Só para tops
Esporte dá o toque de glamour nos Jogos ao reunir suas maiores estrelas, como num Grand Slam olímpico
COMO É O JOGO
O objetivo é, usando raquetes, lançar a bolinha sobre a rede para a quadra do adversário de modo a dificultar ou impedir sua devolução. Vence quem conseguir maior número de sets
A BOLA
Oca, formada por camadas de borracha e revestida de feltro
A bola é sempre branca ou amarela para contrastar com o fundo da quadra, não importa o piso
6,5 – 7,3 cm
56 – 59,4 g
O piso também determina a aderência do calçado. No saibro, por exemplo, é possível deslizar para chegar na bola, enquanto no sintético, não
A superfície de jogo pode representar risco de contusões, sobretudo em tornozelos e joelhos, devido à aderência
Backhand
o jogador destro golpeia a bola no lado direito com a palma da mão para frente (forehand). Quando a bola vem do lado esquerdo, as costas da mão (backhand) ficam para frente. O mesmo vale para canhotos, invertendo o lado
Forehand
Backhand
PONTUAÇÃO
Os jogos são divididos em sets e disputados em melhor de três sets. Ganha o set quem somar seis games primeiro, tendo, no mínimo, dois de vantagem. Cada game é dividido em pelo menos quatro pontos:
0
15
30
40
Game
Se empatar em 40-40, fecha o game aquele que vencer dois pontos seguidos. O primeiro desses pontos é chamado “vantagem”
1º pt
2º pt
3º pt
4º pt
TIE-BREAK
Se um set estiver empatado em 6 games, é disputado um game desempate de sete pontos, com vantagem mínima de dois. Na Olimpíada haverá tie-break no último set
EXCEÇÕES
A final de simples masculina é em melhor de cinco sets. Nas duplas mistas, o terceiro set é o match tie-break: quem fizer 10 pontos primeiro, com no mínimo dois pontos de vantagem, vence a partida
TÉCNICA
O atleta deve dominar os tipos de batida na bola, conseguindo efeitos diferentes, e também os golpes adequados para cada situação de jogo. Quanto maior esse repertório, mais eficiente será
Raquete
Em fibra de carbono, tem cordas sintéticas ou de fibra natural. Pesam em média 300 g
*No máximo
73,7* cm
SAQUE OU SERVIÇO
O sacador é escolhido por sorteio. O saque começa sempre à direita da linha de centro, alternando o lado a cada ponto, e deve ser cruzado, com a bola quicando dentro da área de saque do adversário
Área de saque
Jogador
Bola
São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável
São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável
O saque é feito atrás da linha de fundo
O atleta lança a bola para o alto e…
2
1
…a golpeia acima da cabeça
A ideia é dificultar ou impedir a devolução
TROCA DE BOLAS
Os atletas ficam no fundo da quadra trocando bolas e procurando dificultar a devolução
Os deslocamentos são horizontais e os golpes longos e fortes
O corpo equilibrado e voltado para frente
SUBINDO À REDE
Um jogador tenta surpreender o outro, diminuindo a distância do golpe para matar a jogada
O atleta ataca perto da rede, sem deixar quicar e em diagonal
Voleios
O tronco mais baixo. Golpes curtos
FINALIZANDO
Ataques que definem o ponto, envolvendo força ou precisão, sem dar chances de defesa
Drop
shot
Encobre o rival, jogando a bola no fundo (lob) ou pinga a bola rente à rede (drop shot)
Lob
Smash
Bate forte na bola, como numa cortada (smash)
DUPLAS
Os parceiros se alternam no saque e no recebimento a cada game. Com a bola em jogo, apenas um toque de cada lado nas trocas. Além do torneio de duplas masculino e feminino, é disputado um misto
Recebedor
Sacador
Um faz o fundo e o parceiro joga mais próximo da rede, fazendo ou interceptando voleios
JUÍZES
Um juiz de cadeira delibera sobre todo o jogo, além de anunciar o placar. Além dele, um juiz responde pela rede. Existem ainda fiscais de linha e de centro, para observar infrações nos limites da quadra
OLHOS DE ÁGUIA
Câmeras especiais registram se a bola atingiu os limites da quadra de jogo. Pela velocidade dos golpes, esse registro é usado para confirmar ou rever decisões da arbitragem
QUADRA
São demarcadas para jogos de simples e de duplas (largura maior). A rede é 16 cm mais baixa no centro
5,5 m
6,4 m
23,7 m
8,2 m
11 m
107 cm
91 cm
TIPOS DE COBERTURA
Podem ser usados quatro tipos de piso, que interferem no quique da bola e no modo de jogar
Piso
Saibro
Grama
Cimento
Sintético
Rally
Longo
Curto
Médio
Médio
Velocidade
Lento
Rápido
Médio
Médio/rápido
Piso
Saibro
Grama
Cimento
Sintético
Favorece
Trocas
Saque/voleio
Variações
Golpes agressivos
No Grand Slam
Roland Garros
Wimbledon
US Open
Australian Open
COMO A BOLA SE COMPORTA
Altura e velocidade da bola variam de acordo com o tipo de superfície da quadra
Faz a bola espirrar, mais baixa e veloz
Os mais regulares. Velocidade e altura médias
O piso amortece o impacto, reduzindo a velocidade da bola
Saibro
Cimento/Sintético
Grama
Só para tops
Esporte dá o toque de glamour nos Jogos ao reunir suas maiores estrelas, como num Grand Slam olímpico
COMO É O JOGO
O objetivo é, usando raquetes, lançar a bolinha sobre a rede para a quadra do adversário de modo a dificultar ou impedir sua devolução. Vence quem conseguir maior número de sets
Raquete
Em fibra de carbono, tem cordas sintéticas ou de fibra natural. Pesam em média 300 g
31,7* cm
73,7* cm
*No máximo
A BOLA
Oca, formada por camadas de borracha e revestida de feltro
Backhand
o jogador destro golpeia a bola no lado direito com a palma da mão para frente (forehand). Quando a bola vem do lado esquerdo, as costas da mão (backhand) ficam para frente. O mesmo vale para canhotos, invertendo o lado
6,5 – 7,3 cm
56 – 59,4 g
A bola é sempre branca ou amarela para contrastar com o fundo da quadra, não importa o piso
Backhand
Forehand
O piso também determina a aderência do calçado. No saibro, por exemplo, é possível deslizar para chegar na bola, enquanto no sintético, não
A superfície de jogo pode representar risco de contusões, sobretudo em tornozelos e joelhos, devido à aderência
PONTUAÇÃO
Os jogos são divididos em sets e disputados em melhor de três sets. Ganha o set quem somar seis games primeiro, tendo, no mínimo, dois de vantagem. Cada game é dividido em pelo menos quatro pontos:
0
15
30
40
Game
1º pt
2º pt
3º pt
4º pt
Se empatar em 40-40, fecha o game aquele que vencer dois pontos seguidos. O primeiro desses pontos é chamado “vantagem”
TIE-BREAK
Se um set estiver empatado em 6 games, é disputado um game desempate de sete pontos, com vantagem mínima de dois. Na Olimpíada haverá tie-break no último set
EXCEÇÕES
A final de simples masculina é em melhor de cinco sets. Nas duplas mistas, o terceiro set é o match tie-break: quem fizer 10 pontos primeiro, com no mínimo dois pontos de vantagem, vence a partida
TÉCNICA
O atleta deve dominar os tipos de batida na bola, conseguindo efeitos diferentes, e também os golpes adequados para cada situação de jogo. Quanto maior esse repertório, mais eficiente será
Raquete
Em fibra de carbono, tem cordas sintéticas ou de fibra natural. Pesam em média 300 g
*No máximo
73,7* cm
SAQUE OU SERVIÇO
O sacador é escolhido por sorteio. O saque começa sempre à direita da linha de centro, alternando o lado a cada ponto, e deve ser cruzado, com a bola quicando dentro da área de saque do adversário
São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável
Área de saque
Jogador
Bola
São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável
O saque é feito atrás da linha de fundo
TROCA DE BOLAS
Os atletas ficam no fundo da quadra trocando bolas e procurando dificultar a devolução
Jogador
Os deslocamentos são horizontais e os golpes longos e fortes
Bola
O corpo equilibrado e voltado para frente
SUBINDO À REDE
Um jogador tenta surpreender o outro, diminuindo a distância do golpe para matar a jogada
O atleta ataca perto da rede, sem deixar quicar e em diagonal
Jogador
Bola
Voleios
O tronco mais baixo. Golpes curtos
FINALIZANDO
Ataques que definem o ponto, envolvendo força ou precisão, sem dar chances de defesa
Bola
Drop
shot
Encobre o rival, jogando a bola no fundo (lob) ou pinga a bola rente à rede (drop shot)
Lob
Smash
Bate forte na bola, como numa cortada (smash)
DUPLAS
Os parceiros se alternam no saque e no recebimento a cada game. Com a bola em jogo, apenas um toque de cada lado nas trocas. Além do torneio de duplas masculino e feminino, é disputado um misto
Recebedor
Sacador
Um faz o fundo e o parceiro joga mais próximo da rede, fazendo ou interceptando voleios
JUÍZES
Um juiz de cadeira delibera sobre todo o jogo, além de anunciar o placar. Além dele, um juiz responde pela rede. Existem ainda fiscais de linha e de centro, para observar infrações nos limites da quadra
QUADRA
São demarcadas para jogos de simples e de duplas (largura maior). A rede é 16 cm mais baixa no centro
5,5 m
OLHOS DE ÁGUIA
Câmeras especiais registram se a bola atingiu os limites da quadra de jogo. Pela velocidade dos golpes, esse registro é usado para confirmar ou rever decisões da arbitragem
6,4 m
23,7 m
8,2 m
11 m
107 cm
91 cm
TIPOS DE COBERTURA
Podem ser usados quatro tipos de piso, que interferem no quique da bola e no modo de jogar
Piso
Saibro
Grama
Cimento
Sintético
Rally
Longo
Curto
Médio
Médio
Velocidade
Lento
Rápido
Médio
Médio/rápido
Favorece
Trocas
Saque/voleio
Variações
Golpes agressivos
No Grand Slam
Roland Garros
Wimbledon
US Open
Australian Open
COMO A BOLA SE COMPORTA
Altura e velocidade da bola variam de acordo com o tipo de superfície da quadra
O piso amortece o impacto, reduzindo a velocidade da bola
Os mais regulares. Velocidade e altura médias
Saibro
Faz a bola espirrar, mais baixa e veloz
Cimento/Sintético
Grama