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Mudanças
nos Carros


O regulamento para a temporada traz mudanças bem mais sutis do que as implantadas em 2014. Os motores turbo estão mantidos e as grandes alterações são nos bicos.

  • Agora, as regras dos bicos são mais restritas e possibilitam além da segurança, um visual melhor, já que os projetistas não precisaram de grandes manobras no desenho para se adequar às normas. Nos motores, cada equipe poderá alterar ao longo do ano 32 tokens.

  • Bico do carro

    Regras de altura e dimensão do nariz garantem mais segurança e beleza aos carros. É preciso ter corte transversal de 9 mil mm² em determinada parte do bico.

  • Unidade motora

    A unidade motriz completa possui 66 tokens. As equipes podem trocar 32 deles ao longo do ano para desenvolvimento e cada peça possui um valor diferente. A câmara de combustão, por exemplo, pode valer três, enquanto dois tokens podem valer o MGU-K, sistema de conversão da energia dissipada nas frenagens em eletricidade.

  • Aerofólio traseiro

    Difusores permitem entrar menos ar pela parte central do aerofólio. Mais palhetas para separar a quantidade de ar abaixo da traseira do carro. Para melhorar o arrasto, equipes têm apostado em detalhes e cortes curvos na peça.

  • Suspensão

    Passa a ser proibido o uso do FRIC, sistema que liga as suspensões dianteira e traseira por um sistema hidráulico e proporciona mais dirigibilidade para o piloto.

Seletor dos bicos


Caterham 2014 Lotus 2014 2015

Agora, as regras dos bicos são mais restritas e possibilitam além da segurança, um visual melhor, já que os projetistas não precisaram de grandes manobras no desenho para se adequar às normas. Nos motores, cada equipe poderá alterar ao longo do ano 32 tokens.

Esse número equivale à soma das intervenções em cada uma das áreas do motor. Como cada componente tem um peso diferente, aplicado conforme a importância da peça, uma escuderia pode mexer em menos elementos do que uma outra e gastar o mesmo número de tokens.

Texto: Ciro Campos; Diretor de Arte: Fabio Sales; Edição de Infografia: Regina Elisabeth; Editor Assistente: William Mariotto; Webdesign: Diogo Shiraiwa, Vinicius Sueiro, Renan Kikuche, Carlos Marin e Tiago Henrique; Fontes: Fórmula 1, Stats F1 e Graphic News