Cavalos em máxima potência

 

Esporte surgiu no interior da Inglaterra, onde caçadores montados enfrentavam os obstáculos do terreno. Virou treinamento militar e, em 1900, estreou nos Jogos Olímpicos

No hipismo, as casacas são tradicionalmente vermelhas ou pretas

Uma proteção é colocada na barriga do animal para evitar que ele se machuque ao recolher as patas dianteiras para saltar

Os atletas usam capacetes de proteção

Uma faixa é colocada sobre o peito do cavalo para evitar que a sela salte para trás

Os cascos são protegidos por um calçado de plástico

COMO É A PROVA

O conjunto (cavaleiro e cavalo) deve saltar sobre os obstáculos na ordem disposta pela organização, sem cometer faltas. Como as infrações somam pontos, quem contabilizar o menor número delas no menor tempo possível vence a disputa

A PISTA

Com piso de terra e borracha triturada, o circuito tem de 8 a 12 obstáculos numerados e o conjunto deve seguir a numeração para completá-lo. Não há um tamanho definido, mas o percurso pode cobrir uma distância entre 700 e 1.000 metros

A pista é decorada com flores, arbustos e motivos que lembram a cidade-sede. Um circuito hipotético poderia ter esse traçado:

Grupos de dois ou três obstáculos colocados juntos contam como um só

7

8

Extensão

do circuito

5

4

6

3

9

11

Final

2

12

10

1

Início

TÉCNICA

Até o começo do século XX, o estilo militar era adotado nos saltos. Em 1904, o italiano Federico Caprilli introduziu o estilo atual, onde o cavaleiro acompanha o sentido do movimento do animal

Até 1904

Ocupa a parte de trás da cela

O peso do cavaleiro se deslocava para a parte de trás do animal, interferindo nos movimentos do cavalo

A partir de 1904

Trotando

2

1

1. Aproximação

O cavaleiro controla o tamanho das passadas do animal para encontrar o melhor ponto para o salto

2. Decolagem

O cavalo recolhe as patas dianteiras e toma impulso com as traseiras

A distribuição do peso influi na curva do salto

Trotando

4

3

3. Salto

O cavaleiro se levanta, aliviando o peso sobre o cavalo e ajudando-o a manter o equilíbrio

4. Aterrissagem

O animal deve voltar ao trote de forma controlada para iniciar a preparação do próximo salto

UNIDOS

O hipismo é o único esporte olímpico no qual homens e mulheres competem juntos

ZERAR O CIRCUITO

Quando um conjunto percorre o circuito sem cometer faltas, diz-se que zerou a pista. Se mais de um conjunto tiver zerado, eles vão para o jump-off – uma série desempate. Se zerarem novamente, vence quem percorrer o circuito em menos tempo

PONTUAÇÃO

Quatro juízes calculam as faltas de acordo com os padrões da categoria. Faltas como derrubar postes, refugar, pisar na água ou desviar do obstáculo, somam pontos. Já faltas como derrubar o cavaleiro, fazer outro percurso ou refugar pela terceira vez, são eliminatórias

OS OBSTÁCULOS

As barreiras são reguláveis e montadas com peças leves e fáceis de se soltarem, para evitar acidentes. O conjunto é penalizado se derrubá-las. Alguns tipos:

Oxers: formados por dois elementos, a largura não pode ser maior que a altura

Barra tripla: grupo de três obstáculos de alturas crescentes

Bandeiras indicam os limites do obstáculo e a direção a tomar: brancas à esquerda e vermelhas à direita

Muros feitos com blocos de madeira

Portões

Tocar no arbusto não é falta

Fosso: o cavalo não pode tocar na água ou na borda

Cavalos em máxima potência

Esporte surgiu no interior da Inglaterra, onde caçadores montados enfrentavam os obstáculos do terreno. Virou treinamento militar e, em 1900, estreou nos Jogos Olímpicos

COMO É A PROVA

O conjunto (cavaleiro e cavalo) deve saltar sobre os obstáculos na ordem disposta pela organização, sem cometer faltas. Como as infrações somam pontos, quem contabilizar o menor número delas no menor tempo possível vence a disputa

Os atletas usam capacetes de proteção

No hipismo, as casacas são tradicionalmente vermelhas ou pretas

UNIDOS

O hipismo é o único esporte olímpico no qual homens e mulheres competem juntos

Os cascos são protegidos por um calçado de plástico

Uma faixa é colocada sobre o peito do cavalo para evitar que a sela salte para trás

Uma proteção é colocada na barriga do animal para evitar que ele se machuque ao recolher as patas dianteiras para saltar

A PISTA

Com piso de terra e borracha triturada, o circuito tem de 8 a 12 obstáculos numerados e o conjunto deve seguir a numeração para completá-lo. Não há um tamanho definido, mas o percurso pode cobrir uma distância entre 700 e 1.000 metros

A pista é decorada com flores, arbustos e motivos que lembram a cidade-sede. Um circuito hipotético poderia ter esse traçado:

Grupos de dois ou três obstáculos colocados juntos contam como um só

7

8

5

4

6

3

9

Extensão do circuito

11

2

Final

12

10

1

Início

TÉCNICA

Até o começo do século XX, o estilo militar era adotado nos saltos. Em 1904, o italiano Federico Caprilli introduziu o estilo atual, onde o cavaleiro acompanha o sentido do movimento do animal

Até 1904

Ocupa a parte de trás da cela

O peso do cavaleiro se deslocava para a parte de trás do animal, interferindo nos movimentos do cavalo

A distribuição do peso influi na curva do salto

A partir de 1904

Trotando

2

Trotando

3

1

4

1. Aproximação

O cavaleiro controla o tamanho das passadas do animal para encontrar o melhor ponto para o salto

2. Decolagem

O cavalo recolhe as patas dianteiras e toma impulso com as traseiras

 

3. Salto

O cavaleiro se levanta, aliviando o peso sobre o cavalo e ajudando-o a manter o equilíbrio

 

4. Aterrissagem

O animal deve voltar ao trote de forma controlada para iniciar a preparação do próximo salto

 

PONTUAÇÃO

Quatro juízes calculam as faltas de acordo com os padrões da categoria. Faltas como derrubar postes, refugar, pisar na água ou desviar do obstáculo, somam pontos. Já faltas como derrubar o cavaleiro, fazer outro percurso ou refugar pela terceira vez, são eliminatórias

ZERAR O CIRCUITO

Quando um conjunto percorre o circuito sem cometer faltas, diz-se que zerou a pista.

Se mais de um conjunto tiver zerado, eles vão para o jump-off – uma série desempate. Se zerarem novamente, vence quem percorrer o circuito em menos tempo

 

 

OS OBSTÁCULOS

As barreiras são reguláveis e montadas com peças leves e fáceis de se soltarem, para evitar acidentes. O conjunto é penalizado se derrubá-las. Alguns tipos:

Bandeiras indicam os limites do obstáculo e a direção a tomar: brancas à esquerda e vermelhas à direita

Oxers: formados por dois elementos, a largura não pode ser maior que a altura

Barra tripla: grupo de três obstáculos de alturas crescentes

Tocar no arbusto não é falta

Muros feitos com blocos de madeira

Portões

Fosso: o cavalo não pode tocar na água ou na borda