Bola rolando

 

Registrado desde a Antiguidade, futebol é praticado e amado em quase todo o planeta. Nos Jogos, esvaziado no masculino, conta com suas estrelas no feminino

 

COMO É O JOGO

Duas equipes de 11 jogadores tentam fazer a bola passar mais vezes pelo gol do adversário usando os pés ou a cabeça para golpeá-la

Os uniformes são escolhidos de forma que cada peça (camisa, calção e meias) tenha cor diferente da usada pelo oponente

Por causa do contato físico, brincos, anéis ou peircings não são permitidos

68 a 70 cm

de circunferência

As chuteiras têm

travas de resina ou alumínio para dar estabilidade no gramado, mesmo sob chuva

Caneleiras são colocadas sob a meia para proteção contra os choques

A BOLA

De couro ou material sintético, são impermeáveis. No início da partida, devem pesar de 410 a 450 g

O CAMPO DE JOGO

Feitos de grama natural ou artificial. As dimensões seguem o padrão da Fifa para competições internacionais

105 m

9,15 m

68 m

Círculo central

Onde se iniciam as partidas a cada tempo ou gol. Só o time que dá início ao jogo pode ficar aí

ÁREA DE GOL

A região próxima do gol é limitada por dois retângulos chamados áreas. Somente o goleiro pode usar as mãos dentro delas

 

16,5 m

5,5 m

GOL

Pequena área

5,5 m

11 m

Marca do pênalti

9,15 m

Grande área

Meia-lua

GOL OU META

É o alvo dos times. A bola deve atravessar a linha para o gol ser validado

 

7,32 m

Não

2,44 m

Gol

TécnicA

Além da habilidade com a bola, a compreensão das táticas de jogo aliada à condição atlética fazem de um jogador um craque. A base é o chute, que serve para passar a bola ou lançá-la ao gol. São três os tipos básicos

 

O chute de peito é dado com o pé alinhado ao tronco

O chute com a parte interna do pé é executado com o pé virado para fora

No chute de trivela, o pé fica voltado para dentro

Onde o pé toca a bola

O centro da bola é atingido em

sua metade inferior

Onde a bola é atingida

Onde a bola é atingida

Onde a bola é atingida

A bola sai forte na direção do gol

Forte e rápido, sua curva sai no sentido oposto ao do chute. Usado em diversas situações

Impõe uma rotação à bola e provoca uma curva suave na trajetória. Muito usado em cobranças de falta

Ideal para arremates de longa distância, é quase indefensável quando desferido de dentro da área

ARBITRAGEM

Um juiz e dois auxiliares controlam o jogo. Infrações podem ser punidas com cartões

 

Advertência

Expulsão

O DESENHO TÁTICO DAS EQUIPES

A distribuição dos jogadores pelos três setores do campo deve neutralizar o adversário no ataque e batê-lo na defesa

 

Esquema tático

É definido pelo número de jogadores de linha por setor. No exemplo abaixo, 4-4-2

DEFESA

MEIO DE CAMPO

ATAQUE

Lateral

ESQUERDA

Meia

Volante

Zagueiro

Atacante

Goleiro

Atacante

Volante

Zagueiro

Meia

DIREITA

Lateral

Único que pode tocar a bola com as mãos, o goleiro usa luvas acolchoadas nos dois lados e também camisas diferentes dos outros jogadores

Defesa

Mistura jogadores altos e com explosão para piques curtos a atletas capazes de apoiar o ataque e voltar rapidamente para a defesa

Meio-de-campo

Concentra jogadores habilidosos, que devem impedir o avanço do oponente e também armar as jogadas de ataque

Ataque

Reúne jogadores rápidos e com grande senso de colocação, capazes de se antecipar e concluir jogadas com precisão

DURAÇÃO DOS JOGOS

São dois tempos de 45 minutos, com 15 de intervalo. Em caso de empate nas partidas eliminatórias, uma prorrogação de dois tempos de 15 minutos é jogada. Persistindo o empate, o vencedor sai em disputa de pênaltis

 

Bola rolando

Registrado desde a Antiguidade, futebol é praticado e amado em quase todo o planeta. Nos Jogos, esvaziado no masculino, conta com suas estrelas no feminino

 

Os uniformes são escolhidos de forma que cada peça (camisa, calção e meias) tenha cor diferente da usada pelo oponente

COMO É O JOGO

Duas equipes de 11 jogadores tentam fazer a bola passar mais vezes pelo gol do adversário usando os pés ou a cabeça para golpeá-la

Por causa do contato físico, brincos, anéis ou peircings não são permitidos

Caneleiras são colocadas sob a meia para proteção contra os choques

68 a 70 cm

de circunferência

A BOLA

De couro ou material sintético, são impermeáveis. No início da partida, devem pesar de 410 a 450 g

As chuteiras têm travas de resina ou alumínio para dar estabilidade no gramado, mesmo sob chuva

105 m

O CAMPO DE JOGO

Feitos de grama natural ou artificial. As dimensões seguem o padrão da Fifa para competições internacionais

Círculo central

Onde se iniciam as partidas a cada tempo ou gol. Só o time que dá início ao jogo pode ficar aí

9,15 m

68 m

ÁREA DE GOL

A região próxima do gol é limitada por dois retângulos chamados áreas. Somente o goleiro pode usar as mãos dentro delas

 

16,5 m

5,5 m

GOL

Pequena área

5,5 m

11 m

16,5 m

Marca do pênalti

9,15 m

Grande área

Meia-lua

GOL OU META

É o alvo dos times. A bola deve atravessar a linha para o gol ser validado

 

Não

7,32 m

2,44 m

Gol

TÉCNICA

Além da habilidade com a bola, a compreensão das táticas de jogo aliada à condição atlética fazem de um jogador um craque. A base é o chute, que serve para passar a bola ou lançá-la ao gol. São três os tipos básicos

 

ARBRITAGEM

Um juiz e dois auxiliares controlam o jogo. Infrações podem ser punidas com cartões

 

Advertência

Expulsão

No chute de trivela, o pé fica voltado para dentro

O chute de peito é dado com o pé alinhado ao tronco

O chute com a parte interna do pé é executado com o pé virado para fora

Onde o pé toca a bola

Por causa da área de contato com o pé, também é chamado “três dedos”

O centro da bola é atingido em sua metade inferior

Onde a bola é atingida

Onde a bola é atingida

A bola sai forte na direção do gol

Onde a bola é atingida

Ideal para arremates de longa distância, é quase indefensável quando desferido de dentro da área

Forte e rápido, sua curva sai no sentido oposto ao do chute. Usado em diversas situações

Impõe uma rotação à bola e provoca uma curva suave na trajetória. Muito usado em cobranças de falta

O DESENHO TÁTICO DAS EQUIPES

A distribuição dos jogadores pelos três setores do campo deve neutralizar o adversário no ataque e batê-lo na defesa

 

Único que pode tocar a bola com as mãos, o goleiro usa luvas acolchoadas nos dois lados e também camisas diferentes dos outros jogadores

Esquema tático

É definido pelo número de jogadores de linha por setor.

No exemplo abaixo, 4-4-2

DEFESA

MEIO DE CAMPO

ATAQUE

Lateral

Meia

ESQUERDA

Volante

Zagueiro

Atacante

Goleiro

Atacante

Volante

Zagueiro

DIREITA

Meia

Lateral

Defesa

Mistura jogadores altos e com explosão para piques curtos a atletas capazes de apoiar o ataque e voltar rapidamente para a defesa

Meio-de-campo

Concentra jogadores habilidosos, que devem impedir o avanço do oponente e também armar as jogadas de ataque

Ataque

Reúne jogadores rápidos e com grande senso de colocação, capazes de se antecipar e concluir jogadas com precisão