Bola rolando
Registrado desde a Antiguidade, futebol é praticado e amado em quase todo o planeta. Nos Jogos, esvaziado no masculino, conta com suas estrelas no feminino
COMO É O JOGO
Duas equipes de 11 jogadores tentam fazer a bola passar mais vezes pelo gol do adversário usando os pés ou a cabeça para golpeá-la
Os uniformes são escolhidos de forma que cada peça (camisa, calção e meias) tenha cor diferente da usada pelo oponente
Por causa do contato físico, brincos, anéis ou peircings não são permitidos
68 a 70 cm
de circunferência
As chuteiras têm
travas de resina ou alumínio para dar estabilidade no gramado, mesmo sob chuva
Caneleiras são colocadas sob a meia para proteção contra os choques
A BOLA
De couro ou material sintético, são impermeáveis. No início da partida, devem pesar de 410 a 450 g
O CAMPO DE JOGO
Feitos de grama natural ou artificial. As dimensões seguem o padrão da Fifa para competições internacionais
105 m
9,15 m
68 m
Círculo central
Onde se iniciam as partidas a cada tempo ou gol. Só o time que dá início ao jogo pode ficar aí
ÁREA DE GOL
A região próxima do gol é limitada por dois retângulos chamados áreas. Somente o goleiro pode usar as mãos dentro delas
16,5 m
5,5 m
GOL
Pequena área
5,5 m
11 m
Marca do pênalti
9,15 m
Grande área
Meia-lua
GOL OU META
É o alvo dos times. A bola deve atravessar a linha para o gol ser validado
7,32 m
Não
2,44 m
Gol
TécnicA
Além da habilidade com a bola, a compreensão das táticas de jogo aliada à condição atlética fazem de um jogador um craque. A base é o chute, que serve para passar a bola ou lançá-la ao gol. São três os tipos básicos
O chute de peito é dado com o pé alinhado ao tronco
O chute com a parte interna do pé é executado com o pé virado para fora
No chute de trivela, o pé fica voltado para dentro
Onde o pé toca a bola
O centro da bola é atingido em
sua metade inferior
Onde a bola é atingida
Onde a bola é atingida
Onde a bola é atingida
A bola sai forte na direção do gol
Forte e rápido, sua curva sai no sentido oposto ao do chute. Usado em diversas situações
Impõe uma rotação à bola e provoca uma curva suave na trajetória. Muito usado em cobranças de falta
Ideal para arremates de longa distância, é quase indefensável quando desferido de dentro da área
ARBITRAGEM
Um juiz e dois auxiliares controlam o jogo. Infrações podem ser punidas com cartões
Advertência
Expulsão
O DESENHO TÁTICO DAS EQUIPES
A distribuição dos jogadores pelos três setores do campo deve neutralizar o adversário no ataque e batê-lo na defesa
Esquema tático
É definido pelo número de jogadores de linha por setor. No exemplo abaixo, 4-4-2
DEFESA
MEIO DE CAMPO
ATAQUE
Lateral
ESQUERDA
Meia
Volante
Zagueiro
Atacante
Goleiro
Atacante
Volante
Zagueiro
Meia
DIREITA
Lateral
Único que pode tocar a bola com as mãos, o goleiro usa luvas acolchoadas nos dois lados e também camisas diferentes dos outros jogadores
Defesa
Mistura jogadores altos e com explosão para piques curtos a atletas capazes de apoiar o ataque e voltar rapidamente para a defesa
Meio-de-campo
Concentra jogadores habilidosos, que devem impedir o avanço do oponente e também armar as jogadas de ataque
Ataque
Reúne jogadores rápidos e com grande senso de colocação, capazes de se antecipar e concluir jogadas com precisão
DURAÇÃO DOS JOGOS
São dois tempos de 45 minutos, com 15 de intervalo. Em caso de empate nas partidas eliminatórias, uma prorrogação de dois tempos de 15 minutos é jogada. Persistindo o empate, o vencedor sai em disputa de pênaltis
Bola rolando
Registrado desde a Antiguidade, futebol é praticado e amado em quase todo o planeta. Nos Jogos, esvaziado no masculino, conta com suas estrelas no feminino
Os uniformes são escolhidos de forma que cada peça (camisa, calção e meias) tenha cor diferente da usada pelo oponente
COMO É O JOGO
Duas equipes de 11 jogadores tentam fazer a bola passar mais vezes pelo gol do adversário usando os pés ou a cabeça para golpeá-la
Por causa do contato físico, brincos, anéis ou peircings não são permitidos
Caneleiras são colocadas sob a meia para proteção contra os choques
68 a 70 cm
de circunferência
A BOLA
De couro ou material sintético, são impermeáveis. No início da partida, devem pesar de 410 a 450 g
As chuteiras têm travas de resina ou alumínio para dar estabilidade no gramado, mesmo sob chuva
105 m
O CAMPO DE JOGO
Feitos de grama natural ou artificial. As dimensões seguem o padrão da Fifa para competições internacionais
Círculo central
Onde se iniciam as partidas a cada tempo ou gol. Só o time que dá início ao jogo pode ficar aí
9,15 m
68 m
ÁREA DE GOL
A região próxima do gol é limitada por dois retângulos chamados áreas. Somente o goleiro pode usar as mãos dentro delas
16,5 m
5,5 m
GOL
Pequena área
5,5 m
11 m
16,5 m
Marca do pênalti
9,15 m
Grande área
Meia-lua
GOL OU META
É o alvo dos times. A bola deve atravessar a linha para o gol ser validado
Não
7,32 m
2,44 m
Gol
TÉCNICA
Além da habilidade com a bola, a compreensão das táticas de jogo aliada à condição atlética fazem de um jogador um craque. A base é o chute, que serve para passar a bola ou lançá-la ao gol. São três os tipos básicos
ARBRITAGEM
Um juiz e dois auxiliares controlam o jogo. Infrações podem ser punidas com cartões
Advertência
Expulsão
No chute de trivela, o pé fica voltado para dentro
O chute de peito é dado com o pé alinhado ao tronco
O chute com a parte interna do pé é executado com o pé virado para fora
Onde o pé toca a bola
Por causa da área de contato com o pé, também é chamado “três dedos”
O centro da bola é atingido em sua metade inferior
Onde a bola é atingida
Onde a bola é atingida
A bola sai forte na direção do gol
Onde a bola é atingida
Ideal para arremates de longa distância, é quase indefensável quando desferido de dentro da área
Forte e rápido, sua curva sai no sentido oposto ao do chute. Usado em diversas situações
Impõe uma rotação à bola e provoca uma curva suave na trajetória. Muito usado em cobranças de falta
O DESENHO TÁTICO DAS EQUIPES
A distribuição dos jogadores pelos três setores do campo deve neutralizar o adversário no ataque e batê-lo na defesa
Único que pode tocar a bola com as mãos, o goleiro usa luvas acolchoadas nos dois lados e também camisas diferentes dos outros jogadores
Esquema tático
É definido pelo número de jogadores de linha por setor.
No exemplo abaixo, 4-4-2
DEFESA
MEIO DE CAMPO
ATAQUE
Lateral
Meia
ESQUERDA
Volante
Zagueiro
Atacante
Goleiro
Atacante
Volante
Zagueiro
DIREITA
Meia
Lateral
Defesa
Mistura jogadores altos e com explosão para piques curtos a atletas capazes de apoiar o ataque e voltar rapidamente para a defesa
Meio-de-campo
Concentra jogadores habilidosos, que devem impedir o avanço do oponente e também armar as jogadas de ataque
Ataque
Reúne jogadores rápidos e com grande senso de colocação, capazes de se antecipar e concluir jogadas com precisão