Aécio Neves, de 54 anos, é candidato à Presidência da República pela primeira vez. Para prepará-lo para a disputa, o PSDB articulou um processo de reconstrução de sua imagem, que deveria assumir ares de seriedade e maturidade. Precisavam ficar para trás a fama de boêmio e seu passado de aliado do PT. Os fios de cabelo branco começariam a ficar à mostra. Reprodução
Aécio Neves, de 54 anos, é candidato à Presidência da República pela primeira vez. Para prepará-lo para a disputa, o PSDB articulou um processo de reconstrução de sua imagem, que deveria assumir ares de seriedade e maturidade. Precisavam ficar para trás a fama de boêmio e seu passado de aliado do PT. Os fios de cabelo branco começariam a ficar à mostra.
Reprodução
O início da sua trajetória ao lado do avô Tancredo Neves, na década de 1980, percorre seu currículo. Foi a pedido do avô que o mineiro entrou para a política.
Arquivo Pessoal
Aécio participa pela primeira vez de uma eleição em 1986. É eleito deputado federal. Em 1989, filia-se ao PSDB e segue na Câmara dos Deputados até 2002.
Reprodução
Em 2003, Aécio assume o governo de Minas Gerais, com apoio de Itamar Franco, do PMDB, partido aliado do governo Lula.
Divulgação - 01.01.2003
Nos dois mandatos à frente do governo mineiro, Aécio mantém relação amistosa com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que lhe rende a imagem de 'tucano de bico vermelho' entre os descontentes com a proximidade.
J.F.Diório/Estadão - 06.10.2005
A partir de 2010, o nome de Aécio começa a ser trabalhado dentro do PSDB para assumir o projeto presidencial da legenda. Para isso, o vínculo com o PT deveria agora dar lugar ao antipetismo. Caberia ao então senador assumir a voz da oposição.
Ed Ferreira/Estadão - 18.12.2012
Aliada à reformulação de sua postura política, o PSDB preocupa-se em afastar de Aécio a imagem boêmia. Em 2013, o senador casa-se com Letícia Weber, de 34 anos. Em 2014, apresenta nas redes sociais as fotos de seus filhos gêmeos, Bernardo e Júlia.
Reprodução
Desde o fim de 2013, Aécio incorpora o discurso de que o Brasil parou, 'perdeu o rumo'. Na campanha eleitoral, o tucano divide-se entre os ataques a Dilma e o compromisso de manter os programas sociais de Lula.
Reprodução