A Fórmula 1 do ciclismo
Presente desde a primeira edição dos Jogos, o esporte combina velocidade e estratégia para conquistar vitórias, ora contra adversários, ora contra o relógio
COMO É A PROVA
São cinco provas diferentes para homens e mulheres. Três individuais e duas por equipes.
Em todas elas, o objetivo é completar o percurso no menor tempo
Para conseguir um milésimo de segundo a menos, os ciclistas usam roupa de elastano (superfície lisa) e capacete aerodinâmico
O ciclista fica mais alto, por causa do banco elevado e para frente
Nas provas de perseguição (sprint), as manoplas são mais curtas e o guidão mais baixo
A linha preta é o limite da pista e corresponde à extensão oficial do circuito
A linha vermelha limita a faixa de sprinter, onde ocorre a perseguição. Nessa faixa, é proibido ultrapassar pela esquerda (por dentro)
A PISTA
Revestida de madeira, a pista olímpica tem 250 m de extensão e inclinações diferentes entre retas e curvas, para evitar que os atletas percam velocidade
42°
12°
Nas retas
Nas curvas
7 - 9 m
Linha dos 200 m
(provas de sprint)
indica os últimos
200 m da corrida
Linha de
chegada
Linha de
Perseguição
(largada e
chegada)
Linha de
Perseguição
(2ª equipe)
A área interna é ocupada pela direção da prova e pelas equipes
Stayer’s Line
Usada no revezamento entre os ciclistas nas provas por equipe
Faixa de acesso
(Cote D’Azur)
Por onde entram ou saem
da pista,usada também
para aquececimento
MAGRELAS E TURBINADAS
As bicicletas são projetadas para serem leves e atingir a maior velocidade possível. Possuem apenas uma marcha e roda fixa, que faz com que os pedais girem sempre que a roda girar. Apesar de velozes, não têm freios para evitar acidentes. Dependendo da prova (contrarrelógio ou corrida), diferem nos ajustes do ciclista
No contrarrelógio o ciclista mantém as costas em posição mais horizontal, paralela ao chão
Os braços ficam juntos e apoiados em barras aerodinâmicas que diminuem a resistência do ar
As provas olímpicas
VELOCIDADE INDIVIDUAL
Num percurso total de 1.000 m, apenas os últimos 200m são cronometrados. Os atletas disputam duelos individuais e o primeiro a cruzar a linha de chegada avança de fase
Distância
Pista
1.000 m
4 x
VELOCIDADE POR EQUIPES
As equipes largam de lados opostos da pista. No masculino, a equipe tem três atletas, que pedalam um atrás do outro, enquanto no feminino são somente duas atletas
Masc
750 m
3 x
Fem
500 m
2 x
Distância
Pista
PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES
Cada equipe de quatro atletas larga de lados opostos da pista. Quem completar o percurso em menos tempo avança. Na final, a corrida acaba se um time alcançar o outro
Distância
Pista
4.000 m
16 x
KEIRIN
Uma bicicleta elétrica com velocidade controlada puxa o pelotão sem ser ultrapassada. Restando 700 m, ela sai da pista e os atletas podem acelerar. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada
Distância
Pista
2.000 m
8 x
PROVAS POR EQUIPE
Cada ciclista lidera por uma volta e vai para o final da fila ao completá-la. A troca é feita nas curvas, onde há mais segurança
A largada é dada em pontos opostos, com as bicicletas sendo seguradas por fiscais
Líder
O ciclista seguinte passa a ser o líder e assim, por diante
OMNIUM
Composta por seis provas que atribuem pontos em ordem inversa (o 1º recebe um ponto, o 2º dois etc.), é o decatlo do ciclismo. Vence quem tiver menor total de pontos
Prova: Contrarrelógio
Homens: 1 km
Mulheres: 0,5 km
Como é: Completar o percurso no menor tempo
Prova: Corrida por pontos
Homens: 30 km
Mulheres: 20 km
Como é: A cada 10 voltas, recebem 1º - 5; 2º - 3; 3º - 2;
4º - 1 pt
Prova: Eliminação
Como é: Um sprint a cada 2 voltas elimina o último a cruzar
Prova: Perseguição individual
Homens: 4 km
Mulheres: 3 km
Como é: Vence o menor tempo ou quem alcançar o rival
Prova: Scratch
Homens: 16 km
Mulheres: 10 km
Como é: Corrida simples. Vence quem cruzar primeiro
Prova: Volta lançada
Homens: 750 m
Mulheres: 750 m
Como é: 2 voltas para acelerar; 1 para cronometrar. Vence o mais rápido
A Fórmula 1 do ciclismo
Presente desde a primeira edição dos Jogos, o esporte combina velocidade e estratégia para conquistar vitórias, ora contra adversários, ora contra o relógio
COMO É A PROVA
São cinco provas diferentes para homens e mulheres. Três individuais e duas por equipes. Em todas elas, o objetivo é completar o percurso no menor tempo
Para conseguir um milésimo de segundo a menos, os ciclistas usam roupa de elastano (superfície lisa) e capacete aerodinâmico
O ciclista fica mais alto, por causa do banco elevado e para frente
Nas provas de perseguição (sprint), as manoplas são mais curtas e o guidão mais baixo
A linha vermelha limita a faixa de sprinter, onde ocorre a perseguição. Nessa faixa, é proibido ultrapassar pela esquerda (por dentro)
A linha preta é o limite da pista e corresponde à extensão oficial do circuito
A PISTA
Revestida de madeira, a pista olímpica tem 250 m de extensão e inclinações diferentes entre retas e curvas, para evitar que os atletas percam velocidade
42°
12°
Nas retas
Nas curvas
7 - 9 m
Linha dos 200 m
(provas de sprint)
indica os últimos
200 m da corrida
Linha de
chegada
Linha de
Perseguição
(largada e
chegada)
Linha de
Perseguição
(2ª equipe)
A área interna é ocupada pela direção da prova e pelas equipes
Stayer’s Line
Usada no revezamento entre os ciclistas nas provas por equipe
Faixa de acesso (Cote D’Azur)
Por onde entram ou saem da pista,
usada também para aquececimento
MAGRELAS
E TURBINADAS
As bicicletas são projetadas para serem leves e atingir a maior velocidade possível. Possuem apenas uma marcha e roda fixa, que faz com que os pedais girem sempre que a roda girar. Apesar de velozes, não têm freios para evitar acidentes. Dependendo da prova (contrarrelógio ou corrida), diferem nos ajustes do ciclista
No contrarrelógio o ciclista mantém as costas em posição mais horizontal, paralela ao chão
Os braços ficam juntos e apoiados em barras aerodinâmicas que diminuem a resistência do ar
As provas olímpicas
VELOCIDADE INDIVIDUAL
Num percurso total de 1.000 m, apenas os últimos 200m são cronometrados. Os atletas disputam duelos individuais e o primeiro a cruzar a linha de chegada avança de fase
VELOCIDADE POR EQUIPES
As equipes largam de lados opostos da pista. No masculino, a equipe tem três atletas, que pedalam um atrás do outro, enquanto no feminino são somente duas atletas
Masc
750 m
3 x
Fem
500 m
2 x
Distância
Pista
1.000 m
4 x
Distância
Pista
PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES
Cada equipe de quatro atletas larga de lados opostos da pista. Quem completar o percurso em menos tempo avança. Na final, a corrida acaba se um time alcançar o outro
KEIRIN
Uma bicicleta elétrica com velocidade controlada puxa o pelotão sem ser ultrapassada. Restando 700 m, ela sai da pista e os atletas podem acelerar. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada
Distância
Pista
2.000 m
8 x
Distância
Pista
4.000 m
16 x
Provas por equipe
Equipe A
Cada ciclista lidera por uma volta e vai para o final da fila ao completá-la. A troca é feita nas curvas, onde há mais segurança
A largada é dada em pontos opostos, com as bicicletas sendo seguradas por fiscais
Líder
Equipe B
O ciclista seguinte passa a ser o líder e assim, por diante
OMNIUM
Composta por seis provas que atribuem pontos em ordem inversa (o 1º recebe um ponto, o 2º dois etc.), é o decatlo do ciclismo. Vence quem tiver menor total de pontos
Homens
1 km
30 km
4 km
16 km
750 m
Mulheres
0,5 km
20 km
3 km
10 km
750 m
Provas
Contrarrelógio
Corrida por pontos
Eliminação
Perseguição individual
Scratch
Volta lançada
Como é
Completar o percurso
no menor tempo
A cada 10 voltas, recebem
1º - 5; 2º - 3; 3º - 2; 4º - 1 pt
Um sprint a cada 2 voltas
elimina o último a cruzar
Vence o menor tempo ou
quem alcançar o rival
Corrida simples. Vence
quem cruzar primeiro
2 voltas para acelerar
1 para cronometrar
Vence o mais rápido