Roberta Caruso, Overland - A empresa pequena precisa apostar no mundo virtual, segundo a empresária. Seu negócio tem página na rede social Facebook e site caprichado na internet. Além disso, ela procura parcerias com grandes empresas que ajudam na divulgação dos serviços prestados pela Overland. Andre Lessa/AE
Roberta Caruso, Overland - A empresa pequena precisa apostar no mundo virtual, segundo a empresária. Seu negócio tem página na rede social Facebook e site caprichado na internet. Além disso, ela procura parcerias com grandes empresas que ajudam na divulgação dos serviços prestados pela Overland.
Andre Lessa/AE
José Oliveira de Almeida e Rodrigo, Mocotó - Valorizar a equipe é fundamental para que os funcionários fiquem satisfeitos e motivados. Remunerar bem os empregados, investir em treinamento e oferecer um plano de carreira a todos é a fórmula do Mocotó para conservar um ambiente de trabalho saudável. Com isso, o restaurante consegue oferecer bom atendimento.
Werther Santana/AE
Priscila Callegari, Ciao Mao - A empresária alerta que sapatos precisam ser fabricados em grande escala para o custo não subir. E lembra que é preciso esforço e persistência para inovar, pois os fornecedores não querem assumir riscos, o que dificulta essa tarefa.
André Lessa/AE
Celso Abrahão, Esfiha Juventus - Ficar sempre de olhos nos rumos da economia para saber o que deve acontecer no futuro – e assim preparar-se para mudanças de cenário.
Ayrton Vignola/AE
Sebastião Rosa, Imaginarium - Segundo o empreendedor, é fundamental fazer o que se gosta. “Eu era um bom médico, tive formação fora do País, mas não tinha arquitetura emocional para ser médico”, admite. Para Rosa, hoje as pessoas estão cada vez mais envolvidas com suas atribuições e, por isso mesmo, estar insatisfeito com o trabalho é ficar descontente com a própria vida.
Hermes Bezerra/AE
Pascoal Ianonni, Flexform - Formar uma equipe qualificada e capaz de pensar em novas soluções é a melhor decisão que o empresário pode tomar, recomenda Pascoal. Para ele, o negócio só cresce se tiver compromisso.
José Patricio/AE
Walter Mancini, Famiglia Mancini - “Quando você cria um negócio, precisa perseguir o seu sonho, e não a moeda”, recomenda Mancini. “O dinheiro é consequência.” Aos 62 anos, ele vai aos restaurantes diariamente e ainda se emociona quando vê suas casas cheias. “Você tem que gostar do que faz.”
Epitácio Pessoa/AE
Marcos Di Cunto Júnior, Di Cunto - Para Marcos, determinação não pode faltar para quem está começando. “Existem ciclos no negócio, momentos muito bons, outros nem tanto, e é preciso ter isso em mente. Se a ideia é montar uma empresa com sócios familiares, busque características complementares. Se todos que trabalham no negócio tiverem o mesmo foco, o resultado aparece”.
Daniel Teixeira/AE
Aleksandar Mandic, Mandic - Para o empresário, não há receita pronta para um negócio dar certo. O segredo está em não ter medo e fazer acontecer. “Dia desses alguém me disse que em três anos pretendia abrir um restaurante. Eu falei para essa pessoa que ela já estava quebrada. A melhor estratégia é não gastar tempo com excesso de planejamento e ir à luta”, afirma Mandic.
Marcio Fernandes/AE
Thrassyvoulos Petrakis, Acrópoles - Para abrir um restaurante, a pessoa precisa desenvolver uma experiência mínima no segmento. Antes de entrar no ramo, o empresário diz que já tinha trabalhado com o setor na Grécia. Seu Trasso ensina também que é preciso monitorar todas as áreas que permitem ao local funcionar bem durante todos os dias da semana.
Paulo Liebert/AE
Antônio De Franco, escola De Franco - Apostar na tradição e divulgá-la para o público como principal diferencial do empreendimento é fundamental para amealhar novos alunos para o curso de caligrafia. A estratégia é seguida diariamente por Antônio, atual administrador do negócio. Ele não deixa computadores à vista no prédio e faz questão de usar um tradicional guarda-pó de professor.
José Patrício/AE