Salas de Cinema 2019
É tempo de Oscar… das Salas de Cinema. Em uma maratona cinéfila, percorremos os complexos da cidade para avaliar a estrutura e os serviços oferecidos. Saiba quais se destacaram neste ano
Já virou tradição: desde 2005, o Divirta-se visita os cinemas da cidade para eleger os melhores do ano. É o Oscar das Salas de Cinema. Ao longo de três semanas, foram feitas 54 visitas – entre salas comuns e premium de 48 complexos.
Neles, analisamos muitos detalhes (ver abaixo critérios e categorias). E, como sempre, tudo feito de forma anônima e com despesas e ingressos pagos integralmente pelo jornal. A seguir, confira os vencedores de cada categoria e também as notas detalhadas de todos os cinemas.
Villa Lobos
Ele teve notas altas em várias categorias e, com isso, a maior pontuação final – o que lhe garantiu o título. É difícil superar o conforto do Villa Lobos: entrada moderna, com longa rampa para cadeirantes; bonbonnière limpa e completa; sala arrojada e bem conservada, assim como as áreas comuns; e poltronas excelentes. E não faltaram bons concorrentes – na soma de pontos, o Bourbon Pompeia e o Cidade São Paulo ficaram logo atrás.
Kinoplex Itaim
Localizado em frente a um pátio ao ar livre, o Kinoplex Itaim se destaca pelas excelentes instalações – ainda que tenha tido adversários de peso, como o Cidade Jardim e o Iguatemi. No saguão, o conforto de poltronas e sofás espalhados pelo corredor é irresistível. O acesso, por escada rolante ou elevador, ao andar superior é moderno e bem posicionado – assim como os banheiros, limpos e conservados, que ficam nas laterais do térreo.
Espaço Itaú Augusta
Parte da graça de ir ao cinema envolve comer pipoca e outras guloseimas durante a sessão. Nesse quesito, nenhum cliente passa vontade na bonbonnière do Espaço Itaú Augusta, que tirou nota máxima na categoria. Além da limpeza impecável do local, as vitrines e os displays exibem preços bem legíveis de itens como balas, chocolates, várias marcas de cerveja e, claro, pipoca. O atendimento, para completar, é rápido e atencioso.
Bourbon Pompeia
No Bourbon – Espaço Itaú Pompeia, a estrutura da bilheteria foi imbatível. As filas são extremamente organizadas, direcionando o público para guichês de compra, retirada de ingressos online, atendimento preferencial e também para os dez totens de autoatendimento. O balcão é largo e bem localizado. Os displays exibem programação, horários, preços e até trailers. Para completar a experiência, os atendentes são educados e eficientes.
Pátio Higienópolis
Tamanho não é documento para aquela que foi eleita como melhor sala este ano. A Sala 6 do Pátio Higienópolis chama a atenção pelo clima aconchegante e pelo ambiente extremamente limpo, conservado e sinalizado. A tela é grande, com projeção de qualidade e som potente. Vale a pena dar uma chance até para os assentos da primeira fileira, com visão agradável. Outra boa surpresa, durante as avaliações, foi a Sala 1 do Cidade São Paulo.
Villa Lobos
Na disputa, a ótima poltrona do Morumbi Town (vencedora da categoria na edição 2018) quase levou o prêmio novamente. Mas o conforto dos assentos do Villa Lobos se destacou. Assim como o restante do cinema, a poltrona em couro está à altura de muitas salas premium – desde o acabamento do encosto até a maciez do estofado. Para quem quer esticar as pernas, a distância de 47 cm entre as fileiras é outro ponto positivo (sim, nós medimos).
JK Iguatemi
Toda a experiência na sala premium do JK Iguatemi é adorável – o que lhe rendeu a melhor pontuação final entre os espaços do tipo. Começando pelo atendimento eficiente da bilheteria até o excelente serviço de bonbonnière, disponível dentro da sala durante os trailers. Para chamar um atendente, basta pressionar o botão da confortável e espaçosa poltrona de couro marrom. Poucos dias após nossa visita, o cinema entrou em reforma.
Nossa avaliação
Categorias (e seus critérios)
Instalações: sinalização; acessibilidade; limpeza das áreas comuns; banheiros; bebedouros.
Bilheteria: estrutura física; organização da fila; display com filmes em cartaz; atendimento; totens.
Bonbonnière: estrutura; variedade e apresentação dos produtos; preço; atendimento; limpeza.
Sala: limpeza; conservação e sinalização; projeção; som; distância entre a tela e a primeira fileira.
Poltrona: conforto; inclinação; conservação; distância entre as fileiras; braço retrátil.
No detalhe
Como exposto acima, cada categoria foi avaliada a partir de cinco critérios. E cada um deles ganhou nota zero, 0,5 ou 1.
No total
A soma dos pontos obtidos nos cinco critérios resultou na nota do cinema em cada categoria. E quem mais pontuou ganhou.
Menção honrosa
Além dos complexos comerciais de cinema, alguns cineclubes e salas especiais espalhados pela cidade também merecem destaque (e a sua visita). Saiba mais sobre alguns deles – e aproveite a programação
CCBB
Obras do cinema europeu, asiático e nacional são contempladas nas mostras do Centro Cultural Banco do Brasil, muitas homenageando cineastas. R. Álvares Penteado, 112, Centro, 3113-3651.
CCSP
O Centro Cultural São Paulo costuma abrir espaço para exibições temáticas, homenagens a diferentes gêneros e diretores, e seleções que destacam movimentos cinematográficos específicos. O edifício também conta com biblioteca, jardins, espaço de estudo e programação que inclui exposições artísticas, atividades literárias, e apresentações de dança, música e teatro. R. Vergueiro, 1.000, metrô Vergueiro, 3397-4002.
CINEMATECA BRASILEIRA
Raridades e homenagens são comuns nas sessões, que também resgatam algumas tradições do cinema com programas como o Clássicos ao Ar Livre, exibição gratuita em uma tela na área externa do local. Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, V. Clementino, 3512-6111.
CINE OLIDO
Um dos cinemas de rua mais antigos da cidade, o espaço foi inaugurado em 1957, dentro da Galeria Olido, com a exibição do filme ‘Tarde Demais para Esquecer’, dirigido pelo americano Leo McCarey. Atualmente, recebe programação que inclui lançamentos nacionais e estrangeiros a preço popular (R$ 4). Av. São João, 473, Centro, 3331-8399.
CINE SEGALL
Instalado dentro do Museu Lasar Segall, apresenta filmes independentes e mostras especiais, com clássicos. A ‘Sessão das 3’ já virou tradição no local e organiza sessões sempre às 15h, a preço popular (R$ 4). R. Berta, 111, V. Mariana, 2159-0400.
CINESESC
Além de integrar eventos como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o espaço faz sessões especiais como a CineClubinho, que exibe filmes infantis gratuitamente. R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, 3087-0500.
CINUSP
Criado em 1993, tem mostras temáticas gratuitas, além de palestras e debates. Possui salas na Cidade Universitária (R. do Anfiteatro, 181, Colmeia – Favo 4, 3091-3540) e na Vila Buarque (R. Maria Antônia, 294, 3123-5202).
IMS
Retrospectivas e cópias restauradas compõem a programação do Instituto Moreira Salles, que também exibe alguns lançamentos. Av. Paulista, 2.424, metrô Consolação, 2842-9120.
MIS
Cineastas brasileiros e estrangeiros têm destaque na programação da sala que fica no Museu da Imagem e do Som, entre títulos clássicos e atuais. Av. Europa, 158, Jd. Europa, 2117-4777.