Dilma Rousseff, de 66 anos, tenta a reeleição em meio a uma campanha considerada por seus aliados mais difícil do que a de 2010. As crises política e econômica arranharam a imagem de gerente atribuída à petista, que tenta reverter o quadro amparada no mote 'a verdade' vai vencer a 'mentira' e o 'pessimismo'. Reprodução
Dilma Rousseff, de 66 anos, tenta a reeleição em meio a uma campanha considerada por seus aliados mais difícil do que a de 2010. As crises política e econômica arranharam a imagem de gerente atribuída à petista, que tenta reverter o quadro amparada no mote 'a verdade' vai vencer a 'mentira' e o 'pessimismo'.
Reprodução
A primeira mulher a assumir a Presidência tem sua trajetória ligada ao seu passado de militante durante a ditadura. Integrou as organizações armadas Colina e VAR-Palmares, foi presa e torturada.
Arquivo
Assume seu primeiro cargo ao lado de Lula em 2003, como ministra de Minas e Energia. Em 2005, é escolhida para comandar a Casa Civil no lugar de José Dirceu, que renuncia em razão das acusações de corrupção contra o PT. A partir daí, começaria a construção de sua candidatura.
Celso Junior/Estadão - 2007
A aposta de Lula em eleger uma petista desconhecida presidente dá certo. Dilma é eleita com a alcunha de 'mãe do PAC' e associada a um perfil gerencial.
Celso Junior/Estadão - 01.01.2011
O primeiro ano de governo Dilma é marcado pela queda de sete ministros acusados de corrupção, período rotulado de 'faxina ministerial'. A presidente que diz não tolerar 'malfeitos' bate recordes de aprovação para um chefe de Executivo em primeiro ano de mandato.
Ed Ferreira - 26.07.2011
No decorrer de seu governo, recorre a pronunciamentos na TV para falar diretamente ao eleitor. Anuncia desde a redução de impostos de alimentos da cesta básica a programas de governo. Nos mais emblemáticos, apresentou cinco pactos em resposta aos protestos de junho de 2013 e rebateu às críticas à Copa do Mundo.
Reprodução
Dilma chega nestas eleições sem os altos índices de popularidade do início do mandato, com números tímidos de crescimento econômico e com o receio da volta da inflação incorporado no dia a dia. A campanha resgata seu passado militante e associa a petista à ideia de uma mulher de 'garra' e de 'mãos livres e firmes', expressões usadas em seu jingle.
Divulgação
Na estreia do horário eleitoral da TV, Dilma é apresentada como uma mulher comum,que 'acorda cedo, cozinha, cuida do jardim'. A campanha agora preocupa-se em enumerar os feitos da petista, comparar os tempos atuais aos anos da gestão FHC e, assim, combater os 'pessimistas'.
Reprodução