Com a alma do Rio
Modalidade olímpica desde 1996, é um dos esportes que mais se identificam com o carioca
COMO É O JOGO
Disputado por duplas, elas têm o objetivo de fazer a bola tocar a quadra do adversário ou impedir que ele a mande de volta
CLIMA
Raios, temporais ou ventos fortes podem interromper uma partida
Por causa da intensidade de luz refletida na areia, óculos de sol são itens muito usados
Os atletas usam protetor solar para se proteger da grande exposição
ao sol
Embora amorteça as quedas, a areia dificulta as passadas, tornando lento o ritmo do jogo. Saber se mover na areia sem afundar demais os pés é fundamental
PONTUAÇÃO
Marca-se ponto a cada vez que uma dupla acerta a bola na quadra adversária; os adversários não conseguem devolver a bola; cometem falta ou são penalizados pela arbitragem
A ARENA
Disputado na areia fina, cuja altura na quadra não pode ser menor que 40 cm, o que é exigido por causa das competições organizadas fora da praia. A área de jogo não pode ser coberta
A área total é um pouco menor que a do vôlei de quadra, para compensar o menor número de jogadores
8 m
8 m
16 m
TÉCNICA
Os fundamentos são os mesmos usados na quadra, porém a areia faz com que a dinâmica do jogo seja outra. A boa colocação em quadra somada à antecipação das jogadas são qualidades indispensáveis
DE TRÊS EM TRÊS
Os jogadores só podem tocar na bola alternadamente. São permitidos no máximo três toques na bola antes de passá-la para o outro lado. Em geral, esses toques se dividem em recepção, levantamento e ataque
JUÍZES
São dois juízes, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede. Além deles, quatro fiscais de linha auxiliam a arbitragem cuidando dos limites da quadra
DURAÇÃO
As partidas são disputadas em melhor de três sets e vence quem conquista dois deles. Os dois primeiros sets fecham em 21 pontos e o terceiro é um set-desempate, fechando em 15, com diferença mínima de dois pontos
BOLA
Tem as mesmas medidas da usada na quadra, porém a pressão é menor para torná-la mais pesada e estável a céu aberto, pois está sujeita às correntes de ar típicas da praia
21,3 cm
280 g
O saque pode ser feito de qualquer parte da linha de fundo
1
2
O parceiro se coloca mais perto da rede, se antecipando caso a rebatida caia ali
Não existem posições fixas, apenas a noção de rede e fundo. Os jogadores se alternam na função de cobrir essas áreas
Na recepção, se um jogador recebe o saque [1], o outro se desloca para levantar a bola [2]
O levantamento corresponde a preparar a bola para que o parceiro ataque
Área de alcance (cobertura)
2
Na defesa, a dupla deve se posicionar de modo a dividir o espaço e cobri-lo o máximo possível
O jogador coloca a bola numa altura que seja suficiente para o parceiro se deslocar e atingi-la, sem tocar na rede (falta)
É possível jogar a bola para o lado adversário já no 2º toque, sobretudo se houver uma área descoberta pela defesa
O ataque deve encerrar o ponto colocando a bola na quadra ou inviabilizando a defesa
A
3
B
Na areia, a antecipação é decisiva. O jogador pode bloquear o ataque [A] ou, se perceber que é outra a intenção do atacante, ficar aguardando a largada [B]. O parceiro se posiciona do meio para a diagonal do ataque
Quem ataca [3] tem opção de bater forte no fundo (paralela ou diagonal) ou largar a bola. Bater contra o bloqueio, empurrando a bola para fora, também é um recurso
A REDE
As quadras são separadas por uma rede. Se a bola tocar na rede e ultrapassá-la, está em jogo. Se não, ponto do adversário
1 m
M: 2,43 m
F: 2,24 m
Com a alma do Rio
Modalidade olímpica desde 1996, é um dos esportes que mais se identificam com o carioca
COMO É O JOGO
Disputado por duplas, elas têm o objetivo de fazer a bola tocar a quadra do adversário ou impedir que ele a mande de volta
CLIMA
Raios, temporais ou ventos fortes podem interromper uma partida
Por causa da intensidade de luz refletida na areia, óculos de sol são itens muito usados
Os atletas usam protetor solar para se proteger da grande exposição ao sol
Embora amorteça as quedas, a areia dificulta as passadas, tornando lento o ritmo do jogo. Saber se mover na areia sem afundar demais os pés é fundamental
PONTUAÇÃO
Marca-se um ponto a cada vez que uma dupla acerta a bola na quadra do adversário; os adversários não conseguem devolver a bola; cometem falta ou são penalizados pela arbitragem
A ARENA
Disputado na areia fina, cuja altura na quadra não pode ser menor que 40 cm, o que é exigido por causa das competições organizadas fora da praia. A área de jogo não pode ser coberta
A área total é um pouco menor que a do vôlei de quadra, para compensar o menor número de jogadores
8 m
8 m
16 m
TÉCNICA
Os fundamentos são os mesmos usados na quadra, porém a areia faz com que a dinâmica do jogo seja outra. A boa colocação em quadra somada à antecipação das jogadas são qualidades indispensáveis
DE TRÊS EM TRÊS
Os jogadores só podem tocar na bola alternadamente. São permitidos no máximo três toques na bola antes de passá-la para o outro lado. Em geral, esses toques se dividem em recepção, levantamento e ataque
JUÍZES
São dois juízes, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede. Além deles, quatro fiscais de linha auxiliam a arbitragem cuidando dos limites da quadra
DURAÇÃO
As partidas são disputadas em melhor de três sets e vence quem conquista dois deles. Os dois primeiros sets fecham em 21 pontos e o terceiro é um set-desempate, fechando em 15, com diferença mínima de dois pontos
BOLA
Tem as mesmas medidas da usada na quadra, porém a pressão é menor para torná-la mais pesada e estável a céu aberto, pois está sujeita às correntes de ar típicas da praia
21,3 cm
280 g
Não existem posições fixas, apenas a noção de rede e fundo. Os jogadores se alternam na função de cobrir essas áreas
O saque pode ser feito de qualquer parte da linha de fundo
1
2
Na recepção, se um jogador recebe o saque [1], o outro se desloca para levantar a bola [2]
O parceiro se coloca mais perto da rede, se antecipando caso a rebatida caia ali
O levantamento corresponde a preparar a bola para que o parceiro ataque
O jogador coloca a bola numa altura que seja suficiente para o parceiro se deslocar e atingi-la, sem tocar na rede (falta)
Área de alcance (cobertura)
2
É possível jogar a bola para o lado adversário já no 2º toque, sobretudo se houver uma área descoberta pela defesa
Na defesa, a dupla deve se posicionar de modo a dividir o espaço e cobri-lo o máximo possível
O ataque deve encerrar o ponto colocando a bola na quadra ou inviabilizando a defesa
A
3
B
Quem ataca [3] tem opção de bater forte no fundo (paralela ou diagonal) ou largar a bola. Bater contra o bloqueio, empurrando a bola para fora, também é um recurso
Na areia, a antecipação é decisiva. O jogador pode bloquear o ataque [A] ou, se perceber que é outra a intenção do atacante, ficar aguardando a largada [B]. O parceiro se posiciona do meio para a diagonal do ataque
A REDE
As quadras são separadas por uma rede. Se a bola tocar na rede e ultrapassá-la, está em jogo. Se não, ponto do adversário
1 m
M: 2,43 m
F: 2,24 m