Hora do show!

Precisão nos arremessos será testada nos duelos entre 12 seleções no masculino e no feminino

 

como é o jogo

Duas equipes de cinco jogadores tentam acertar a bola na cesta do adversário o maior número de vezes, antes que o tempo acabe. Não pode haver empate

“MÃO SANTA”

Quem fez mais pontos

na história do esporte

Oscar Schmidt

BRA

49.703

Oscar disputou cinco Olimpíadas e foi o cestinha em três delas. Na carreira, superou até os maiores pontuadores da NBA

Recursos

para avançar

Como é proibido

dar mais de dois

passos com a

bola na mão, os jogadores se deslocam quicando a bola pela quadra. Para

finalizar as jogadas, avançam saltando

em direção à cesta carregando a bola

PONTUAÇÃO

As cestas podem valer um, dois ou três pontos, dependendo do local do arremesso

Linha de lance livre

Para os arremessos determinados como punição ao time infrator.

Valem um ponto

2 Pontos

1 Ponto

Garrafão

3 Pontos

Linha dos três pontos

Arremessos feitos de fora dela valem três; de dentro, dois pontos

O TIME

Cada jogador tem uma função em quadra*

Atacantes

Defensores

Ala/lateral

Pivô

Armador

Lançador

Ala/Pivô

*Formação básica. As características dos jogadores podem variar de acordo com a proposta do time

Armador [A]: controla a bola e organiza as jogadas, criando chances

Lançador [L]:arremessa ou cria oportunidades de arremesso

Ala/Pivô [AP]: tenta os rebotes, bloqueia os defensores e arremessa de perto

Ala/lateral [AL]: joga perto da cesta e tem agilidade para lançar e arremessar

Pivô [P]: Mais alto do time, atua bloqueando ou tentando o rebote

DEFESA

Os principais sistemas são o homem a homem (cada jogador marca um outro determinado) e por zona (o jogador guarda uma posição específica e pega quem passar por ela)

A

L

AL

AP

P

ATAQUE

As ações ofensivas são guiadas pelo armador, que escolhe uma das jogadas planejadas para a partida. A velocidade dos jogadores e seus deslocamentos sem bola são decisivos

P

AP

AL

A

Pressão por zona

O armador força o oponente a se mover, protegido pelas laterais. O meio [AP] deve ser rápido, ter senso de antecipação e colocação. O pivô faz a última linha

TABELA

Feita em vidro, acrílico ou policarbonato. Como o material empregado influencia no rebote, vidro e acrílico têm a preferência em torneios oficiais

 

1,80 m

0,15 m

O retângulo interior é como uma mira para o arremesso. Jogar a bola ali é cesta na certa

A cesta fica a 3,15 m do chão

Um suporte de metal, forrado de espuma em sua base, mantém o centro do aro da cesta a 1,57 m da linha de fundo

Um aro de metal com 45 cm de diâmetro é o alvo dos jogadores

TÉCNICA

Além de altura, o jogador deve ter boa condição atlética para aguentar o ritmo de jogo. Senso de antecipação e domínio dos fundamentos são importantes, sobretudo para tentar a cesta

O arremesso (clássico) é feito de frente para a cesta, com as duas mãos na bola:

Uma dá

a direção

A outra, dominante, empurra a bola para a cesta

Na bandeja, emprega-se uma das mãos para jogar a bola para cima

A bola descreve uma curva mais baixa e mais curta

O gancho é um arremesso feito de lado para a cesta, em velocidade, com um dos braços

TRAJETÓRIA

A bola descreve curvas diferentes

em cada um

Arremesso

Gancho

Bandeja

A bandeja é executada mais próxima à cesta. Já o gancho, depende do lance. O arremesso clássico pode ser feito a qualquer distância

A QUADRA

Tem superfície em madeira altamente polida e sem amortecimento, para favorecer a dinâmica do jogo

15 m

1,57 m

5,8 m

A BOLA

Feita com oito gomos de couro costurados, seu desenho clássico é uma das marcas do esporte

Cerca de

24,2 cm

600 - 650 g

Bola de

futebol

Hora do show!

“Mão santa”

Quem fez mais pontos na história do esporte

 

Precisão nos arremessos será

testada nos duelos entre

12 seleções no masculino

e no feminino

 

Oscar Schmidt

BRA

49.703

Oscar disputou cinco Olimpíadas e foi o cestinha em três delas. Na carreira, superou até os maiores pontuadores da NBA

como é o jogo

Duas equipes de cinco jogadores tentam acertar a bola na cesta do adversário o maior número de vezes, antes que o tempo acabe. Não pode haver empate

Recursos para avançar

Como é proibido dar mais de dois passos com a bola na mão, os jogadores se deslocam quicando a bola pela quadra. Para finalizar as jogadas, avançam saltando em direção à cesta carregando a bola

O TIME

Cada jogador tem uma função em quadra*

Atacantes

Defensores

Ala/lateral

Pivô

Armador

Lançador

Ala/Pivô

*Formação básica. As características dos jogadores podem variar de acordo com a proposta do time

Armador [A]: controla a bola e organiza

as jogadas, criando chances

Lançador [L]: arremessa ou cria

oportunidades de arremesso

Ala/Pivô [AP]: tenta os rebotes, bloqueia os defensores e arremessa de perto

Ala/lateral [AL]: joga perto da cesta

e tem agilidade para lançar e

arremessar

Pivô [P]: Mais alto do time,

atua bloqueando ou

tentando o

rebote

 

PONTUAÇÃO

As cestas podem valer um, dois ou três pontos, dependendo do local do arremesso

Linha de lance livre

Para os arremessos determinados como punição ao time infrator.

Valem um ponto

2 Pontos

1 Ponto

Linha dos três pontos

Arremessos feitos de fora dela valem três; de dentro, dois pontos

Garrafão

3 Pontos

ATAQUE

As ações ofensivas são guiadas pelo armador, que escolhe uma das jogadas planejadas para a partida. A velocidade dos jogadores e seus deslocamentos sem bola são decisivos

DEFESA

Os principais sistemas são o homem a homem (cada jogador marca um outro determinado) e por zona (o jogador guarda uma posição específica e pega quem passar por ela)

Pressão por zona

O armador força o oponente a se mover, protegido pelas laterais. O meio [AP] deve ser rápido, ter senso de antecipação e colocação. O pivô faz a última linha

P

AP

AL

A

A

L

AL

AP

P

1,80 m

TABELA

Feita em vidro, acrílico ou policarbonato. Como o material empregado influencia no rebote, vidro e acrílico têm a preferência em torneios oficiais

0,15 m

O retângulo interior é como uma mira para o arremesso. Jogar a bola ali é cesta na certa

A cesta fica a 3,15 m do chão

Um aro de metal com 45 cm de diâmetro é o alvo dos jogadores

Um suporte de metal, forrado de espuma em sua base, mantém o centro do aro da cesta a 1,57 m da linha de fundo

TÉCNICA

Além de altura, o jogador deve ter boa condição atlética para aguentar o ritmo de jogo. Senso de antecipação e domínio dos fundamentos são importantes, sobretudo para tentar a cesta

O arremesso (clássico) é feito de frente para a cesta, com as duas mãos na bola:

Na bandeja, emprega-se uma das mãos para jogar a bola para cima

Uma dá a direção

A bola descreve uma curva mais baixa e mais curta

A outra, dominante, empurra a bola para a cesta

TRAJETÓRIA

A bola descreve curvas diferentes em cada um

O gancho é um arremesso feito de lado para a cesta, em velocidade, com um dos braços

Arremesso

Gancho

Bandeja

A bandeja é executada mais próxima à cesta. Já o gancho, depende do lance. O arremesso clássico pode ser feito a qualquer distância

A QUADRA

Tem superfície em madeira altamente polida e sem amortecimento,

para favorecer a dinâmica do jogo

28 m

A BOLA

Feita com oito gomos de couro costurados, seu desenho clássico é uma das marcas do esporte

Cerca de 24,2 cm

600 - 650 g

Bola de futebol