Sem perder de vista

 

Criado na Inglaterra em 1880, estreou nos Jogos em 1988. De lá pra cá, os chineses levaram 24 das 28 medalhas de ouro olímpicas disputadas

 

Uma partida de tênis de mesa exige muita concentração e preparo físico, pois …

…além de executar movimentos repetitivos, de se deslocar ao redor da mesa, ainda não pode perder de vista a bolinha

A rede que separa as quadras deve manter a altura e tensão ao longo de seus 1,83 m

15,25 cm

CASQUINHA

Se a bola tocar no limite da mesa,

é considerada

em jogo

Em jogo

Fora de jogo

COMO É O JOGO

Usando raquetes, o atleta deve lançar a bolinha sobre a rede para a quadra do adversário de modo a dificultar ou impedir sua devolução. Vence quem conseguir maior número de games

 

PONTUAÇÃO

Um atleta marca ponto quando o adversário lança a bola para fora ou ela fica na rede, ou ainda quando ele não consegue rebatê-la. Se um jogador colocar a mão livre na mesa, o oponente ganha um ponto

 

DURAÇÃO

Os jogos de simples são disputados em melhor de sete games, enquanto os de equipes, em melhor de cinco, com quatro partidas de simples e uma de duplas. Quem fizer 11 pontos primeiro vence o game. Em caso de empate em 10 a 10, vence quem abrir dois pontos de vantagem

 

JUÍZES

São dois, com funções diferentes. Um deles controla o jogo, anuncia os pontos e delibera sobre eles. O outro é um assistente, que controla o placar, o lado oposto ao juiz principal, além de fiscalizar os saques

 

SAQUE

O serviço é alternado a cada dois pontos, ou a cada ponto, em caso de empate em 10 a 10

 

DUPLAS

Nessas partidas, os atletas se revezam a cada saque e a cada rebatida na bola. A velocidade com que se deslocam para bater na bola é intensa

A PEGA DA RAQUETE

Existem dois modos principais de segurar a raquete. Em ambos, o maior problema é o backhand

 

Invenção dos japoneses, a pega de caneta é ideal para um jogo ofensivo mas também compromete no backhand

O mais difundido é o ortodoxo, que funciona bem para atacar e defender mas é lento na passagem do forehand para o backhand

A RAQUETE

Em madeira e coberta com camadas de borracha texturizada, que provoca efeitos nos golpes. Um lado deve ser preto, e outro, vermelho

 

Borracha

Madeira

Borracha

Podem ser de qualquer forma, peso ou tamanho. Porém, há um modelo consensual. As camadas de borracha podem ter no máximo 4 mm

A BOLA

Feita de plástico, é leve (pesa 2,7 g) e deve ter cores que contrastem com a mesa e o local de competição. As cores mais usadas são branco ou laranja

 

4 cm

TÉCNICA

A escola atual valoriza impor efeitos à bolinha de modo a dificultar ou mesmo impedir sua devolução. Alguns dos golpes mais utilizados pelos mesatenistas:

 

Ponto onde a bola é tocada

Movimento da raquete

Angulação da raquete

Direção da bola

Forehand smash

Golpe mais usado. A bola é tocada em alta velocidade e ganha mais rotação

Backhand topspin

O efeito faz a bola cair bruscamente e quicar com pouca altura, dificultando a devolução

 

Backspin

O efeito faz a bola cair mansamente, parando na mesa do oponente

 

A MESA

O tampo de placas de madeira refibrada prensadas e revestidas com uma camada mais lisa, de pouco atrito. Em geral é verde ou azul escura para dar visibilidade à bola, realçando-a por contraste

 

1,5 m

2,75 m

76 cm

Os tradicionais pés da mesa de jogo foram substituídos para os Jogos, porém sem alterar medidas

Sem perder de vista

Criado na Inglaterra em 1880, estreou nos Jogos em 1988. De lá pra cá, os chineses levaram 24 das 28 medalhas de ouro olímpicas disputadas

 

…além de executar movimentos repetitivos, de se deslocar ao redor da mesa, ainda não pode perder de vista a bolinha

Uma partida de tênis de mesa exige muita concentração e preparo físico, pois …

A rede que separa as quadras deve manter a altura e tensão ao longo de seus 1,83 m

15,25 cm

CASQUINHA

Se a bola tocar no limite da mesa, é considerada em jogo

Em jogo

Fora de jogo

COMO É O JOGO

Usando raquetes, o atleta deve lançar a bolinha sobre a rede para a quadra do adversário de modo a dificultar ou impedir sua devolução. Vence quem conseguir maior número de games

 

PONTUAÇÃO

Um atleta marca ponto quando o adversário lança a bola para fora ou ela fica na rede, ou ainda quando ele não consegue rebatê-la. Se um jogador colocar a mão livre na mesa, o oponente ganha um ponto

 

DURAÇÃO

Os jogos de simples são disputados em melhor de sete games, enquanto os de equipes, em melhor de cinco, com quatro partidas de simples e uma de duplas. Quem fizer 11 pontos primeiro vence o game. Em caso de empate em 10 a 10, vence quem abrir dois pontos de vantagem

 

JUÍZES

São dois, com funções diferentes. Um deles controla o jogo, anuncia os pontos e delibera sobre eles. O outro é um assistente, que controla o placar, o lado oposto ao juiz principal, além de fiscalizar os saques

 

SAQUE

O serviço é alternado a cada dois pontos, ou a cada ponto, em caso de empate em 10 a 10

 

DUPLAS

Nessas partidas, os atletas se revezam a cada saque e a cada rebatida na bola. A velocidade com que se deslocam para bater na bola é intensa

A PEGA DA RAQUETE

Existem dois modos principais de segurar a raquete. Em ambos, o maior problema é o backhand

O mais difundido é o ortodoxo, que funciona bem para atacar e defender mas é lento na passagem do forehand para o backhand

Invenção dos japoneses, a pega de caneta é ideal para um jogo ofensivo mas também compromete no backhand

A RAQUETE

Em madeira e coberta com camadas de borracha texturizada, que provoca efeitos nos golpes. Um lado deve ser preto, e outro, vermelho

Podem ser de qualquer forma, peso ou tamanho. Porém, há um modelo consensual. As camadas de borracha podem ter no máximo 4 mm

Borracha

Madeira

Borracha

A BOLA

Feita de plástico, é leve (pesa 2,7 g) e deve ter cores que contrastem com a mesa e o local de competição. As cores mais usadas são branco ou laranja

4 cm

TÉCNICA

A escola atual valoriza impor efeitos à bolinha de modo a dificultar ou mesmo impedir sua devolução. Alguns dos golpes mais utilizados pelos mesatenistas:

Ponto onde a bola é tocada

Angulação da raquete

Direção da bola

Movimento da raquete

Forehand smash

Golpe mais usado. A bola é tocada em alta velocidade e ganha mais rotação

Backhand topspin

O efeito faz a bola cair bruscamente e quicar com pouca altura, dificultando

a devolução

 

Backspin

O efeito faz a bola cair mansamente, parando na mesa do oponente

 

A MESA

O tampo de placas de madeira refibrada prensadas e revestidas com uma camada mais lisa, de pouco atrito. Em geral é verde ou azul escura para dar visibilidade à bola, realçando-a por contraste

Os tradicionais pés da mesa de jogo foram substituídos para os Jogos, porém sem alterar medidas

1,5 m

76 cm

2,75 m