Todos atrás da bola oval

 

Para se dar bem, atletas precisam ter velocidade, agilidade e grande espírito coletivo. É a primeira vez que a modalidade entra no

programa olímpico na versão com sete

jogadores

1

2

3

A forma oval permite que a bola seja agarrada

e carregada facilmente com um único braço

 

O tackle é um lance típico do rúgbi: um jogador de defesa pode bloquear o adversário que estiver com a bola agarrando-o entre a cintura e os joelhos.

O atleta que sofre o tackle deve passar então a bola, continuando a jogada

 

A forma oval permite que a bola seja agarrada e carregada facilmente com um único braço

1

2

3

VERSÃO

Nos Jogos, será disputado o rúgbi sevens, com

7 jogadores em vez de 15, mas com as mesmas regras. Tem menos contato físico e mais velocidade

COMO É O JOGO

Cada time tenta marcar pontos fazendo a bola chegar na área in-goal do adversário com as mãos ou chutando-a por entre as traves e acima do travessão. A bola pode ser movimentada com as mãos ou com os pés, podendo ser chutada a

qualquer momento. Vence quem marcar mais pontos

O CAMPO

Gramado e simétrico, como no futebol, ajuda a diminuir os impactos no chão e oferece espaço para as arrancadas, típicas da modalidade. As linhas pontilhadas são limites para o posicionamento dos jogadores no lateral (Throw-in line) e na saída

(10 m)

Área do in-goal

1

2

3

95 -

100 m

4

5

6

Gol

Até

22 m

66 - 70 m

Lock line

Throw-in line

Linha do gol

Linha média

3

1

2

4

Linha de 10 m

Touchline (lateral)

Linha de 22 m

6

7

5

EM CAMPO

Times são montados com três atacantes e quatro defensores, cada um com sua função

Ataque

Defesa

No ataque, dois jogadores (pilares) apoiam um outro (hooker) que joga entre eles. A defesa é composta por meio scrum, abertura, centro e ponta. Todos podem atacar

COMO COMEÇA

Na saída, os times ficam em linha, esperando a direção da bola para se deslocar

Bola

Os jogadores do time que não tem a posse de bola não podem ultrapassar a linha dos 10 m, e quem dá a saída deve chutar a bola para além dela

SENTIDO DO PASSE

Não há lançamentos para frente

Errado

O jogador só pode passar a bola para outro que esteja em posição menos avançada que a dele

Certo

Se um jogador chutar a bola em direção ao ataque, apenas ele ou os que estavam atrás dele no momento do chute podem tocar na bola primeiro

Bola

Jogador

SCRUM

Reinicia o jogo, no caso de faltas leves. Três

jogadores de cada time se alinham para disputar a bola

De cada lado, o trio de ataque monta a barreira. Um jogador rola a bola pelo corredor formado

O jogador que

fica no meio e comanda a ação é o hooker. É ele quem deve tocá-la para sair

Apesar da força, os adversários só podem tocar na bola depois que ela sair do bolo

1

2

3

…deixando-a livre para um jogador fora da barreira

Com o calcanhar, o hooker puxa a bola para trás…

O GOL

Em metal e com espuma na base, o alvo está acima da barra horizontal e entre os postes

5,60 m

A bola deve passar

por aqui

Mínimo

de 4 m

3 m

A BOLA

Em couro tratado ou PVC, para resistir à água, lama e aos choques

28 -

30 cm

Bola de

futebol

18,4 - 19,7 cm

400 - 440 g

POntuação

São quatro possibilidades

Try (5 pontos)

Maior pontuação, quando a bola é apoiada contra o solo na área de in-goal

50

22

10

Conversão

(2 pontos)

Após marcar um try, o jogador pode chutar a bola para o gol

Drop goal (3 pontos)

Quando um atleta chuta para o “gol” de qualquer posição

Penalidade (3 pontos)

Quando, após sofrer falta grave ou jogada perigosa, o atleta escolhe chutar a bola para o gol. Outra opção seria chutar para lateral, recolocando a bola em jogo por meio de um line-out

juízes

Como no futebol, são dois auxiliares e um árbitro, que acompanha o jogo de dentro do campo

duração

As partidas duram 14 minutos, divididas em dois tempos de sete minutos. São permitidas cinco substituições por jogo

Todos atrás da bola oval

Para se dar bem, atletas precisam ter velocidade, agilidade e grande espírito coletivo.

É a primeira vez que a modalidade entra no programa olímpico na versão com sete jogadores

O tackle é um lance típico do rúgbi: um jogador de defesa pode bloquear o adversário que estiver com a bola agarrando-o entre a cintura e os joelhos.

O atleta que sofre o tackle deve passar então a bola, continuando

a jogada

A forma oval permite que a bola seja agarrada

e carregada facilmente com

um único braço

Os atletas usam chuteiras com travas para dar estabilidade no gramado. O cano pode ser mais alto, para proteger o tornozelo

VERSÃO

Nos Jogos, será disputado o rúgbi sevens, com 7 jogadores em vez de 15, mas com as mesmas regras. Tem menos contato físico e mais velocidade

COMO É O JOGO

Cada time tenta marcar pontos fazendo a bola chegar na área in-goal do adversário com as mãos ou chutando-a por entre as traves e acima do travessão. A bola pode ser movimentada com as mãos ou com os pés, podendo ser chutada a qualquer momento. Vence quem marcar mais pontos

O CAMPO

Gramado e simétrico, como no futebol, ajuda a diminuir os impactos no chão e oferece espaço para as arrancadas, típicas da modalidade. As linhas pontilhadas são limites para o posicionamento dos jogadores no lateral (Throw-in line) e na saída (10 m)

Linha do gol

Lock line

Throw-in line

Linha média

Linha de 10 m

Linha de 22 m

Touchline (lateral)

Gol

66 - 70 m

Área do

in-goal

22

10

50

10

22

Até 22 m

95 - 100 m

EM CAMPO

Times são montados com três atacantes e quatro defensores, cada um com sua função

COMO COMEÇA

Na saída, os times ficam em linha,

esperando a direção da bola para se

deslocar

Ataque

Bola

Defesa

No ataque, dois jogadores (pilares) apoiam um outro (hooker) que joga entre eles. A defesa é composta por meio scrum, abertura, centro e ponta. Todos podem atacar

Os jogadores do time que não tem a posse de bola não podem ultrapassar a linha dos 10 m, e quem dá a saída deve chutar a bola para além dela

SENTIDO DO PASSE

Não há lançamentos para frente

Errado

O jogador só pode passar a bola para outro que esteja em posição menos avançada que a dele

Se um jogador chutar a bola em direção ao ataque, apenas ele ou os que estavam atrás dele no momento do chute podem tocar na bola primeiro

Certo

Bola

Jogador

SCRUM

Reinicia o jogo, no caso de faltas leves. Três jogadores de cada time se alinham para disputar a bola

De cada lado, o trio de ataque monta a barreira. Um jogador rola a bola pelo corredor formado

O jogador que

fica no meio e comanda a ação é o hooker. É ele quem deve tocá-la para sair

Apesar da força, os adversários só podem tocar na bola depois que ela sair do bolo

1

Árbitro

Com o calcanhar, o hooker puxa a bola para trás…

2

…deixando-a livre para um jogador fora da barreira

3

POntuação

São quatro possibilidades

O GOL

Em metal e com espuma na base, o alvo está acima da barra horizontal e entre os postes

Try (5 pontos)

Maior pontuação, quando a bola é apoiada contra o solo na área de in-goal

5,60 m

10

22

A bola deve passar por aqui

Mínimo

de 4 m

3 m

A BOLA

Em couro tratado ou PVC, para resistir à água, lama e aos choques

50

10

22

10

Conversão

(2 pontos)

Após marcar um try, o jogador pode chutar a bola para o gol

28 -

30 cm

18,4 - 19,7 cm

400 - 440 g

Bola de

futebol

Drop goal (3 pontos)

Quando um atleta chuta para o “gol” de qualquer posição

juízes

Como no futebol, são dois auxiliares e um árbitro, que acompanha o jogo de dentro do campo

Penalidade (3 pontos)

Quando, após sofrer falta grave ou jogada perigosa, o atleta escolhe chutar a bola para o gol. Outra opção seria chutar para lateral, recolocando a bola em jogo por meio de um line-out

duração

As partidas duram 14 minutos, divididas em dois tempos de sete minutos. São

permitidas cinco substituições por jogo