Vencer com suavidade
É arte marcial na qual um atleta usa a força do oponente a seu favor para derrotá-lo
PARAR A LUTA
O combate só pode ser interrompido pelo árbitro. A seu sinal (”matte!”), os judocas devem retornar às
suas marcas
AZUL X BRANCO
O uniforme composto de calça, jaqueta e faixa recebe o nome de
judogi ou quimono.
O primeiro
judoca a
ser
chamado
veste azul
e seu
adversário
fica com
branco
Unhas dos
pés e das
mãos devem ser cortadas rentes,
para evitar contusões
COMO É A LUTA
Um judoca derrota seu adversário se conseguir um ippon* ou se somar mais pontos durante o combate, seja por golpes executados ou pelas penalidades impostas ao rival
DURAÇÃO
No masculino, cinco minutos, e no feminino, quatro. Em caso de empate, a decisão é no golden score: sem limite de tempo, quem pontuar primeiro vence
A PEGADA
Segurar com firmeza o quimono do adversário ajuda a encaixar os golpes. Por isso, a luta começa já na tentativa de impor essa pegada
A mão direita segura a gola, posição que dá o controle sobre o rival
A mão esquerda segura a manga, abaixo do cotovelo
O TATAME
O piso é feito para absorver impactos. Os atletas ficam em suas marcas para iniciar a luta e sempre que ela for reiniciada. É proibido pisar intencionalmente na área de segurança
Juiz de canto
Área de combate
Marcas dos oponentes
Área de segurança
14 m
TÉCNICA
A luta tem duas fases: combate em pé (tachi-wasa), onde o objetivo é derrubar o oponente, de preferência conquistando um ippon; e o combate no chão (ne-wasa), onde a meta é imobilizar o oponente ou forçá-lo a desistir da luta
Empurra o rival para o lado em que perdeu a base
Osoto Gari
O atleta usa uma das pernas para puxar a perna do oponente e desequilibrá-lo. Será mais eficiente se tirar o pé de apoio do adversário
Pé de apoio
Kesa Gatame
Mantendo a pegada básica (gola e cotovelo), o judoca imobiliza o rival pressionando-o contra o chão pelo tempo necessário
A pressão é feita com a cintura sobre o peito do rival
Juji Gatame
É a chave de braço. O atleta agarra o braço do oponente enquanto segura seu tronco com as pernas
Sem ter como resistir, o adversário é obrigado a bater no chão, indicando a rendição
DUAS DE BRONZE
No chaveamento, os vencedores avançam e os perdedores disputam uma repescagem. Participam dela apenas os atletas derrotados pelos semifinalistas. Cada semifinalista gera uma chave, mas sem atletas derrotados por ele. Os vencedores da semifinal principal disputam o ouro e os dois perdedores disputam o bronze com os dois vencedores da chave de repescagem
ARBITRAGEM
Um árbitro controla a luta, auxiliado por dois juízes de canto. Suas decisões são expressas por gestos
As pontuações também são cumulativas.
Dois waza-ari valem
um ippon
Sinalização do árbitro
*Ippon
Derrubar o rival com as costas no chão ou forçá-lo a desistir
Controle do golpe, força e velocidade
25 segundos
Hansokumake (desqualificação)
10 pontos
Golpe
Técnica
Requisitos
Imobilização
Punição
Pontos
Sinalização do árbitro
Waza-ari
Derrubar o rival
Sem atingir um dos quatro elementos
20 a 24 segundos
Keikoku (advertência)
7 pontos
Golpe
Técnica
Requisitos
Imobilização
Punição
Pontos
Sinalização do árbitro
Yuko
Derrubar o rival
Sem atingir dois dos quatro elementos
15 a 19 segundos
Chui (comentário)
5 pontos
Golpe
Técnica
Requisitos
Imobilização
Punição
Pontos
Sinalização do árbitro
Koka
Derrubar o rival com os ombros, pernas ou nádegas no chão
Controle do golpe, força e velocidade
15 a 19 segundos
Chui (comentário)
5 pontos
Golpe
Técnica
Requisitos
Imobilização
Punição
Pontos
PONTUAÇÃO
Independentemente dos golpes, são quatro marcações possíveis, de acordo com requisitos de técnica ou tempo de imobilização
PENALIDADES
Se um atleta é punido, seu oponente recebe os pontos do golpe equivalente à punição. As penalidades são cumulativas
PLACAR
A complexa pontuação do judô aparece simplificada no placar
Waza-ari
Ippon
Yuko
Koka
Bandeira e sigla do país
Shido
Cor do quimono
Nome do atleta
Tempo restante
Categoria
Quatro shidos equivalem a um hansokumake e o rival ganha um ippon. Em caso de empate, vence a luta quem tiver menos shidos
SEPARADOS PELO PESO
Categorias
Ligeiro
Meio-leve
Leve
Meio-médio
Médio
Meio-pesado
Pesado
Feminino
Até 48 kg
48 – 52 kg
52 – 57 kg
57 – 63 kg
63 – 70 kg
70 – 78 kg
Acima de 78 kg
Masculino
Até 60 kg
60 – 66 kg
66 – 73 kg
73 – 81 kg
81 – 90 kg
90 – 100 kg
Acima de 100 kg
Vencer com suavidade
É arte marcial na qual um atleta usa a força do oponente a seu favor para derrotá-lo
COMO É A LUTA
Um judoca derrota seu adversário se conseguir um ippon* ou se somar mais pontos durante o combate, seja por golpes executados ou pelas penalidades impostas ao rival
AZUL X BRANCO
O uniforme composto de calça, jaqueta e faixa recebe o nome de judogi ou quimono.
O primeiro
judoca a ser
chamado veste
azul
e seu adversário
fica com branco
DURAÇÃO
No masculino, cinco minutos, e no feminino, quatro. Em caso de empate, a decisão é no golden score: sem limite de tempo, quem pontuar primeiro vence
PARAR A LUTA
O combate só pode ser interrompido pelo árbitro. A seu sinal (”matte!”), os judocas devem retornar às
suas marcas
Unhas dos pés e das mãos devem ser cortadas rentes, para evitar contusões
A PEGADA
Segurar com firmeza o quimono do adversário ajuda a encaixar os golpes. Por isso, a luta começa já na tentativa de impor essa pegada
A mão direita segura a gola, posição que dá o controle sobre o rival
A mão esquerda segura a manga, abaixo do cotovelo
O TATAME
O piso é feito para absorver impactos. Os atletas ficam em suas marcas para iniciar a luta e sempre que ela for reiniciada. É proibido pisar intencionalmente na área de segurança
Juiz de canto
Área de
combate
Marcas dos
oponentes
Área de segurança
14 m
TÉCNICA
A luta tem duas fases: combate em pé (tachi-wasa), onde o objetivo é derrubar o oponente, de preferência conquistando um ippon; e o combate no chão (ne-wasa), onde a meta é imobilizar o oponente ou forçá-lo a desistir da luta
Empurra o rival para o lado em que perdeu a base
A pressão é feita com a cintura sobre o peito do rival
Kesa Gatame
Mantendo a pegada básica (gola e cotovelo), o judoca imobiliza o rival pressionando-o contra o chão pelo tempo necessário
Osoto Gari
O atleta usa uma
das pernas para
puxar a perna do oponente e desequilibrá-lo. Será mais eficiente se tirar o pé de apoio do adversário
Pé de apoio
Sem ter como resistir, o adversário é obrigado a bater no chão, indicando a rendição
Juji Gatame
É a chave de braço. O atleta agarra o braço do oponente enquanto segura seu tronco com as pernas
DUAS DE BRONZE
No chaveamento, os vencedores avançam e os perdedores disputam uma repescagem. Participam dela apenas os atletas derrotados pelos semifinalistas. Cada semifinalista gera uma chave, mas sem atletas derrotados por ele. Os vencedores da semifinal principal disputam o ouro e os dois perdedores disputam o bronze com os dois vencedores da chave de repescagem
ARBITRAGEM
Um árbitro controla a luta, auxiliado por dois juízes de canto. Suas decisões são expressas por gestos
As pontuações também são cumulativas.
Dois waza-ari
valem um ippon
Sinalização
do árbitro
Waza-ari
Derrubar o rival
Sem atingir um dos
quatro elementos
20 a 24 segundos
Keikoku
(advertência)
7 pontos
Yuko
Derrubar o rival
Sem atingir dois dos
quatro elementos
15 a 19 segundos
Chui
(comentário)
5 pontos
Koka
Derrubar o rival com
com os ombros, pernas
ou nádegas no chão
Controle do golpe,
força e velocidade
10 a 14 segundos
Shido
(observação)
3 pontos
Golpe
Técnica
Requisitos
Imobilização
Punição
Pontos
*Ippon
Derrubar o rival com
as costas no chão ou
forçá-lo a desistir
Controle do golpe,
força e velocidade
25 segundos
Hansokumake
(desqualificação)
10 pontos
PLACAR
A complexa pontuação do judô aparece simplificada no placar
Bandeira e sigla do país
Quatro shidos equivalem a um hansokumake e o rival ganha um ippon. Em caso de empate, vence a luta quem tiver menos shidos
Shido
Cor do quimono
Nome do atleta
Categoria
Tempo restante
PONTUAÇÃO
Independentemente dos golpes, são quatro marcações possíveis, de acordo com requisitos de técnica ou tempo de imobilização
PENALIDADES
Se um atleta é punido, seu oponente recebe os pontos do golpe equivalente à punição.
As penalidades são cumulativas
SEPARADOS PELO PESO
Categorias
Ligeiro
Meio-leve
Leve
Meio-médio
Médio
Meio-pesado
Pesado
Feminino
Até 48 kg
48 – 52 kg
52 – 57 kg
57 – 63 kg
63 – 70 kg
70 – 78 kg
Acima de 78 kg
Masculino
Até 60 kg
60 – 66 kg
66 – 73 kg
73 – 81 kg
81 – 90 kg
90 – 100 kg
Acima de 100 kg