Velocidade e resistência

 

Ciclistas devem registrar o menor tempo possível ao completar o percurso, que combina trechos planos com subidas e descidas. São duas provas distintas:

 

 

Contrarrelógio

Como é a prova

TÉCNICA

Os ciclistas largam individualmente a cada 90 segundos. Vence quem completar o percurso no menor tempo

Sem se preocupar com ultrapassagens, o atleta se concentra na velocidade. O foco está na aerodinâmica

Os atletas usam capacetes aerodinâmicos para diminuir a resistência do ar

Como no ciclismo de pista, as bicicletas de contrarrelógio são projetadas para ganhar velocidade, porém possuem marchas (18), e freios

O guidão tem um suporte para o antebraço, que reduz a largura do ciclista, diminuindo o atrito com o ar. É usado quando se quer manter a velocidade

A inclinação e a altura do tubo do selim favorecem uma posição mais aerodinâmica

A manopla baixa é usada quando o ciclista busca aceleração, geralmente de pé

Vento lateral

As rodas são mais leves e finas que as de estrada. A traseira é um disco, com maior efeito aerodinâmico.

A roda dianteira não tem varetas, mas é aberta para evitar que ventos laterais desestabilizem a bicicleta

COMO NA FÓRMULA 1

Os ciclistas usam como tática se aproveitar do “vácuo” criado pelos adversários

1

2

Quem vai na frente [1] cria uma área de baixa resistência do ar atrás de si, favorecendo o ciclista que vem a seguir [2]

Estrada

Como é a prova

Os atletas largam juntos e o primeiro a completar o percurso ganha a corrida. A prova é intensa e os atletas devem manter a velocidade por muito tempo e ainda garantir fôlego para um sprint final

TÉCNICA

Cada detalhe ajuda o ciclista a ganhar velocidade. A estratégia do atleta envolve tanto a escolha do equipamento como a posição em que dará suas pedaladas

Resistência

do ar

1. INCLINADO - Como a resistência do ar pode comprometer a velocidade, os ciclistas procuram manter o tronco paralelo ao chão, reduzindo a área de contato com o ar

2. DE PÉ - Em subidas muito íngrimes ou quando precisam aumentar a aceleração num tempo mais curto, os ciclistas pedalam de pé para aumentar a força nas pedaladas

O guidão permite duas formas de condução: uma [1], mais alta, usada quando o atleta se levanta para aumentar o impulso da pedalada

1

Os freios podem ser acionados em ambas as posições

Outra [2], baixa, para ajudar o ciclista a manter o tronco paralelo ao chão

O design do capacete ajuda a direcionar o fluxo de ar

2

São 18 marchas, determinadas pela velocidade ou pelas características da pista

Os atletas carregam água ou isotônicos para não desidratarem

Dois circuitos num só

 

O percurso combina trechos de praia e de montanha e tem como cenário belos cartões-postais da cidade

LEGENDA

Montanhas/Área verde

Costa/Lagoas

Pontos de bifurcação/Junção

Percurso Estrada

Largada/Chegada

Percurso Contrarrelógio

Largada/Chegada

CONTRARRELÓGIO

A prova ocorre no circuito Grumari, partindo do Pontal. São quatro voltas para os homens e duas para as mulheres

DISTÂNCIAS

MASCULINO 54,5 km (4 voltas)

FEMININO 29,8 km (2 voltas)

0

2 km

Guaratiba

Barra de

Guaratiba

Circuito Grumari

Grumari

PONTAL

Recreio dos

Bandeirantes

ESTRADA

Os atletas partem de Copacabana, vão até Guaratiba e voltam, passando pelo Parque Nacional da Tijuca e descendo pelo Jardim Botânico até a orla

Barra da Tijuca

O circuito Vista Chinesa faz a diferença entre as provas masculina e feminina: duas voltas nesse trecho para eles e uma para elas

Circuito

Vista Chinesa

São Conrado

Leblon

Ipanema

DISTÂNCIAS

MASCULINO 241,5 km

FEMININO 141 km

Copacabana

Forte de Copacabana

Velocidade e resistência

Ciclistas devem registrar o menor tempo possível ao completar o percurso, que combina trechos planos com subidas e descidas. São duas provas distintas:

 

Contrarrelógio

 

Como é a prova

Os ciclistas largam individualmente a cada 90 segundos. Vence quem completar o percurso no menor tempo

Os atletas usam capacetes aerodinâmicos para diminuir a resistência do ar

O guidão tem um suporte para o antebraço, que reduz a largura do ciclista, diminuindo o atrito com o ar. É usado quando se quer manter a velocidade

TÉCNICA

Sem se preocupar com ultrapassagens, o atleta se concentra na velocidade. O foco está na aerodinâmica

Como no ciclismo de pista, as bicicletas de contrarrelógio são projetadas para ganhar velocidade, porém possuem marchas (18), e freios

As rodas são mais leves e finas que as de estrada. A traseira é um disco, com maior efeito aerodinâmico.

A roda dianteira não tem varetas, mas é aberta para evitar que ventos laterais desestabilizem a bicicleta

Vento lateral

A inclinação e a altura do tubo do selim favorecem uma posição mais aerodinâmica

A manopla baixa é usada quando o ciclista busca aceleração, geralmente de pé

COMO NA FÓRMULA 1

1

2

Os ciclistas usam como tática se aproveitar do “vácuo” criado pelos adversários

Quem vai na frente [1] cria uma área de baixa resistência do ar atrás de si, favorecendo o ciclista que vem a seguir [2]

Estrada

TÉCNICA

Como é a prova

Os atletas largam juntos e o primeiro a completar o percurso ganha a corrida. A prova é intensa e os atletas devem manter a velocidade por muito tempo e ainda garantir fôlego para um sprint final

Cada detalhe ajuda o ciclista a ganhar velocidade. A estratégia do atleta envolve tanto a escolha do equipamento como a posição em que dará suas pedaladas

Resistência

do ar

2. DE PÉ - Em subidas muito íngrimes ou quando precisam aumentar a aceleração num tempo mais curto, os ciclistas pedalam de pé para aumentar a força nas pedaladas

1. INCLINADO - Como a resistência do ar pode comprometer a velocidade, os ciclistas procuram manter o tronco paralelo ao chão, reduzindo a área de contato com o ar

O guidão permite duas formas de condução: uma [1], mais alta, usada quando o atleta se levanta para aumentar o impulso da pedalada

Os freios podem ser acionados em ambas as posições

1

O design do capacete ajuda a direcionar o fluxo de ar

Outra [2], baixa, para ajudar o ciclista a manter o tronco paralelo ao chão

2

Os atletas carregam água ou isotônicos para não desidratarem

São 18 marchas, determinadas pela velocidade ou pelas características da pista

Dois circuitos num só

 

O percurso combina trechos de praia e de montanha e tem como cenário belos cartões-postais da cidade

LEGENDA

Montanhas/Área verde

Costa/Lagoas

Pontos de bifurcação/Junção

Percurso Estrada

Largada/Chegada

Percurso Contrarrelógio

Largada/Chegada

CONTRARRELÓGIO

A prova ocorre no circuito Grumari, partindo do Pontal. São quatro voltas para os homens e duas para as mulheres

DISTÂNCIAS

0

2 km

MASCULINO 54,5 km (4 voltas)

FEMININO 29,8 km (2 voltas)

Guaratiba

Barra de

Guaratiba

Circuito Grumari

Grumari

DISTÂNCIAS

MASCULINO 54,5 km (4 voltas)

FEMININO 29,8 km (2 voltas)

PONTAL

Recreio dos

Bandeirantes

ESTRADA

Os atletas partem de Copacabana, vão até Guaratiba e voltam, passando pelo Parque Nacional da Tijuca e descendo pelo Jardim Botânico até a orla

Barra da Tijuca

O circuito Vista Chinesa faz a diferença entre as provas masculina e feminina: duas voltas nesse trecho para eles e uma para elas

Circuito

Vista Chinesa

São Conrado

DISTÂNCIAS

Leblon

MASCULINO 241,5 km

FEMININO 141 km

Ipanema

Copacabana

FORTE DE COPACABANA