Mais rápido

Essência dos Jogos Olímpicos, atletismo reúne provas de pista (corridas), campo (saltos e lançamentos) e rua. Nelas, os atletas testam os limites do ser humano

Atletismo - Corridas

COMO É A PROVA

O objetivo é sempre o mesmo: superar os adversários em confrontos diretos. A maioria das provas tem etapas eliminatórias, que classificam os atletas mais bem colocados para a final

Velocistas usam roupas ajustadas ao corpo para diminuir o contato com o ar e garantir alguns centésimos a menos

As sapatilhas dos velocistas têm cravos na ponta,

para aumentar a aderência da passada e ganhar impulso. Fundistas usam tênis com amortecimento para ganhar mais conforto

AS MODALIDADES

As corridas podem ser rasas - disputadas em terreno plano - ou de obstáculos. Além disso, a extensão da prova determina o tipo de corrida: de velocidade, mais curtas; meio-fundo, mista; e de resistência, mais longas

Provas individuais

100 m

200 m

400 m

800 m

1.500 m

5.000 m

10.000 m

100 m com barreiras

110 m com barreiras

400 m com barreiras

3.000 m com obstáculos

Revezamento

4x100 m

4x400 m

Homens

Mulheres

Etapas

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Final

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

REVEZAMENTO

Equipes de quatro atletas se revezam fazendo um quarto do percurso total cada. Ao concluir sua etapa, o atleta passa o bastão para o companheiro dentro de uma área restrita

O atleta, já em movimento, recebe o bastão de costas

Não é permitido sinalizar a chegada ou deixar o bastão cair no chão

A PISTA DE ATLETISMO

O piso é sintético, misturando resinas e materiais orgânicos para amortecer impactos e dar aderência. Todas as provas têm o mesmo ponto de chegada, porém largadas em posições diferentes, algumas em curva. Raias são mantidas até a prova dos 400 m

Largada 5.000 m

Largada 3.000 m

Largada 3.000 m com obstáculos

Largada 1.500 m

Largada

200 m

Largada 400 m

Largada 800 m

Largada 10.000 m

 

Obstáculo sobre o fosso

Largada 100 m, 100 m c/barreiras

Largada 110 m c/barreiras

Chegada para todas as provas

PERFIS E PASSADAS

As diferentes distâncias impõem biotipos e estratégias para cada prova

Fundistas

Pequenos, têm maior resistência

Velocistas

Fortes, têm mais explosão. Passadas longas e rápidas

Meio-fundistas

Esguios, aliam resistência e velocidade

TÉCNICA DE LARGADA

Nas provas de velocidade (100, 110, 200 m), os atletas largam de um bloco fixado no piso, que serve de apoio para o impulso. Concentração e explosão são determinantes

Nas marcas

Partir

Preparar

1

2

3

São três comandos. Sair na frente é importante, mas…

4

5

…é a frequência constante das passadas que garante a prova e até pode recuperar uma largada ruim

Na chegada, quem cruza primeiro vence. Por isso, os atletas se esticam perto da linha. Em caso de dúvida, a decisão sai na imagem da linha de chegada

COM BARREIRAS

Os atletas devem completar o percurso saltando sobre dez barreiras dispostas em suas raias

Máx. 1,20 m

H: 0,91 - 1,07 m

M: 0,76 - 0,84 m

Mais alto

Provas de campo, os saltos simbolizam as tentativas do homem em vencer os obstáculos que limitavam seu caminho

Atletismo - Saltos

COMO É A PROVA

O objetivo é superar os adversários saltando mais alto ou mais distante, impulsionados pela força do corpo

Salto com vara

Salto em altura

O campo corresponde à área limitada pela pista de corrida. Nela ficam dispostos os equipamentos para as outras provas

Salto em distância e Salto triplo

SALTO EM ALTURA

Os atletas devem saltar o mais alto possível sobre uma barra flexível, colocada na horizontal e encaixada num suporte. A queda é feita em uma área acolchoada. A altura aumenta 3 cm a cada rodada e os atletas tem três tentativas para cada altura. Três falhas seguidas levam à eliminação

2

1

O atleta parte em diagonal para a barra e gira no ar, ultrapassando-a de costas

1

Para ultrapassar a barra, o atleta joga os ombros para trás e, depois, a cintura para o alto, descrevendo um arco sobre o sarrafo

2

SALTO COM VARA

O atleta faz uma corrida curta, previamente estudada para pegar o impulso adequado com a vara, saltando sobre o sarrafo e caindo numa área acolchoada. A cada rodada, a altura aumenta 5 cm. São três tentativas para cada altura e três falhas seguidas eliminam o competidor

3

1

2

5

6

4

FLEXÍVEL

Até o final do século passado, a vara era de bambu e havia sempre o risco de quebrar. A partir de então, passou a ser usada a fibra de vidro, mais flexível, que transformou o esporte

Uma caixa de metal fica instalada no final da pista do salto, ladeada pelo colchão. Ela evita que a vara escorregue

Cada atleta tem uma altura certa para segurar na vara, marcada com fita adesiva

1

Até a quantidade de passos para chegar na caixa de metal é contada, para se atingir a velocidade ideal

2

Ao chegar no ponto, o atleta posiciona a vara para o encaixe. É necessário uma dose de precisão para fazê-lo

3

A vara entorta pela força exercida pelo atleta contra a parede da caixa

4

Ao recuperar sua extensão, ela empurra o atleta para cima. Nesse ponto é preciso habilidade para deslocar o corpo sobre o sarrafo e soltar a vara

5

É um momento crítico do salto pois o sarrafo pode cair a qualquer toque

6

SALTO EM DISTÂNCIA

Cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m e aterrissam em um banco de areia

1

2

3

Na tábua de lançamento, só a área branca é válida. Não é permitido pisar na faixa vermelha, sob pena de ter o salto invalidado

1

A fase em que o atleta fica no ar é chamada vôo. Alguns atletas dão passadas no ar, enquanto outros preferem projetar as pernas para frente

2

3

O segredo está na razão entre a velocidade e a altura atingida no vôo

SALTO TRIPLO

O atleta pega impulso correndo em uma pista de cerca de 40m. Não é permitido pisar na linha e os atletas devem tocar o solo duas vezes (uma com cada pé) antes de aterrissar na caixa de areia, onde é medida a distância atingida

2

1

3

4

O primeiro toque é dado com o mesmo pé do impulso na tábua de lançamento

1

Em geral, é maior que o segundo salto

2

O segundo toque é dado com o outro pé, como numa passada, porém que já dá impulso para o salto final

3

O terceiro toque é a aterrissagem na caixa de areia. O atleta procura alinhar braços e pernas para ampliar a distância

4

Mais forte

Jogar mais longe um objeto completa a lista de qualidades do atleta clássico. Além dos especialistas, lançamentos também feitos pelos atletas do decatlo e do heptatlo

Atletismo - Arremessos

COMO É A PROVA

O objetivo é lançar o mais longe possível antigos objetos de guerra e trabalho (disco, dardo, martelo e peso), vencendo os concorrentes

As posições das áreas de lançamento no campo variam de acordo com o estádio

Lançamento do dardo

Arremesso do peso

35°

35°

29°

35°

Lançamento do disco

Lançamento do martelo

ARREMESSO DO PESO

São três tentativas para cada atleta arremessar o mais distante possível um peso de metal.O atleta deve se manter dentro do círculo de lançamento e só pode sair de lá quando o peso toca o chão

Homens

7,2 kg

13 cm

Mulheres

4 kg

11 cm

Peso

Diâmetro

O peso é feito de bronze e deve ter a superfície lisa

A perna elevada será a base para girar o tronco, fazendo o arremesso

O atleta inicia o movimento com o tronco flexionado e o executa empurrando o peso para cima

2,1 m

A sola do calçado deve ser lisa e plana, aumentando o contato com o chão e a estabilidade para o lançamento

LANÇAMENTO DO DISCO

O atleta deve lançar o disco de dentro do círculo de lançamento e não pode sair de lá até ele cair na área demarcada para isso. O círculo é circundado por uma cerca de proteção para evitar acidentes

Homens

2 kg

22,1 cm

Mulheres

1 kg

18,2 cm

Peso

Diâmetro

O disco é feito de madeira e circundado por um anel de metal. Um dos lados é plano

3

1

2

1

2

3

Começa balançando o torso para alcançar o ritmo do lançamento

Após fazer um giro e meio em torno de seu eixo, lança com o braço esticado, num explosivo movimento de chicote

O atleta finaliza o movimento girando em cima do pé de apoio para não pisar fora do círculo

Atletismo - Lançamentos

O(A) Atleta Completo(A)

Durante dois dias consecutivos ocorrem provas combinadas que incluem várias modalidades. Apesar do menor nível de exigência, seus vencedores são considerados os mais completos atletas do esporte

HEPTATLO

DECATLO

Competição feminina

Primeiro dia

100 m com barreiras

Salto em altura

Arremesso do peso

200 m rasos

Segundo dia

Salto em distância

Lançamento do dardo

800 m rasos

Competição masculina

Primeiro dia

100 m rasos

Salto em distância

Arremesso do peso

Salto em altura

400 m rasos

Segundo dia

110 m com barreiras

Lançamento do disco

Salto com vara

Lançamento do dardo

1.500 m rasos

FILHOS DO PENTATLO

Ambas as provas são derivações do pentatlo disputado na Grécia antiga. O decatlo teve sua forma final establecida em 1914, enquanto o heptatlo foi estabelecido em Moscou 1980, com a inclusão do lançamento do dardo e dos 800 m rasos

CLASSIFICAÇÃO

Cada prova confere uma determinada pontuação, de acordo com a colocação dos atletas. Eles devem participar de todas as provas para serem incluídos na classificação final

LANÇAMENTO DO DARDO

O atleta tem 90 segundos para fazer o lançamento. Após uma corrida de 30 a 36 m, deve lançar o dardo de antes da linha e só pode ultrapassá-la depois de o dardo cair de ponta

Homens

800 kg

Mulheres

600 kg

Peso

Ao se aproximar da linha, o atleta muda a passada para um cruzado lateral, já posicionando o corpo para o lançamento

1

H: 2,60 - 2,70 m

M: 2,20 - 2,30 m

Feita em metal macio, a ponta do dardo tem 25 cm de comprimento

Após abrir uma passada mais larga, para bruscamente e lança o dardo, ganhando velocidade

2

Usa calçados com cravos para maior aderência e estabilidade

3

2

3

1

LANÇAMENTO DO MARTELO

Cada atleta tem 90 segundos para o lançamento. Não pode pisar fora do círculo ou deixá-lo antes que o martelo caia. A área de lançamento também é cercada para evitar acidentes

Homens

7,2 kg

Mulheres

4 kg

Peso

O atleta começa com um movimento pendular e inicia os giros, aumentando a velocidade até levar as mãos acima da cabeça, quando solta o martelo

O martelo é uma bola de ferro fixada a um cabo de aço

2,1 m

Mais resistente

Além de seu lado épico, as provas de rua do atletismo são o mais próximo que o homem comum pode chegar das glórias e frustrações do esporte olímpico

Atletismo - Maratona

COMO É A PROVA

Com 42,195 km, a maratona é a prova mais longa de corrida. Disputada ao redor da cidade, muitas vezes fecha os Jogos. Vence quem chegar primeiro

TÉCNICA

A prova exige bastante fisica e psicologicamente do atleta. Além de poupar energia para o final, é preciso traçar estratégias para a vencer a prova e os adversários

ANATOMIA

Maratonistas são leves e pequenos, têm grande capacidade pulmonar e sua musculatura favorece esportes de longa duração, resistindo à fadiga

Em maratonistas predominam as fibras musculares de contração lenta, vermelhas, resistentes à fadiga e próprias para esportes aeróbicos e de

longa duração

Nos velocistas, as fibras são de contração rápida, brancas, que geram movimentos rápidos e poderosos, mas cansam logo

O PERCURSO: UMA AULA DE HISTÓRIA

O trajeto dos maratonistas pela cidade promete ser uma atração à parte. Saindo do Sambódromo, o pelotão cruzará parte do Centro Histórico do Rio e se lançará sobre sua parte modernista e contemporânea, com belos-cartões postais da cidade ao fundo

Ilha das Cobras

Aeroporto

Santos

Dumont

Saúde

Praça

XV

Av. Presidente Vargas

Centro

Av. Rio Branco

Sambódromo

Glória

Av. Infante D. Henrique

Aterro do

Flamengo

Catete

Flamengo

Botafogo

Enseada de Botafogo

0

500 m

Somente as vias mais importantes foram assinaladas

O Sambódromo será o lugar da largada e chegada da prova, com torcedores nas arquibancadas

O percurso total da prova está indicado em vermelho.

A linha tracejada corresponde à parte do trajeto onde os atletas darão três voltas antes de retomar o curso de volta ao Sambódromo

Ao longo do circuito estarão distribuídos pontos de apoio com água e isotônicos para que os atletas reponham as forças

Marcha Atlética

COMO É A PROVA

Na marcha atlética, os atletas devem completar o percurso com passos rápidos e curtos, sempre mantendo um dos pés em contato com o chão. Com as mesmas características físicas dos maratonistas, precisam ainda de uma boa dose de disciplina e gingado

TÉCNICA

A forma do passo é obrigatória: o atleta deve manter a perna estendida, sem flexionar o joelho, do momento em que o pé toca o chão até que o outro pé passe à frente dele, iniciando um novo passo

ALÉM DO LIMITE

No masculino, um atleta de marcha percorre

7,805 km

a mais que um maratonista

O tronco fica relaxado , enquanto braços e pernas concentram os movimentos

1

Com os dois pés fora do chão, seria correr

2

Os joelhos se mantêm baixos

3

2

1

O calcanhar toca o chão primeiro

Só depois, o outro pé sai do chão

3

O passo é curto e constante

Apoiada a outra perna, o joelho dobra

CIRCUITO ECOLÓGICO

A marcha atlética será disputada numa região ainda preservada da orla, cercada de verde e frequentada por surfistas

Avendida Giuka Machado

Estrada Benvindo de Novaes

Av. Lúcio Costa

Avendida Armando Ribeiro

Estrada do Pontal

Pontal

Praia do Pontal

Praia do

Recreio

0

200 m

Área da instalação olímpica

Largada e chegada ocorrem na Praça do Pontal

Prova para homens, com 50 km. Serão 25 voltas no circuito que tem 2 km. Eles também disputam a distância de 20 km

Prova feminina, com 20 km. Serão 20 voltas no trajeto que tem 1 km

No final da Praia do recreio dos Bandeirantes, o trajeto tem uma leve inclinação na direção de Grumari. O vento pode ajudar a amenizar o calor

Mais rápido

Essência dos Jogos Olímpicos, atletismo reúne provas de pista (corridas), campo (saltos e lançamentos) e rua. Nelas, os atletas testam os limites do ser humano

Atletismo - Corridas

COMO É A PROVA

O objetivo é sempre o mesmo: superar os adversários em confrontos diretos. A maioria das provas tem etapas eliminatórias, que classificam os atletas mais bem colocados para a final

Velocistas usam roupas ajustadas ao corpo para diminuir o contato com o ar e garantir alguns centésimos a menos

As sapatilhas dos velocistas têm cravos

na ponta, para aumentar a aderência da passada e ganhar impulso. Fundistas usam tênis com amortecimento para ganhar

mais conforto

REVEZAMENTO

Equipes de quatro atletas se revezam fazendo um quarto do percurso total cada.

Ao concluir sua etapa, o atleta passa o bastão para o companheiro dentro de uma área restrita

AS MODALIDADES

As corridas podem ser rasas - disputadas em terreno plano - ou de obstáculos. Além disso, a extensão da prova determina o tipo de corrida a ser feito: de velocidade, mais curtas; meio-fundo, mista; e de resistência, mais longas

Provas individuais

100 m

200 m

400 m

800 m

1.500 m

5.000 m

10.000 m

100 m com barreiras

110 m com barreiras

400 m com barreiras

3.000 m com obstáculos

Revezamento

4x100 m

4x400 m

Homens

Mulheres

Etapas

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Final

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

Até 3

O atleta, já em movimento, recebe o bastão de costas

Não é permitido sinalizar a chegada ou deixar o bastão cair no chão

A PISTA DE ATLETISMO

O piso é sintético, misturando resinas e materiais orgânicos para amortecer impactos e dar aderência. Todas as provas têm o mesmo ponto de chegada, porém largadas em posições diferentes, algumas em curva. Raias são mantidas até a prova dos 400 m

Largada 200 m

Largada 3.000 m com obstáculos

Largada 3.000 m

Largada 5.000 m

Largada 1.500 m

PERFIS E PASSADAS

As diferentes distâncias impõem biotipos e estratégias para cada prova

Obstáculo sobre o fosso

Velocistas

Fortes, têm mais explosão. Passadas longas e rápidas

Meio-fundistas

Esguios, aliam resistência e velocidade

Fundistas

Pequenos, têm maior resistência

Largada 400 m

Largada 800 m

Largada 10.000 m

Largada 110 m c/barreiras

Largada 100 m, 100 m c/barreiras

Chegada para todas as provas

TÉCNICA DE LARGADA

Nas provas de velocidade (100, 110, 200 m), os atletas largam de um bloco fixado no piso, que serve de apoio para o impulso. Concentração e explosão são determinantes

Nas marcas

Partir

Preparar

São três comandos.

Sair na frente é importante, mas…

…é a frequência constante das passadas que garante a prova e até pode recuperar uma largada ruim

Na chegada, quem cruza primeiro vence. Por isso, os atletas se esticam perto da linha. Em caso de dúvida, a decisão sai na imagem da linha de chegada

COM BARREIRAS

Os atletas devem completar o percurso saltando sobre dez barreiras dispostas em suas raias

Máx. 1,20 m

H: 0,91 - 1,07 m

M: 0,76 - 0,84 m

Mais alto

Provas de campo, os saltos simbolizam as tentativas do homem em vencer os obstáculos que limitavam seu caminho

Atletismo - Saltos

COMO É A PROVA

O objetivo é superar os adversários saltando mais alto ou mais distante, impulsionados pela força do corpo

Salto com vara

O campo corresponde à área limitada pela pista de corrida. Nela ficam dispostos os equipamentos para as outras provas

Salto em altura

Salto em distância

Salto triplo

2

SALTO EM ALTURA

Os atletas devem saltar o mais alto possível sobre uma barra flexível, colocada na horizontal e encaixada num suporte. A queda é feita em uma área acolchoada. A altura aumenta 3 cm a cada rodada e os atletas tem três tentativas para cada altura. Três falhas seguidas levam à eliminação

1

O atleta parte em diagonal para a barra e gira no ar, ultrapassando-a de costas

Para ultrapassar a barra, o atleta joga os ombros para trás e, depois, a cintura para o alto, descrevendo um arco sobre o sarrafo

1

2

SALTO COM VARA

O atleta faz uma corrida curta, previamente estudada para pegar o impulso adequado com a vara, saltando sobre o sarrafo e caindo numa área acolchoada. A cada rodada, a altura aumenta 5 cm. São três tentativas para cada altura e três falhas seguidas eliminam o competidor

FLEXÍVEL

Até o final do século passado, a vara era de bambu e havia sempre o risco de quebrar. A partir de então, passou a ser usada a fibra de vidro, mais flexível, que transformou o esporte

Uma caixa de metal fica instalada no final da pista do salto, ladeada pelo colchão. Ela evita que a vara escorregue

5

6

4

3

1

2

1

2

3

4

5

6

É um momento crítico do salto pois o sarrafo pode cair a qualquer toque

Cada atleta tem uma altura certa para segurar na vara, marcada com fita adesiva

Até a quantidade de passos para chegar na caixa de metal é contada, para se atingir a velocidade ideal

Ao chegar no ponto, o atleta posiciona a vara para o encaixe. É necessário uma dose de precisão para fazê-lo

A vara entorta pela força exercida pelo atleta contra a parede da caixa

Ao recuperar sua extensão, ela empurra o atleta para cima. Nesse ponto é preciso habilidade para deslocar o corpo sobre o sarrafo e soltar a vara

SALTO EM DISTÂNCIA

Cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m e aterrissam em um banco de areia

1

2

3

Na tábua de lançamento, só a área branca é válida. Não é permitido pisar na faixa vermelha, sob pena de ter o salto invalidado

A fase em que o atleta fica no ar é chamada vôo. Alguns atletas dão passadas no ar, enquanto outros preferem projetar as pernas para frente

O segredo está na razão entre a velocidade e a altura atingida no vôo

1

2

3

SALTO TRIPLO

O atleta pega impulso correndo em uma pista de cerca de 40m. Não é permitido pisar na linha e os atletas devem tocar o solo duas vezes (uma com cada pé) antes de aterrissar na caixa de areia, onde é medida a distância atingida

3

4

2

1

Em geral, é maior que o segundo salto

O primeiro toque é dado com o mesmo pé do impulso na tábua de lançamento

O segundo toque é dado com o outro pé, como numa passada, porém que já dá impulso para o salto final

O terceiro toque é a aterrissagem na caixa de areia. O atleta procura alinhar braços e pernas para ampliar a distância

1

2

3

4

Mais forte

Jogar mais longe um objeto completa a lista de qualidades do atleta clássico. Além dos especialistas, lançamentos também feitos pelos atletas do decatlo e do heptatlo

Atletismo - Arremessos

COMO É A PROVA

O objetivo é lançar o mais longe possível antigos objetos de guerra e trabalho (disco, dardo, martelo e peso), vencendo os concorrentes

As posições das áreas de lançamento no campo variam de acordo com o estádio

Arremesso do peso

35°

35°

Lançamento do martelo

29°

Lançamento do dardo

35°

Lançamento do disco

ARREMESSO DO PESO

LANÇAMENTO DO DISCO

São três tentativas para cada atleta arremessar o mais distante possível um peso de metal. O atleta deve se manter dentro do círculo de lançamento e só pode sair de lá quando o peso toca o chão

O atleta deve lançar o disco de dentro do círculo de lançamento e não pode sair de lá até ele cair na área demarcada para isso. O círculo é circundado por uma cerca de proteção para evitar acidentes

Homens

7,2 kg

13 cm

Mulheres

4 kg

11 cm

Homens

2 kg

22,1 cm

Mulheres

1 kg

18,2 cm

Peso

Diâmetro

Peso

Diâmetro

O peso é feito de bronze e deve ter a superfície lisa

O disco é feito de madeira e circundado por um anel de metal. Um dos lados é plano

A perna elevada será a base para girar o tronco, fazendo o arremesso

O atleta inicia o movimento com o tronco flexionado e o executa empurrando o peso para cima

Após fazer um giro e meio em torno de seu eixo, lança com o braço esticado, num explosivo movimento

de chicote

Começa balançando o torso para alcançar o ritmo do lançamento

2,1 m

O atleta finaliza o movimento girando em cima do pé de apoio para não pisar fora do círculo

A sola do calçado deve ser lisa e plana, aumentando o contato com o chão e a estabilidade para o lançamento

Atletismo - Lançamentos

O(A) Atleta Completo(A

Durante dois dias consecutivos ocorrem provas combinadas que incluem várias modalidades. Apesar do menor nível de exigência, seus vencedores são considerados os mais completos atletas do esporte)

 

HEPTATLO

DECATLO

Competição masculina

Primeiro dia

100 m rasos

Salto em distância

Arremesso do peso

Salto em altura

400 m rasos

Segundo dia

110 m com barreiras

Lançamento do disco

Salto com vara

Lançamento do dardo

1.500 m rasos

Competição feminina

Primeiro dia

100 m com barreiras

Salto em altura

Arremesso do peso

200 m rasos

Segundo dia

Salto em distância

Lançamento do dardo

800 m rasos

CLASSIFICAÇÃO

Cada prova confere uma determinada pontuação, de acordo com a colocação dos atletas. Eles devem participar de todas as provas para serem incluídos na classificação final

FILHOS DO PENTATLO

Ambas as provas são derivações do pentatlo disputado na Grécia antiga. O decatlo teve sua forma final establecida em 1914, enquanto o heptatlo foi estabelecido em Moscou 1980, com a inclusão do lançamento do dardo e dos 800 m rasos

LANÇAMENTO DO DARDO

O atleta tem 90 segundos para fazer o lançamento. Após uma corrida de 30 a 36 m, deve lançar o dardo de antes da linha e só pode ultrapassá-la depois de o dardo cair de ponta

LANÇAMENTO DO MARTELO

Cada atleta tem 90 segundos para o lançamento. Não pode pisar fora do círculo ou deixá-lo antes que o martelo caia. A área de lançamento também é cercada para evitar acidentes

Homens

800 g

Mulheres

600g

Homens

7,2 kg

Mulheres

4 kg

Peso

Peso

Feita em metal macio, a ponta do dardo tem 25 cm de comprimento

O martelo é uma bola de ferro fixada a um cabo de aço

Após abrir uma passada mais larga, para bruscamente e lança o dardo, ganhando

velocidade

H: 2,60 - 2,70 m

M: 2,20 - 2,30 m

2,1 m

H: 1,17 - 1,21 m

M: 1,16 - 1,19 m

Ao se aproximar da linha, o atleta muda a passada para um cruzado lateral, já posicionando o corpo para o lançamento

Usa calçados com cravos para maior aderência e estabilidade

O atleta começa com um movimento pendular e inicia os giros, aumentando a velocidade até levar as mãos acima da cabeça, quando solta o martelo

Mais resistente

Além de seu lado épico, as provas de rua do atletismo são o mais próximo que o homem comum pode chegar das glórias e frustrações do esporte olímpico

Atletismo - Maratona

COMO É A PROVA

Com 42,195 km, a maratona é a prova mais longa de corrida. Disputada ao redor da cidade, muitas vezes fecha os Jogos. Vence quem chegar primeiro

O PERCURSO: UMA AULA DE HISTÓRIA

O trajeto dos maratonistas pela cidade promete ser uma atração à parte. Saindo do Sambódromo, o pelotão cruzará parte do Centro Histórico do Rio e se lançará sobre sua parte modernista e contemporânea, com belos-cartões postais da cidade ao fundo

Ilha das Cobras

TÉCNICA

A prova exige bastante fisica e psicologicamente do atleta. Além de poupar energia para o final, é preciso traçar estratégias para a vencer a prova e os adversários

Saúde

Aeroporto

Santos

Dumont

Praça XV

Av. Presidente Vargas

Centro

Av. Rio Branco

Sambódromo

ANATOMIA

Maratonistas são leves e pequenos, têm grande capacidade pulmonar e sua musculatura favorece esportes de longa duração, resistindo à fadiga

Glória

Av. Infante D. Henrique

Aterro do

Flamengo

Catete

Em maratonistas predominam as fibras musculares de contração lenta, vermelhas, resistentes à fadiga e próprias para esportes aeróbicos e de longa duração

Flamengo

Botafogo

Enseada de Botafogo

0

500 m

Somente as vias mais importantes foram assinaladas

O Sambódromo será o lugar da largada e chegada da prova, com torcedores nas arquibancadas

Nos velocistas, as fibras são de contração rápida, brancas, que geram movimentos rápidos e poderosos, mas cansam logo

O percurso total da prova está indicado em vermelho.

A linha tracejada corresponde à parte do trajeto onde os atletas darão três voltas antes de retomar o curso de volta ao Sambódromo

Ao longo do circuito estarão distribuídos pontos de apoio com água e isotônicos para que os atletas reponham as forças

Atletismo - Marcha Atlética

COMO É A PROVA

Na marcha atlética, os atletas devem completar o percurso com passos rápidos e curtos, sempre mantendo um dos pés em contato com o chão. Com as mesmas características físicas dos maratonistas, precisam ainda de uma boa dose de disciplina e gingado

TÉCNICA

A forma do passo é obrigatória: o atleta deve manter a perna estendida, sem flexionar o joelho, do momento em que o pé toca o chão até que o outro pé passe à frente dele, iniciando um novo passo

ALÉM DO LIMITE

No masculino, um atleta de marcha percorre

7,805 km

a mais que um maratonista

O tronco fica relaxado , enquanto braços e pernas concentram os movimentos

Com os dois pés fora do chão, seria correr

Os joelhos se mantêm baixos

O calcanhar toca o chão primeiro

Só depois, o outro pé sai do chão

O passo é curto e constante

Apoiada a outra perna, o joelho dobra

CIRCUITO ECOLÓGICO

A marcha atlética será disputada numa região ainda preservada da orla, cercada de verde e frequentada por surfistas

Avendida Giuka Machado

Avendida Armando Ribeiro

Estrada

Benvindo de Novaes

Av. Lúcio Costa

Estrada do Pontal

Pontal

Praia do Pontal

Praia do Recreio

0

200 m

Prova feminina, com 20 km. Serão 20 voltas no trajeto que tem 1 km

Área da instalação olímpica

Largada e chegada ocorrem na Praça do Pontal

No final da Praia do recreio dos Bandeirantes, o trajeto tem uma leve inclinação na direção de Grumari. O vento pode ajudar a amenizar o calor

Prova para homens, com 50 km. Serão 25 voltas no circuito que tem 2 km. Eles também disputam a distância de 20 km