Carreira
Inicia o curso de pintura na Universidade do Arizona, mas o abandonaria dois anos depois para se dedicar a escrita. Num acesso de raiva, jogaria todos os seus trabalhos numa caçamba de lixo perto de casa.
Começa a trabalhar na Leo Burnett, uma das agências de publicidade mais conceituadas dos EUA. Durante viagem de trabalho para Nova Iorque, conhece os editores da revista de humor National Lampoon e é convidado a participar do impresso. Durante os próximos quatro anos, Hughes conciliaria os dois empregos.
Warner Bros compra os direitos de uma pequena história que Hughes escreveu para a National Lampoon em 1979, chamada Vacation '58. Convidado a adaptá-la para o cinema, o longa se tornaria seu primeiro sucesso com o nome de Férias Frustradas (National Lampoon's Vacation)
Com a ajuda de uma das produtoras do diretor Francis Ford Coppola, Michelle Manning, John Hughes vende dois roteiros à Universal. O primeiro vira o seu debute como diretor, Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles). O segundo, um drama sobre cinco jovens presos numa escola, seria produzido no ano seguinte.
Matéria do escritor David Blum, para o New York Magazine, fala sobre uma nova geração de atores geniais surgida Hollywood e cria o termo Brat Pack para defini-la.
Roteiriza e dirige Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off), o auge da sua visão de filmes adolescentes.
Diminui o ritmo de trabalho e para de dirigir, dedicando mais tempo à família. Mas continua produzindo e escrevendo filmes, e emplaca sucessos como Esqueceram de Mim e 101 Dálmatas.
É homenageado na cerimônia do Oscar. Quatro atores de Clube dos Cinco (Emilio Estevez não compareceu), acompanhados por Jon Cryer, Matthew Broderick e Macaulay Culkin, sobem ao palco e fazem um tributo à sua obra