Bola nas alturas

 

Modalidade bastante popular no Brasil alia técnica, força e estratégia em grandes duelos

 

COMO É O JOGO

As equipes se enfrentam com o objetivo de colocar a bola no chão da quadra do adversário ou fazer com que ele não consiga devolvê-la. Vence quem somar três sets

Os jogadores usam uma tornozeleira especial, com uma espécie de tala para evitar torções ao voltar do salto

Joelheiras são usadas para evitar contusões, sobretudo ao defender, quando é comum se apoiar nos joelhos

CLIMATIZAÇÃO

O vôlei tem limites de temperatura e luminosidade para a realização dos jogos.

A temperatura deve ficar entre 16° e 25°C e a luminosidade, entre 1.000 e 1.500 Lux (um dia claro nublado)

A QUADRA

O piso é composto por uma camada de borracha, uma de adesivo e uma terceira de plástico levemente antiderrapante. Para evitar acidentes, o jogo é interrompido para secar a quadra quando algum jogador cai, deixando suor no piso

Linha central

Não pode ser pisada ou cruzada de um lado para outro com a bola em jogo

Linha de ataque

À exceção do líbero, os outros jogadores de fundo só podem atacar se saltarem de antes dela e sem pisá-la

9 m

3 m

9 m

18 m

O saque pode ser dado de qualquer lugar da linha de fundo, desde que dentro dos limites da quadra e sem pisar na linha

SEGREDOS

Os jogadores combinam o ataque através de sinais, feitos com as mãos nas costas

Bola alta

Usada para ataques lentos, quando o passe não chega nas condições ideais

Tempo na frente

Bola rápida. Pode deixar o atacante só ou com um bloqueio simples

China

Lance com bola chutada nas costas do levantador para o atacante de meio

TÉCNICA

Os jogadores de um time podem dar apenas três toques na bola, de forma alternada, antes de mandá-la para o outro lado. Cada ação corresponde a um fundamento específico

Saque

Pode ser precedido de um salto (viagem) ou dado com os pés no chão. Deve dificultar a defesa. Ace é o ponto direto

Recepção/passe

O movimento mais usado é a manchete. Deve amortecer a bola colocando-a nas mãos do levantador

Manchete

(braços esticados)

Saque

viagem

Ataque

A principal ação é a cortada: se bate com uma das mãos abertas e para baixo

Levantamento

O levantador deve arguer a bola na altura adequada para a execução das jogadas de ataque

Toque (mãos abertas)

Cortada

Bloqueio (simples,

duplo ou triplo)

Defesa

Começa no bloqueio. O jogador pode ainda mergulhar para evitar que a bola toque o chão ou salvá-la com o pé

Mergulho

JUÍZES

São dois árbitros, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede, que acompanha os lances na zona de ataque. Há ainda quatro fiscais de linha que auxiliam a arbitragem fiscalizando os limites da quadra e os últimos toques na bola

Os fiscais de linha usam bandeiras para indicar suas observações

DESAFIO

São dois árbitros, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede, que acompanha os lances na zona de ataque. Há ainda quatro fiscais de linha que auxiliam a arbitragem fiscalizando os limites da quadra e os últimos toques na bola

PONTUAÇÃO

As partidas são em melhor de 5 sets. Os quatro primeiros sets fecham em 25 pontos e o quinto, jogado em caso de empate, vai até 15 pontos, com dois pontos de diferença para fechá-los

POSIÇÕES E RODÍZIO

Os seis jogadores são posicionados em quadra seguindo a numeração de 1 a 6, independentemente de suas funções

Entrada de rede

Saída de rede

Rede

Zona de ataque

4

3

2

Zona de defesa

5

6

1

Saque

Rodízio

Sempre que uma equipe recupera o saque, seus jogadores trocam de posição, movendo-se em sentido horário

Ao receberem um saque, os jogadores devem ficar em suas posições, porém podem estar arranjados de acordo com o sistema defensivo, desde que não ultrapassem seu correspondente (1-2, 6-3, 5-4)

INFILTRAÇÃO E FUNÇÕES

Cada jogador tem uma função e cada uma delas é executada num lugar da quadra. Por isso, quando a bola é posta em jogo, eles trocam de lugar, deixando suas posições no rodízio

L: Levantador

P: Pontas

C: Centrais

O: Oposto

LB: Líbero

P

C

L

O

LB

P

O levantador ocupa o terço direito da rede, com opções de ataque pelo meio, meio-fundo, entrada e saída de rede. Para isso, o oposto deve infiltrar para a posição 1, atacando por trás do levantador

O líbero só pode atuar na zona de defesa e não pode atacar ou sacar. Usa uniforme diferente e é substituído ao chegar à posição 4

A REDE

As quadras são separadas por uma rede, que não pode ser tocada pelos jogadores. Se a bola tocar na rede e ultrapassá-la, está em jogo. Se não, ponto do adversário

As antenas limitam a área por onde a bola deve passar em saques e ataques

1 m

M: 2,43 m

F: 2,24 m

Considerando a altura do homem médio 1,80 m. Jogadores de vôlei têm, em média, 15 cm a mais

A BOLA

Teve a pressão interna modificada para reduzir a velocidade das partidas, porém não tanto como na praia

As cores ajudam a perceber a rotação e velocidade

21,3 cm

280 g

Bola nas alturas

Modalidade bastante popular no Brasil alia técnica,

força e estratégia em grandes duelos

 

COMO É O JOGO

As equipes se enfrentam com o objetivo de colocar a bola no chão da quadra do adversário ou fazer com que ele não consiga devolvê-la. Vence quem somar três sets

CLIMATIZAÇÃO

O vôlei tem limites de temperatura e luminosidade para a realização dos jogos.

A temperatura deve ficar entre 16° e 25°C e a luminosidade, entre 1.000 e 1.500 Lux (um dia claro nublado)

Os jogadores usam uma tornozeleira especial, com uma espécie de tala para evitar torções ao voltar do salto

Joelheiras são usadas para evitar contusões, sobretudo ao defender, quando é comum se apoiar nos joelhos

A QUADRA

O piso é composto por uma camada de borracha, uma de adesivo e uma terceira de plástico levemente antiderrapante. Para evitar acidentes, o jogo é interrompido para secar a quadra quando algum jogador cai, deixando suor no piso

Linha central. Não pode ser pisada ou cruzada de um lado para outro com a bola em jogo

Linha de ataque.

À exceção do líbero, os outros jogadores de fundo só podem atacar se saltarem de antes dela e sem pisá-la

O saque pode ser dado de qualquer lugar da linha de fundo, desde que dentro dos limites da quadra e sem pisar na linha

9 m

3 m

9 m

18 m

SEGREDOS

Os jogadores combinam o ataque através de sinais, feitos com as mãos nas costas

Tempo na frente

Bola rápida. Pode deixar o atacante só ou com um bloqueio simples

Bola alta

Usada para ataques lentos, quando o passe não chega nas condições ideais

China

Lance com bola chutada nas costas do levantador para o atacante de meio

TÉCNICA

Os jogadores de um time podem dar apenas três toques na bola, de forma alternada, antes de mandá-la para o outro lado. Cada ação corresponde a um fundamento específico

Saque

Pode ser precedido de um salto (viagem) ou dado com os pés no chão. Deve dificultar a defesa. Ace é o ponto direto

Recepção/passe

O movimento mais usado é a manchete. Deve amortecer a bola colocando-a nas mãos do levantador

Levantamento

O levantador deve arguer a bola na altura adequada para a execução das jogadas de ataque

Manchete

(braços esticados)

Toque (mãos abertas)

Saque

viagem

Ataque

A principal ação é a cortada: se bate com uma das mãos abertas e para baixo

Defesa

Começa no bloqueio. O jogador pode ainda mergulhar para evitar que a bola toque o chão ou salvá-la com o pé

Mergulho

Bloqueio (simples,

duplo ou triplo)

Cortada

JUÍZES

São dois árbitros, sendo um de cadeira, que comanda a partida, e outro de rede, que acompanha os lances na zona de ataque. Há ainda quatro fiscais de linha que auxiliam a arbitragem fiscalizando os limites da quadra e os últimos toques na bola

Os fiscais de linha usam bandeiras para indicar suas observações

DESAFIO

O técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido à sua equipe. Um replay é exibido então para outros juízes que avaliam se a reivindicação procede

PONTUAÇÃO

As partidas são em melhor de 5 sets. Os quatro primeiros sets fecham em 25 pontos e o quinto, jogado em caso de empate, vai até 15 pontos, com dois pontos de diferença para fechá-los

POSIÇÕES E RODÍZIO

Os seis jogadores são posicionados em quadra seguindo a numeração de 1 a 6, independentemente de suas funções

Entrada de rede

Saída de rede

Rodízio

Sempre que uma equipe recupera o saque, seus jogadores trocam de posição, movendo-se em sentido horário

Rede

Zona de ataque

4

3

2

Ao receberem um saque, os jogadores devem ficar em suas posições, porém podem estar arranjados de acordo com o sistema defensivo, desde que não ultrapassem seu correspondente (1-2, 6-3, 5-4)

Zona de defesa

5

6

1

Saque

INFILTRAÇÃO E FUNÇÕES

Cada jogador tem uma função e cada uma delas é executada num lugar da quadra. Por isso, quando a bola é posta em jogo, eles trocam de lugar, deixando suas posições no rodízio

O levantador ocupa o terço direito da rede, com opções de ataque pelo meio, meio-fundo, entrada e saída de rede. Para isso, o oposto deve infiltrar para a posição 1, atacando por trás do levantador

L: Levantador

P: Pontas

C: Centrais

O: Oposto

LB: Líbero

P

C

L

O

LB

P

O líbero só pode atuar na zona de defesa e não pode atacar ou sacar. Usa uniforme diferente e é substituído ao chegar à posição 4

A REDE

As quadras são separadas por uma rede, que não pode ser tocada pelos jogadores. Se a bola tocar na rede e ultrapassá-la, está em jogo. Se não, ponto do adversário

As antenas limitam a área por onde a bola deve passar em saques e ataques

1 m

M: 2,43 m

F: 2,24 m

Considerando a altura do homem médio 1,80 m. Jogadores de vôlei têm, em média, 15 cm a mais

A BOLA

Teve a pressão interna modificada para reduzir a velocidade das partidas, porém não tanto como na praia

As cores ajudam a perceber a rotação e velocidade

21,3 cm

280 g