Foto: Felipe Rau/Estadão
João Goulart Filho
A pequena abrangência do ensino em tempo integral nas escolas do ensino básico. Minha proposta é universalizar esse modelo nos moldes dos Cieps do Brizola. No ensino superior, o problema está no insuficiente número de vagas em universidades públicas.
Os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) foram criados nos anos 80 e 90 pelo ex-governador do Rio, Leonel Brizola. Eram prédios projetados por Oscar Niemeyer, com aula em tempo integral, atendimento médico e refeições. O projeto não teve continuidade no Rio. São Paulo fez algo parecido com os CEUs algum tempo depois.
João Goulart Filho
O Plano Nacional de Educação é importante, mas ele está programado dentro dos limites de um orçamento engessado. Diminuindo a transferência de recursos públicos para o ensino privado e reduzindo as despesas financeiras do governo com a redução dos juros, podemos elevar significativamente os recursos para a educação.
O Plano Nacional de Educação foi aprovado sem vetos em junho de 2014 pela ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT).
Entre as metas, está o aumento do investimento em educação para 10% do PIB e a erradicação do analfabetismo.
Fonte: Inep
João Goulart Filho
Acho que esse movimento está desfocado. Escola é local de formação educacional e de cidadania.
O movimento Escola Sem Partido defende a neutralidade do ensino. É contra que se discuta questões de sexualidade, moral ou religião em sala de aula.
Há um projeto em discussão no Congresso Nacional sobre o assunto. Seus críticos dizem que ele é antidemocrático e fere a liberdade do professor.
João Goulart Filho
Acho que a prioridade deve ser a ampliação de vagas nas universidade públicas. Somente o grupo americano Kroton tem mais alunos do que todas as universidades públicas juntas. Isso é uma deformação.
O Financiamento Estudantil (Fies) foi uma das apostas do governo Dilma Rousseff (PT) para aumentar as matrículas no ensino superior, por meio de contratos a juros baixos para quem estuda em universidades privadas.
O programa vem sendo mudado por causa do grande número de alunos inadimplentes. Já o ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior para graduação.
João Goulart Filho
Acho que a prioridade deve ser a ampliação e a melhoria de nossas universidade públicas. Mesmo subfinanciadas, elas são muito melhores do que as privadas.
João Goulart Filho
Não. O ensino deve ser público e gratuito.
João Goulart Filho
Defendo a federalização do ensino básico, incluindo o infantil.
Fonte: IBGE
João Goulart Filho
Instituiria o padrão salarial e de recursos da rede federal de ensino tecnológico para toda a rede pública.
A remuneração dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) é regida por uma lei federal e tem valores acima da média nacional. Um professor titular em dedicação exclusiva, por exemplo, tem salário de R$ 8.833,96.
João Goulart Filho
Respondido na questão anterior.
O piso salarial nacional do professor é de R$ 2.455.
João Goulart Filho
Defendo que a União seja responsável por todo o ensino brasileiro.
O Ministério da Educação tem como principal atribuição a criação de políticas nacionais de educação, avaliações e pesquisa, mas não administra escolas diretamente. Elas ficam sob responsabilidade de Estados e municípios.
Diretor de arte: Fabio Sales / Editora de infografia: Regina Elisabeth / Editor assistente de infografia: Vinicius Sueiro