Bola nas alturas
Modalidade bastante popular no Brasil alia técnica, força e estratégia em grandes duelos
COMO É O JOGO
As equipes se enfrentam com o objetivo de colocar a bola no chão da quadra do adversário ou fazer com que ele não consiga devolvê-la. Vence quem somar três sets
Os jogadores usam uma tornozeleira especial, com uma espécie de tala para evitar torções ao voltar do salto
Joelheiras são usadas para evitar contusões, sobretudo ao defender, quando é comum se apoiar nos joelhos
CLIMATIZAÇÃO
O vôlei tem limites de temperatura e luminosidade para a realização dos jogos.
A temperatura deve ficar entre 16° e 25°C e a luminosidade, entre 1.000 e 1.500 Lux (um dia claro nublado)
A QUADRA
O piso é composto por uma camada de borracha, uma de adesivo e uma terceira de plástico levemente antiderrapante. Para evitar acidentes, o jogo é interrompido para secar a quadra quando algum jogador cai, deixando suor no piso
Linha central
Não pode ser pisada ou cruzada de um lado para outro com a bola em jogo
Linha de ataque
À exceção do líbero, os outros jogadores de fundo só podem atacar se saltarem de antes dela e sem pisá-la
9 m
3 m
9 m
18 m
O saque pode ser dado de qualquer lugar da linha de fundo, desde que dentro dos limites da quadra e sem pisar na linha
SEGREDOS
Os jogadores combinam o ataque através de sinais, feitos com as mãos nas costas
Bola alta
Usada para ataques lentos, quando o passe não chega nas condições ideais
Tempo na frente
Bola rápida. Pode deixar o atacante só ou com um bloqueio simples
China
Lance com bola chutada nas costas do levantador para o atacante de meio
TÉCNICA
Os jogadores de um time podem dar apenas três toques na bola, de forma alternada, antes de mandá-la para o outro lado. Cada ação corresponde a um fundamento específico
Saque
Pode ser precedido de um salto (viagem) ou dado com os pés no chão. Deve dificultar a defesa. Ace é o ponto direto
Recepção/passe
O movimento mais usado é a manchete. Deve amortecer a bola colocando-a nas mãos do levantador
Manchete
(braços esticados)
Saque
viagem
Ataque
A principal ação é a cortada: se bate com uma das mãos abertas e para baixo
Levantamento
O levantador deve arguer a bola na altura adequada para a execução das jogadas de ataque
Toque (mãos abertas)
Cortada
Bloqueio (simples,
duplo ou triplo)
Defesa
Começa no bloqueio. O jogador pode ainda mergulhar para evitar que a bola toque o chão ou salvá-la com o pé
Mergulho
JUÍZES
São dois árbitros, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede, que acompanha os lances na zona de ataque. Há ainda quatro fiscais de linha que auxiliam a arbitragem fiscalizando os limites da quadra e os últimos toques na bola
Os fiscais de linha usam bandeiras para indicar suas observações
DESAFIO
São dois árbitros, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede, que acompanha os lances na zona de ataque. Há ainda quatro fiscais de linha que auxiliam a arbitragem fiscalizando os limites da quadra e os últimos toques na bola
PONTUAÇÃO
As partidas são em melhor de 5 sets. Os quatro primeiros sets fecham em 25 pontos e o quinto, jogado em caso de empate, vai até 15 pontos, com dois pontos de diferença para fechá-los
POSIÇÕES E RODÍZIO
Os seis jogadores são posicionados em quadra seguindo a numeração de 1 a 6, independentemente de suas funções
Entrada de rede
Saída de rede
Rede
Zona de ataque
4
3
2
Zona de defesa
5
6
1
Saque
Rodízio
Sempre que uma equipe recupera o saque, seus jogadores trocam de posição, movendo-se em sentido horário
Ao receberem um saque, os jogadores devem ficar em suas posições, porém podem estar arranjados de acordo com o sistema defensivo, desde que não ultrapassem seu correspondente (1-2, 6-3, 5-4)
INFILTRAÇÃO E FUNÇÕES
Cada jogador tem uma função e cada uma delas é executada num lugar da quadra. Por isso, quando a bola é posta em jogo, eles trocam de lugar, deixando suas posições no rodízio
L: Levantador
P: Pontas
C: Centrais
O: Oposto
LB: Líbero
P
C
L
O
LB
P
O levantador ocupa o terço direito da rede, com opções de ataque pelo meio, meio-fundo, entrada e saída de rede. Para isso, o oposto deve infiltrar para a posição 1, atacando por trás do levantador
O líbero só pode atuar na zona de defesa e não pode atacar ou sacar. Usa uniforme diferente e é substituído ao chegar à posição 4
A REDE
As quadras são separadas por uma rede, que não pode ser tocada pelos jogadores. Se a bola tocar na rede e ultrapassá-la, está em jogo. Se não, ponto do adversário
As antenas limitam a área por onde a bola deve passar em saques e ataques
1 m
M: 2,43 m
F: 2,24 m
Considerando a altura do homem médio 1,80 m. Jogadores de vôlei têm, em média, 15 cm a mais
A BOLA
Teve a pressão interna modificada para reduzir a velocidade das partidas, porém não tanto como na praia
As cores ajudam a perceber a rotação e velocidade
21,3 cm
280 g
Bola nas alturas
Modalidade bastante popular no Brasil alia técnica,
força e estratégia em grandes duelos
COMO É O JOGO
As equipes se enfrentam com o objetivo de colocar a bola no chão da quadra do adversário ou fazer com que ele não consiga devolvê-la. Vence quem somar três sets
CLIMATIZAÇÃO
O vôlei tem limites de temperatura e luminosidade para a realização dos jogos.
A temperatura deve ficar entre 16° e 25°C e a luminosidade, entre 1.000 e 1.500 Lux (um dia claro nublado)
Os jogadores usam uma tornozeleira especial, com uma espécie de tala para evitar torções ao voltar do salto
Joelheiras são usadas para evitar contusões, sobretudo ao defender, quando é comum se apoiar nos joelhos
A QUADRA
O piso é composto por uma camada de borracha, uma de adesivo e uma terceira de plástico levemente antiderrapante. Para evitar acidentes, o jogo é interrompido para secar a quadra quando algum jogador cai, deixando suor no piso
Linha central. Não pode ser pisada ou cruzada de um lado para outro com a bola em jogo
Linha de ataque.
À exceção do líbero, os outros jogadores de fundo só podem atacar se saltarem de antes dela e sem pisá-la
O saque pode ser dado de qualquer lugar da linha de fundo, desde que dentro dos limites da quadra e sem pisar na linha
9 m
3 m
9 m
18 m
SEGREDOS
Os jogadores combinam o ataque através de sinais, feitos com as mãos nas costas
Tempo na frente
Bola rápida. Pode deixar o atacante só ou com um bloqueio simples
Bola alta
Usada para ataques lentos, quando o passe não chega nas condições ideais
China
Lance com bola chutada nas costas do levantador para o atacante de meio
TÉCNICA
Os jogadores de um time podem dar apenas três toques na bola, de forma alternada, antes de mandá-la para o outro lado. Cada ação corresponde a um fundamento específico
Saque
Pode ser precedido de um salto (viagem) ou dado com os pés no chão. Deve dificultar a defesa. Ace é o ponto direto
Recepção/passe
O movimento mais usado é a manchete. Deve amortecer a bola colocando-a nas mãos do levantador
Levantamento
O levantador deve arguer a bola na altura adequada para a execução das jogadas de ataque
Manchete
(braços esticados)
Toque (mãos abertas)
Saque
viagem
Ataque
A principal ação é a cortada: se bate com uma das mãos abertas e para baixo
Defesa
Começa no bloqueio. O jogador pode ainda mergulhar para evitar que a bola toque o chão ou salvá-la com o pé
Mergulho
Bloqueio (simples,
duplo ou triplo)
Cortada
JUÍZES
São dois árbitros, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede, que acompanha os lances na zona de ataque. Há ainda quatro fiscais de linha que auxiliam a arbitragem fiscalizando os limites da quadra e os últimos toques na bola
Os fiscais de linha usam bandeiras para indicar suas observações
DESAFIO
O técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido à sua equipe. Um replay é exibido então para outros juízes que avaliam se a reivindicação procede
PONTUAÇÃO
As partidas são em melhor de 5 sets. Os quatro primeiros sets fecham em 25 pontos e o quinto, jogado em caso de empate, vai até 15 pontos, com dois pontos de diferença para fechá-los
POSIÇÕES E RODÍZIO
Os seis jogadores são posicionados em quadra seguindo a numeração de 1 a 6, independentemente de suas funções
Entrada de rede
Saída de rede
Rodízio
Sempre que uma equipe recupera o saque, seus jogadores trocam de posição, movendo-se em sentido horário
Rede
Zona de ataque
4
3
2
Ao receberem um saque, os jogadores devem ficar em suas posições, porém podem estar arranjados de acordo com o sistema defensivo, desde que não ultrapassem seu correspondente (1-2, 6-3, 5-4)
Zona de defesa
5
6
1
Saque
INFILTRAÇÃO E FUNÇÕES
Cada jogador tem uma função e cada uma delas é executada num lugar da quadra. Por isso, quando a bola é posta em jogo, eles trocam de lugar, deixando suas posições no rodízio
O levantador ocupa o terço direito da rede, com opções de ataque pelo meio, meio-fundo, entrada e saída de rede. Para isso, o oposto deve infiltrar para a posição 1, atacando por trás do levantador
L: Levantador
P: Pontas
C: Centrais
O: Oposto
LB: Líbero
P
C
L
O
LB
P
O líbero só pode atuar na zona de defesa e não pode atacar ou sacar. Usa uniforme diferente e é substituído ao chegar à posição 4
A REDE
As quadras são separadas por uma rede, que não pode ser tocada pelos jogadores. Se a bola tocar na rede e ultrapassá-la, está em jogo. Se não, ponto do adversário
As antenas limitam a área por onde a bola deve passar em saques e ataques
1 m
M: 2,43 m
F: 2,24 m
Considerando a altura do homem médio 1,80 m. Jogadores de vôlei têm, em média, 15 cm a mais
A BOLA
Teve a pressão interna modificada para reduzir a velocidade das partidas, porém não tanto como na praia
As cores ajudam a perceber a rotação e velocidade
21,3 cm
280 g