Todos atrás da bola oval
Para se dar bem, atletas precisam ter velocidade, agilidade e grande espírito coletivo. É a primeira vez que a modalidade entra no
programa olímpico na versão com sete
jogadores
1
2
3
A forma oval permite que a bola seja agarrada
e carregada facilmente com um único braço
O tackle é um lance típico do rúgbi: um jogador de defesa pode bloquear o adversário que estiver com a bola agarrando-o entre a cintura e os joelhos.
O atleta que sofre o tackle deve passar então a bola, continuando a jogada
A forma oval permite que a bola seja agarrada e carregada facilmente com um único braço
1
2
3
VERSÃO
Nos Jogos, será disputado o rúgbi sevens, com
7 jogadores em vez de 15, mas com as mesmas regras. Tem menos contato físico e mais velocidade
COMO É O JOGO
Cada time tenta marcar pontos fazendo a bola chegar na área in-goal do adversário com as mãos ou chutando-a por entre as traves e acima do travessão. A bola pode ser movimentada com as mãos ou com os pés, podendo ser chutada a
qualquer momento. Vence quem marcar mais pontos
O CAMPO
Gramado e simétrico, como no futebol, ajuda a diminuir os impactos no chão e oferece espaço para as arrancadas, típicas da modalidade. As linhas pontilhadas são limites para o posicionamento dos jogadores no lateral (Throw-in line) e na saída
(10 m)
Área do in-goal
1
2
3
95 -
100 m
4
5
6
Gol
Até
22 m
66 - 70 m
Lock line
Throw-in line
Linha do gol
Linha média
3
1
2
4
Linha de 10 m
Touchline (lateral)
Linha de 22 m
6
7
5
EM CAMPO
Times são montados com três atacantes e quatro defensores, cada um com sua função
Ataque
Defesa
No ataque, dois jogadores (pilares) apoiam um outro (hooker) que joga entre eles. A defesa é composta por meio scrum, abertura, centro e ponta. Todos podem atacar
COMO COMEÇA
Na saída, os times ficam em linha, esperando a direção da bola para se deslocar
Bola
Os jogadores do time que não tem a posse de bola não podem ultrapassar a linha dos 10 m, e quem dá a saída deve chutar a bola para além dela
SENTIDO DO PASSE
Não há lançamentos para frente
Errado
O jogador só pode passar a bola para outro que esteja em posição menos avançada que a dele
Certo
Se um jogador chutar a bola em direção ao ataque, apenas ele ou os que estavam atrás dele no momento do chute podem tocar na bola primeiro
Bola
Jogador
SCRUM
Reinicia o jogo, no caso de faltas leves. Três
jogadores de cada time se alinham para disputar a bola
De cada lado, o trio de ataque monta a barreira. Um jogador rola a bola pelo corredor formado
O jogador que
fica no meio e comanda a ação é o hooker. É ele quem deve tocá-la para sair
Apesar da força, os adversários só podem tocar na bola depois que ela sair do bolo
1
2
3
…deixando-a livre para um jogador fora da barreira
Com o calcanhar, o hooker puxa a bola para trás…
O GOL
Em metal e com espuma na base, o alvo está acima da barra horizontal e entre os postes
5,60 m
A bola deve passar
por aqui
Mínimo
de 4 m
3 m
A BOLA
Em couro tratado ou PVC, para resistir à água, lama e aos choques
28 -
30 cm
Bola de
futebol
18,4 - 19,7 cm
400 - 440 g
POntuação
São quatro possibilidades
Try (5 pontos)
Maior pontuação, quando a bola é apoiada contra o solo na área de in-goal
50
22
10
Conversão
(2 pontos)
Após marcar um try, o jogador pode chutar a bola para o gol
Drop goal (3 pontos)
Quando um atleta chuta para o “gol” de qualquer posição
Penalidade (3 pontos)
Quando, após sofrer falta grave ou jogada perigosa, o atleta escolhe chutar a bola para o gol. Outra opção seria chutar para lateral, recolocando a bola em jogo por meio de um line-out
juízes
Como no futebol, são dois auxiliares e um árbitro, que acompanha o jogo de dentro do campo
duração
As partidas duram 14 minutos, divididas em dois tempos de sete minutos. São permitidas cinco substituições por jogo
Todos atrás da bola oval
Para se dar bem, atletas precisam ter velocidade, agilidade e grande espírito coletivo.
É a primeira vez que a modalidade entra no programa olímpico na versão com sete jogadores
O tackle é um lance típico do rúgbi: um jogador de defesa pode bloquear o adversário que estiver com a bola agarrando-o entre a cintura e os joelhos.
O atleta que sofre o tackle deve passar então a bola, continuando
a jogada
A forma oval permite que a bola seja agarrada
e carregada facilmente com
um único braço
Os atletas usam chuteiras com travas para dar estabilidade no gramado. O cano pode ser mais alto, para proteger o tornozelo
VERSÃO
Nos Jogos, será disputado o rúgbi sevens, com 7 jogadores em vez de 15, mas com as mesmas regras. Tem menos contato físico e mais velocidade
COMO É O JOGO
Cada time tenta marcar pontos fazendo a bola chegar na área in-goal do adversário com as mãos ou chutando-a por entre as traves e acima do travessão. A bola pode ser movimentada com as mãos ou com os pés, podendo ser chutada a qualquer momento. Vence quem marcar mais pontos
O CAMPO
Gramado e simétrico, como no futebol, ajuda a diminuir os impactos no chão e oferece espaço para as arrancadas, típicas da modalidade. As linhas pontilhadas são limites para o posicionamento dos jogadores no lateral (Throw-in line) e na saída (10 m)
Linha do gol
Lock line
Throw-in line
Linha média
Linha de 10 m
Linha de 22 m
Touchline (lateral)
Gol
66 - 70 m
Área do
in-goal
22
10
50
10
22
Até 22 m
95 - 100 m
EM CAMPO
Times são montados com três atacantes e quatro defensores, cada um com sua função
COMO COMEÇA
Na saída, os times ficam em linha,
esperando a direção da bola para se
deslocar
Ataque
Bola
Defesa
No ataque, dois jogadores (pilares) apoiam um outro (hooker) que joga entre eles. A defesa é composta por meio scrum, abertura, centro e ponta. Todos podem atacar
Os jogadores do time que não tem a posse de bola não podem ultrapassar a linha dos 10 m, e quem dá a saída deve chutar a bola para além dela
SENTIDO DO PASSE
Não há lançamentos para frente
Errado
O jogador só pode passar a bola para outro que esteja em posição menos avançada que a dele
Se um jogador chutar a bola em direção ao ataque, apenas ele ou os que estavam atrás dele no momento do chute podem tocar na bola primeiro
Certo
Bola
Jogador
SCRUM
Reinicia o jogo, no caso de faltas leves. Três jogadores de cada time se alinham para disputar a bola
De cada lado, o trio de ataque monta a barreira. Um jogador rola a bola pelo corredor formado
O jogador que
fica no meio e comanda a ação é o hooker. É ele quem deve tocá-la para sair
Apesar da força, os adversários só podem tocar na bola depois que ela sair do bolo
1
Árbitro
Com o calcanhar, o hooker puxa a bola para trás…
2
…deixando-a livre para um jogador fora da barreira
3
POntuação
São quatro possibilidades
O GOL
Em metal e com espuma na base, o alvo está acima da barra horizontal e entre os postes
Try (5 pontos)
Maior pontuação, quando a bola é apoiada contra o solo na área de in-goal
5,60 m
10
22
A bola deve passar por aqui
Mínimo
de 4 m
3 m
A BOLA
Em couro tratado ou PVC, para resistir à água, lama e aos choques
50
10
22
10
Conversão
(2 pontos)
Após marcar um try, o jogador pode chutar a bola para o gol
28 -
30 cm
18,4 - 19,7 cm
400 - 440 g
Bola de
futebol
Drop goal (3 pontos)
Quando um atleta chuta para o “gol” de qualquer posição
juízes
Como no futebol, são dois auxiliares e um árbitro, que acompanha o jogo de dentro do campo
Penalidade (3 pontos)
Quando, após sofrer falta grave ou jogada perigosa, o atleta escolhe chutar a bola para o gol. Outra opção seria chutar para lateral, recolocando a bola em jogo por meio de um line-out
duração
As partidas duram 14 minutos, divididas em dois tempos de sete minutos. São
permitidas cinco substituições por jogo