Potencial de CarSharing atrai 13 montadoras

Edgar Maciel, Idiana tomazelli, Laura Maia, Thiago Moreno

Para tentar se firmar como empresas de mobilidade, 13 montadoras (entre elas BMW, Mercedes-Benz, Citroën e Ford) decidiram investir em negócios que vão além de vender carros. Ao lançar plataformas de compartilhamento de veículos, elas pretendem oferecer não apenas um meio de transporte particular. O modelo não é recente, mas foi em 2010 que o setor começou a desenvolver o conceito com mais força para combinar compartilhamento e lucro e atrair uma nova geração de consumidores.

O modelo de carsharing permite que várias pessoas usem o mesmo veículo por períodos de tempo alternados. O aluguel é cobrado por hora e inclui custos de combustível, manutenção e seguro. O condutor faz o cadastro e ganha um cartão, usado para desbloquear o veículo após a pré-reserva feita online ou pelo smartphone. E os automóveis ficam em vários pontos de uma cidade.

Hoje, mais de 2,5 milhões de pessoas já utilizam o sistema no mundo. Em 2016, esse número deve aumentar para 4,4 milhões de usuários, segundo levantamento da consultoria americana Frost & Sullivan. Daqui três anos, a previsão é que

esse mercado movimente, no mínimo, US$ 3,3 bilhões no mundo. "O modelo introduz um mercado potencial para essas montadoras", diz a pesquisadora sênior da Frost & Sullivan Ratika Garg.

A Alemanha é o maior país do mundo em carsharing, com mais de 462 mil usuários. O compartilhamento atende à demanda esporádica da população, uma vez que o sistema público de transporte é bastante usado. O programa da BMW, DriveNow, criado em 2011, tem 1.570 carros espalhados por Munique, Berlim, Düsseldorf e Colônia, além de São Francisco (EUA). Até 2020, a companhia quer ter um milhão de usuários.

No Brasil, a iniciativa está em expansão por meio de parceria com uma empresa especializada em carsharing. A rede Zazcar, fundada há três anos, opera 45 pontos em São Paulo, onde 65 veículos são revezados por mais de três mil usuários. "Já identificamos outras 11 cidades que comportariam o compartilhamento de carros e queremos atuar em todas", afirma o CEO da Zazcar, Felipe Barroso. A administradora Liz Onishi, 32 anos, utiliza o serviço no Brasil há três anos e economiza até R$ 800 por mês.