Com 24 participantes, o Mundial feminino de vôlei terá três fases preliminares, semifinal e final. Na primeira fase, as equipes são divididas em quatro grupos (A, B, C e D) com seis seleções em cada. Elas jogam entre si dentro da própria chave em turno único. As quatro melhores avançam.
Na segunda fase, as seleções classificadas são distribuídas em dois grupos (E e F), sendo que as equipes que vieram das chaves A e D ficam no grupo E, e as que vieram das chaves B e C ficam no grupo F. Um detalhe importante é que as seleções só jogam contra adversários que não enfrentaram na etapa anterior, mas os resultados obtidos na primeira fase continuam valendo e servem para acumulação de pontos. No final, as três melhores seleções de cada grupo se classificam para a próxima etapa.
A terceira fase será formada por sorteio, sendo que os primeiros colocados dos Grupos E e F serão os cabeças de chave dos grupos G e H. Isso significa que, na teoria, eles teriam um dia de descanso entre as duas partidas. Os times jogam dentro da própria chave, em turno único, e os dois melhores avançam para a semifinal, sendo que o primeiro do G enfrenta o segundo do H e o primeiro do H encara o segundo do G. Os vencedores disputam a final do Mundial. Os perdedores lutam pelo terceiro lugar.