Como os romanos

Modalidade olímpica de luta mais antiga combina força e estratégia em combates emocionantes onde um atleta deve se impor ao outro, sem trocar socos ou chutes

COMO É A PROVA

O objetivo é lançar o adversário no chão e manter seus ombros presos contra o tapete, controlando a luta (”toque”). Essa submissão encerra o combate. Fora isso, vence quem conseguir superioridade técnica sobre o oponente

Os lutadores usam um tipo de collant, sempre nas cores vermelho ou azul

Óleos ou substâncias aderentes sobre a pele são proibidos. As unhas devem estar aparadas

O calçado não pode ter partes rígidas ou de metal para evitar contusões

AS MODALIDADES

A luta olímpica está dividida em duas modalidades: estilo livre e greco-romana

Área válida

No estilo livre, mais popular, os atletas podem usar braços e pernas para derrubar seus oponentes ou dominá-los

Superioridade técnica

Corresponde à uma vantagem de dez pontos sobre o adversário

Na greco-romana, são permitidos apenas manobras usando os braços para derrotar o adversário

Superioridade técnica

Vantagem de oito pontos à frente do oponente

A ARENA

A área de combate segue um desenho determinado com cores para cada parte. É composta por uma camada de espuma de alta densidade para absorver impactos e coberta por um tapete de PVC anti-derrapante e não condutor de eletricidade estática

Área de proteção, que tem regras próprias: a luta é interrompida se for pisada por um atleta que esteja em pé; se um que esteja ajoelhado colocar as duas mãos sobre ela; ou se for tocada com a cabeça por um competidor deitado sobre a barriga

Canto dos atletas (vermelho

para um e azul para o outro)

Zona de passividade

Área de combate

1 m

7 m

1 m

1,1 m

12 m

TÉCNICA

A possibilidade de aplicar golpes com as pernas no estilo livre é determinante quanto às diferenças entre a técnica de cada um

ESTILO LIVRE

Desequilibrar o oponente puxando suas pernas é uma estratégia comum

O atleta se lança e segura as pernas do oponente por trás dos joelhos

Mantendo a pegada, passa suas pernas para o lado e gira o adversário…

…derrubando-o e usando o peito para prendê-lo no chão

Greco-romana

Arremessar o rival de ombro é um golpe típico da modalidade, que exige agilidade tanto de quem ataca como de quem se defende

O atacante agarra o rival pela cintura e tira-o do chão

Mantendo os pés no chão, se inclina para trás, puxando sobre si o oponente

NÃO É PERMITIDO

O lutador é punido por passividade, se fugir da luta. Além disso, perde ponto se agredir o adversário, se aplicar gravata, der cotovelada ou joelhada. Não pode golpear o adversário na cabeça ou pescoço

CATEGORIAS

Só os homens disputam a luta greco-romana

No estilo livre, homens e mulheres competem em seis categorias

Masculino

59 kg

66 kg

75 kg

85 kg

98 kg

130 kg

Masculino

57 kg

65 kg

74 kg

86 kg

97 kg

125 kg

Feminino

48 kg

53 kg

58 kg

63 kg

69 kg

75 kg

JUÍZES

São três, com funções diferentes: um árbitro controla a luta, um juiz registra os pontos e um chefe de tapete coordena os dois, além de declarar a superioridade técnica

Para indicar suas decisões, o árbitro usa uma pulseira na cor dos lutadores em cada braço

DESAFIO

Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para três oficiais que examinam a decisão questionada

O técnico lança um bloco de espuma na área de combate, parando a luta e lançando o desafio

QUEM LEVA

Cada atleta tem direito a um desafio por combate. Caso vença, o placar é corrigido e ele recupera seu desafio para usar depois. Se for negada a revisão, o adversário ganha um ponto técnico

DURAÇÃO

Os combates são disputados em dois períodos de 3 minutos cada, com um intervalo de 30 segundos. Caso não haja toque nem superioridade técnica, quem tiver mais pontos no fim da luta vence

Como os romanos

Modalidade olímpica de luta mais antiga combina força e estratégia em combates emocionantes onde um atleta deve se impor ao outro, sem trocar socos ou chutes

COMO É A PROVA

O objetivo é lançar o adversário no chão e manter seus ombros presos contra o tapete, controlando a luta (”toque”). Essa submissão encerra o combate. Fora isso, vence quem conseguir superioridade técnica sobre o oponente

Os lutadores usam um tipo de collant, sempre nas cores vermelho ou azul

Óleos ou substâncias aderentes sobre a pele são proibidos. As unhas devem estar aparadas

O calçado não pode ter partes rígidas ou de metal para evitar contusões

AS MODALIDADES

A luta olímpica está dividida em duas modalidades: estilo livre e greco-romana

Área válida

No estilo livre, mais popular, os atletas podem usar braços e pernas para derrubar seus oponentes ou dominá-los

Na greco-romana, são permitidos apenas manobras usando os braços para derrotar o adversário

Superioridade técnica

Corresponde à uma vantagem de dez pontos sobre o adversário

Superioridade técnica

Vantagem de oito pontos à frente do oponente

A ARENA

A área de combate segue um desenho determinado com cores para cada parte. É composta por uma camada de espuma de alta densidade para absorver impactos e coberta por um tapete de PVC anti-derrapante e não condutor de eletricidade estática

Canto dos atletas (vermelho

para um e azul para o outro)

1 m

Zona de passividade

Área de combate

7 m

Área de proteção, que tem regras próprias: a luta é interrompida se for pisada por um atleta que esteja em pé; se um que esteja ajoelhado colocar as duas mãos sobre ela; ou se for tocada com a cabeça por um competidor deitado sobre a barriga

1 m

1,1 m

12 m

TÉCNICA

A possibilidade de aplicar golpes com as pernas no estilo livre é determinante quanto às diferenças entre a técnica de cada um

Estilo livre

Desequilibrar o oponente puxando suas pernas é uma estratégia comum

Greco-romana

Arremessar o rival de ombro é um golpe típico da modalidade, que exige agilidade tanto de quem ataca como de quem se defende

O atleta se lança e segura as pernas do oponente por trás dos joelhos

Mantendo a pegada, passa suas pernas para o lado e gira o adversário…

O atacante agarra o rival pela cintura e tira-o do chão

Mantendo os pés no chão, se inclina para trás, puxando sobre si o oponente

…derrubando-o e usando o peito para prendê-lo no chão

NÃO É PERMITIDO

O lutador é punido por passividade, se fugir da luta. Além disso, perde ponto se agredir o adversário, se aplicar gravata, der cotovelada ou joelhada. Não pode golpear o adversário na cabeça ou pescoço

JUÍZES

São três, com funções diferentes: um árbitro controla a luta, um juiz registra os pontos e um chefe de tapete coordena os dois, além de declarar a superioridade técnica

CATEGORIAS

Só os homens disputam a luta greco-romana

No estilo livre, homens e mulheres competem em seis categorias

Masculino

59 kg

66 kg

75 kg

85 kg

98 kg

130 kg

Masculino

57 kg

65 kg

74 kg

86 kg

97 kg

125 kg

Feminino

48 kg

53 kg

58 kg

63 kg

69 kg

75 kg

Para indicar suas decisões, o árbitro usa uma pulseira na cor dos lutadores em cada braço

DESAFIO

Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para três oficiais que examinam a decisão questionada

O técnico lança um bloco de espuma na área de combate, parando a luta e lançando o desafio

DURAÇÃO

Os combates são disputados em dois períodos de 3 minutos cada, com um intervalo de 30 segundos. Caso não haja toque nem superioridade técnica, quem tiver mais pontos no fim da luta vence

QUEM LEVA

Cada atleta tem direito a um desafio por combate. Caso vença, o placar é corrigido e ele recupera seu desafio para usar depois. Se for negada a revisão, o adversário ganha um ponto técnico