A herança romântica

 

Divulgado pela literatura, esgrima

concentra elegância e habilidade no

manejo da mais clássica das armas

 

COMO É

Dois atletas armados com armas de ponta cega se enfrentam. O objetivo é tocar o corpo do rival o maior número de vezes antes que o tempo acabe

duração

No individual, são três assaltos de três minutos ou 15 pontos. Em caso de empate, morte súbita em um minuto de disputa, com a vantagem definida por sorteio. Se ninguém marcar, o sorteado vence. Nas equipes, são nove rounds de três minutos ou 45 pontos. Todas as lutas são eliminatórias

4

1

2

3

PONTUAÇÃO

Um sistema eletrônico permite registrar

os toques válidos

Cada vez que o traje é tocado numa área válida, um ponto é registrado

1

Parte do traje conduz os impulsos elétricos para serem registrados

2

Instalado nas costas, o sistema passa pelo braço, luva e se liga ao cabo da arma

3

Na máscara, um sinal luminoso acende indicando o vencedor

4

2

1

BALESTRA

Um dos principais movimentos de ataque,

onde o atleta salta em direção ao oponente

Um dos principais movimentos de ataque,

onde o atleta salta em direção ao oponente

1

Com um salto, transfere o apoio para a perna de ataque, ao mesmo tempo em que estica com firmeza o braço armado na direção do adversário

2

TÉCNICA

Além de habilidade no manejo das armas,

o esporte exige o domínio de posições e

movimentos que sustentam os golpes

O braço oposto fica flexionado e elevado, para não proteger o torso, onde ficam os alvos. Além disso,

dá equilíbrio aos movimentos da mão armada

O combate começa com o atleta em posição de guarda. É a posição inicial para atacar, defender ou contra-atacar

Da posição de guarda, o atleta pode se lançar para o ataque, combinando movimentos de braços e pernas

EM GUARDA

A posição dos pés deixa

o atleta sempre de lado para o oponente, favorecendo os movimentos

E

Linha central

D

POR QUE O BRANCO?

Antes da marcação eletrônica, as armas eram mergulhadas em tinta e as marcas que deixavam na roupa branca dos atletas indicavam os pontos. Até hoje a cor é usada

A PISTA DE COMBATE

Os duelos ocorrem em cima de uma pista metálica. Não é permitido pisar fora de seus limites. Cada lado é identificado por uma cor: vermelho, verde e, em caso de violação, branco

14 m

2 m

2 m

Área sinaliza que restam

2 m para o fim da pista

Os atletas ficam atrás dessa linha para iniciar a disputa

Linha de segurança

Linha

de guarda

Linha central

Sinais luminosos indicam o vencedor de cada ponto

AS ARMAS

Cada arma tem áreas próprias para pontuação

Florete

90 cm

500 g

Lâmina leve. Tem a menor área de pontuação, concentrada no torso

Empunhadura

Sabre

88 cm

500 g

Empunhadura

Lâmina leve e flexível.

As lutas são mais rápidas

e têm como alvo a parte superior do corpo

Espada

110 cm

770 g

Mais rígida e pesada. Apesar da maior área de pontuação, a maioria dos toques ocorre nas mãos, braços ou no pé da frente

Empunhadura

ESCUDOS DE VESTIR

São várias camadas de roupa, reforçadas pelo uso de placas e fios metálicos, para proteger o torso

A máscara usa tela de fios de aço com 1 mm de diâmetro. Alguns modelos usam visores de acrílico para aumentar a visibilidade

Uma manta de fios de metal protege o pescoço

Guarda-braço,

usado na mão armada

Colete

(ou jaqueta) feito com fios de metal entrelaçados

Jaqueta

Protetor

de peito

1ª camada

2ª camada

3ª camada

A calça é sustentada por suspensórios

A herança romântica

Divulgado pela literatura, esgrima concentra elegância e habilidade no manejo da mais clássica das armas

 

COMO É

Dois atletas armados com armas de ponta cega se enfrentam. O objetivo é tocar o corpo do rival o maior número de vezes antes que o tempo acabe

duração

No individual, são três assaltos de três

minutos ou 15 pontos. Em caso de empate, morte súbita em um minuto de disputa, com a vantagem definida por sorteio.

Se ninguém marcar, o sorteado vence.

Nas equipes, são nove rounds de três

minutos ou 45 pontos. Todas as lutas

são eliminatórias

PONTUAÇÃO

Um sistema eletrônico permite registrar

os toques válidos

Parte do traje conduz os impulsos elétricos para serem registrados

Na máscara, um sinal luminoso acende indicando o vencedor

Cada vez que o traje é tocado numa área válida, um ponto é registrado

Instalado nas costas,

o sistema passa pelo braço, luva e se liga ao cabo da arma

2

1

BALESTRA

Um dos principais movimentos de ataque, onde o atleta salta em direção ao oponente

Um dos principais movimentos de ataque, onde o atleta salta em direção ao oponente

Com um salto, transfere o apoio para a perna de ataque, ao mesmo tempo em que estica com firmeza o braço armado na direção do adversário

1

2

TÉCNICA

Além de habilidade no manejo das armas, o esporte exige o domínio de posições e

movimentos que sustentam os golpes

BALESTRA

O braço oposto fica flexionado e elevado, para não proteger o torso, onde ficam os alvos. Além disso, dá equilíbrio aos movimentos da mão armada

O combate começa com o atleta em posição de guarda. É a posição inicial para atacar, defender ou contra-atacar

Da posição de guarda, o atleta pode se lançar para o ataque, combinando movimentos de braços e pernas

POR QUE O BRANCO?

Antes da marcação eletrônica, as armas eram mergulhadas em tinta e as marcas que deixavam na roupa branca dos atletas indicavam os pontos. Até hoje a cor é usada

EM GUARDA

A posição dos pés deixa

o atleta sempre de lado para o oponente, favorecendo os movimentos

Linha central

E

D

A PISTA DE COMBATE

Os duelos ocorrem em cima de uma pista metálica. Não é permitido pisar fora de seus

limites. Cada lado é identificado por uma cor: vermelho, verde e, em caso de violação, branco

 

14 m

2 m

2 m

Linha de segurança

Linha de guarda

Linha central

Área sinaliza que restam

2 m para o

fim da pista

Os atletas ficam atrás dessa linha para iniciar a disputa

Sinais luminosos indicam

o vencedor de cada ponto

AS ARMAS

Cada arma tem áreas próprias para pontuação

 

 

Áreas válidas

Empunhadura

Florete

Lâmina leve. Tem a menor área de pontuação, concentrada no torso

90 cm

500 g

Lâmina leve e flexível.

As lutas são mais rápidas

e têm como alvo a parte superior do corpo

Sabre

88 cm

500 g

Mais rígida e pesada. Apesar da maior área de pontuação, a maioria dos toques ocorre nas mãos, braços ou no pé da frente

Espada

110 cm

770 g

ESCUDOS DE VESTIR

São várias camadas de roupa, reforçadas

pelo uso de placas e fios metálicos,

para proteger o torso

 

A máscara usa tela de fios de aço com 1 mm de diâmetro. Alguns modelos usam visores

de acrílico para aumentar a visibilidade

Uma manta de fios de metal protege o pescoço

Guarda-braço,

usado na mão armada

Colete (ou jaqueta) feito com fios de metal entrelaçados

Jaqueta

A calça é sustentada por suspensórios

Protetor

de peito

Luvas

1ª camada

2ª camada

3ª camada