Alex Silva/Estadão
Quibe de bacalhau
Receita da chef Heloisa Bacellar, publicada no livro “Bacalhau – Receitas e Histórias das Águas Geladas às Caçarolas” (Editora DBA)
Rendimento: 40 porções
Tempo de preparo: 2 horas
Ingredientes
- 500g de aparas de bacalhau bem limpas e dessalgadas por 12 horas no mínimo
- 1 e ½ xícara de trigo para quibe
- 1 cebola grande em cubinhos
- ½ xícara de salsinha picada
- . azeite de oliva a gosto
- 1 litro de óleo vegetal para fritar
Preparo
- 1. Aqueça 2 litros de água numa panela grande, abaixe o fogo quando surgirem as primeiras bolhas nas laterais, ponha o bacalhau e cozinhe por 5 a 10 minutos, dependendo do tamanho das aparas, até a carne esbranquiçar e firmar. Escorra, descarte peles e espinhas e transfira o bacalhau para uma tigela grande.
- 2. Ponha o trigo numa tigela média, cubra com água e deixe hidratar por 20 minutos. Em seguida, esprema porções de trigo com as mãos para descartar o excedente de água e passe para a tigela do bacalhau.
- 3. Junte a cebola, a salsinha, um fio de azeite e misture até obter uma massa homogênea (se preferir uma massa bem lisa, processe todos os ingredientes juntos).
- 4. Para moldar os bolinhos, unte ligeiramente com óleo a palma das mãos, pegue 1 porção de massa com 1 colher (sopa) e molde dando o formato de quibe.
- 5. Aqueça o óleo numa frigideira grande e, banhando sempre com uma escumadeira, frite até 6 quibes por vez. Escorra bem os bolinhos com uma escumadeira, seque-os sobre papel absorvente e sirva quentes.