Força, ritmo e velocidade

 

Esporte surgiu na Inglaterra, com a primeira corrida entre alunos de Oxford e Cambridge, em 1829. Até hoje é decidido no braço

 

A céu aberto, os atletas ficam expostos ao sol. Bonés, viseiras, óculos de sol e protetores solares são usados

COMO É A PROVA

A corrida é disputada em linha reta, num percurso de 2 km, dividido em seis raias. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada

As pás são usadas para a identificação das equipes

Diferente da canoagem, os remos ficam presos à embarcação

O CIRCUITO

O percurso ocupa a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cenários cariocas, e sai da Fonte da Saudade em direção à Gávea. A cada 250 m, marcadores indicam a distância percorrida

Na largada, os barcos são alinhados em suas raias por um voluntário que os sustenta até o sinal do juiz

Pier

Área da prova

Fonte da Saudade

Jardim Botânico

Estádio da Lagoa

Lagoa

Gávea

Leblon

Ipanema

0

500 m

TÉCNICA

O movimento é repetitivo e envolve o corpo todo, mas é a musculatura das pernas que determina ritmo e força das remadas

1

2

3

4

CATEGORIAS

Masc Fem

Prova

Single-skiff

Double-skiff

Double-skiff peso leve

Four-skiff

Dois sem

Quatro sem peso leve

Quatro sem leve

Oito com

BARCOS E CATEGORIAS OLÍMPICAS

Podem ser de dois tipos, dependendo da quantidade de remos:

De palamenta dupla

O atleta utiliza dois remos, um em cada mão

Apenas uma manopla

Ressalto para encaixe no barco

Até 2,92 m

8,20 m

Single-skiff

Peso do barco: 14 kg

Remos

O tamanho do cabo é proporcional à força a ser empregada por um (esquerda) ou dois braços (direita)

13,40 m

10,40 m

Four-skiff

Peso do barco: 52 kg

Double-skiff

Peso do barco: 27 kg

De palamenta simples

O atleta utiliza um só remo com as duas mãos

Manopla: a área para pega é maior, dando opções ao remador

Ressalto para encaixe no barco

Até

3,78 m

10,40 m

Dois sem

Peso do barco: 27 kg

19,90 m

13,40 m

Timoneiro

Quatro sem

Peso do barco: 50 kg

Oito com

Peso do barco: 96 kg

ANATOMIA DO BARCO

O que é comum a todas as categorias

Mecânica

O assento é montado em rodas que deslizam nos trilhos para frente e para trás, de acordo com o movimento que o remador faz para empurrar o remo e dar impulso ao barco

Bola de borracha

Com 4 cm de diâmetro, fica na proa para evitar acidentes

Carrinho

(assento)

Trilho

Base para os pés

Fixa, dá estabilidade para o impulso realizado com as pernas

Design

Feito em materiais leves, como fibra de carbono, e desenhado para cortar a água

sem perder velocidade

TIMONEIRO

No oito com, orienta a equipe, dita o ritmo da remada, ajusta a direção do barco, além motivar os atletas e informar as posições dos rivais. Deve ser leve, pesando no mínimo 55 kg no masculino e 50 kg entre as mulheres

O barco possui um leme na popa, controlado por cordas pelo timoneiro

Força, ritmo e velocidade

Esporte surgiu na Inglaterra, com a primeira corrida entre alunos de Oxford e Cambridge, em 1829. Até hoje é decidido no braço

 

COMO É A PROVA

A corrida é disputada em linha reta, num percurso de 2 km, dividido em seis raias. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada

A céu aberto, os atletas ficam expostos ao sol. Bonés, viseiras, óculos de sol e protetores solares são usados

As pás são usadas para a identificação das equipes

Diferente da canoagem, os remos ficam presos à embarcação

13,5 m

O CIRCUITO

O percurso ocupa a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos mais belos cenários cariocas, e sai da Fonte da Saudade em direção à Gávea. A cada 250 m, marcadores indicam a distância percorrida

Na largada, os barcos são alinhados em suas raias por um voluntário que os sustenta até o sinal do juiz

Área da prova

Fonte da Saudade

Jardim Botânico

Pier

Estádio da Lagoa

Lagoa

Gávea

Leblon

Ipanema

0

500 m

13,5 m

TÉCNICA

O movimento é repetitivo e envolve o corpo todo, mas é a musculatura das pernas que determina ritmo e força das remadas

CATEGORIAS

Prova

Single-skiff

Double-skiff

Double-skiff peso leve

Four-skiff

Dois sem

Quatro sem peso leve

Quatro sem leve

Oito com

Masc

Fem

1

2

3

4

BARCOS E CATEGORIAS OLÍMPICAS

Podem ser de dois tipos, dependendo da quantidade de remos:

De palamenta dupla

O atleta utiliza dois remos, um em cada mão

Apenas uma manopla

13,40 m

Ressalto para encaixe no barco

10,40 m

Até 2,92 m

8,20 m

Four-skiff

Peso do barco: 52 kg

Double-skiff

Peso do barco: 27 kg

Single-skiff

Peso do barco: 14 kg

Remos

O tamanho do cabo é proporcional à força a ser empregada por um (esquerda) ou dois braços (direita)

De palamenta simples

O atleta utiliza um só remo com as duas mãos

19,90 m

Manopla: a área para pega é maior, dando opções ao remador

13,40 m

Ressalto para encaixe no barco

Até

3,78 m

10,40 m

Timoneiro

Dois sem

Peso do barco: 27 kg

Quatro sem

Peso do barco: 50 kg

Oito com

Peso do barco: 96 kg

ANATOMIA DO BARCO

O que é comum a todas as categorias

Bola de borracha

Com 4 cm de diâmetro, fica na proa para evitar acidentes

Mecânica

O assento é montado em rodas que deslizam nos trilhos para frente e para trás, de acordo com o movimento que o remador faz para empurrar o remo e dar impulso ao barco

Carrinho

(assento)

Trilho

Base para os pés

Fixa, dá estabilidade para o impulso realizado com as pernas

Design

Feito em materiais leves, como fibra de carbono, e desenhado para cortar a água

sem perder velocidade

TIMONEIRO

No oito com, orienta a equipe, dita o ritmo da remada, ajusta a direção do barco, além motivar os atletas e informar as posições dos rivais. Deve ser leve, pesando no mínimo 55 kg no masculino e 50 kg entre as mulheres

O barco possui um leme na popa, controlado por cordas pelo timoneiro