O caminho dos pés e das mãos
Esporte surgiu como arte marcial de defesa pessoal. É preciso velocidade de raciocínio para superar os adversários nos contra-ataques
ARMADURA
Os dispositivos de proteção usados na luta
Protetor
bucal
1
5
6
2
3
7
8
4
Como o impacto de um chute é muito forte, o uso de protetor de cabeça é obrigatório nos Jogos
1
Uma placa de plástico rígido protege o antebraço, muito usado na defesa
2
Colete para proteger o tronco, outro alvo válido para os golpes
3
Bastante utilizados para atacar e defender, são protegidos por luvas e sapatilhas acolchoadas
4
Embora possam desferir socos no tronco, os braços são mais usados para bloquear ataques
5
Mulheres usam uma proteção para os seios sob o colete, enquanto os homens usam uma para os testículos
6
Como no boxe, a movimentação de pernas é constante. Contra-atacar um chute com outro chute é comum no esporte
7
Como as pernas estão no centro dos movimentos de ataque e defesa, caneleiras são obrigatórias
8
COMO É A LUTA
O atleta deve acertar o adversário nas áreas vermelhas e azuis do uniforme, somando pontos a cada golpe válido
QUEM VENCE
O lutador vence se:
► Tiver somado mais pontos ao final dos três rounds
► Nocautear o oponente
► Abrir uma diferença de 12 pontos ao fim do 2º round
► O oponente for desclassificado
DURAÇÃO
A luta tem três rounds de dois minutos, com um minuto de intervalo entre cada um
TÉCNICA
A maioria dos golpes é executada com os pés, assim como os movimentos de defesa. Saltos, giros e extensões são empregados constantemente, mas o segredo está em manter a distância adequada para atacar e defender
PONTO DE OURO
Em caso de empate, é disputado um 4º round. Quem pontuar primeiro vence. Se persistir o empate, os árbitros determinam o vencedor
PONTUAÇÃO
O atleta deve acertar o rival nas áreas vermelhas ou azuis, assinalando pontos a cada golpe
3 pts
4 pts (gir)
1 ponto
2 pts (gir)
BÔNUS
A pontuação aumenta se o lutador encaixar um chute girando o corpo, chamado giratório
3
2
1
Pé de ataque
Pé de apoio
O atleta usa a giratória para surpreender o oponente, que espera um chute:
[1] Mantém-se em posição, simulando um chute convencional
[2] Gira rapidamente sobre o pé de apoio, que permanece no chão
[3] Estica a perna ao mesmo tempo em que a abre, atingindo o rival na altura da cabeça ou do tronco
A GUARDA
O atleta mantém uma posição que facilita usar a perna para chutar ou se defender. Além disso, garante maior mobilidade para sair
É como se um chute ficasse armado para ser efetuado a qualquer momento. O atleta define o golpe e o alvo. Ao mesmo tempo, está pronto para se defender
Braços em guarda
Perna de ataque
Pé de apoio
A ARENA
Em material plástico, fica sobre uma plataforma
Área de combate
Área de alerta
8 m
12 m
CATEGORIAS
Homens e mulheres competem em quatro categorias
Maculino
Até 58 kg
Até 68 kg
Até 80 kg
Acima de 80 kg
Feminino
Até 49 kg
Até 57 kg
Até 67 kg
Acima de 67 kg
JUÍZES
São três juízes que avaliam o desempenho dos atletas e um árbitro, qe dirige a luta de dentro da área de combate
DESAFIO
Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para outros juízes que avaliam a reivindicação
Para
solicitar o desafio,
o técnico apresenta ao árbitro um cartão com a cor de seu atleta
NÃO É PERMITIDO
Os atletas não podem dar joelhadas, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura ou atingir o adversário se ele estiver no chão
O caminho dos pés e das mãos
Esporte surgiu como arte marcial de defesa pessoal. É preciso velocidade de raciocínio para superar os adversários nos contra-ataques
ARMADURA
Os dispositivos de proteção usados na luta
Como o impacto de um chute é muito forte, o uso de protetor de cabeça é obrigatório nos Jogos
Embora possam desferir socos no tronco, os braços são mais usados para bloquear ataques
Uma placa de plástico rígido protege o antebraço, muito usado na defesa
Protetor bucal
Colete para proteger o tronco, outro alvo válido para os golpes
Mulheres usam uma proteção para os seios sob o colete, enquanto os homens usam uma para os testículos
Mãos e pés, bastante utilizados para atacar e defender, são protegidos por luvas e sapatilhas acolchoadas
Como as pernas estão no centro dos movimentos de ataque e defesa, caneleiras são obrigatórias
Como no boxe, a movimentação de pernas é constante. Contra-atacar um chute com outro chute é comum no esporte
COMO É A LUTA
O atleta deve acertar o adversário nas áreas vermelhas ou azuis do uniforme, somando pontos a cada golpe válido
QUEM VENCE
O lutador vence se:
► Tiver somado mais pontos ao final dos três rounds
► Nocautear o oponente
► Abrir uma diferença de 12 pontos ao fim do 2º round
► O oponente for desclassificado
TÉCNICA
A maioria dos golpes é executada com os pés, assim como os movimentos de defesa. Saltos, giros e extensões são empregados constantemente, mas o segredo está em manter a distância adequada para atacar e defender
PONTO DE OURO
O atleta deve acertar o rival nas áreas vermelhas ou azuis, assinalando pontos a cada golpe
DURAÇÃO
A luta tem três rounds de dois minutos, com um minuto de intervalo entre cada um
BÔNUS
A pontuação aumenta se o lutador encaixar um chute girando o corpo, chamado giratório
PONTUAÇÃO
Em caso de empate, é disputado um 4º round. Quem pontuar primeiro vence. Se persistir o empate, os árbitros determinam o vencedor
3
2
1
3 pts
4 pts (gir)
1 ponto
Pé de ataque
2 pts (gir)
O pé de apoio gira numa área restrita, deslocada neste gráfico por razões didáticas
O atleta usa a giratória para surpreender o oponente, que espera um chute:
[1] Mantém-se em posição, simulando um chute convencional
[2] Gira rapidamente sobre o pé de apoio, que permanece no chão
[3] Estica a perna ao mesmo tempo em que a abre, atingindo o rival na altura da cabeça ou do tronco
A GUARDA
O atleta mantém uma posição que facilita usar a perna para chutar ou se defender. Além disso, garante maior mobilidade para sair
DESAFIO
Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para outros juízes que avaliam a reivindicação
É como se um chute ficasse armado para ser efetuado a qualquer momento. O atleta define o golpe e o alvo.
Ao mesmo tempo, está pronto para se defender
Braços em guarda
Perna de ataque
Para solicitar o desafio, o técnico apresenta ao árbitro um cartão com a cor de seu atleta
Pé de apoio
JUÍZES
São três juízes que avaliam o desempenho dos atletas e um árbitro, qe dirige a luta de dentro da área de combate
NÃO É PERMITIDO
Os atletas não podem dar joelhadas, empurrar, segurar, bater abaixo da cintura ou atingir o adversário se ele estiver no chão
A ARENA
Em material plástico, fica sobre uma plataforma
Área de combate
Área de alerta
CATEGORIAS
Homens e mulheres competem em quatro categorias
Maculino
Até 58 kg
Até 68 kg
Até 80 kg
Acima de 80 kg
Feminino
Até 49 kg
Até 57 kg
Até 67 kg
Acima de 67 kg
8 m
12 m