0 km

40

RIO MOJU

Belém

PA

PA-263

Tucuruí

Tucuruí

Goianésia

do Pará

MA

Marabá

RESERVATÓRIO

DA USINA

HIDRELÉTRICA

DE TUCURUÍ

TO

PA-150

BR-230

PARÁ

RIO TOCANTINS

TERRA

INDÍGENA

PARAKANÃ

Pedral do

Lourenço

Itupiranga

MA

TO

Marabá

ECLUSA 2

TUCURUÍ

Um sistema de duas eclusas com canal de navegação de 5,6 km foi construído para possibilitar a navegação pelo Rio Tocantins até Belém. O Pedral do Lourenço impossibilita a chegada das embarcações até as eclusas

RIO TOCANTINS

5,6 km

BR-422

SUBESTAÇÃO

HIDRELÉTRICA

ECLUSA 1

LAGO DA

BARRAGEM

PA-263

O que é o Pedral do Lourenço

Localização

Extensão do pedral

 

Volume de pedras

Custo para abrir o canal

Previsão de início das obras

Data prevista

para conclusão

Itupiranga (Pará)

43 km de pedras no leito

do rio Tocantins

Cerca de 1,2 milhão de ton.

R$ 520,5 milhões

2º semestre de 2018

Outubro 2022

ASCOM/DNIT

Visão aérea do Pedral no município de Itupiranga

Como funciona a eclusa

A eclusa é um elevador de embarcações. Ela serve para transpor desníveis do rio

1

2

3

4

A embarcação se aproxima

1

5

A eclusa é enchida com água bombeada até atingir

o nível do lago. A operação dura 14 minutos

2

5

A porta se abre e a embarcação segue viagem*

4

A eclusa então é esvaziada até atingir o nível de baixo

3

A embarcação entra na estrutura

* O processo pode ser feito nas duas direções

R$ 3,6 milhões/ano

é o custo de manutenção

das eclusas, mesmo

sem utilização

Como é a operação em Tucuruí

As duas eclusas e o canal funcionam em conjunto para a embarcação transpor o desnível do rio

72 metros

é o desnível total

5,6 km

ECLUSA 1

ECLUSA 2

LAGO DA BARRAGEM

RIO TOCANTINS

A embarcação passa pela primeira eclusa

Atravessa o canal de navegação

A embarcação passa pela segunda eclusa

1

2

3

Início das obras

1981

com constantes paralisações nos anos seguintes

Retomadas das obras

2007

com conclusão em novembro de 2010

Custo

R$ 1,6 bilhão

a preços de 2010

Potencial de transporte

40 milhões

de toneladas por ano

0 km

40

RIO MOJU

Belém

PA

Tucuruí

PA-263

Tucuruí

MA

Goianésia

do Pará

Marabá

TO

RESERVATÓRIO

DA USINA

HIDRELÉTRICA

DE TUCURUÍ

PA-150

BR-230

PARÁ

RIO TOCANTINS

TERRA

INDÍGENA

PARAKANÃ

Pedral do

Lourenço

Itupiranga

MA

TO

Marabá

ECLUSA 2

TUCURUÍ

Um sistema de duas eclusas com canal de navegação de 5,6 km foi construído para possibilitar a navegação pelo Rio Tocantins até Belém. O Pedral do Lourenço impossibilita a chegada das embarcações até as eclusas

RIO TOCANTINS

5,6 km

BR-422

SUBESTAÇÃO

HIDRELÉTRICA

ECLUSA 1

PA-263

LAGO DA

BARRAGEM

O que é o Pedral do Lourenço

Localização

Extensão do pedral

 

Volume de pedras

Custo para abrir o canal

Previsão de início das obras

Data prevista

para conclusão

Itupiranga (Pará)

43 km de pedras no leito

do rio Tocantins

Cerca de 1,2 milhão de ton.

R$ 520,5 milhões

2º semestre de 2018

Outubro 2022

ASCOM/DNIT

Visão aérea do Pedral no município de Itupiranga

Como funciona a eclusa

A eclusa é um elevador de embarcações. Ela serve para transpor desníveis do rio

1

2

3

4

A embarcação se aproxima

1

5

A eclusa é enchida com água bombeada até atingir

o nível do lago. A operação dura 14 minutos

2

5

A porta se abre e a embarcação segue viagem*

4

A eclusa então é esvaziada até atingir o nível de baixo

3

A embarcação entra na estrutura

* O processo pode ser feito nas duas direções

R$ 3,6 milhões/ano

é o custo de manutenção

das eclusas, mesmo

sem utilização

Como é a operação em Tucuruí

As duas eclusas e o canal funcionam em conjunto para a embarcação transpor o desnível do rio

72 metros

é o desnível total

5,6 km

ECLUSA 1

ECLUSA 2

LAGO DA BARRAGEM

RIO TOCANTINS

A embarcação passa pela primeira eclusa

Atravessa o canal de navegação

A embarcação passa pela segunda eclusa

1

2

3

Início das obras

1981

com constantes paralisações nos anos seguintes

Retomadas das obras

2007

com conclusão em novembro de 2010

Custo

R$ 1,6 bilhão

a preços de 2010

Potencial de transporte

40 milhões

de toneladas por ano

Duas eclusas foram construídas na região da Hidrelétrica de Tucuruí para possibilitar a navegação pelo Rio Tocantins até Belém, mas o Pedral do Lourenço impede a chegada das embarcações até o sistema

0 km

40

RIO MOJU

Belém

PA

Tucuruí

PA-263

Tucuruí

MA

Marabá

Goianésia

do Pará

ECLUSA 2

TO

RESERVATÓRIO

DA USINA

HIDRELÉTRICA

DE TUCURUÍ

TUCURUÍ

PA-150

RIO TOCANTINS

BR-230

PARÁ

5,6 km

TERRA

INDÍGENA

PARAKANÃ

BR-422

RIO TOCANTINS

SUBESTAÇÃO

Itupiranga

MA

HIDRELÉTRICA

TO

Marabá

ECLUSA 1

PA-263

LAGO DA

BARRAGEM

PEDRAL

43 KM

O que é o Pedral do Lourenço

ASCOM/DNIT

Localização

Extensão do pedral

 

 

Volume de pedras

 

Custo para abrir

o canal

Previsão de início

das obras

Data prevista

para conclusão

Itupiranga (Pará)

43 km de pedras no leito do

rio Tocantins

Cerca de

1,2 milhão de ton.

R$ 520,5 milhões

 

2º semestre

de 2018

Outubro 2022

Visão aérea do Pedral no município de Itupiranga

Como funciona a eclusa

A eclusa é um elevador de embarcações. Ela serve para transpor desníveis do rio

A eclusa é enchida com água bombeada até atingiro nível do lago. A operação dura 14 minutos

A embarcação se aproxima

1

2

3

A embarcação entra na estrutura

4

A eclusa então é esvaziada até atingir o nível de baixo

5

A porta se abre e a embarcação segue viagem, que pode ser feita nas duas direções

R$ 3,6 milhões/ano

é o custo de manutenção

das eclusas, mesmo

sem utilização

Como é a operação em Tucuruí

As duas eclusas e o canal funcionam em conjunto para a embarcação transpor o desnível do rio

A embarcação passa pela primeira eclusa

Atravessa o canal de navegação

A embarcação passa pela segunda eclusa

1

2

3

72 metros

é o desnível total

5,6 km

ECLUSA 1

ECLUSA 2

LAGO DA BARRAGEM

RIO TOCANTINS

Início das obras

1981

com constantes paralisações nos anos seguintes

Retomadas das obras

2007

com conclusão em novembro de 2010

Custo

R$ 1,6 bilhão

a preços de 2010

Potencial de transporte

40 milhões

de toneladas por ano