Força, ritmo e velocidade
Esporte surgiu na Inglaterra, com a primeira corrida entre alunos de Oxford e Cambridge, em 1829. Até hoje é decidido no braço
A céu aberto, os atletas ficam expostos ao sol. Bonés, viseiras, óculos de sol e protetores solares são usados
COMO É A PROVA
A corrida é disputada em linha reta, num percurso de 2 km, dividido em seis raias. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada
As pás são usadas para a identificação das equipes
Diferente da canoagem, os remos ficam presos à embarcação
O CIRCUITO
O percurso ocupa a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cenários cariocas, e sai da Fonte da Saudade em direção à Gávea. A cada 250 m, marcadores indicam a distância percorrida
Na largada, os barcos são alinhados em suas raias por um voluntário que os sustenta até o sinal do juiz
Pier
Área da prova
Fonte da Saudade
Jardim Botânico
Estádio da Lagoa
Lagoa
Gávea
Leblon
Ipanema
0
500 m
TÉCNICA
O movimento é repetitivo e envolve o corpo todo, mas é a musculatura das pernas que determina ritmo e força das remadas
1
2
3
4
CATEGORIAS
Masc Fem
Prova
Single-skiff
Double-skiff
Double-skiff peso leve
Four-skiff
Dois sem
Quatro sem peso leve
Quatro sem leve
Oito com
BARCOS E CATEGORIAS OLÍMPICAS
Podem ser de dois tipos, dependendo da quantidade de remos:
De palamenta dupla
O atleta utiliza dois remos, um em cada mão
Apenas uma manopla
Ressalto para encaixe no barco
Até 2,92 m
8,20 m
Single-skiff
Peso do barco: 14 kg
Remos
O tamanho do cabo é proporcional à força a ser empregada por um (esquerda) ou dois braços (direita)
13,40 m
10,40 m
Four-skiff
Peso do barco: 52 kg
Double-skiff
Peso do barco: 27 kg
De palamenta simples
O atleta utiliza um só remo com as duas mãos
Manopla: a área para pega é maior, dando opções ao remador
Ressalto para encaixe no barco
Até
3,78 m
10,40 m
Dois sem
Peso do barco: 27 kg
19,90 m
13,40 m
Timoneiro
Quatro sem
Peso do barco: 50 kg
Oito com
Peso do barco: 96 kg
ANATOMIA DO BARCO
O que é comum a todas as categorias
Mecânica
O assento é montado em rodas que deslizam nos trilhos para frente e para trás, de acordo com o movimento que o remador faz para empurrar o remo e dar impulso ao barco
Bola de borracha
Com 4 cm de diâmetro, fica na proa para evitar acidentes
Carrinho
(assento)
Trilho
Base para os pés
Fixa, dá estabilidade para o impulso realizado com as pernas
Design
Feito em materiais leves, como fibra de carbono, e desenhado para cortar a água
sem perder velocidade
TIMONEIRO
No oito com, orienta a equipe, dita o ritmo da remada, ajusta a direção do barco, além motivar os atletas e informar as posições dos rivais. Deve ser leve, pesando no mínimo 55 kg no masculino e 50 kg entre as mulheres
O barco possui um leme na popa, controlado por cordas pelo timoneiro
Força, ritmo e velocidade
Esporte surgiu na Inglaterra, com a primeira corrida entre alunos de Oxford e Cambridge, em 1829. Até hoje é decidido no braço
COMO É A PROVA
A corrida é disputada em linha reta, num percurso de 2 km, dividido em seis raias. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada
A céu aberto, os atletas ficam expostos ao sol. Bonés, viseiras, óculos de sol e protetores solares são usados
As pás são usadas para a identificação das equipes
Diferente da canoagem, os remos ficam presos à embarcação
13,5 m
O CIRCUITO
O percurso ocupa a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cenários cariocas, e sai da Fonte da Saudade em direção à Gávea. A cada 250 m, marcadores indicam a distância percorrida
Na largada, os barcos são alinhados em suas raias por um voluntário que os sustenta até o sinal do juiz
Área da prova
Fonte da Saudade
Jardim Botânico
Pier
Estádio da Lagoa
Lagoa
Gávea
Leblon
Ipanema
0
500 m
13,5 m
TÉCNICA
O movimento é repetitivo e envolve o corpo todo, mas é a musculatura das pernas que determina ritmo e força das remadas
CATEGORIAS
Prova
Single-skiff
Double-skiff
Double-skiff peso leve
Four-skiff
Dois sem
Quatro sem peso leve
Quatro sem leve
Oito com
Masc
Fem
1
2
3
4
BARCOS E CATEGORIAS OLÍMPICAS
Podem ser de dois tipos, dependendo da quantidade de remos:
De palamenta dupla
O atleta utiliza dois remos, um em cada mão
Apenas uma manopla
13,40 m
Ressalto para encaixe no barco
10,40 m
Até 2,92 m
8,20 m
Four-skiff
Peso do barco: 52 kg
Double-skiff
Peso do barco: 27 kg
Single-skiff
Peso do barco: 14 kg
Remos
O tamanho do cabo é proporcional à força a ser empregada por um (esquerda) ou dois braços (direita)
De palamenta simples
O atleta utiliza um só remo com as duas mãos
19,90 m
Manopla: a área para pega é maior, dando opções ao remador
13,40 m
Ressalto para encaixe no barco
Até
3,78 m
10,40 m
Timoneiro
Dois sem
Peso do barco: 27 kg
Quatro sem
Peso do barco: 50 kg
Oito com
Peso do barco: 96 kg
ANATOMIA DO BARCO
O que é comum a todas as categorias
Bola de borracha
Com 4 cm de diâmetro, fica na proa para evitar acidentes
Mecânica
O assento é montado em rodas que deslizam nos trilhos para frente e para trás, de acordo com o movimento que o remador faz para empurrar o remo e dar impulso ao barco
Carrinho
(assento)
Trilho
Base para os pés
Fixa, dá estabilidade para o impulso realizado com as pernas
Design
Feito em materiais leves, como fibra de carbono, e desenhado para cortar a água
sem perder velocidade
TIMONEIRO
No oito com, orienta a equipe, dita o ritmo da remada, ajusta a direção do barco, além motivar os atletas e informar as posições dos rivais. Deve ser leve, pesando no mínimo 55 kg no masculino e 50 kg entre as mulheres
O barco possui um leme na popa, controlado por cordas pelo timoneiro