Viagem

Siga os mestres

Da Bélgica à Holanda, do surrealismo ao De Stijl, um roteiro de inspiradora beleza nos passos de grandes artistas.

Baixe a versão
offline do roteiro
file_download Baixar PDF
Durante 14 dias, nossa equipe percorreu a Bélgica e a Holanda em busca de algumas das principais obras de arte desses países e dos movimentos e artistas relacionados a estas obras.
Este guia apresenta um passo a passo para descobrir, em um só roteiro, a arte flamenga primitiva da região de Flanders, o surrealismo de René Magritte, o design holandês contemporâneo e as cores primárias de Mondrian e do movimento De Stijl.
Texto: Mônica Nobrega Fotografia: Gabriela Biló Design e desenvolvimento: Bruno Ponceano e Vinicius Sueiro
Ponto a ponto
Um artista ou uma obra são pontos de partida para desbravar o roteiro das artes de cada cidade. Para navegar, role a tela ou selecione uma cidade específica no menu.
Bélgica
Do aeroporto de Bruxelas partem trens e ônibus para o centro da capital e as principais cidades
Holanda
Para trocar de país, usamos ônibus. Para chegar ao aeroporto em Amsterdã,
trem
La Magie
Noire
René Magritte
(1898 - 1967)
É um dos principais quadros do pintor surrealista René Magritte. Faz parte do acervo do Museu Magritte, que integra o complexo dos Museus Reais de Belas Artes da Bélgica.
keyboard_arrow_left1/5keyboard_arrow_right

Onde ver Magritte

insert_link Museus Reais de Belas Artes

Complexo de 4 museus no centro de Bruxelas. Nesta imagem, Queda dos Anjos Rebeldes, de Pieter Bruegel “o Velho” (1527/28-1569).

keyboard_arrow_left2/5keyboard_arrow_right

Onde ver Magritte

insert_link Casa Museu Magritte

Na casa onde o pintor viveu durante 24 anos é possível visitar os cômodos com mobília original e o ateliê do artista. O quadro O Império das Luzes (1954) foi pintado aqui.

keyboard_arrow_left3/5keyboard_arrow_right

Onde ver Magritte

O Império das Luzes (1954)

Apesar de não ser idêntica, a fachada da casa representada no quadro lembra a da residência onde Magritte viveu e pintou esta tela.

keyboard_arrow_left4/5keyboard_arrow_right

Onde ver Magritte

insert_link Atomium

Construção feita para a Exposição Mundial de 1958 tem a forma de um átomo de ferro e é um ícone em Bruxelas. Hospeda uma mostra sobre Magritte até setembro de 2018.

keyboard_arrow_left5/5keyboard_arrow_right

Onde ver Magritte

insert_link Taverne Greenwich

O ambiente de decoração art nouveau é marcado pelo silêncio: os frequentadores vão lá para jogar xadrez. Era o que também fazia Magritte, cliente assíduo.

Outros passeios em Bruxelas

keyboard_arrow_left1/3keyboard_arrow_right

Maneken Pis

insert_link Brussels

O boneco de 61 centímetros de altura passa a vida a urinar em um cruzamento apertado (para a quantidade de turistas e suas selfies) no centro histórico de Bruxelas.

keyboard_arrow_left2/3keyboard_arrow_right

Chocolateria Neuhaus

insert_link Galerie de la Reine 29, 1000 Brussels

Dentro da Galeria de la Reine, aberta 160 anos atrás, criou o praline, um tipo de biscoito de açúcar recheado e coberto com chocolate. Oferece divertidas e deliciosas oficinas de preparo dos doces.

keyboard_arrow_left3/3keyboard_arrow_right

Galeria de la Reine

insert_link Galerie de la Reine, 1000 Brussels

De 1847, essa passagem e centro comercial reúne lojas elegantes de marcas belgas. A cobertura de vidro é parte do projeto original do século 19.

Onde ficar

  • insert_link Hotel The Dominican
    Da rede Carlton, ocupa o prédio de um antigo monastério dominicano. Tem localização central, bem perto do corredor de lojas da Rue Neuve, e um restaurante belíssimo no claustro.
place Ver no mapa
Onde comer

place Ver no mapa
A Adoração do Cordeiro Místico
Hubert (1370-1426)
e Jan Van Eyck (1390-1441)
Também conhecido como Retábulo de Ghent, o conjunto de 24 painéis está desde 2012 em restauração no Instituto Real do Patrimônio Artístico, dentro do Museu de Belas Artes de Ghent. Os restauradores trabalham por detrás de painéis de vidro – e o público pode ver.
keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

Cordeiro místico em detalhes

insert_link Museu de Belas Artes de Ghent

Além de A Adoração do Cordeiro Místico, cuja restauração termina em 31 de dezembro de 2019, o museu tem obras de arte flamenga dos séculos 19 e 20 como seus principais destaques.

keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

Cordeiro místico em detalhes

insert_link Catedral de São Bavo

O comerciante Joost Vijdt encomendou o retábulo de Ghent para decorar a capela privativa de sua mulher, Lysbette Borluut. Hoje, a Catedral de São Bavo guarda uma réplica. O original volta restaurado em 2020.

Outros passeios em Ghent

keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

Castelo de Gravensteen

insert_link Sint-Veerleplein 11, 9000 Gent

O Castelo dos Condes de Ghent é uma fortaleza medieval bem no centro da cidade cuja construção começou no século 10. Hoje, abriga um museu com objetos de época dos exércitos locais e outros itens.

keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

Korenmarkt

Korenmarkt, 9000 Gent

Coração do centro histórico, a praça é o endereço de dois carrinhos do doce mais tradicional de Ghent: o cuberdon (ou rode neuzen, ou ainda red nose). O “nariz de Ghent” é como uma bala de goma maiorzinha, recheada e muito, muito doce.

Onde ficar

  • insert_link Hotel 1898 The Post
    O hotel mais bonito deste roteiro fica no antigo prédio dos correios da cidade. Os quartos, decorados com mobiliário e cores retrô, têm nomes como Stamp (selo), The Letter (a carta) e Post Card (cartão-postal). O bar The Cobbler é puro charme.
place Ver no mapa
Onde comer

  • insert_link The Post
    O 1898 The Post virou um hotspot em Ghent. Além da hospedagem, tem um dos bares mais charmosos da cidade, com um menu de coquetéis e seis páginas de bebidinhas. Para comer, tábuas de embutidos, burratas e conservas.
  • place Ver no mapa
Virgem e o Menino com o Cônego Joris Van der Paele
Jan van Eyck
(1390-1441)
É o principal trabalho de Jan van Eyck. Naturalismo, cores vivas, texturas detalhadas e perspectiva estão presentes na pintura, que está no Museu Groeninge.
keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

Bruges das artes

insert_link Trienal de Bruges

2018 é o ano para se estar em Bruges. A cidade faz, entre 5 de maio e 16 de setembro, sua segunda Trienal de Artes. Com o tema Cidade Líquida, a rota ao ar livre conta com 15 instalações de artistas e arquitetos, que ocupam ruas e canais.

keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

Bruges das artes

insert_link Museu Groeninge

Seu acervo contém essencialmente artes flamenga e sacra da região de Flanders. O Tríptico da Família Moreel, de Hans Memling, está aqui.

Outros passeios em Bruges

keyboard_arrow_left1/3keyboard_arrow_right

Canais de Bruges

insert_link Rozenhoedkaai, 8000 Brugge

Uma cidade de pontes e canais entre construções medievais e jardins: poderia ser de Veneza, mas é a belga Bruges, também sinônimo de romantismo. Passeios de barco operam das 10h às 18h e partem do Cais do Rosário (Rozenhoedkaai).

keyboard_arrow_left2/3keyboard_arrow_right

Torre Belfry

insert_link Markt 7, 8000 Brugge

Com 83 metros, a torre mais alta de Bruges foi construída no século 13, abriga um carrilhão com 47 sinos e é aberta ao público – são 337 degraus a pé até lá em cima.

keyboard_arrow_left3/3keyboard_arrow_right

Beguinage

insert_link Begijnhof 30, 8000 Brugge

Em um jardim de álamos altos e calçamento de pedras, as casinhas brancas abrigavam, no século 17, mulheres que não queriam se casar, nem se dedicar à vida religiosa - essas moradias são as beguinages.

Onde ficar

  • insert_link Hotel Portinari
    Com nome de pintor brasileiro, o hotel tem na arte sua inspiração – o quarto temático de Magritte, decorado em preto, azul e verde, com banheiro de vidro, é grande bonito e confortável. A mobília é moderna, minimalista e o clima é de hotel butique, com apenas 37 quartos.
place Ver no mapa
Onde comer

  • insert_link Tom’s Diner
    Fica em uma casinha acolhedora de tijolos aparentes e tem um cardápio, conciso, mas variado, que vai de carne uruguaia com batata frita resposta quantas vezes forem necessárias, a penne com camarões e molho de leite de coco.
  • place Ver no mapa
Autorretrato
Peter Paul Rubens
(1577-1640)
Destaque do barroco e do neobarroco, Rubens pintou quatro autorretratos durante sua vida. Este, ao qual se atribui a data aproximada de 1630, é o mais famoso e ocupa um lugar de destaque na Casa Rubens, em Antuérpia.
keyboard_arrow_left1/3keyboard_arrow_right

O ano de Rubens

Casa Rubens

2018 é o ano do Barroco em Antuérpia, inspirado no pintor Rubens. O Rubenshuis é o palacete onde o pintor morou até o fim de sua vida, hoje museu. O quadro Santa Catarina, de Tintoretto, pertenceu ao cantor David Bowie (à direita).

keyboard_arrow_left2/3keyboard_arrow_right

O ano de Rubens

insert_link Museu Plantin-Moretus

Patrimônio da Unesco, a antiga residência e gráfica da família Plantin-Moretus, que funcionou por três séculos a partir do 16, virou museu. Guarda maquinário e trabalhos de Rubens.

keyboard_arrow_left3/3keyboard_arrow_right

O ano de Rubens

insert_link MAS

O Museum aan de Stroom (“museu no rio”) tem mirante com vista em 360 graus e recebe exposição do jovem fotógrafo Athos Burez, que se inspira no estilo de Rubens para fazer retratos, naturezas mortas, e interiores.

Outros passeios em Antuérpia

keyboard_arrow_left1/3keyboard_arrow_right

Meir

insert_link Meir, 2000 Antwerpen, Belgium

É a rua da moda na cidade mais fashion da Bélgica e um bom programa enquanto o Museu da Moda está fechado para renovação – reabre em 2020.

keyboard_arrow_left2/3keyboard_arrow_right

Mechelen

insert_link Mechelen, Antwerpen

Mechelen está a meia hora de trem de Antuérpia, e seu principal destaque é a escola Wintertuin Ursulinen. Antigo internato para meninas, mantém o deslumbrante jardim de inverno art nouveau.

keyboard_arrow_left3/3keyboard_arrow_right

Het Anker

insert_link Guido Gezellelaan 49, 2800 Mechelen

Também em Mechelen, a cervejaria Het Anker tem tour guiado para conhecer a produção e um grande e animado restaurante.

Onde ficar

  • insert_link Queen A
    É um hotel ultrabásico colado à estação central de trens de Antuérpia.
place Ver no mapa
place Ver no mapa
Onde comer

Móveis de
material
reciclado
Piet Hein Eek
Ícone de sua geração, o designer cria móveis feitos de restos de materiais de todo tipo, principalmente madeira. Seu ateliê tem oficina, galeria de arte, loja e restaurante na tranquila vizinhança de Strijp-R.
keyboard_arrow_left1/4keyboard_arrow_right

Cidade do design

Strijp-S

Sob uma pérgola industrial de metal de 500 metros de extensão, antigos galpões de fábrica da Phillips hoje abrigam estúdios e lojas de design, restaurantes e lounges.

keyboard_arrow_left2/4keyboard_arrow_right

Cidade do design

insert_link Sectie-C

Dezenas de jovens designers e criadores - que fazem móveis, livros, engenhocas tecnológicas, objetos em impressoras 3D e mais - mantém suas oficinas neste conjunto de edifícios e galpões. É onde fica o ateliê do artista espanhol Nacho Carbonell.

keyboard_arrow_left3/4keyboard_arrow_right

Cidade do design

insert_link Ateliê NL

Nadine Sterk e Lonny van Ryswyck instalaram sua produção de cerâmica e vidro, no prédio de uma antiga igreja. Também mantêm o projeto colaborativo Para Ver o Mundo Num Grão de Areia, que recebe amostras de areias do planeta todo.

keyboard_arrow_left4/4keyboard_arrow_right

Cidade do design

insert_link Kazerne

Um bar estiloso, galeria de arte, um restaurante de alta gastronomia e, a partir de outubro, um hotel butique com 8 quartos formam este empreendimento criado pela designer Annemoon Geurts e pelo músico Koen Rijnbeek.

Outros passeios em Eindhoven

keyboard_arrow_left1/3keyboard_arrow_right

Festival Glow

insert_link Eindhoven

O festival de luzes fará sua 12ª edição neste ano de 2018. Instalações gigantescas com performances luminosas impressionantes e muita tecnologia se espalham pela noite de Eindhoven entre os dias 10 e 17 de novembro.

keyboard_arrow_left2/3keyboard_arrow_right

Festival Glow

insert_link Eindhoven

O festival de luzes fará sua 12ª edição neste ano de 2018. Instalações gigantescas com performances luminosas impressionantes e muita tecnologia se espalham pela noite de Eindhoven entre os dias 10 e 17 de novembro.

keyboard_arrow_left3/3keyboard_arrow_right

Festival Glow

insert_link Eindhoven

O festival de luzes fará sua 12ª edição neste ano de 2018. Instalações gigantescas com performances luminosas impressionantes e muita tecnologia se espalham pela noite de Eindhoven entre os dias 10 e 17 de novembro.

Onde ficar

  • insert_link Hotel Inntel Art
    Ocupa outro dos antigos prédios da Philips. É moderno e minimalista, com quartos grande e bem decorados e exposições e venda de obras de arte no saguão. O café da manhã é excelente - e tem até champanhe.
place Ver no mapa
Onde comer

  • insert_link CoffeeLab UC
    Fica no mesmo prédio do centro de visitantes de Eindhoven, ao lado da estação central de trem. Baristas fazem experimentações com café e servem comidinhas feitas com ingredientes orgânicos.
  • place Ver no mapa
Cadeira Vermelha
e Azul
Gerrit Rietveld
(1888-1964)
Utrecht e sua vizinha, Amersfoort, celebraram em 2017 o centenário do movimento De Stijl, que projetou o pintor Piet Mondrian e o arquiteto e designer de móveis Gerrit Rietveld. A Cadeira Vermelha e Azul, de Rietveld, faz 100 anos neste 2018.
keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

Traços do arquiteto

insert_link Casa Schröder

É outra das criações icônicas de Rietveld. Patrimônio da Unesco, a casa construída em 1924 é marcada pela abstração, pelos cômodos modulares e reversíveis e, claro, pelas cores primárias. É preciso agendar a visita no site.

keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

Traços do arquiteto

insert_link Museu Central

Tem a maior coleção de criações de Gerrit Rietveld do mundo. Até o fim de 2019, as peças estão expostas ao lado de obras de arte francesas e holandesas.

Outros passeios em Utrecht

keyboard_arrow_left1/3keyboard_arrow_right

Canais

insert_link Oudegracht 0 3511 AZ Utrecht

Os canais de Utrecht têm margens rebaixadas por onde se espalham mesas de restaurantes bem junto da linha d’água. O Canal Velho foi construído no começo do século 12. Passeios de barco são tão indispensáveis quanto em Amsterdã.

keyboard_arrow_left2/3keyboard_arrow_right

Dom Tower

Domplein 21, Utrecht

Com 112 metros, é a torre mais alta da Holanda. Lá do topo, depois de subir os 465 degraus (pelas escadas, não há elevador), tem-se uma bela visão panorâmica da cidade.

keyboard_arrow_left3/3keyboard_arrow_right

Tour de bicicleta

insert_link Utrecht

A muito holandesa cultura da bicicleta é igualmente forte em Utrecht. É possível alugar a sua em boa parte dos hotéis e em lojas pelo centro histórico, e também contratar um tour guiado.

Onde comer

  • insert_link Keek
    Um café despretensioso, que serve comidinhas orgânicas a preços amigáveis (12 euros por um quiche com salada ou sopa).
place Ver no mapa
  • insert_link Oudaen
    Cervejaria e restaurante em um castelo do século 13. Comida honesta e batatas fritas memoráveis.
place Ver no mapa

  • insert_link Stan & Co
    O ambiente com tijolos aparentes e luminárias industriais tem clima de de balada. Serve massas, carnes, pizzas e petiscos.
place Ver no mapa
O movimento
De Stijl
A cidadezinha de Amersfoort aparece neste roteiro sem uma obra específica porque, como bate-volta desde Utrecht, vale por ter sido o local onde nasceu Piet Mondrian, um dos criadores do movimento artístico De Stijl.
keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

Origens do De Stijl

insert_link Casa de Mondrian

A casa onde Piet Mondrian nasceu, em Amersfoort, é hoje um museu. O acervo é pequeno, mas a história de vida do pintor é mostrada de forma tecnológica. Há uma réplica do estúdio em Nova York onde Mondrian pintou Victory Boogie Woogie.

keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

Origens do De Stijl

insert_link Rietveld Pavilion

De 1959, o pavilhão é todo original - formas e cores são exatamente as pensadas e executadas por Rietveld. Hoje é um espaço de exposições.

Outros passeios em Amersfoort

keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

Kunsthal Kade

insert_link Eemplein 77 3812 EA, Amersfoort

À beira do canal de Amersfoort e em meio à arquitetura medieval, prédio do arquiteto Juan Navarro Baldeweg abriga o centro cultural Kunsthal Kade, que recebe exposições de arte moderna e contemporânea.

keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

Kunsthal Kade

insert_link Eemplein 77 3812 EA, Amersfoort

À beira do canal de Amersfoort e em meio à arquitetura medieval, prédio do arquiteto Juan Navarro Baldeweg abriga o centro cultural Kunsthal Kade, que recebe exposições de arte moderna e contemporânea.

Onde comer


  • insert_link Restaurante Dara
    Sob variadas influências culinárias, como as comidas indiana e árabe, tudo neste restaurante é servido em pequenas porções para compartilhar, as mezzes. O ambiente lembra Marrocos e Oriente Médio.
  • place Ver no mapa
    A Lição de
    Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp
    Rembrandt van Rijn
    (1606-1669)
    É impactante: uma das principais criações de um dos artistas mais importantes da história da arte holandesa está exposta na Real Galeria de Arte Mauritiushuis, no centro de Haia.
    keyboard_arrow_left1/5keyboard_arrow_right

    Passos dos mestres

    insert_link Real Galeria de Arte Mauritiushuis

    Mauritiushuis é a “casa de Maurício”, o de Nassau, que governou a colônia holandesa no Nordeste brasileiro no século 17. O Jardim do Éden com a Queda do Homem, de Brueghel, o Velho, e Rubens também está nele.

    keyboard_arrow_left2/5keyboard_arrow_right

    Passos dos mestres

    insert_link Real Galeria de Arte Mauritiushuis

    Moça com Brinco de Pérola, de Vermeer, considerada “a Monalisa holandesa”, na Mauritiushaus.

    keyboard_arrow_left3/5keyboard_arrow_right

    Passos dos mestres

    insert_link Gemeentemuseum

    No Museu Municipal de Haia estão as principais obras-primas de Mondrian - é a maior coleção do pintor no mundo, com cerca de 300 quadros. Prepare-se para o impacto de estar diante de Victory Boogie Woogie, que tem uma sala inteira só para ele.

    keyboard_arrow_left4/5keyboard_arrow_right

    Passos dos mestres

    insert_link Gemeentemuseum

    Moinho ao Sol também está no Gemeentemuseum.

    keyboard_arrow_left5/5keyboard_arrow_right

    Passos dos mestres

    insert_link Escher in Het Paleis

    As obras do artista gráfico Maurits Escher (1898-1972), mestre da ilusão de ótica, ocupam este palacete inteiro no centro de Haia, diante de uma bela praça arborizada que era frequentada pela nobreza local.

    Outros passeios em Haia

    keyboard_arrow_left1/2keyboard_arrow_right

    Museu Beelden aan Zee

    insert_link Harteveltstraat 1, 2586 EL Den Haag, Netherlands

    No distrito litorâneo de Scheveningen, a 8 km do centro de Haia, o museu privado, cujo nome traduzido significa “imagens sobre o mar”, é dedicado à arte contemporânea de ex-colônias holandesas. O terraço de esculturas se destaca pela vista.

    keyboard_arrow_left2/2keyboard_arrow_right

    Píer de Haia

    insert_link Strandweg 150-154, 2586 JW Den Haag

    Também no distrito de Scheveningen, à beira-mar, o píer mais famoso da costa holandesa tem montanha-russa, tirolesa, opções de gastronomia e compras.

    Onde ficar

    • insert_link NH Hotel
      A rede tem uma unidade mais central, a menos de 3 km do centro histórico, onde os quartos são enormes e têm antessala, e outra mais perto do mar.
    place Ver no mapa
    Onde comer