Bola na água

 

Primeira modalidade coletiva a fazer parte dos Jogos, polo aquático já foi chamado “o rugbi das piscinas”, devido ao intenso contato físico

 

Somente os goleiros podem pegar a bola com as duas mãos ou socá-la

Protetor

de orelha

Além das toucas, os atletas vestem somente sunga ou maiô. Nada de óculos. Com o uso de câmeras submersas, o tradicional preto das peças de roupa vem sendo substituído pelas cores nacionais

Com a movimentação das pernas, os atletas estão sujeitos a choques embaixo d’água, nas disputas de bola. O desafio da arbitragem é distinguir os toques acidentais

COMO É O JOGO

O objetivo é marcar mais gols no adversário. Cada equipe tem sete jogadores na piscina e mais seis reservas

TOUCA

Feitas de nylon, exibem o número do jogador na lateral e a identificação do time na testa. Um time usa azul e o outro branco. Os goleiros usam vermelho

TÉCNICA DAS PERNAS

Não é permitido tocar o fundo da piscina. Os atletas devem manter cabeça e ombros fora d’água mexendo continuamente as pernas

A PISCINA

As marcações são feitas com boias, mas também podem ser usadas linhas pintadas no fundo. A profundidade mínima é de 1,80 m. Dentro d’água ficam apenas os jogadores

30 m

20 m

2 m

5 m

Zona de

penalidade

Linha

de 2 m

Linha

de 5 m

Zona de penalidade

O atleta que cometer faltas consideradas graves – afundar o adversário, pular em suas costas, atrapalhar um tiro livre, segurar um atacante ou empurrar um defensor – deve permanecer até 20 segundos nessa área. Se cometer três faltas graves, é expulso

INÍCIO DO JOGO

Cada quarto começa com os times alinhados em suas linhas de gol. A bola é liberada no meio da piscina e o árbitro apita o início da partida. Os jogadores nadam até a bola e fica com ela quem chegar primeiro

Linha do gol

Bola

O nadador mais rápido de cada time parte de dentro do gol, em linha reta

Como os goleiros não podem passar do meio da piscina, não participam dessa disputa

FORMAÇÃO

Iniciado o jogo, os atletas assumem suas posições, que se espelham em cada lado. A formação clássica é o “guarda chuva”

Na defesa, pontas são marcados pelos passadores e o armador marca o atacante

Ponta

Passador

Atacante

Armador

O armador é quem organiza as ações de ataque e orienta a defesa

Passador

Ponta

O passador tem a função de mover a bola para a posição de ataque

CARREGANDO A BOLA

Como não é permitido segurar a bola com as duas mãos ou afundá-la, os jogadores avançam nadando crawl e protegendo-a com os braços

A bola deve ficar à frente da cabeça e vai sendo tocada por ela…

…enquanto o atleta move os braços para avançar

Mesmo para respirar, o movimento é controlado para não deixar a bola se afastar do alcance da mão

1

2

3

As braçadas são rápidas, sem elevar demais os braços

IMPEDIMENTO E PÊNALTI

As linhas de dois e cinco metros fazem o limite de duas importantes zonas de defesa

Os jogadores de ataque não podem entrar na zona de 2 m sem a bola ou ficarem ali dentro se a bola estiver fora

Faltas cometidas pela defesa dentro da zona de 5 m são punidas com pênaltis

O GOL

Os postes ficam presos em flutuadores ou nas cordas das boias

3 m

90 cm

A BOLA

Cobertas com uma camada de borracha à prova d’água, receberam outras cores além do amarelo

É proibido afundar a bola

H: 21,6 - 22,6 cm

M: 20,7 - 21,3 cm

Bola de

handebol

Bola de

futebol

400 a 450 g

JUÍZES

São dois, um de cada lado da piscina. Eles não entram na água e controlam o jogo a partir de um ângulo de visão mais alto

POSSE DE BOLA

Cada equipe tem 30 segundos para finalizar a gol. Se estourar esse tempo, perde a posse de bola.

DURAÇÃO

São quatro quartos de 8 minutos, com o cronômetro parando sempre que a bola sai ou ocorre alguma infração. Em caso de empate em jogos eliminatórios, uma série de cinco pênaltis para cada time. Persistindo o empate, repete-se a série até que haja uma diferença

Bola na água

Primeira modalidade coletiva a fazer parte dos Jogos, polo aquático já foi chamado “o rugbi das piscinas”, devido ao intenso contato físico

 

COMO É O JOGO

O objetivo é marcar mais gols no adversário. Cada equipe tem sete jogadores na piscina e mais seis reservas

Somente os goleiros podem pegar a bola com as duas mãos ou socá-la

TOUCA

Feitas de nylon, exibem o número do jogador na lateral e a identificação do time na testa. Um time usa azul e o outro branco. Os goleiros usam vermelho

Protetor de orelha

TÉCNICA DAS PERNAS

Não é permitido tocar o fundo da piscina. Os atletas devem manter cabeça e ombros fora d’água mexendo continuamente

as pernas

Além das toucas, os atletas vestem somente sunga ou maiô. Nada de óculos. Com o uso de câmeras submersas, o tradicional preto das peças de roupa vem sendo substituído pelas cores nacionais

Com a movimentação das pernas, os atletas estão sujeitos a choques embaixo d’água, nas disputas de bola. O desafio da arbitragem é distinguir os toques acidentais

A PISCINA

As marcações são feitas com boias, mas também podem ser usadas linhas pintadas no fundo. A profundidade mínima é de 1,80 m. Dentro d’água ficam apenas os jogadores

30 m

20 m

2 m

Linha

de 5 m

Linha

de 2 m

Zona de

penalidade

5 m

Zona de penalidade

O atleta que cometer faltas consideradas graves – afundar o adversário, pular em suas costas, atrapalhar um tiro livre, segurar um atacante ou empurrar um defensor – deve permanecer até 20 segundos nessa área. Se cometer três faltas graves, é expulso

INÍCIO DO JOGO

Cada quarto começa com os times alinhados em suas linhas de gol. A bola é liberada no meio da piscina e o árbitro apita o início da partida. Os jogadores nadam até a bola e fica com ela quem chegar primeiro

Linha do gol

Como os goleiros não podem passar do meio da piscina, não participam dessa disputa

Bola

O nadador mais rápido de cada time parte de dentro do gol, em linha reta

FORMAÇÃO

Iniciado o jogo, os atletas assumem suas posições, que se espelham em cada lado. A formação clássica é o “guarda chuva”

Na defesa, pontas são marcados pelos passadores e o armador marca o atacante

Ponta

Passador

Atacante

Armador

O armador é quem organiza as ações de ataque e orienta a defesa

Passador

O passador tem a função de mover a bola para a posição de ataque

Ponta

CARREGANDO A BOLA

Como não é permitido segurar a bola com as duas mãos ou afundá-la, os jogadores avançam nadando crawl e protegendo-a com os braços

A bola deve ficar à frente da cabeça e vai sendo tocada por ela…

…enquanto o atleta move os braços para avançar

Mesmo para respirar, o movimento é controlado para não deixar a bola se afastar do alcance da mão

1

2

3

As braçadas são rápidas, sem elevar demais os braços

Os jogadores de ataque não podem entrar na zona de 2 m sem a bola ou ficarem ali dentro se a bola estiver fora

IMPEDIMENTO E PÊNALTI

As linhas de dois e cinco metros fazem o limite de duas importantes zonas de defesa

Faltas cometidas pela defesa dentro da zona de 5 m são punidas com pênaltis

O GOL

Os postes ficam presos em flutuadores ou nas cordas das boias

JUÍZES

São dois, um de cada lado da piscina. Eles não entram na água e controlam o jogo a partir de um ângulo de visão mais alto

3 m

90 cm

POSSE DE BOLA

Cada equipe tem 30 segundos para finalizar a gol. Se estourar esse tempo, perde a posse de bola

A BOLA

Cobertas com uma camada de borracha à prova d’água, receberam outras cores além do amarelo

DURAÇÃO

São quatro quartos de 8 minutos, com o cronômetro parando sempre que a bola sai ou ocorre alguma infração. Em caso de empate em jogos eliminatórios, uma série de cinco pênaltis para cada time. Persistindo o empate, repete-se a série até que haja uma diferença

H: 21,6 - 22,6 cm

M: 20,7 - 21,3 cm

É proibido afundar a bola

Bola de

handebol

Bola de

futebol

400 a 450 g