do Estudante): A Coroa já planejava mudar a sede do império antes do conflito entre Inglaterra e França. / Dica (CPV): Reveja a crise do sistema colonial, o governo de Dom João no Brasil e o império napoleônico.
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BIOLOGIA (2012) / Índice de erro: 68,7%
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BIOLOGIA (2012) / Índice de erro: 68,7% / Assunto: Genética / Análise (CPV): Teste sobre a 2ª Lei de Mendel que exige habilidade matemática para aplicar o modelo que prevê a segregação independente de dois fatores hereditários. / Dica (Anglo): Leia cuidadosamente a questão esquematizando os dados do problema para visualizar melhor o que está sendo cobrado.
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BIOLOGIA (2011) / Índice de erro: 85,7% / Assunto: Genética / Análise (Etapa) Aluno deveria conhecer herança ligada ao sexo e ter noções de probabilidade. / Dica: Reveja relações de dominância e recessividade em genética, Leis de Mendel e preenchimento de heredogramas.
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BIOLOGIA (2010) / Índice de erro: 74,7% / Assunto: Teorias da evolução / Análise (CPV): Aluno deveria saber relacionar a clássica teoria de Charles Darwin elaborada no século 19 à chamada Teoria Sintética sobre a Evolução. / Dica (Anglo): Domine os fundamentos da evolução biológica, bem como os mecanismos geradores de variabilidade nos seres vivos.
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BIOLOGIA (2008) / Índice de erro: 80,9% / Assunto: Botânica / Análise (Anglo): O desconhecimento de que gramínea é angiosperma é um erro clássico em questões deste tipo. / Dica (CPV): Aprenda a caracterizar cada um dos grupos do reino das plantas de acordo com os critérios comparativos normalmente abordados.
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INGLÊS (2012) / Índice de erro: 34,1% / Assunto: Interpretação de texto / Análise (Etapa): Os candidatos erraram, provavelmente, porque não conseguiram localizar a informação no texto. Ela aparecia logo na primeira frase. / Dica (CPV): Mantenha o hábito de leitura em língua inglesa e treine as técnicas de leitura para pegar a ideia principal e de busca por informações específicas.
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INGLÊS (2011) / Índice de erro: 49,1% / Assunto: Interpretação de texto / Análise (CPV): Para esta questão, foi cobrado do aluno a capacidade de compreensão da expressão 'if not'. / Dica (CPV): Recomenda-se o constante hábito de leitura e atenção a dadas expressões e suas específicas utilizações.
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INGLÊS (2010) / Índice de erro: 45,5% / Assunto: Interpretação de texto / Análise (Anglo): A expressão 'all but' no texto, que significa 'quase', pode ter causado alguma confusão para os candidatos. / Dica (CPV): Faz-se necessário conhecer conjunções aditivas, adversativas, condicionas, explicativas e conclusivas, muito comuns nos exames atuais.
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INGLÊS (2008) / Índice de erro: 54,4% / Assunto: Interpretação de texto / Análise: Uso de phrasal verbs no texto pode ter sido a origem da alta taxa de erro. / Dica (Etapa): Treine leitura de textos, de preferência praticando tradução, e esteja atento a publicações como a 'Economist' e a 'Newsweek', de onde sai material para o vestibular.
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FÍSICA (2012) / Índice de erro: 92,3% / Assunto: Termodinâmica / Análise: A maioria caiu na pegadinha: é contínua a liberação de calor para o ambiente na situação descrita. / Dica: Revise como é o fluxo de energia e as transformações em aparelhos do cotidiano, como motores de automóvel, e a Lei Geral dos Gases.
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FÍSICA (2011) / Índice de erro: 86,1% / Assunto: Mecânica (trabalho e energia) / Análise (Anglo e Oficina do Estudante): É uma questão conceitual, não de aplicação de fórmulas. A força resultante é zero, quando a velocidade é constante. / Dica (Oficina do Estudante): É importante interpretar cuidadosamente os enunciados e as informações fornecidas pelas questões.
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FÍSICA (2010) / Índice de erro: 72,9% / Assunto: Eletromagnetismo / Análise (Oficina do Estudante): Indução eletromagnética é um assunto mais conceitual que geralmente cai na prova sem que seja necessário utilizar fórmulas específicas. / Dica: Como este assunto geralmente é trabalhado no fim do ensino médio, faça muitos exercícios para compreendê-lo melhor.
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FÍSICA (2008) / Índice de erro: 79,8% / Assunto: Eletrodinâmica / Análise (Oficina do Estudante): Os vestibulandos deveriam encontrar a intensidade da corrente elétrica e, posteriormente, por meio da definição de resistência elétrica, chegariam ao resultado solicitado. / Dica: Resolva exercícios envolvendo associação de resistores.
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QUÍMICA (2012) / Índice de erro: 80,7% / Assunto: Equilíbrio químico / Análise (CPV): O aluno pode ter confundido a massa inicial de reagente (dada) com a massa remanescente (de cada participante) no estado de equilíbrio. / Dica (CPV): Para resolver questões deste tipo, construa um quadro com as situações inicial, intermediária (reage/produz) e final (equilíbrio).
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QUÍMICA (2011) / Índice de erro: 88,9% / Assunto: Propriedades dos compostos iônicos, moleculares, covalentes e metálicos / Análise (CPV e Objetivo): Questão difícil por envolver muitos conceitos, entre eles os de nomenclatura, polimeria e isomeria. / Dica (CPV): Estude como reconhecer as ligações químicas e as propriedades físicas dos compostos formados.
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QUÍMICA (2010) / Índice de erro: 67,3%/ Assunto: Química orgânica / Análise (Oficina do Estudante): O fato de ser cobrado do aluno conhecimentos de isomeria, nomenclatura e reatividade pode ter dificultado a questão. / Dica (CPV): A representação das estruturas na 'fórmula bastão' deve ser estudada e bem treinada, já que tem sido bastante cobrada.
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QUÍMICA (2008) / Índice de erro: 72,7% / Assunto: Constante de equilíbrio / Análise (Objetivo): O exemplo dado dificultou a resolução, um equilíbrio entre moléculas de água que diferem nos isótopos do hidrogênio. / Dica (Oficina do Estudante): Questões com este assunto geralmente não pedem cálculos trabalhosos, mas capacidade de interpretação de gráficos e tabelas.
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