A candidata defende aumento do salário do professor vinculado ao desempenho e que o governo federal apoie os municípios para ter mais vagas nas creches

Texto: Renata Cafardo,
Luiz Fernando Toledo
Design: Bruno Ponceano
Desenvolvimento: Ariel Tonglet

Quais os principais problemas da educação hoje no Brasil?


Erradicar o analfabetismo, combater a evasão escolar, valorizar os professores, melhorar a qualidade do ensino e o nível de aprendizagem.

O Plano Nacional de Educação pede aumento de gastos. Concorda que é preciso mais dinheiro para a área?


O Plano Nacional de Educação é uma importante construção da sociedade, precisamos garantir sua implementação. Mas os gastos com educação devem ser realizados de forma eficiente e transparente. A partir de um comprometimento com a responsabilidade fiscal, social e política, voltaremos a crescer e ampliar os investimentos em educação.

O que acha do movimento Escola sem Partido?


É na escola que iniciamos o exercício da democracia. Portanto, não apoiamos essa abordagem. E, sim, uma escola democrática e plural, que respeita e valoriza a diversidade de posicionamentos, comportamentos e visões.

O que acha de programas como Fies e ProUni?


Políticas que ampliam o acesso ao ensino superior são importantes. É necessário avaliá-las sempre para que atendam ao interesse público e à promoção da equidade. A prioridade do acesso ao crédito deve ser aos que têm menos recursos e deve haver garantia de qualidade de ensino nas universidades particulares com recursos públicos.

Considera algum tipo de privatização no ensino público (básico ou superior, ainda que parcial)?


Não. O acesso à educação pública de qualidade é direito social, mas sua crescente universalização deve garantir a inclusão daqueles que têm menos recursos, para que tenham as mesmas oportunidades daqueles que podem pagar.

“Todos que queiram e estejam aptos para uma formação superior devem ter acesso a ela, sejam ricos, sejam pobres.”

Foto: Clayton de Souza/Estadão

Acredita que deve haver cobrança de mensalidade em universidades públicas para quem tem renda alta?


Essa é uma discussão que exige amplo e democrático debate. Essa possibilidade deve ser cotejada com outras alternativas para gerar maiores oportunidades àqueles que estudaram em escolas públicas e tentam o acesso ao ensino superior, mas não têm condições de pagar uma universidade privada.

Vídeo: Canal de Marina Silva no YouTube

O governo federal deve se responsabilizar mais pela falta de creches nos municípios?


Sim. E lugares com maiores índices de vulnerabilidade devem ter prioridade. Isso é fundamental para o desenvolvimento do País, tanto para o apoio às mães e pais que querem trabalhar, quanto das crianças. Elas precisam ter suporte nessa fase fundamental, em que se desenvolve a capacidade de aprender, de se relacionar e de se inserir nos contextos sociais.

“O governo federal deve apoiar os municípios para ampliação do acesso a creches públicas e de uma política de proteção e desenvolvimento da primeira infância.”

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O que faria para melhorar a qualidade do ensino nas escolas e reduzir as desigualdades?


Apropriar-se das bases de dados existentes e desenhar políticas de acordo com as diferentes realidades locais, usando o cadastro do Bolsa Família para intervir de modo mais direto nas desigualdades educacionais. Criar programa de apoio aos municípios e Estados para acabar com o atraso escolar tendo como meta zerar a distorção idade/série.

O que faria em relação à política salarial dos professores?


A União deve apoiar financeiramente Estados e municípios a fim de que aumentem o piso nacional dos professores em quatro anos. O valor final do salário seria composto de duas formas.

continua →


A primeira metade seria implantada gradualmente, na proporção do crescimento do orçamento federal para educação em relação ao PIB, em conformidade com o PNE.

A segunda metade será vinculada ao cumprimento de metas de desempenho em sala de aula, aos resultados do Exame Nacional para Docentes, à participação em cursos de formação continuada e à docência em escola integral.

O piso salarial nacional do professor é de R$ 2.455.

Qual será a prioridade do governo federal: educação básica ou ensino superior?


Pesquisas são unânimes em apontar a importância dos primeiros anos de escolaridade no desenvolvimento das crianças. Portanto, assegurar o acesso à escola a partir dos 4 anos, garantir qualidade com equipamentos adequados e profissionais qualificados continuamente, e integrar as políticas de educação com saúde e assistência social são os grandes desafios.