rio2016o legado olímpico

Um parque dividido
em cinco setores

  1. setor 1A pista de BMX permanece, mas a de canoagem slalom vira um canal recreativo e um lago para recreação. Também terá quadras esportivas
  2. setor 2Terá ciclovia, trilhas ecológicas para caminhada e áreas para a prática de ginástica
  3. setor 3Receberá uma minipista de mountain bike e áreas de lazer com churrasqueiras
  4. setor 4Será um espaço para prática de esportes radicais, como skate e BMX, para iniciantes
  5. setor 5Terá um polo de inclusão digital, Clínica da Família e espaço sobre educação ambiental

O complexo fica na divisa das zonas norte e oeste, encravado entre os bairros de Anchieta, Campo dos Afonsos, Deodoro, Guadalupe, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Parque Anchieta, Realengo, Ricardo de Albuquerque e Vila Militar. Ele também faz limite com três municípios populosos da Região Metropolitana do Rio – Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita.

A região é uma das mais pobres do Rio e com a maior concentração de jovens da cidade. O legado olímpico de Deodoro é o mais exaltado pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB).


canoagem slalom
prefeitura do rio

Depois dos Jogos, ele também servirá para treinamento da equipe brasileira de canoagem. “A confederação e a prefeitura, com apoio do Ministério do Esporte, já estabeleceram os padrões básicos de funcionamento simultâneo para a comunidade e para o esporte. Nos finais de semana será de uso público, e nos dias de semana haverá a utilização esportiva”, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

A ideia é fazer algo nos moldes do que ocorre em Foz do Iguaçu, em Itaipu, onde um projeto social revela grandes talentos para a modalidade. “Mais da metade dos atuais integrantes da Equipe Permanente sediada em Foz do Iguaçu é de canoístas formados nessa escola”, revela Tomasini.

Uma atleta que treina em Itaipu é Ana Sátila, principal esperança do Brasil na modalidade. “Eu estava em Londres na edição passada e foi muito emocionante. Agora no Rio com certeza será muito melhor, ainda por cima porque depois teremos um local ótimo para treinar. Estou muito feliz.”

legado
Lago recreativo divulgação

O Canal de Deodoro foi construído com a mesma tecnologia desenvolvida em Londres no Canal Lee Valley, onde ocorreram as disputas dos Jogos Olímpicos em 2012. Ambos foram projetados pelos norte-americanos John Felton e Bob Campbell, que já pensaram no legado após os Jogos.

Inicialmente, o canal de canoagem slalom seria desfeito, mas depois de uma negociação com a prefeitura do Rio chegou-se ao acordo de que ela será mantida. Nos fins de semana, a área de aquecimento se transformará em lago para o lazer.

Canal recreativo divulgação

Um dado interessante é que alguns países souberam usar o equipamento esportivo novo para ter uma ótima geração de atletas. “Os índices dos atletas da Austrália e da Inglaterra, por exemplo, cresceram muito depois da construção dos canais artificiais em seus respectivos países para os Jogos Olímpicos. Esse é o legado”, explica João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

bmx

Ela participou do evento-teste realizado no início do mês. “Gostei muito da pista. Ela tem característica de salto, uma vantagem pra mim, já que este é meu ponto forte. O trajeto todo também é muito bom, principalmente na segunda reta, com uma sequência de saltos que exige muita técnica. É minha parte favorita”, conta.

Priscilla acha que a criação da pista pode ajudar, inclusive, a modalidade a se tornar mais popular no País. A própria inclusão do BMX no programa olímpico, em 2008, já havia dado um grande impulso nisso. Agora a batalha da atleta será para se classificar para os Jogos.

“Tenho chance de disputar essa Olimpíada, o que gera uma grande expectativa, já que trabalho para isso desde 2008, mesmo sendo muito nova na época. Sonho com isso diariamente e espero conseguir ao menos uma final junto à minha torcida e representar bem o meu país.”

Ela apenas lamenta não poder treinar com frequência na nova pista, pois a proibição é uma norma do Comitê Olímpico Internacional. “Logo depois dos Jogos do Rio, com certeza irei praticar muito por lá, até pela estrutura única que a pista possui. Será um local perfeito para treinar em alto nível”, conclui Priscilla.