Só para tops

Esporte dá o toque de glamour nos Jogos ao reunir suas maiores estrelas, como num Grand Slam olímpico

 

COMO É O JOGO

O objetivo é, usando raquetes, lançar a bolinha sobre a rede para a quadra do adversário de modo a dificultar ou impedir sua devolução. Vence quem conseguir maior número de sets

A BOLA

Oca, formada por camadas de borracha e revestida de feltro

 

A bola é sempre branca ou amarela para contrastar com o fundo da quadra, não importa o piso

6,5 – 7,3 cm

56 – 59,4 g

O piso também determina a aderência do calçado. No saibro, por exemplo, é possível deslizar para chegar na bola, enquanto no sintético, não

A superfície de jogo pode representar risco de contusões, sobretudo em tornozelos e joelhos, devido à aderência

Backhand

o jogador destro golpeia a bola no lado direito com a palma da mão para frente (forehand). Quando a bola vem do lado esquerdo, as costas da mão (backhand) ficam para frente. O mesmo vale para canhotos, invertendo o lado

Forehand

Backhand

PONTUAÇÃO

Os jogos são divididos em sets e disputados em melhor de três sets. Ganha o set quem somar seis games primeiro, tendo, no mínimo, dois de vantagem. Cada game é dividido em pelo menos quatro pontos:

0

15

30

40

Game

Se empatar em 40-40, fecha o game aquele que vencer dois pontos seguidos. O primeiro desses pontos é chamado “vantagem”

1º pt

2º pt

3º pt

4º pt

TIE-BREAK

Se um set estiver empatado em 6 games, é disputado um game desempate de sete pontos, com vantagem mínima de dois. Na Olimpíada haverá tie-break no último set

EXCEÇÕES

A final de simples masculina é em melhor de cinco sets. Nas duplas mistas, o terceiro set é o match tie-break: quem fizer 10 pontos primeiro, com no mínimo dois pontos de vantagem, vence a partida

 

TÉCNICA

O atleta deve dominar os tipos de batida na bola, conseguindo efeitos diferentes, e também os golpes adequados para cada situação de jogo. Quanto maior esse repertório, mais eficiente será

Raquete

Em fibra de carbono, tem cordas sintéticas ou de fibra natural. Pesam em média 300 g

 

*No máximo

73,7* cm

SAQUE OU SERVIÇO

O sacador é escolhido por sorteio. O saque começa sempre à direita da linha de centro, alternando o lado a cada ponto, e deve ser cruzado, com a bola quicando dentro da área de saque do adversário

Área de saque

Jogador

Bola

São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável

São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável

O saque é feito atrás da linha de fundo

O atleta lança a bola para o alto e…

2

1

…a golpeia acima da cabeça

A ideia é dificultar ou impedir a devolução

TROCA DE BOLAS

Os atletas ficam no fundo da quadra trocando bolas e procurando dificultar a devolução

Os deslocamentos são horizontais e os golpes longos e fortes

O corpo equilibrado e voltado para frente

SUBINDO À REDE

Um jogador tenta surpreender o outro, diminuindo a distância do golpe para matar a jogada

O atleta ataca perto da rede, sem deixar quicar e em diagonal

Voleios

O tronco mais baixo. Golpes curtos

FINALIZANDO

Ataques que definem o ponto, envolvendo força ou precisão, sem dar chances de defesa

Drop

shot

Encobre o rival, jogando a bola no fundo (lob) ou pinga a bola rente à rede (drop shot)

Lob

Smash

Bate forte na bola, como numa cortada (smash)

DUPLAS

Os parceiros se alternam no saque e no recebimento a cada game. Com a bola em jogo, apenas um toque de cada lado nas trocas. Além do torneio de duplas masculino e feminino, é disputado um misto

Recebedor

Sacador

Um faz o fundo e o parceiro joga mais próximo da rede, fazendo ou interceptando voleios

JUÍZES

Um juiz de cadeira delibera sobre todo o jogo, além de anunciar o placar. Além dele, um juiz responde pela rede. Existem ainda fiscais de linha e de centro, para observar infrações nos limites da quadra

OLHOS DE ÁGUIA

Câmeras especiais registram se a bola atingiu os limites da quadra de jogo. Pela velocidade dos golpes, esse registro é usado para confirmar ou rever decisões da arbitragem

QUADRA

São demarcadas para jogos de simples e de duplas (largura maior). A rede é 16 cm mais baixa no centro

5,5 m

6,4 m

23,7 m

8,2 m

11 m

107 cm

91 cm

TIPOS DE COBERTURA

Podem ser usados quatro tipos de piso, que interferem no quique da bola e no modo de jogar

Piso

Saibro

Grama

Cimento

Sintético

Rally

Longo

Curto

Médio

Médio

Velocidade

Lento

Rápido

Médio

Médio/rápido

Piso

Saibro

Grama

Cimento

Sintético

Favorece

Trocas

Saque/voleio

Variações

Golpes agressivos

No Grand Slam

Roland Garros

Wimbledon

US Open

Australian Open

COMO A BOLA SE COMPORTA

Altura e velocidade da bola variam de acordo com o tipo de superfície da quadra

Faz a bola espirrar, mais baixa e veloz

Os mais regulares. Velocidade e altura médias

O piso amortece o impacto, reduzindo a velocidade da bola

Saibro

Cimento/Sintético

Grama

Só para tops

Esporte dá o toque de glamour nos Jogos ao reunir suas maiores estrelas, como num Grand Slam olímpico

 

COMO É O JOGO

O objetivo é, usando raquetes, lançar a bolinha sobre a rede para a quadra do adversário de modo a dificultar ou impedir sua devolução. Vence quem conseguir maior número de sets

Raquete

Em fibra de carbono, tem cordas sintéticas ou de fibra natural. Pesam em média 300 g

31,7* cm

73,7* cm

*No máximo

A BOLA

Oca, formada por camadas de borracha e revestida de feltro

Backhand

o jogador destro golpeia a bola no lado direito com a palma da mão para frente (forehand). Quando a bola vem do lado esquerdo, as costas da mão (backhand) ficam para frente. O mesmo vale para canhotos, invertendo o lado

6,5 – 7,3 cm

56 – 59,4 g

A bola é sempre branca ou amarela para contrastar com o fundo da quadra, não importa o piso

Backhand

Forehand

O piso também determina a aderência do calçado. No saibro, por exemplo, é possível deslizar para chegar na bola, enquanto no sintético, não

A superfície de jogo pode representar risco de contusões, sobretudo em tornozelos e joelhos, devido à aderência

PONTUAÇÃO

Os jogos são divididos em sets e disputados em melhor de três sets. Ganha o set quem somar seis games primeiro, tendo, no mínimo, dois de vantagem. Cada game é dividido em pelo menos quatro pontos:

0

15

30

40

Game

1º pt

2º pt

3º pt

4º pt

Se empatar em 40-40, fecha o game aquele que vencer dois pontos seguidos. O primeiro desses pontos é chamado “vantagem”

TIE-BREAK

Se um set estiver empatado em 6 games, é disputado um game desempate de sete pontos, com vantagem mínima de dois. Na Olimpíada haverá tie-break no último set

EXCEÇÕES

A final de simples masculina é em melhor de cinco sets. Nas duplas mistas, o terceiro set é o match tie-break: quem fizer 10 pontos primeiro, com no mínimo dois pontos de vantagem, vence a partida

 

TÉCNICA

O atleta deve dominar os tipos de batida na bola, conseguindo efeitos diferentes, e também os golpes adequados para cada situação de jogo. Quanto maior esse repertório, mais eficiente será

Raquete

Em fibra de carbono, tem cordas sintéticas ou de fibra natural. Pesam em média 300 g

 

*No máximo

73,7* cm

SAQUE OU SERVIÇO

O sacador é escolhido por sorteio. O saque começa sempre à direita da linha de centro, alternando o lado a cada ponto, e deve ser cruzado, com a bola quicando dentro da área de saque do adversário

São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável

Área de saque

Jogador

Bola

São dois saques por ponto. Se errar o primeiro, usa o segundo. Caso erre os dois, comete dupla falta e o rival ganha um ponto. Um ace é um saque indefensável

O saque é feito atrás da linha de fundo

TROCA DE BOLAS

Os atletas ficam no fundo da quadra trocando bolas e procurando dificultar a devolução

Jogador

Os deslocamentos são horizontais e os golpes longos e fortes

Bola

O corpo equilibrado e voltado para frente

SUBINDO À REDE

Um jogador tenta surpreender o outro, diminuindo a distância do golpe para matar a jogada

O atleta ataca perto da rede, sem deixar quicar e em diagonal

Jogador

Bola

Voleios

O tronco mais baixo. Golpes curtos

FINALIZANDO

Ataques que definem o ponto, envolvendo força ou precisão, sem dar chances de defesa

Bola

Drop

shot

Encobre o rival, jogando a bola no fundo (lob) ou pinga a bola rente à rede (drop shot)

Lob

Smash

Bate forte na bola, como numa cortada (smash)

DUPLAS

Os parceiros se alternam no saque e no recebimento a cada game. Com a bola em jogo, apenas um toque de cada lado nas trocas. Além do torneio de duplas masculino e feminino, é disputado um misto

Recebedor

Sacador

Um faz o fundo e o parceiro joga mais próximo da rede, fazendo ou interceptando voleios

JUÍZES

Um juiz de cadeira delibera sobre todo o jogo, além de anunciar o placar. Além dele, um juiz responde pela rede. Existem ainda fiscais de linha e de centro, para observar infrações nos limites da quadra

QUADRA

São demarcadas para jogos de simples e de duplas (largura maior). A rede é 16 cm mais baixa no centro

5,5 m

OLHOS DE ÁGUIA

Câmeras especiais registram se a bola atingiu os limites da quadra de jogo. Pela velocidade dos golpes, esse registro é usado para confirmar ou rever decisões da arbitragem

6,4 m

23,7 m

8,2 m

11 m

107 cm

91 cm

TIPOS DE COBERTURA

Podem ser usados quatro tipos de piso, que interferem no quique da bola e no modo de jogar

Piso

Saibro

Grama

Cimento

Sintético

Rally

Longo

Curto

Médio

Médio

Velocidade

Lento

Rápido

Médio

Médio/rápido

Favorece

Trocas

Saque/voleio

Variações

Golpes agressivos

No Grand Slam

Roland Garros

Wimbledon

US Open

Australian Open

COMO A BOLA SE COMPORTA

Altura e velocidade da bola variam de acordo com o tipo de superfície da quadra

O piso amortece o impacto, reduzindo a velocidade da bola

Os mais regulares. Velocidade e altura médias

Saibro

Faz a bola espirrar, mais baixa e veloz

Cimento/Sintético

Grama