Como os romanos
Modalidade olímpica de luta mais antiga combina força e estratégia em combates emocionantes onde um atleta deve se impor ao outro, sem trocar socos ou chutes
COMO É A PROVA
O objetivo é lançar o adversário no chão e manter seus ombros presos contra o tapete, controlando a luta (”toque”). Essa submissão encerra o combate. Fora isso, vence quem conseguir superioridade técnica sobre o oponente
Os lutadores usam um tipo de collant, sempre nas cores vermelho ou azul
Óleos ou substâncias aderentes sobre a pele são proibidos. As unhas devem estar aparadas
O calçado não pode ter partes rígidas ou de metal para evitar contusões
AS MODALIDADES
A luta olímpica está dividida em duas modalidades: estilo livre e greco-romana
Área válida
No estilo livre, mais popular, os atletas podem usar braços e pernas para derrubar seus oponentes ou dominá-los
Superioridade técnica
Corresponde à uma vantagem de dez pontos sobre o adversário
Na greco-romana, são permitidos apenas manobras usando os braços para derrotar o adversário
Superioridade técnica
Vantagem de oito pontos à frente do oponente
A ARENA
A área de combate segue um desenho determinado com cores para cada parte. É composta por uma camada de espuma de alta densidade para absorver impactos e coberta por um tapete de PVC anti-derrapante e não condutor de eletricidade estática
Área de proteção, que tem regras próprias: a luta é interrompida se for pisada por um atleta que esteja em pé; se um que esteja ajoelhado colocar as duas mãos sobre ela; ou se for tocada com a cabeça por um competidor deitado sobre a barriga
Canto dos atletas (vermelho
para um e azul para o outro)
Zona de passividade
Área de combate
1 m
7 m
1 m
1,1 m
12 m
TÉCNICA
A possibilidade de aplicar golpes com as pernas no estilo livre é determinante quanto às diferenças entre a técnica de cada um
ESTILO LIVRE
Desequilibrar o oponente puxando suas pernas é uma estratégia comum
O atleta se lança e segura as pernas do oponente por trás dos joelhos
Mantendo a pegada, passa suas pernas para o lado e gira o adversário…
…derrubando-o e usando o peito para prendê-lo no chão
Greco-romana
Arremessar o rival de ombro é um golpe típico da modalidade, que exige agilidade tanto de quem ataca como de quem se defende
O atacante agarra o rival pela cintura e tira-o do chão
Mantendo os pés no chão, se inclina para trás, puxando sobre si o oponente
NÃO É PERMITIDO
O lutador é punido por passividade, se fugir da luta. Além disso, perde ponto se agredir o adversário, se aplicar gravata, der cotovelada ou joelhada. Não pode golpear o adversário na cabeça ou pescoço
CATEGORIAS
Só os homens disputam a luta greco-romana
No estilo livre, homens e mulheres competem em seis categorias
Masculino
59 kg
66 kg
75 kg
85 kg
98 kg
130 kg
Masculino
57 kg
65 kg
74 kg
86 kg
97 kg
125 kg
Feminino
48 kg
53 kg
58 kg
63 kg
69 kg
75 kg
JUÍZES
São três, com funções diferentes: um árbitro controla a luta, um juiz registra os pontos e um chefe de tapete coordena os dois, além de declarar a superioridade técnica
Para indicar suas decisões, o árbitro usa uma pulseira na cor dos lutadores em cada braço
DESAFIO
Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para três oficiais que examinam a decisão questionada
O técnico lança um bloco de espuma na área de combate, parando a luta e lançando o desafio
QUEM LEVA
Cada atleta tem direito a um desafio por combate. Caso vença, o placar é corrigido e ele recupera seu desafio para usar depois. Se for negada a revisão, o adversário ganha um ponto técnico
DURAÇÃO
Os combates são disputados em dois períodos de 3 minutos cada, com um intervalo de 30 segundos. Caso não haja toque nem superioridade técnica, quem tiver mais pontos no fim da luta vence
Como os romanos
Modalidade olímpica de luta mais antiga combina força e estratégia em combates emocionantes onde um atleta deve se impor ao outro, sem trocar socos ou chutes
COMO É A PROVA
O objetivo é lançar o adversário no chão e manter seus ombros presos contra o tapete, controlando a luta (”toque”). Essa submissão encerra o combate. Fora isso, vence quem conseguir superioridade técnica sobre o oponente
Os lutadores usam um tipo de collant, sempre nas cores vermelho ou azul
Óleos ou substâncias aderentes sobre a pele são proibidos. As unhas devem estar aparadas
O calçado não pode ter partes rígidas ou de metal para evitar contusões
AS MODALIDADES
A luta olímpica está dividida em duas modalidades: estilo livre e greco-romana
Área válida
No estilo livre, mais popular, os atletas podem usar braços e pernas para derrubar seus oponentes ou dominá-los
Na greco-romana, são permitidos apenas manobras usando os braços para derrotar o adversário
Superioridade técnica
Corresponde à uma vantagem de dez pontos sobre o adversário
Superioridade técnica
Vantagem de oito pontos à frente do oponente
A ARENA
A área de combate segue um desenho determinado com cores para cada parte. É composta por uma camada de espuma de alta densidade para absorver impactos e coberta por um tapete de PVC anti-derrapante e não condutor de eletricidade estática
Canto dos atletas (vermelho
para um e azul para o outro)
1 m
Zona de passividade
Área de combate
7 m
Área de proteção, que tem regras próprias: a luta é interrompida se for pisada por um atleta que esteja em pé; se um que esteja ajoelhado colocar as duas mãos sobre ela; ou se for tocada com a cabeça por um competidor deitado sobre a barriga
1 m
1,1 m
12 m
TÉCNICA
A possibilidade de aplicar golpes com as pernas no estilo livre é determinante quanto às diferenças entre a técnica de cada um
Estilo livre
Desequilibrar o oponente puxando suas pernas é uma estratégia comum
Greco-romana
Arremessar o rival de ombro é um golpe típico da modalidade, que exige agilidade tanto de quem ataca como de quem se defende
O atleta se lança e segura as pernas do oponente por trás dos joelhos
Mantendo a pegada, passa suas pernas para o lado e gira o adversário…
O atacante agarra o rival pela cintura e tira-o do chão
Mantendo os pés no chão, se inclina para trás, puxando sobre si o oponente
…derrubando-o e usando o peito para prendê-lo no chão
NÃO É PERMITIDO
O lutador é punido por passividade, se fugir da luta. Além disso, perde ponto se agredir o adversário, se aplicar gravata, der cotovelada ou joelhada. Não pode golpear o adversário na cabeça ou pescoço
JUÍZES
São três, com funções diferentes: um árbitro controla a luta, um juiz registra os pontos e um chefe de tapete coordena os dois, além de declarar a superioridade técnica
CATEGORIAS
Só os homens disputam a luta greco-romana
No estilo livre, homens e mulheres competem em seis categorias
Masculino
59 kg
66 kg
75 kg
85 kg
98 kg
130 kg
Masculino
57 kg
65 kg
74 kg
86 kg
97 kg
125 kg
Feminino
48 kg
53 kg
58 kg
63 kg
69 kg
75 kg
Para indicar suas decisões, o árbitro usa uma pulseira na cor dos lutadores em cada braço
DESAFIO
Um técnico pode contestar algum ponto dado ao adversário ou não conferido ao seu atleta. Um replay é exibido então para três oficiais que examinam a decisão questionada
O técnico lança um bloco de espuma na área de combate, parando a luta e lançando o desafio
DURAÇÃO
Os combates são disputados em dois períodos de 3 minutos cada, com um intervalo de 30 segundos. Caso não haja toque nem superioridade técnica, quem tiver mais pontos no fim da luta vence
QUEM LEVA
Cada atleta tem direito a um desafio por combate. Caso vença, o placar é corrigido e ele recupera seu desafio para usar depois. Se for negada a revisão, o adversário ganha um ponto técnico