Cavalos em máxima potência
Esporte surgiu no interior da Inglaterra, onde caçadores montados enfrentavam os obstáculos do terreno. Virou treinamento militar e, em 1900, estreou nos Jogos Olímpicos
No hipismo, as casacas são tradicionalmente vermelhas ou pretas
Uma proteção é colocada na barriga do animal para evitar que ele se machuque ao recolher as patas dianteiras para saltar
Os atletas usam capacetes de proteção
Uma faixa é colocada sobre o peito do cavalo para evitar que a sela salte para trás
Os cascos são protegidos por um calçado de plástico
COMO É A PROVA
O conjunto (cavaleiro e cavalo) deve saltar sobre os obstáculos na ordem disposta pela organização, sem cometer faltas. Como as infrações somam pontos, quem contabilizar o menor número delas no menor tempo possível vence a disputa
A PISTA
Com piso de terra e borracha triturada, o circuito tem de 8 a 12 obstáculos numerados e o conjunto deve seguir a numeração para completá-lo. Não há um tamanho definido, mas o percurso pode cobrir uma distância entre 700 e 1.000 metros
A pista é decorada com flores, arbustos e motivos que lembram a cidade-sede. Um circuito hipotético poderia ter esse traçado:
Grupos de dois ou três obstáculos colocados juntos contam como um só
7
8
Extensão
do circuito
5
4
6
3
9
11
Final
2
12
10
1
Início
TÉCNICA
Até o começo do século XX, o estilo militar era adotado nos saltos. Em 1904, o italiano Federico Caprilli introduziu o estilo atual, onde o cavaleiro acompanha o sentido do movimento do animal
Até 1904
Ocupa a parte de trás da cela
O peso do cavaleiro se deslocava para a parte de trás do animal, interferindo nos movimentos do cavalo
A partir de 1904
Trotando
2
1
1. Aproximação
O cavaleiro controla o tamanho das passadas do animal para encontrar o melhor ponto para o salto
2. Decolagem
O cavalo recolhe as patas dianteiras e toma impulso com as traseiras
A distribuição do peso influi na curva do salto
Trotando
4
3
3. Salto
O cavaleiro se levanta, aliviando o peso sobre o cavalo e ajudando-o a manter o equilíbrio
4. Aterrissagem
O animal deve voltar ao trote de forma controlada para iniciar a preparação do próximo salto
UNIDOS
O hipismo é o único esporte olímpico no qual homens e mulheres competem juntos
ZERAR O CIRCUITO
Quando um conjunto percorre o circuito sem cometer faltas, diz-se que zerou a pista. Se mais de um conjunto tiver zerado, eles vão para o jump-off – uma série desempate. Se zerarem novamente, vence quem percorrer o circuito em menos tempo
PONTUAÇÃO
Quatro juízes calculam as faltas de acordo com os padrões da categoria. Faltas como derrubar postes, refugar, pisar na água ou desviar do obstáculo, somam pontos. Já faltas como derrubar o cavaleiro, fazer outro percurso ou refugar pela terceira vez, são eliminatórias
OS OBSTÁCULOS
As barreiras são reguláveis e montadas com peças leves e fáceis de se soltarem, para evitar acidentes. O conjunto é penalizado se derrubá-las. Alguns tipos:
Oxers: formados por dois elementos, a largura não pode ser maior que a altura
Barra tripla: grupo de três obstáculos de alturas crescentes
Bandeiras indicam os limites do obstáculo e a direção a tomar: brancas à esquerda e vermelhas à direita
Muros feitos com blocos de madeira
Portões
Tocar no arbusto não é falta
Fosso: o cavalo não pode tocar na água ou na borda
Cavalos em máxima potência
Esporte surgiu no interior da Inglaterra, onde caçadores montados enfrentavam os obstáculos do terreno. Virou treinamento militar e, em 1900, estreou nos Jogos Olímpicos
COMO É A PROVA
O conjunto (cavaleiro e cavalo) deve saltar sobre os obstáculos na ordem disposta pela organização, sem cometer faltas. Como as infrações somam pontos, quem contabilizar o menor número delas no menor tempo possível vence a disputa
Os atletas usam capacetes de proteção
No hipismo, as casacas são tradicionalmente vermelhas ou pretas
UNIDOS
O hipismo é o único esporte olímpico no qual homens e mulheres competem juntos
Os cascos são protegidos por um calçado de plástico
Uma faixa é colocada sobre o peito do cavalo para evitar que a sela salte para trás
Uma proteção é colocada na barriga do animal para evitar que ele se machuque ao recolher as patas dianteiras para saltar
A PISTA
Com piso de terra e borracha triturada, o circuito tem de 8 a 12 obstáculos numerados e o conjunto deve seguir a numeração para completá-lo. Não há um tamanho definido, mas o percurso pode cobrir uma distância entre 700 e 1.000 metros
A pista é decorada com flores, arbustos e motivos que lembram a cidade-sede. Um circuito hipotético poderia ter esse traçado:
Grupos de dois ou três obstáculos colocados juntos contam como um só
7
8
5
4
6
3
9
Extensão do circuito
11
2
Final
12
10
1
Início
TÉCNICA
Até o começo do século XX, o estilo militar era adotado nos saltos. Em 1904, o italiano Federico Caprilli introduziu o estilo atual, onde o cavaleiro acompanha o sentido do movimento do animal
Até 1904
Ocupa a parte de trás da cela
O peso do cavaleiro se deslocava para a parte de trás do animal, interferindo nos movimentos do cavalo
A distribuição do peso influi na curva do salto
A partir de 1904
Trotando
2
Trotando
3
1
4
1. Aproximação
O cavaleiro controla o tamanho das passadas do animal para encontrar o melhor ponto para o salto
2. Decolagem
O cavalo recolhe as patas dianteiras e toma impulso com as traseiras
3. Salto
O cavaleiro se levanta, aliviando o peso sobre o cavalo e ajudando-o a manter o equilíbrio
4. Aterrissagem
O animal deve voltar ao trote de forma controlada para iniciar a preparação do próximo salto
PONTUAÇÃO
Quatro juízes calculam as faltas de acordo com os padrões da categoria. Faltas como derrubar postes, refugar, pisar na água ou desviar do obstáculo, somam pontos. Já faltas como derrubar o cavaleiro, fazer outro percurso ou refugar pela terceira vez, são eliminatórias
ZERAR O CIRCUITO
Quando um conjunto percorre o circuito sem cometer faltas, diz-se que zerou a pista.
Se mais de um conjunto tiver zerado, eles vão para o jump-off – uma série desempate. Se zerarem novamente, vence quem percorrer o circuito em menos tempo
OS OBSTÁCULOS
As barreiras são reguláveis e montadas com peças leves e fáceis de se soltarem, para evitar acidentes. O conjunto é penalizado se derrubá-las. Alguns tipos:
Bandeiras indicam os limites do obstáculo e a direção a tomar: brancas à esquerda e vermelhas à direita
Oxers: formados por dois elementos, a largura não pode ser maior que a altura
Barra tripla: grupo de três obstáculos de alturas crescentes
Tocar no arbusto não é falta
Muros feitos com blocos de madeira
Portões
Fosso: o cavalo não pode tocar na água ou na borda