O candidato quer que o governo pague pela escola particular dos mais pobres e que haja cobrança de mensalidade em universidades públicas

Texto: Renata Cafardo,
Luiz Fernando Toledo
Design: Bruno Ponceano
Desenvolvimento: Ariel Tonglet

Quais os principais problemas da educação hoje no Brasil?


Falta de vagas nas creches e na pré-escola, a não-universalização do ensino em tempo integral nas escolas públicas e o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes internacionais como o Pisa.

O Plano Nacional de Educação pede aumento de gastos. Concorda que é preciso mais dinheiro para a área?


O Plano Nacional de Educação é perfeitamente viável. O importante é que o País continue a crescer. O teto dos gastos públicos determina um mínimo que tem de ser gasto com educação, e não um máximo. O teto é para o total dos gastos. Será necessário reduzir os gastos públicos em alguns setores para aumentar em outros. Esta é a função da Emenda Constitucional.

“O importante é diminuir o volume de gastos obrigatórios, flexibilizar o orçamento e mudar a estrutura dos gastos públicos. Para se chegar a esse resultado, o teto do gasto é fundamental”

Foto: Dida Sampaio/Estadão

Vídeo: Canal Roda Viva no YouTube

O que acha do movimento Escola sem Partido?


Muitos professores se utilizam da posição de autoridade para manifestar e difundir opções ideológicas, algo problemático. Cabe às escolas públicas, secretarias de educação e ao MEC criar condições para impedir essa atitude dos professores, com o cuidado de evitar a censura. Os alunos devem ser expostos à diversidade de opiniões.

O que acha de programas como Fies e ProUni?


O Fies e o ProUni são dois bons programas que aumentam o acesso de jovens pobres a universidades privadas. Da forma como foi implementado até o ano passado, o Fies era financeiramente insustentável e favorecia mais os donos das universidades privadas do que os estudantes. O ProUni é um programa inteligente e bastante importante.

Considera algum tipo de privatização no ensino público (básico ou superior, ainda que parcial)?


Os vouchers são um mecanismo importante de financiamento da educação porque famílias pobres passam a ter condições de escolher onde seus filhos vão estudar. Isso é um valor inestimável em um país em que a qualidade das creches, pré-escola e do ensino fundamental público é menor que o particular. Renúncia fiscal para escolas privadas também ajudariam.

Acredita que deve haver cobrança de mensalidade em universidades públicas para quem tem renda alta?


Sim. Uma proposta é que o valor da mensalidade na universidade pública seja igual à média do que o aluno pagou na escola de ensino médio, corrigido pela taxa de inflação. Nesta proposta, alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ficariam automaticamente isentos de pagar a mensalidade.

“No Brasil, muitas pessoas que frequentam creches, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio nas escolas privadas e não reclamam de pagar mensalidades, às vezes muito altas, passam no vestibular para as universidades públicas e se recusam a pagar”

Foto: Dida Sampaio/Estadão

O governo federal deve se responsabilizar mais pela falta de creches nos municípios?


As creches devem permanecer de responsabilidade dos municípios. O que precisamos é dar condições aos municípios para universalizar esse serviço e melhorar sua qualidade.

O que faria para melhorar a qualidade do ensino nas escolas e reduzir as desigualdades?


Precisamos, primeiro, dar treinamento e criar condições para uma melhora do desempenho em todos os níveis de ensino. O professor tem de ser avaliado pelo desempenho dos seus alunos. É importantíssimo. Países que deram um grande salto na educação, como na Ásia, por exemplo, fizeram assim.

O que faria em relação à política salarial dos professores?


Acredito que deveria haver uma diferenciação, dependendo do custo de vida em cada região. Não faz sentido, em um país com a diversidade econômica do Brasil, que os salários nominais dos professores, como nas universidades federais, sejam iguais em todos os lugares.

O piso salarial nacional do professor é de R$ 2.455.

Qual será a prioridade do governo federal: educação básica ou ensino superior?


Creches, pré-escola e educação fundamental.