Domingues Freitas (Pizza D) De olho no mercado de franquias, Freitas investiu na montagem de uma cozinha central com equipamentos de última geração para armazenar os ingredientes. “Tudo está funcionando bem e garantindo a qualidade das pizzas”, diz. Participar de feiras e eventos para vender seu produto também ajuda a divulgar a empresa entre os consumidores. ANDRE LESSA/AE
Domingues Freitas (Pizza D) De olho no mercado de franquias, Freitas investiu na montagem de uma cozinha central com equipamentos de última geração para armazenar os ingredientes. “Tudo está funcionando bem e garantindo a qualidade das pizzas”, diz. Participar de feiras e eventos para vender seu produto também ajuda a divulgar a empresa entre os consumidores.
ANDRE LESSA/AE
José Oliveira e Rodrigo (Mocoto) - Tanto pai quanto filho nunca abandonaram as raízes. O Mocotó nasceu como um restaurante simples, que oferece atendimento caprichado e comida nordestina de qualidade com bons preços. E assim permanece até hoje - mesmo depois da fama conquistada pelas receitas.
FELIPE RAU/AE
Celso Abrahão (Esfiha Juventus) - Considerar as sugestões dos clientes foi um acerto. Hoje, nenhuma mudança acontece sem que o cliente seja consultado.
AYRTON VIGNOLA/AE/AE
Matthieu e Bénédicte (Futon Company) - Ao desenvolver uma nova identidade para o futon e criar sofás, cadeiras e almofadas, o casal de empresários conquistou o público brasileiro, que não era adepto do produto original japonês. Para impulsionar as vendas, eles apostaram também na oferta de uma gama sortida de cores – o que não era comum – e no design diferenciado, reeditando peças de designers e artistas famosos.
NILTON FUKUDA/AE
Pascoal Ianonni (Flexform) - Para Pascoal Ianonni, deixar de ser fornecedora de componentes para se tornar fabricante do produto acabado foi a decisão que fez a Flexform deslanchar. Com isso, a empresa ganhou um novo mercado.
JOSE PATRICIO/AE
Pedro Chiamulera e Bernardo Lustosa (ClearSale) - Ganhar a confiança dos varejistas para que eles fornecessem os dados dos clientes foi decisivo para o futuro da empresa. Mas a verdadeira inovação da ClearSale foi mirar os bons compradores e agilizar o processo de análise dos dados, ajudando empresas a não perderem vendas.
NILTON FUKUDA/AE
Walter Mancini (Famiglia Mancini) - Pedir a colaboração de todo mundo e ouvir com atenção as críticas e sugestões. “Os meus negócios são fruto da inteligência coletiva, são ideias pensadas por muitas cabeças”, afirma o empresário. “Eu não mudo a cor de uma parede sem consultar, pelo menos, 20 pessoas.”
EPITACIO PESSOA/AE
Marcos Di Cunto Júnior (Di Cunto) - Não fazer concessão quando o assunto é qualidade. “A indústria alimentícia traz soluções de recheios prontos que têm todos o mesmo sabor. Não abrimos mão de fazer do jeito que a gente aprendeu, que custa mais, dá mais trabalho, mas garante um sabor especial”, diz Marcos.
DANIEL TEIXEIRA/AE/AE
Sebastião Rosa (Imaginarium) - De acordo com Sebastião Rosa, o principal acerto da Imaginarium foi apostar no fundesign e, dessa forma, torna-se referência em um nicho específico de mercado. O empresário também menciona a capacidade de adaptação do negócio, que não enxergou como um problema a concorrência chinesa.
HERMES BEZERRA/AE
Aleksandar Mandic (tecnologia) - “Nunca acreditei em crise. Sempre digo para as pessoas: tire o ‘s’ da crise e crie.” Para Mandic, a dificuldade é a oportunidade de conquistar um novo mercado criando algo novo. O empresário também orgulha-se de sempre prioriza o cliente. “Para cobrar pelo e-mail, tinha que oferecer algo diferente. Escolhi dar atenção ao usuário.”
MARCIO FERNANDES/AE
Roberta Caruso (Overland) - Ela acredita ter acertado em cheio na ideia do negócio. Segundo ela, não há nada similar até hoje. Outro gol marcado pela empresa foi reduzir ao máximo o seu custo fixo para compensar, dessa maneira, o faturamento oscilante.
ANDRE LESSA/AE
Priscila Callegari (Ciao Mao) - O grande acerto de Priscila foi inovar. Para isso, fez cursos e estudou o mercado antes de abrir o negócio.
ANDRE LESSA/AE