Bola na água
Primeira modalidade coletiva a fazer parte dos Jogos, polo aquático já foi chamado “o rugbi das piscinas”, devido ao intenso contato físico
Somente os goleiros podem pegar a bola com as duas mãos ou socá-la
Protetor
de orelha
Além das toucas, os atletas vestem somente sunga ou maiô. Nada de óculos. Com o uso de câmeras submersas, o tradicional preto das peças de roupa vem sendo substituído pelas cores nacionais
Com a movimentação das pernas, os atletas estão sujeitos a choques embaixo d’água, nas disputas de bola. O desafio da arbitragem é distinguir os toques acidentais
COMO É O JOGO
O objetivo é marcar mais gols no adversário. Cada equipe tem sete jogadores na piscina e mais seis reservas
TOUCA
Feitas de nylon, exibem o número do jogador na lateral e a identificação do time na testa. Um time usa azul e o outro branco. Os goleiros usam vermelho
TÉCNICA DAS PERNAS
Não é permitido tocar o fundo da piscina. Os atletas devem manter cabeça e ombros fora d’água mexendo continuamente as pernas
A PISCINA
As marcações são feitas com boias, mas também podem ser usadas linhas pintadas no fundo. A profundidade mínima é de 1,80 m. Dentro d’água ficam apenas os jogadores
30 m
20 m
2 m
5 m
Zona de
penalidade
Linha
de 2 m
Linha
de 5 m
Zona de penalidade
O atleta que cometer faltas consideradas graves – afundar o adversário, pular em suas costas, atrapalhar um tiro livre, segurar um atacante ou empurrar um defensor – deve permanecer até 20 segundos nessa área. Se cometer três faltas graves, é expulso
INÍCIO DO JOGO
Cada quarto começa com os times alinhados em suas linhas de gol. A bola é liberada no meio da piscina e o árbitro apita o início da partida. Os jogadores nadam até a bola e fica com ela quem chegar primeiro
Linha do gol
Bola
O nadador mais rápido de cada time parte de dentro do gol, em linha reta
Como os goleiros não podem passar do meio da piscina, não participam dessa disputa
FORMAÇÃO
Iniciado o jogo, os atletas assumem suas posições, que se espelham em cada lado. A formação clássica é o “guarda chuva”
Na defesa, pontas são marcados pelos passadores e o armador marca o atacante
Ponta
Passador
Atacante
Armador
O armador é quem organiza as ações de ataque e orienta a defesa
Passador
Ponta
O passador tem a função de mover a bola para a posição de ataque
CARREGANDO A BOLA
Como não é permitido segurar a bola com as duas mãos ou afundá-la, os jogadores avançam nadando crawl e protegendo-a com os braços
A bola deve ficar à frente da cabeça e vai sendo tocada por ela…
…enquanto o atleta move os braços para avançar
Mesmo para respirar, o movimento é controlado para não deixar a bola se afastar do alcance da mão
1
2
3
As braçadas são rápidas, sem elevar demais os braços
IMPEDIMENTO E PÊNALTI
As linhas de dois e cinco metros fazem o limite de duas importantes zonas de defesa
Os jogadores de ataque não podem entrar na zona de 2 m sem a bola ou ficarem ali dentro se a bola estiver fora
Faltas cometidas pela defesa dentro da zona de 5 m são punidas com pênaltis
O GOL
Os postes ficam presos em flutuadores ou nas cordas das boias
3 m
90 cm
A BOLA
Cobertas com uma camada de borracha à prova d’água, receberam outras cores além do amarelo
É proibido afundar a bola
H: 21,6 - 22,6 cm
M: 20,7 - 21,3 cm
Bola de
handebol
Bola de
futebol
400 a 450 g
JUÍZES
São dois, um de cada lado da piscina. Eles não entram na água e controlam o jogo a partir de um ângulo de visão mais alto
POSSE DE BOLA
Cada equipe tem 30 segundos para finalizar a gol. Se estourar esse tempo, perde a posse de bola.
DURAÇÃO
São quatro quartos de 8 minutos, com o cronômetro parando sempre que a bola sai ou ocorre alguma infração. Em caso de empate em jogos eliminatórios, uma série de cinco pênaltis para cada time. Persistindo o empate, repete-se a série até que haja uma diferença
Bola na água
Primeira modalidade coletiva a fazer parte dos Jogos, polo aquático já foi chamado “o rugbi das piscinas”, devido ao intenso contato físico
COMO É O JOGO
O objetivo é marcar mais gols no adversário. Cada equipe tem sete jogadores na piscina e mais seis reservas
Somente os goleiros podem pegar a bola com as duas mãos ou socá-la
TOUCA
Feitas de nylon, exibem o número do jogador na lateral e a identificação do time na testa. Um time usa azul e o outro branco. Os goleiros usam vermelho
Protetor de orelha
TÉCNICA DAS PERNAS
Não é permitido tocar o fundo da piscina. Os atletas devem manter cabeça e ombros fora d’água mexendo continuamente
as pernas
Além das toucas, os atletas vestem somente sunga ou maiô. Nada de óculos. Com o uso de câmeras submersas, o tradicional preto das peças de roupa vem sendo substituído pelas cores nacionais
Com a movimentação das pernas, os atletas estão sujeitos a choques embaixo d’água, nas disputas de bola. O desafio da arbitragem é distinguir os toques acidentais
A PISCINA
As marcações são feitas com boias, mas também podem ser usadas linhas pintadas no fundo. A profundidade mínima é de 1,80 m. Dentro d’água ficam apenas os jogadores
30 m
20 m
2 m
Linha
de 5 m
Linha
de 2 m
Zona de
penalidade
5 m
Zona de penalidade
O atleta que cometer faltas consideradas graves – afundar o adversário, pular em suas costas, atrapalhar um tiro livre, segurar um atacante ou empurrar um defensor – deve permanecer até 20 segundos nessa área. Se cometer três faltas graves, é expulso
INÍCIO DO JOGO
Cada quarto começa com os times alinhados em suas linhas de gol. A bola é liberada no meio da piscina e o árbitro apita o início da partida. Os jogadores nadam até a bola e fica com ela quem chegar primeiro
Linha do gol
Como os goleiros não podem passar do meio da piscina, não participam dessa disputa
Bola
O nadador mais rápido de cada time parte de dentro do gol, em linha reta
FORMAÇÃO
Iniciado o jogo, os atletas assumem suas posições, que se espelham em cada lado. A formação clássica é o “guarda chuva”
Na defesa, pontas são marcados pelos passadores e o armador marca o atacante
Ponta
Passador
Atacante
Armador
O armador é quem organiza as ações de ataque e orienta a defesa
Passador
O passador tem a função de mover a bola para a posição de ataque
Ponta
CARREGANDO A BOLA
Como não é permitido segurar a bola com as duas mãos ou afundá-la, os jogadores avançam nadando crawl e protegendo-a com os braços
A bola deve ficar à frente da cabeça e vai sendo tocada por ela…
…enquanto o atleta move os braços para avançar
Mesmo para respirar, o movimento é controlado para não deixar a bola se afastar do alcance da mão
1
2
3
As braçadas são rápidas, sem elevar demais os braços
Os jogadores de ataque não podem entrar na zona de 2 m sem a bola ou ficarem ali dentro se a bola estiver fora
IMPEDIMENTO E PÊNALTI
As linhas de dois e cinco metros fazem o limite de duas importantes zonas de defesa
Faltas cometidas pela defesa dentro da zona de 5 m são punidas com pênaltis
O GOL
Os postes ficam presos em flutuadores ou nas cordas das boias
JUÍZES
São dois, um de cada lado da piscina. Eles não entram na água e controlam o jogo a partir de um ângulo de visão mais alto
3 m
90 cm
POSSE DE BOLA
Cada equipe tem 30 segundos para finalizar a gol. Se estourar esse tempo, perde a posse de bola
A BOLA
Cobertas com uma camada de borracha à prova d’água, receberam outras cores além do amarelo
DURAÇÃO
São quatro quartos de 8 minutos, com o cronômetro parando sempre que a bola sai ou ocorre alguma infração. Em caso de empate em jogos eliminatórios, uma série de cinco pênaltis para cada time. Persistindo o empate, repete-se a série até que haja uma diferença
H: 21,6 - 22,6 cm
M: 20,7 - 21,3 cm
É proibido afundar a bola
Bola de
handebol
Bola de
futebol
400 a 450 g