Os melhores cinemas de são paulo
Neste domingo (26/2) serão revelados os filmes vencedores do Oscar e, como já é costume desde 2005, aproveitamos a época para fazer nossa própria premiação, o Oscar das Salas de Cinema. Neste ano, visitamos 46 complexos comerciais e seis cineclubes de São Paulo durante 15 dias – observando detalhes de cada um dos espaços, a partir de um formulário padronizado. As visitas, como sempre, foram feitas anonimamente, com despesas de bilheteria e bonbonnière pagas pelo jornal.
A seguir, você confere o resultado dessa avaliação, com textos sobre cada cinema, seus pontos altos e baixos, e – claro – os vencedores das categorias. Também vê comparações entre preços de pipoca e refrigerante, e exemplos dos piores momentos de nossas visitas. Ah, tem ainda um especial com os filmes em cartaz na cidade que concorrem à estatueta deste ano.
CATEGORIAS E CRITÉRIOS
Instalações: sinalização; acessibilidade; limpeza das áreas comuns; banheiros; bebedouros.
Bilheteria: estrutura física; organização da fila; display com filmes em cartaz; atendimento; totens de autoatendimento.
Bonbonnière: variedade; apresentação; preço; atendimento.
Sala: limpeza; conservação e sinalização; projeção; som; distância entre a tela e a primeira fileira.
Poltrona: conforto; inclinação; conservação; distância entre as fileiras; braço retrátil para casais.
SALAS PREMIUM
As cinco categorias foram avaliadas separadamente nas salas VIP, que têm serviços diferenciados.
PONTUAÇÃO
Para eleger os vencedores foram dadas notas de 0 a 5 em cada uma das categorias.
Melhor Cinema
Cidade Jardim
Atingindo a excelência em praticamente todos os critérios avaliados, o Cidade Jardim é o grande vencedor do ano. É confortável, seja pelos sofás no primeiro saguão, pela área dedicada às salas VIP ou pelas poltronas das salas ‘comuns’. O atendimento simpático e eficiente se estende dos guichês da bilheteria ao serviço de garçom da bonbonnière. E mais: não há filme que fique ruim com as ótimas projeções de som e imagem.
Melhores instalações
Bourbon – Espaço Itaú Pompeia
Com todas as instalações no mesmo piso, o Bourbon – Espaço Itaú Pompeia é amplo, acessível e bem sinalizado. No hall, sofás confortáveis e opções para além da bonbonnière, como um café e um restaurante, tornam a espera pelo início da sessão mais agradável. Com um número considerável de funcionários dedicados a deixar o espaço em ordem, os banheiros são bem limpos e as pipocas caídas não ficam muito tempo no chão.
Melhor bilheteria
Cidade São Paulo
A boa quantidade de funcionários nos guichês, os totens eletrônicos – suficientes e bem localizados –, além de uma fila organizada, foram alguns fatores que ajudaram a eleger o Cidade São Paulo como o melhor na categoria. O grande diferencial foi o excelente atendimento. Os atendentes são eficientes, bem informados e estão prontos para tirar as dúvidas dos clientes, sem deixar a fila invadir os corredores do shopping.
Melhor bonbonniére
Espaço Itaú – Augusta
Ele tem uma área voltada a produtos ‘tradicionais’ de cinema, como pipoca e balas, e outra para se tomar um cafezinho acompanhado de itens como tortas e bolos, que ficam expostos no balcão. Por isso, o Espaço Itaú – Augusta conquistou o júri. Além da variedade, os bons preços e o atendimento gentil renderam pontos extras. Com uma bonbonnière assim, a espera pelo início da sessão fica mais gostosa e o local se transforma em um ótimo ponto de encontro.
Melhor sala
Pátio Paulista
A boa qualidade de som e imagem da sala do Pátio Paulista torna mais fácil mergulhar nas histórias exibidas na tela do cinema. A ótima inclinação da sala é garantia de que ninguém vai atrapalhar a sua visão durante o filme. E, caso tenha comprado o ingresso de última hora, não vai ser tão ruim sentar na primeira fileira. Além disso, boa sinalização, a limpeza impecável e as confortáveis poltronas ajudaram a reforçar o título de melhor sala.
Melhor sala premium
JK Iguatemi
O que fez com que o JK Iguatemi levasse este troféu foi a largura acima da média dos assentos e do apoio para pés nas poltronas (ou seria melhor chamá-las de sofás?). Além disso, a comodidade do serviço de garçom na sala VIP também contou pontos. O funcionário fica dentro da sala – basta apertar um botão para ele se aproximar e anotar o pedido. Os ingressos são mais caros (R$ 50 é a média de preço), mas são garantia de uma ótima sessão.
Melhor poltrona
Cidade Jardim
As poltronas do Cidade Jardim cumprem todos os critérios para obter uma ótima avaliação. São confortáveis, bem conservadas e ergonômicas. O braço retrátil é uma opção para os casais que gostam de assistir ao filme agarradinhos. A boa distância entre as fileiras permite até aos mais altos esticar um pouco as pernas. A inclinação é suficiente para relaxar o corpo. E o assento macio e de couro finaliza a boa experiência.