O caminho dos pés e das mãos

Esporte surgiu como arte marcial de defesa pessoal. É preciso velocidade de raciocínio para superar os adversários nos contra-ataques

 

ARMADURA

Os dispositivos de proteção usados na luta

Protetor

bucal

1

5

6

2

3

7

8

4

Como o impacto de um chute é muito forte, o uso de protetor de cabeça é obrigatório nos Jogos

1

Uma placa de plástico rígido protege o antebraço, muito usado na defesa

2

Colete para proteger o tronco, outro alvo válido para os golpes

3

Bastante utilizados para atacar e defender, são protegidos por luvas e sapatilhas acolchoadas

4

Embora possam desferir socos no tronco, os braços são mais usados para bloquear ataques

5

Mulheres usam uma proteção para os seios sob o colete, enquanto os homens usam uma para os testículos

6

Como no boxe, a movimentação de pernas é constante. Contra-atacar um chute com outro chute é comum no esporte

7

Como as pernas estão no centro dos movimentos de ataque e defesa, caneleiras são obrigatórias

8

COMO É A LUTA

O atleta deve acertar o adversário nas áreas vermelhas e azuis do uniforme, somando pontos a cada golpe válido

QUEM VENCE

O lutador vence se:

► Tiver somado mais pontos ao final dos três rounds

► Nocautear o oponente

► Abrir uma diferença de 12 pontos ao fim do 2º round

► O oponente for desclassificado

DURAÇÃO

A luta tem três rounds de dois minutos, com um minuto de intervalo entre cada um

TÉCNICA

A maioria dos golpes é executada com os pés, assim como os movimentos de defesa. Saltos, giros e extensões são empregados constantemente, mas o segredo está em manter a distância adequada para atacar e defender

PONTO DE OURO

Em caso de empate, é disputado um 4º round. Quem pontuar primeiro vence. Se persistir o empate, os árbitros determinam o vencedor

PONTUAÇÃO

O atleta deve acertar o rival nas áreas vermelhas ou azuis, assinalando pontos a cada golpe

 

3 pts

4 pts (gir)

1 ponto

2 pts (gir)

BÔNUS

A pontuação aumenta se o lutador encaixar um chute girando o corpo, chamado giratório

3

2

1

Pé de ataque

Pé de apoio

O atleta usa a giratória para surpreender o oponente, que espera um chute:

[1] Mantém-se em posição, simulando um chute convencional

[2] Gira rapidamente sobre o pé de apoio, que permanece no chão

[3] Estica a perna ao mesmo tempo em que a abre, atingindo o rival na altura da cabeça ou do tronco

A GUARDA

O atleta mantém uma posição que facilita usar a perna para chutar ou se defender. Além disso, garante maior mobilidade para sair

É como se um chute ficasse armado para ser efetuado a qualquer momento. O atleta define o golpe e o alvo. Ao mesmo tempo, está pronto para se defender

Braços em guarda

Perna de ataque

Pé de apoio

A ARENA

Em material plástico, fica sobre uma plataforma

Área de combate

Área de alerta

8 m

12 m

CATEGORIAS

Homens e mulheres competem em quatro categorias

Maculino

Até 58 kg

Até 68 kg

Até 80 kg

Acima de 80 kg

Feminino

Até 49 kg

Até 57 kg

Até 67 kg

Acima de 67 kg

JUÍZES

São três juízes que avaliam o desempenho dos atletas e um árbitro, qe dirige a luta de dentro da área de combate

DESAFIO

Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para outros juízes que avaliam a reivindicação

Para

solicitar o desafio,

o técnico apresenta ao árbitro um cartão com a cor de seu atleta

NÃO É PERMITIDO

Os atletas não podem dar joelhadas, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura ou atingir o adversário se ele estiver no chão

 

O caminho dos pés e das mãos

Esporte surgiu como arte marcial de defesa pessoal. É preciso velocidade de raciocínio para superar os adversários nos contra-ataques

 

ARMADURA

Os dispositivos de proteção usados na luta

Como o impacto de um chute é muito forte, o uso de protetor de cabeça é obrigatório nos Jogos

Embora possam desferir socos no tronco, os braços são mais usados para bloquear ataques

Uma placa de plástico rígido protege o antebraço, muito usado na defesa

Protetor bucal

Colete para proteger o tronco, outro alvo válido para os golpes

Mulheres usam uma proteção para os seios sob o colete, enquanto os homens usam uma para os testículos

Mãos e pés, bastante utilizados para atacar e defender, são protegidos por luvas e sapatilhas acolchoadas

Como as pernas estão no centro dos movimentos de ataque e defesa, caneleiras são obrigatórias

Como no boxe, a movimentação de pernas é constante. Contra-atacar um chute com outro chute é comum no esporte

COMO É A LUTA

O atleta deve acertar o adversário nas áreas vermelhas ou azuis do uniforme, somando pontos a cada golpe válido

QUEM VENCE

O lutador vence se:

► Tiver somado mais pontos ao final dos três rounds

► Nocautear o oponente

► Abrir uma diferença de 12 pontos ao fim do 2º round

► O oponente for desclassificado

TÉCNICA

A maioria dos golpes é executada com os pés, assim como os movimentos de defesa. Saltos, giros e extensões são empregados constantemente, mas o segredo está em manter a distância adequada para atacar e defender

PONTO DE OURO

O atleta deve acertar o rival nas áreas vermelhas ou azuis, assinalando pontos a cada golpe

 

DURAÇÃO

A luta tem três rounds de dois minutos, com um minuto de intervalo entre cada um

BÔNUS

A pontuação aumenta se o lutador encaixar um chute girando o corpo, chamado giratório

PONTUAÇÃO

Em caso de empate, é disputado um 4º round. Quem pontuar primeiro vence. Se persistir o empate, os árbitros determinam o vencedor

3

2

1

3 pts

4 pts (gir)

1 ponto

Pé de ataque

2 pts (gir)

O pé de apoio gira numa área restrita, deslocada neste gráfico por razões didáticas

O atleta usa a giratória para surpreender o oponente, que espera um chute:

 

[1] Mantém-se em posição, simulando um chute convencional

[2] Gira rapidamente sobre o pé de apoio, que permanece no chão

[3] Estica a perna ao mesmo tempo em que a abre, atingindo o rival na altura da cabeça ou do tronco

A GUARDA

O atleta mantém uma posição que facilita usar a perna para chutar ou se defender. Além disso, garante maior mobilidade para sair

DESAFIO

Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para outros juízes que avaliam a reivindicação

É como se um chute ficasse armado para ser efetuado a qualquer momento. O atleta define o golpe e o alvo.

Ao mesmo tempo, está pronto para se defender

Braços em guarda

Perna de ataque

Para solicitar o desafio, o técnico apresenta ao árbitro um cartão com a cor de seu atleta

Pé de apoio

JUÍZES

São três juízes que avaliam o desempenho dos atletas e um árbitro, qe dirige a luta de dentro da área de combate

NÃO É PERMITIDO

Os atletas não podem dar joelhadas, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura ou atingir o adversário se ele estiver no chão

 

A ARENA

Em material plástico, fica sobre uma plataforma

Área de combate

Área de alerta

CATEGORIAS

Homens e mulheres competem em quatro categorias

Maculino

Até 58 kg

Até 68 kg

Até 80 kg

Acima de 80 kg

Feminino

Até 49 kg

Até 57 kg

Até 67 kg

Acima de 67 kg

8 m

12 m