Política

O que os candidatos à Presidência pensam sobre educação:
– Geraldo Alckmin (PSDB)

O Estado de S. Paulo
08 Agosto 2018

Foto: Gabriela Biló/Estadão

O candidato diz que o ensino básico deve ser prioridade do governo federal e pensa em cobrar a pós-graduação em universidades públicas

Texto: Renata Cafardo,
Luiz Fernando Toledo
Design: Bruno Ponceano
Desenvolvimento: Ariel Tonglet

Quais os principais problemas da educação hoje no Brasil?

Geraldo Alckmin
É preciso investir na educação básica e universalizar o acesso à pré-escola, valorizar a carreira de professor e melhorar os níveis de aprendizagem, uma vez que os testes mostram que um grande número de alunos deixa o ensino básico ainda analfabeto funcional.

O Plano Nacional de Educação pede aumento de gastos. Concorda que é preciso mais dinheiro para a área?

Geraldo Alckmin
O Brasil tem aumentado seu investimento em educação, e não pretendemos alterar essa tendência, pois ainda há desafios fundamentais a superar.

O Plano Nacional de Educação foi aprovado sem vetos em junho de 2014 pela ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT).

Entre as metas, está o aumento do investimento em educação para 10% do PIB e a erradicação do analfabetismo.

Fonte: Inep

“A aprovação das reformas é essencial para retomada dos investimentos, incluindo os da educação” – Geraldo Alckmin

Foto: Valeria Gonçalvez/Estadão

O que acha do movimento Escola sem Partido?

Geraldo Alckmin
Acredito que a escola não deve impor ideologias. O poder que os professores têm sobre os alunos é muito grande, por isso tentar influenciá-los não é o mais saudável. É importante mostrar pontos de vistas diferentes em todas as questões e ajudá-los a formar seu próprio senso crítico.

O movimento Escola Sem Partido defende a neutralidade do ensino. É contra que se discuta questões de sexualidade, moral ou religião em sala de aula.

Há um projeto em discussão no Congresso Nacional sobre o assunto. Seus críticos dizem que ele é antidemocrático e fere a liberdade do professor.

O que acha de programas como Fies e ProUni?

Geraldo Alckmin
Apenas 18% dos jovens brasileiros frequentam universidades, quando a média mundial é de 30%. Por isso, Fies e o ProUni devem ser mantidos.

O Financiamento Estudantil (Fies) foi uma das apostas do governo Dilma Rousseff (PT) para aumentar as matrículas no ensino superior, por meio de contratos a juros baixos para quem estuda em universidades privadas.

O programa vem sendo mudado por causa do grande número de alunos inadimplentes. Já o ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior para graduação.

Considera algum tipo de privatização no ensino público (básico ou superior, ainda que parcial)?

Geraldo Alckmin
Não pensamos em privatização nem em utilização de vouchers.

Na política conhecida como vouchers, os pais podem escolher a escola particular onde o filho vai estudar e o governo paga a mensalidade. É usada em alguns Estados americanos e defendida por Donald Trump.

Argumenta-se que seria uma opção aos alunos, obrigados a estudar em colégios públicos ruins. Pesquisas não mostram melhor desempenho de estudantes que usam vouchers

Acredita que deve haver cobrança de mensalidade em universidades públicas para quem tem renda alta?

Geraldo Alckmin
É um tema que exige amplo debate com a sociedade. A cobrança poderia ser analisada, a princípio, em cursos de pós-graduação latu sensu. Mestrados profissionais também poderiam ser discutidos.

O Brasil tem hoje 66 mil cursos de pós-graduação latu sensu, que são as especializações e não dão título de mestrado e doutorado. Os MBA entram nesse grupo. Nas universidades federais, são 2.146 cursos.

Em alguns casos, ja há cobrança de mensalidade, principalmente quando são feitos em parceria das universidades com outras entidades.

Fonte: MEC

O governo federal deve se responsabilizar mais pela falta de creches nos municípios?

Geraldo Alckmin
Quero ser o presidente da primeira infância, com total prioridade à educação básica e em especial ao ensino infantil. Vamos fazer muitas parcerias com os municípios para ampliar o número de creches.

Fonte: IBGE

O que faria para melhorar a qualidade do ensino nas escolas e reduzir as desigualdades?

Geraldo Alckmin
Valorizar os professores, recursos pedagógicos corretos, infraestrutura, gestão escolar, organização acadêmica e do tempo de aula. Quanto ao currículo, já temos a BNCC, cabe agora o desafio de implementá-la. Faremos um trabalho com escolas de menor IDEB para reduzir as desigualdades.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que determina os objetivos de aprendizagem para todos os anos do ensino infantil e do fundamental em todas as disciplinas

Vídeo: Canal Roda Viva no YouTube

O que faria em relação à política salarial dos professores?

Geraldo Alckmin
A valorização do professor é ponto central de nosso plano de governo, e passa tanto pelo aumento do piso quanto pela reformulação da carreira do magistério.

O piso salarial nacional do professor é de R$ 2.455.

Qual será a prioridade do governo federal: educação básica ou ensino superior?

Geraldo Alckmin
A educação básica será nosso foco prioritário. Também daremos atenção especial para o ensino técnico profissionalizante e para a escola de período integral.

O Ministério da Educação tem como principal atribuição a criação de políticas nacionais de educação, avaliações e pesquisa, mas não administra escolas diretamente. Elas ficam sob responsabilidade de Estados e municípios.

Diretor de arte: Fabio Sales / Editora de infografia: Regina Elisabeth / Editor assistente de infografia: Vinicius Sueiro