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"Os bancos têm investido mais em sistemas de autoatendimento e de relacionamento com clientes a longa distância, como internet, e dado menor atenção ao atendimento pessoal, que ainda é muito procurado no mercado, principalmente por idosos", afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Góes, ao ser questionado sobre problemas envolvendo a longa espera na fila das agências bancárias.

Para evitar reclamações, o próprio setor criou uma norma para se autorregular. Desde 2009, de acordo com regra da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), há um limite de tempo para que o cliente chegue na boca do caixa e tenha sua solicitação atendida. Inicialmente, o prazo máximo era de 30 minutos em dias normais e 40 em dias de pico - desde 2010, esses períodos foram reduzidos para 20 e 30 minutos, respectivamente.

Em 2011, 28% das agências bancárias fiscalizadas foram autuadas pelo Procon-SP por desrespeito à regra – número que representa um crescimento em relação aos 16% verificados no ano anterior.  Os clientes que enfrentarem problemas com a longa espera nas filas podem registrar a reclamação em um dos órgãos de defesa do consumidor ou recorrer à Febraban. A federação orienta, contudo, que a primeira manifestação deve ser feita ao gerente da própria agência, seguida de um registro no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco.


O outro lado

Questionado sobre o caso do professor de música Rafael Calixto, que ficou uma hora e meia na fila de uma agência no Rio de Janeiro (assista ao vídeo), o Santander afirmou que procura realizar o atendimento no tempo previsto na legislação. A instituição financeira disse, ainda, que vai verificar o ocorrido e adotar as providências necessárias.

 

TEMPO DE ESPERA EM FILA DE BANCO

  1. Bullet   Código de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de 1º de janeiro de 2009

“Nos municípios em que não houver leis de tempo de atendimento, o prazo máximo deve ser de 20 minutos em dias normais e 30 em dias de pico.”