Para não deixar a peteca cair

 

O esporte de raquete mais rápido do mundo parece delicado, mas é intenso. Nascido na Índia, ganhou o nome da cidade inglesa que

o acolheu

 

Numa partida de alto nível são usadas em média dez petecas por causa dos danos provocados pela intensidade dos rallys

Alguns jogadores de

ponta usam camisas

sem manga para

facilitar os movimentos

Um jogador chega a correr 1 km por partida. Devido as mudanças bruscas de direção da peteca, as pernas são bastante exigidas, devendo responder bem quanto à

explosão, impulsão e flexibilidade

COMO É O JOGO

Usando raquetes, o jogador deve lançar uma peteca na quadra adversária, fazendo-a passar sobre uma rede. Homens e mulheres disputam em simples, duplas e duplas mistas

 

QUEM VENCE

Ganha o ponto quem fizer a peteca cair no chão do oponente ou fazê-lo cometer uma dessas faltas:

 

► Lançar a peteca fora da quadra;

► Deixa-la cair;

► Jogar a peteca na rede;

► Toca-la com o corpo ou as roupas

 

CONTAGEM

A partida é disputada em melhor de três sets. Ganha o ponto quem vencer o rally, não importa quem esteja sacando. Cada set tem 21 pontos e, em caso de empate (20 a 20), vence quem abrir dois pontos ou chegar primeiro a 30

 

A QUADRA DE JOGO

Cada time ocupa uma metade da quadra, dividida por uma rede. As medidas variam de acordo com o numero de jogadores

REDE

1,98 m

Simples: 11,88 m

Duplas: 13,40 m

ARBITRAGEM

Um juiz principal é auxiliado por um juiz de saque e mais dez juízes de linha

Juiz de saque

Juiz principal

Juizes de linha

TÉCNICA

Depois do saque, os jogadores procuram se manter no centro de suas quadras. Cada um tenta deslocar o oponente, criando espaços para surpreendê-lo. A dinâmica da partida pode ser entendida numa sequência hipotética, como abaixo:

 

*O rally começa, por exemplo, na recepção com

um backhand

Backhand

São golpes defensivos que tiram o oponente de sua posição, surpreendendo-o

Saque*

Backhand

Clear

Um lob alto, que encobre o oponente e cai no fundo. Um bom contrataque a uma bola baixa

Clear

Saltar ajuda o atleta a pegar a bola na maior altura possível e a ter ângulo para passar a rede

Smash

Golpe mais forte do jogo, é uma “cortada” que põe a peteca no chão do adversário, fechando o rally

Smash

DELICADEZA NO SAQUE

Diferente do tênis, onde é um golpe de força e precisão, o saque no Badminton segue regras que limitam a força e a velocidade da jogada

 

Cotovelo alinhado com o ombro

A raquete deve ficar abaixo do pulso

…deve solta-la ao mesmo tempo em que move a raquete

O atleta segura delicadamente a peteca com os dedos e…

1

2

O golpe é controlado pelo pulso

Num arco construído a partir do pulso, a raquete bate na peteca e volta

A peteca deve ser atingida abaixo da linha da cintura

DIFERENÇAS

Tênis

No saque, é proibido saltar ou golpear a peteca sobre a cabeça, como ao estilo do tênis

Badminton

O sacador deve ter os dois pés no chão e manter a perna do lado da raquete ligeiramente à frente

RAQUETE & PETECA

Delicadas, são desenhadas para dar velocidade ao jogo

 

As raquetes feitas em grafite ou fibra de carbono, pesam em média 100 g

23 cm

Raquete

de Tênis

Comparadas às raquetes de tênis, têm aro menor e cabo maior, o que dá maior agilidade ao manejo

Em escala

2,5 - 2,8 cm

As petecas pesam cerca de

5g e são feitas com penas de ganso ou sintéticas, presas à uma base de cortiça

O jogo é disputado em ambientes fechados devido à leveza da peteca, pois correntes de ar poderiam interferir em sua trajetória

O serviço

O saque inicial sai da direita

 

O saque é sempre em diagonal e sua posição varia de acordo com a pontuação do sacador:

Score par:

saque parte do

lado esquerdo

Score ímpar:

saque é feito

do lado direito

O sacador mantém o serviço até perder um rally

 

Nas duplas, se ganharem o rally, o sacador troca de lugar com o parceiro e saca da esquerda

Zonas de recepção de saque

Nas partidas de simples, o sacador tem mais profundidade de quadra, enquanto nas duplas, maior campo lateral. Em ambos os casos, a peteca não pode cair fora da área marcada

Duplas

Simples

Para não deixar a peteca cair

O esporte de raquete mais rápido do mundo parece delicado, mas é intenso. Nascido na Índia, ganhou o nome da cidade inglesa que o acolheu

Numa partida de alto nível são usadas em média dez petecas por causa dos danos provocados pela intensidade dos rallys

Alguns jogadores de ponta usam camisas sem manga para

facilitar os movimentos

Um jogador chega a correr 1 km por partida. Devido as mudanças bruscas de direção da peteca, as pernas são bastante exigidas, devendo responder bem quanto à explosão, impulsão e flexibilidade

COMO É O JOGO

Usando raquetes, o jogador deve lançar uma peteca na quadra adversária, fazendo-a passar

sobre uma rede. Homens e mulheres disputam em simples, duplas e duplas mistas

 

QUEM VENCE

Ganha o ponto quem fizer a peteca cair no chão do oponente ou fazê-lo cometer uma

dessas faltas:

 

► Lançar a peteca fora da quadra;

► Deixa-la cair;

► Jogar a peteca na rede;

► Toca-la com o corpo ou as roupas

 

CONTAGEM

A partida é disputada em melhor de três sets. Ganha o ponto quem vencer o rally, não

importa quem esteja sacando. Cada set tem 21 pontos e, em caso de empate (20 a 20),

vence quem abrir dois pontos ou chegar primeiro a 30

 

A QUADRA DE JOGO

Cada time ocupa uma metade da quadra, dividida por uma rede. As medidas variam de

acordo com o numero de jogadores

REDE

1,98 m

Simples: 11,88 m

Duplas: 13,40 m

ARBITRAGEM

Um juiz principal é auxiliado por um juiz de saque e mais dez juízes de linha

Juiz de saque

Juiz principal

Juizes de linha

TÉCNICA

Depois do saque, os jogadores procuram se manter no centro de suas quadras. Cada um tenta deslocar o oponente, criando espaços para surpreendê-lo. A dinâmica da partida pode ser entendida numa sequência hipotética, como abaixo:

 

Saltar ajuda o atleta a pegar a bola na maior altura possível e a ter ângulo para passar a rede

*O rally começa, por exemplo, na recepção com um backhand

Smash

Golpe mais forte do jogo, é uma “cortada” que põe a peteca no chão do adversário, fechando o rally

Backhand

São golpes defensivos que tiram

o oponente de sua posição, surpreendendo-o

Clear

Um lob alto, que encobre o oponente e cai no fundo. Um bom contrataque a uma bola baixa

Saque*

Clear

Smash

Backhand

DELICADEZA NO SAQUE

Diferente do tênis, onde é um golpe de força e precisão, o saque no Badminton segue regras que limitam a força e a velocidade da jogada

 

720 x 54

Cotovelo alinhado com o ombro

A raquete deve ficar abaixo do pulso

O atleta segura delicadamente a peteca com os dedos e…

…deve solta-la ao mesmo tempo em que move a raquete

O golpe é controlado pelo pulso

1

2

Num arco construído a partir do pulso, a raquete bate na peteca e volta

A peteca deve ser atingida abaixo da linha da cintura

DIFERENÇAS

Badminton

O sacador deve ter os dois pés no chão e manter a perna do lado da raquete ligeiramente à frente

Tênis

No saque, é proibido saltar ou golpear a peteca sobre a cabeça, como ao estilo do tênis

RAQUETE & PETECA

Delicadas, são desenhadas para dar velocidade ao jogo

 

720 x 54

As raquetes feitas em grafite ou fibra de carbono, pesam em média 100 g

23 cm

2,5 - 2,8 cm

As petecas pesam cerca de 5 g e são feitas com penas de ganso ou sintéticas, presas à uma base de cortiça

Raquete

de Tênis

Comparadas às raquetes de tênis, têm aro menor e cabo maior, o que dá maior agilidade ao manejo

O jogo é disputado em ambientes fechados devido à leveza da peteca, pois correntes de ar poderiam interferir em sua trajetória

Em escala

720 x 54

O serviço

O saque inicial sai da direita

Score par: saque parte do lado esquerdo

Score ímpar: saque é feito do lado direito

O sacador mantém o serviço até perder um rally

Nas duplas, se ganharem o rally, o sacador troca de lugar com o parceiro e saca da esquerda

 

É proibido sacar

Se a peteca cair antes da linha de saque, o sacador perde o serviço

Zonas de recepção de saque

Nas partidas de simples, o sacador tem mais profundidade de quadra, enquanto nas duplas, maior campo lateral. Em ambos os casos, a peteca não pode cair fora da área marcada

Simples

Duplas