Vale gol com a mão
Popular na Europa, esporte trocou o campo pela quadra para enfrentar o frio do continente
3
4
1
2
5
Como o ritmo do jogo é intenso e as articulações das pernas são bastante exigidas, alguns atletas usam tornozeleiras com talas para ganhar estabilidade na articulação
Os calçados têm sola anti-derrapante para dar segurança nos saltos
A pegada é firme o bastante para fintar o oponente ou arremessar com precisão
Os atletas passam cola nas mãos para ter mais aderência ao segurar a bola
Como é proibido pisar na área, muitas finalizações começam com um salto em direção ao gol
1
2
3
4
5
COMO É O JOGO
Duas equipes de sete jogadores disputam as
partidas cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário. Cada time conta com cinco reservas que podem entrar em quadra a qualquer momento
A QUADRA
Tem revestimento sintético com uma camada para amortecer o impacto nos saltos, coberta por outra que garante aderência
20 m
Área
6 m
1
2
3
Marca
de 7 m
Linha
de 9 m
40 m
Zona de substituição
9 m
Área
Apenas o goleiro pode permanecer dentro dela. Os jogadores só podem pisá-la depois de a bola tocar no chão
Linha de 9 m
Na cobrança de um tiro livre, os jogadores devem ficar atrás dela, deixando apenas o cobrador após a marca
Marca de 7 m
De onde são cobrados os tiros livres, que são o pênalti do handebol. Entre o cobrador e o gol, apenas o goleiro
1
2
3
O GOL
Preso ao chão, é sinalizado em duas cores
8 cm
2 m
3 m
A BOLA
Coberta de couro ou material
sintético,
tem medidas
diferentes para homens e
mulheres
H: 18,5 - 19 cm
M: 17 - 18 cm
H: 425 a 475 g
M: 325 a 375 g
Bola de futebol
Bola de basquete
TÉCNICA
Um fundamento importante é o controle dos
movimentos do braço com a bola na mão. O atleta deve mudar a direção do movimento sem deixá-la escapar, além de impor efeitos na bola ao lançá-la
Abaixo do ombro
Para proteger
a bola dos defensores
Acima do ombro
Em geral, é a posição que precede um arremesso
mais forte
2
Finta seca,
sutil, que
oferece a bola para depois puxá-la de volta
3
1
Posição de segurança, usada em várias situações
Ao ameaçar lançar a bola, o jogador pode deslocar o adversário, abrindo espaço para o arremate
O movimento pode ser sutil, concentrado no pulso
1
2
3
FECHANDO O GOL
Goleiros usam estratégia de sair do gol para
reduzir espaços
Embaixo da trave, o goleiro deixa maior área livre para os arremessos
Ao se aproximar do atacante, ele reduz a área livre e as opções do batedor
4 m
Por exemplo: no tiro de 7 m, o limite do goleiro reduz esse efeito
ESQUEMAS
Sistemas de jogo orientam tanto a defesa quanto o ataque
Defesa
0-6
Defesa em linha. É a retranca do handebol
Defesa
1-2-3
Jogadores mais adiantados para evitar que a bola circule livre
Ataque
4-2
Quatro atacam e dois formam a primeira linha de defesa
POSIÇÕES
Como no basquete, os jogadores de linha devem defender e atacar. Cada um desempenha uma função em quadra
Ataque
Defesa
Ponta
Ponta
Pivô
Meia
Meia
Armador
Goleiro
Goleiro
Único que pode tocar a bola com os pés ao defender. Pode fazer lançamentos
Pontas
Jogam bem abertos, deslocando a defesa ou criando chances de gol para si
Meias
Bloqueiam arremessos na defesa e, no ataque, jogam afastados, abrindo espaço para correr e arremessar
Pivô
Sempre infiltrado na defesa adversária, abre espaços para os pontas ou gira para atacar
Armador
Cérebro do time, orienta a defesa e organiza as jogadas ofensivas
SOLTAR A BOLA
Não é permitido ficar mais de três segundos
com a bola na mão ou dar mais de três passos segurando-a. Para se deslocar com a bola, o atleta deve quicá-la, como no basquete
JUÍZES
Dois juízes acompanham as partidas, se
revezando entre o centro da quadra e o gol. Quando um time ataca, aquele que está na quadra da equipe que defende se posiciona como juiz de gol, enquanto seu parceiro controla a quadra
INFRAÇÕES
São permitidos esbarrões somente com o tronco. Tentar agarrar ou derrubar o adversário pode resultar em falta ou tiro de sete metros
Advertência. Limite de um por jogador e três para o time
Desqualificação
Um jogador pode ser suspenso por dois minutos, caso ultrapasse
o limite de advertências,
por exemplo
DURAÇÃO
São dois tempos de 30 minutos, com intervalo de 15. Em caso de empate, até duas prorrogação de dois tempos de 5 minutos são disputadas. Se ainda persistir a igualdade, as equipes se alternam em tiros de 7 m
Vale gol com a mão
Popular na Europa, esporte trocou o campo pela quadra para enfrentar o frio do continente
Como o ritmo do jogo é intenso e as articulações das pernas são bastante exigidas, alguns atletas usam tornozeleiras com talas para ganhar estabilidade na articulação
A pegada é firme o bastante para fintar o oponente ou arremessar com precisão
Os atletas passam cola nas mãos para ter mais aderência ao segurar a bola
Como é proibido
pisar na área, muitas finalizações começam com um salto em direção ao gol
Os calçados têm sola anti-derrapante para dar segurança nos saltos
COMO É O JOGO
Duas equipes de sete jogadores disputam as partidas cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário. Cada time conta com cinco reservas que podem entrar em quadra a qualquer momento
A QUADRA
Tem revestimento sintético com uma camada para amortecer o impacto nos saltos, coberta por outra que garante aderência
Zona de substituição
Linha de 9 m
6 m
7 m
Marca
de 7 m
20 m
9 m
Área
40 m
Área
Apenas o goleiro pode permanecer dentro dela. Os jogadores só podem pisá-la depois de a bola tocar no chão
Linha de 9 m
Na cobrança de um tiro livre, os jogadores devem ficar atrás dela, deixando apenas o cobrador após a marca
Marca de 7 m
De onde são cobrados os tiros livres, que são o pênalti do handebol. Entre o cobrador e o gol, apenas o goleiro
8 cm
O GOL
Preso ao chão, é sinalizado em duas cores
2 m
3 m
H: 18,5 - 19 cm
M: 17 - 18 cm
A BOLA
Coberta de couro ou material
sintético,
tem medidas
diferentes para homens e
mulheres
H: 425 a 475 g
M: 325 a 375 g
Bola de
futebol
Bola de
basquete
TÉCNICA
Um fundamento importante é o controle dos movimentos do braço com a bola na mão.
O atleta deve mudar a direção do movimento sem deixá-la escapar, além de impor efeitos na bola ao lançá-la
Abaixo do ombro
Para proteger a bola dos defensores
Acima do ombro
Em geral, é a posição que precede um arremesso
mais forte
Finta seca, sutil, que oferece a bola para depois puxá-la de volta
Ao ameaçar lançar a bola, o jogador pode deslocar o adversário, abrindo espaço para o arremate
O movimento pode ser sutil, concentrado no pulso
Posição de segurança, usada em várias situações
FECHANDO O GOL
Goleiros usam estratégia de sair do gol para reduzir espaços
4 m
Embaixo da trave, o goleiro deixa maior área livre para os arremessos
Ao se aproximar do atacante, ele reduz a área livre e as opções do batedor
Por exemplo: no tiro de 7 m, o limite do goleiro reduz esse efeito
ESQUEMAS
Sistemas de jogo orientam tanto a defesa quanto o ataque
Defesa
Defesa
Ataque
0-6
Defesa em linha. É a retranca do handebol
1-2-3
Jogadores mais adiantados para evitar que a bola circule livre
4-2
Quatro atacam e dois formam a primeira linha de defesa
POSIÇÕES
Como no basquete, os jogadores de linha devem defender e atacar. Cada um desempenha uma função em quadra
Ataque
Ponta
Goleiro
Único que pode tocar a bola com os pés ao defender. Pode fazer lançamentos
Defesa
Meia
Goleiro
Armador
Pivô
Meia
Ponta
Pontas
Jogam bem abertos, deslocando a defesa ou criando chances de gol para si
Meias
Bloqueiam arremessos na defesa e, no ataque, jogam afastados, abrindo espaço para correr e arremessar
Pivô
Sempre infiltrado na defesa adversária, abre espaços para os pontas ou gira para atacar
Armador
Cérebro do time, orienta a defesa e organiza as jogadas ofensivas
INFRAÇÕES
São permitidos esbarrões somente com o tronco. Tentar agarrar ou derrubar o adversário pode resultar em falta ou tiro de sete metros
SOLTAR A BOLA
Não é permitido ficar mais de três segundos com a bola na mão ou dar mais de três passos segurando-a. Para se deslocar com a bola, o atleta deve quicá-la, como no basquete
JUÍZES
Dois juízes acompanham as partidas, se
revezando entre o centro da quadra e o gol. Quando um time ataca, aquele que está na quadra da equipe que defende se posiciona como juiz de gol, enquanto seu parceiro
controla a quadra
Advertência. Limite de um
por jogador e três para o time
Um jogador pode ser suspenso por dois minutos,
caso ultrapasse
o limite de advertências,
por exemplo
DURAÇÃO
São dois tempos de 30 minutos, com intervalo de 15. Em caso de empate, até duas prorrogação de dois tempos de 5 minutos são disputadas. Se ainda persistir a igualdade, as equipes se alternam em tiros de 7 m
Desqualificação