A herança romântica
Divulgado pela literatura, esgrima
concentra elegância e habilidade no
manejo da mais clássica das armas
COMO É
Dois atletas armados com armas de ponta cega se enfrentam. O objetivo é tocar o corpo do rival o maior número de vezes antes que o tempo acabe
duração
No individual, são três assaltos de três minutos ou 15 pontos. Em caso de empate, morte súbita em um minuto de disputa, com a vantagem definida por sorteio. Se ninguém marcar, o sorteado vence. Nas equipes, são nove rounds de três minutos ou 45 pontos. Todas as lutas são eliminatórias
4
1
2
3
PONTUAÇÃO
Um sistema eletrônico permite registrar
os toques válidos
Cada vez que o traje é tocado numa área válida, um ponto é registrado
1
Parte do traje conduz os impulsos elétricos para serem registrados
2
Instalado nas costas, o sistema passa pelo braço, luva e se liga ao cabo da arma
3
Na máscara, um sinal luminoso acende indicando o vencedor
4
2
1
BALESTRA
Um dos principais movimentos de ataque,
onde o atleta salta em direção ao oponente
Um dos principais movimentos de ataque,
onde o atleta salta em direção ao oponente
1
Com um salto, transfere o apoio para a perna de ataque, ao mesmo tempo em que estica com firmeza o braço armado na direção do adversário
2
TÉCNICA
Além de habilidade no manejo das armas,
o esporte exige o domínio de posições e
movimentos que sustentam os golpes
O braço oposto fica flexionado e elevado, para não proteger o torso, onde ficam os alvos. Além disso,
dá equilíbrio aos movimentos da mão armada
O combate começa com o atleta em posição de guarda. É a posição inicial para atacar, defender ou contra-atacar
Da posição de guarda, o atleta pode se lançar para o ataque, combinando movimentos de braços e pernas
EM GUARDA
A posição dos pés deixa
o atleta sempre de lado para o oponente, favorecendo os movimentos
E
Linha central
D
POR QUE O BRANCO?
Antes da marcação eletrônica, as armas eram mergulhadas em tinta e as marcas que deixavam na roupa branca dos atletas indicavam os pontos. Até hoje a cor é usada
A PISTA DE COMBATE
Os duelos ocorrem em cima de uma pista metálica. Não é permitido pisar fora de seus limites. Cada lado é identificado por uma cor: vermelho, verde e, em caso de violação, branco
14 m
2 m
2 m
Área sinaliza que restam
2 m para o fim da pista
Os atletas ficam atrás dessa linha para iniciar a disputa
Linha de segurança
Linha
de guarda
Linha central
Sinais luminosos indicam o vencedor de cada ponto
AS ARMAS
Cada arma tem áreas próprias para pontuação
Florete
90 cm
500 g
Lâmina leve. Tem a menor área de pontuação, concentrada no torso
Empunhadura
Sabre
88 cm
500 g
Empunhadura
Lâmina leve e flexível.
As lutas são mais rápidas
e têm como alvo a parte superior do corpo
Espada
110 cm
770 g
Mais rígida e pesada. Apesar da maior área de pontuação, a maioria dos toques ocorre nas mãos, braços ou no pé da frente
Empunhadura
ESCUDOS DE VESTIR
São várias camadas de roupa, reforçadas pelo uso de placas e fios metálicos, para proteger o torso
A máscara usa tela de fios de aço com 1 mm de diâmetro. Alguns modelos usam visores de acrílico para aumentar a visibilidade
Uma manta de fios de metal protege o pescoço
Guarda-braço,
usado na mão armada
Colete
(ou jaqueta) feito com fios de metal entrelaçados
Jaqueta
Protetor
de peito
1ª camada
2ª camada
3ª camada
A calça é sustentada por suspensórios
A herança romântica
Divulgado pela literatura, esgrima concentra elegância e habilidade no manejo da mais clássica das armas
COMO É
Dois atletas armados com armas de ponta cega se enfrentam. O objetivo é tocar o corpo do rival o maior número de vezes antes que o tempo acabe
duração
No individual, são três assaltos de três
minutos ou 15 pontos. Em caso de empate, morte súbita em um minuto de disputa, com a vantagem definida por sorteio.
Se ninguém marcar, o sorteado vence.
Nas equipes, são nove rounds de três
minutos ou 45 pontos. Todas as lutas
são eliminatórias
PONTUAÇÃO
Um sistema eletrônico permite registrar
os toques válidos
Parte do traje conduz os impulsos elétricos para serem registrados
Na máscara, um sinal luminoso acende indicando o vencedor
Cada vez que o traje é tocado numa área válida, um ponto é registrado
Instalado nas costas,
o sistema passa pelo braço, luva e se liga ao cabo da arma
2
1
BALESTRA
Um dos principais movimentos de ataque, onde o atleta salta em direção ao oponente
Um dos principais movimentos de ataque, onde o atleta salta em direção ao oponente
Com um salto, transfere o apoio para a perna de ataque, ao mesmo tempo em que estica com firmeza o braço armado na direção do adversário
1
2
TÉCNICA
Além de habilidade no manejo das armas, o esporte exige o domínio de posições e
movimentos que sustentam os golpes
BALESTRA
O braço oposto fica flexionado e elevado, para não proteger o torso, onde ficam os alvos. Além disso, dá equilíbrio aos movimentos da mão armada
O combate começa com o atleta em posição de guarda. É a posição inicial para atacar, defender ou contra-atacar
Da posição de guarda, o atleta pode se lançar para o ataque, combinando movimentos de braços e pernas
POR QUE O BRANCO?
Antes da marcação eletrônica, as armas eram mergulhadas em tinta e as marcas que deixavam na roupa branca dos atletas indicavam os pontos. Até hoje a cor é usada
EM GUARDA
A posição dos pés deixa
o atleta sempre de lado para o oponente, favorecendo os movimentos
Linha central
E
D
A PISTA DE COMBATE
Os duelos ocorrem em cima de uma pista metálica. Não é permitido pisar fora de seus
limites. Cada lado é identificado por uma cor: vermelho, verde e, em caso de violação, branco
14 m
2 m
2 m
Linha de segurança
Linha de guarda
Linha central
Área sinaliza que restam
2 m para o
fim da pista
Os atletas ficam atrás dessa linha para iniciar a disputa
Sinais luminosos indicam
o vencedor de cada ponto
AS ARMAS
Cada arma tem áreas próprias para pontuação
Áreas válidas
Empunhadura
Florete
Lâmina leve. Tem a menor área de pontuação, concentrada no torso
90 cm
500 g
Lâmina leve e flexível.
As lutas são mais rápidas
e têm como alvo a parte superior do corpo
Sabre
88 cm
500 g
Mais rígida e pesada. Apesar da maior área de pontuação, a maioria dos toques ocorre nas mãos, braços ou no pé da frente
Espada
110 cm
770 g
ESCUDOS DE VESTIR
São várias camadas de roupa, reforçadas
pelo uso de placas e fios metálicos,
para proteger o torso
A máscara usa tela de fios de aço com 1 mm de diâmetro. Alguns modelos usam visores
de acrílico para aumentar a visibilidade
Uma manta de fios de metal protege o pescoço
Guarda-braço,
usado na mão armada
Colete (ou jaqueta) feito com fios de metal entrelaçados
Jaqueta
A calça é sustentada por suspensórios
Protetor
de peito
Luvas
1ª camada
2ª camada
3ª camada