Hora do show!
Precisão nos arremessos será testada nos duelos entre 12 seleções no masculino e no feminino
como é o jogo
Duas equipes de cinco jogadores tentam acertar a bola na cesta do adversário o maior número de vezes, antes que o tempo acabe. Não pode haver empate
“MÃO SANTA”
Quem fez mais pontos
na história do esporte
Oscar Schmidt
BRA
49.703
Oscar disputou cinco Olimpíadas e foi o cestinha em três delas. Na carreira, superou até os maiores pontuadores da NBA
Recursos
para avançar
Como é proibido
dar mais de dois
passos com a
bola na mão, os jogadores se deslocam quicando a bola pela quadra. Para
finalizar as jogadas, avançam saltando
em direção à cesta carregando a bola
PONTUAÇÃO
As cestas podem valer um, dois ou três pontos, dependendo do local do arremesso
Linha de lance livre
Para os arremessos determinados como punição ao time infrator.
Valem um ponto
2 Pontos
1 Ponto
Garrafão
3 Pontos
Linha dos três pontos
Arremessos feitos de fora dela valem três; de dentro, dois pontos
O TIME
Cada jogador tem uma função em quadra*
Atacantes
Defensores
Ala/lateral
Pivô
Armador
Lançador
Ala/Pivô
*Formação básica. As características dos jogadores podem variar de acordo com a proposta do time
Armador [A]: controla a bola e organiza as jogadas, criando chances
Lançador [L]:arremessa ou cria oportunidades de arremesso
Ala/Pivô [AP]: tenta os rebotes, bloqueia os defensores e arremessa de perto
Ala/lateral [AL]: joga perto da cesta e tem agilidade para lançar e arremessar
Pivô [P]: Mais alto do time, atua bloqueando ou tentando o rebote
DEFESA
Os principais sistemas são o homem a homem (cada jogador marca um outro determinado) e por zona (o jogador guarda uma posição específica e pega quem passar por ela)
A
L
AL
AP
P
ATAQUE
As ações ofensivas são guiadas pelo armador, que escolhe uma das jogadas planejadas para a partida. A velocidade dos jogadores e seus deslocamentos sem bola são decisivos
P
AP
AL
A
Pressão por zona
O armador força o oponente a se mover, protegido pelas laterais. O meio [AP] deve ser rápido, ter senso de antecipação e colocação. O pivô faz a última linha
TABELA
Feita em vidro, acrílico ou policarbonato. Como o material empregado influencia no rebote, vidro e acrílico têm a preferência em torneios oficiais
1,80 m
0,15 m
O retângulo interior é como uma mira para o arremesso. Jogar a bola ali é cesta na certa
A cesta fica a 3,15 m do chão
Um suporte de metal, forrado de espuma em sua base, mantém o centro do aro da cesta a 1,57 m da linha de fundo
Um aro de metal com 45 cm de diâmetro é o alvo dos jogadores
TÉCNICA
Além de altura, o jogador deve ter boa condição atlética para aguentar o ritmo de jogo. Senso de antecipação e domínio dos fundamentos são importantes, sobretudo para tentar a cesta
O arremesso (clássico) é feito de frente para a cesta, com as duas mãos na bola:
Uma dá
a direção
A outra, dominante, empurra a bola para a cesta
Na bandeja, emprega-se uma das mãos para jogar a bola para cima
A bola descreve uma curva mais baixa e mais curta
O gancho é um arremesso feito de lado para a cesta, em velocidade, com um dos braços
TRAJETÓRIA
A bola descreve curvas diferentes
em cada um
Arremesso
Gancho
Bandeja
A bandeja é executada mais próxima à cesta. Já o gancho, depende do lance. O arremesso clássico pode ser feito a qualquer distância
A QUADRA
Tem superfície em madeira altamente polida e sem amortecimento, para favorecer a dinâmica do jogo
15 m
1,57 m
5,8 m
A BOLA
Feita com oito gomos de couro costurados, seu desenho clássico é uma das marcas do esporte
Cerca de
24,2 cm
600 - 650 g
Bola de
futebol
Hora do show!
“Mão santa”
Quem fez mais pontos na história do esporte
Precisão nos arremessos será
testada nos duelos entre
12 seleções no masculino
e no feminino
Oscar Schmidt
BRA
49.703
Oscar disputou cinco Olimpíadas e foi o cestinha em três delas. Na carreira, superou até os maiores pontuadores da NBA
como é o jogo
Duas equipes de cinco jogadores tentam acertar a bola na cesta do adversário o maior número de vezes, antes que o tempo acabe. Não pode haver empate
Recursos para avançar
Como é proibido dar mais de dois passos com a bola na mão, os jogadores se deslocam quicando a bola pela quadra. Para finalizar as jogadas, avançam saltando em direção à cesta carregando a bola
O TIME
Cada jogador tem uma função em quadra*
Atacantes
Defensores
Ala/lateral
Pivô
Armador
Lançador
Ala/Pivô
*Formação básica. As características dos jogadores podem variar de acordo com a proposta do time
Armador [A]: controla a bola e organiza
as jogadas, criando chances
Lançador [L]: arremessa ou cria
oportunidades de arremesso
Ala/Pivô [AP]: tenta os rebotes, bloqueia os defensores e arremessa de perto
Ala/lateral [AL]: joga perto da cesta
e tem agilidade para lançar e
arremessar
Pivô [P]: Mais alto do time,
atua bloqueando ou
tentando o
rebote
PONTUAÇÃO
As cestas podem valer um, dois ou três pontos, dependendo do local do arremesso
Linha de lance livre
Para os arremessos determinados como punição ao time infrator.
Valem um ponto
2 Pontos
1 Ponto
Linha dos três pontos
Arremessos feitos de fora dela valem três; de dentro, dois pontos
Garrafão
3 Pontos
ATAQUE
As ações ofensivas são guiadas pelo armador, que escolhe uma das jogadas planejadas para a partida. A velocidade dos jogadores e seus deslocamentos sem bola são decisivos
DEFESA
Os principais sistemas são o homem a homem (cada jogador marca um outro determinado) e por zona (o jogador guarda uma posição específica e pega quem passar por ela)
Pressão por zona
O armador força o oponente a se mover, protegido pelas laterais. O meio [AP] deve ser rápido, ter senso de antecipação e colocação. O pivô faz a última linha
P
AP
AL
A
A
L
AL
AP
P
1,80 m
TABELA
Feita em vidro, acrílico ou policarbonato. Como o material empregado influencia no rebote, vidro e acrílico têm a preferência em torneios oficiais
0,15 m
O retângulo interior é como uma mira para o arremesso. Jogar a bola ali é cesta na certa
A cesta fica a 3,15 m do chão
Um aro de metal com 45 cm de diâmetro é o alvo dos jogadores
Um suporte de metal, forrado de espuma em sua base, mantém o centro do aro da cesta a 1,57 m da linha de fundo
TÉCNICA
Além de altura, o jogador deve ter boa condição atlética para aguentar o ritmo de jogo. Senso de antecipação e domínio dos fundamentos são importantes, sobretudo para tentar a cesta
O arremesso (clássico) é feito de frente para a cesta, com as duas mãos na bola:
Na bandeja, emprega-se uma das mãos para jogar a bola para cima
Uma dá a direção
A bola descreve uma curva mais baixa e mais curta
A outra, dominante, empurra a bola para a cesta
TRAJETÓRIA
A bola descreve curvas diferentes em cada um
O gancho é um arremesso feito de lado para a cesta, em velocidade, com um dos braços
Arremesso
Gancho
Bandeja
A bandeja é executada mais próxima à cesta. Já o gancho, depende do lance. O arremesso clássico pode ser feito a qualquer distância
A QUADRA
Tem superfície em madeira altamente polida e sem amortecimento,
para favorecer a dinâmica do jogo
28 m
A BOLA
Feita com oito gomos de couro costurados, seu desenho clássico é uma das marcas do esporte
Cerca de 24,2 cm
600 - 650 g
Bola de futebol