Pós-fixados
A rentabilidade acompanha a variação da taxa SelicTaxa média de juros dos negócios com títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Serve para balizar o juro de empréstimos entre bancos ou mesmo a rentabilidade dos papeis vendidos pelo governo a instituições financeiras. É definida a cada 45 dias em reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (Copom).. É considerado o título mais conservador, pois, independentemente do cenário (na alta e na baixa do juro), o investidor ganhará o juro básico.
Só há um tipo, o Tesouro Selic (antiga LFTTítulo cuja rentabilidade acompanha a variação da taxa Selic. Ou seja, se o juro básico subir, o retorno aumenta; se cair, a rentabilidade diminui. ).
Prefixados
A taxa de juros é fixa, ou seja, já na compra o investidor sabe quanto receberá de rentabilidade:
- Tesouro Prefixado (antiga LTNA Letra do Tesouro Nacional (atualmente chamada de Tesouro Prefixado) é um título cuja rentabilidade é preestabelecida já no momento de venda do papel, ou seja, quando o investidor compra uma LTN já sabe quanto irá receber de juro. Todo o dinheiro (o total investido mais juros) é pago no vencimento da aplicação.) – paga os juros e o dinheiro inicialmente investido no vencimento do papel
- Tesouro Prefixado com juros semestrais (antiga NTN-FA Nota de Tesouro Nacional Série F (atualmente chamada de Tesouro Prefixado com juros semestrais) é um título cuja rentabilidade é preestabelecida já no momento de venda do papel. Nesta aplicação, os juros são pagos semestralmente. No vencimento, o investidor reccebe a quantia inicial aplicada. ) – o dinheiro inicial é devolvido no vencimento, mas há pagamento semestral do rendimento dos juros.
Títulos de inflação
Pagam um juro fixo conhecido já no momento da compra mais variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA):
- Tesouro IPCA (antiga NTN-B Principal) – o pagamento do juro e do dinheiro inicialmente aplicado ocorre no vencimento
- Tesouro IPCA com juros semestrais (antiga NTN-B) – o governo devolve o dinheiro inicial no vencimento, mas o rendimento com juros a cada seis meses.