Mais rápido
Essência dos Jogos Olímpicos, atletismo reúne provas de pista (corridas), campo (saltos e lançamentos) e rua. Nelas, os atletas testam os limites do ser humano
Atletismo - Corridas
COMO É A PROVA
O objetivo é sempre o mesmo: superar os adversários em confrontos diretos. A maioria das provas tem etapas eliminatórias, que classificam os atletas mais bem colocados para a final
Velocistas usam roupas ajustadas ao corpo para diminuir o contato com o ar e garantir alguns centésimos a menos
As sapatilhas dos velocistas têm cravos na ponta,
para aumentar a aderência da passada e ganhar impulso. Fundistas usam tênis com amortecimento para ganhar mais conforto
AS MODALIDADES
As corridas podem ser rasas - disputadas em terreno plano - ou de obstáculos. Além disso, a extensão da prova determina o tipo de corrida: de velocidade, mais curtas; meio-fundo, mista; e de resistência, mais longas
Provas individuais
100 m
200 m
400 m
800 m
1.500 m
5.000 m
10.000 m
100 m com barreiras
110 m com barreiras
400 m com barreiras
3.000 m com obstáculos
Revezamento
4x100 m
4x400 m
Homens
Mulheres
Etapas
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Final
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
REVEZAMENTO
Equipes de quatro atletas se revezam fazendo um quarto do percurso total cada. Ao concluir sua etapa, o atleta passa o bastão para o companheiro dentro de uma área restrita
O atleta, já em movimento, recebe o bastão de costas
Não é permitido sinalizar a chegada ou deixar o bastão cair no chão
A PISTA DE ATLETISMO
O piso é sintético, misturando resinas e materiais orgânicos para amortecer impactos e dar aderência. Todas as provas têm o mesmo ponto de chegada, porém largadas em posições diferentes, algumas em curva. Raias são mantidas até a prova dos 400 m
Largada 5.000 m
Largada 3.000 m
Largada 3.000 m com obstáculos
Largada 1.500 m
Largada
200 m
Largada 400 m
Largada 800 m
Largada 10.000 m
Obstáculo sobre o fosso
Largada 100 m, 100 m c/barreiras
Largada 110 m c/barreiras
Chegada para todas as provas
PERFIS E PASSADAS
As diferentes distâncias impõem biotipos e estratégias para cada prova
Fundistas
Pequenos, têm maior resistência
Velocistas
Fortes, têm mais explosão. Passadas longas e rápidas
Meio-fundistas
Esguios, aliam resistência e velocidade
TÉCNICA DE LARGADA
Nas provas de velocidade (100, 110, 200 m), os atletas largam de um bloco fixado no piso, que serve de apoio para o impulso. Concentração e explosão são determinantes
Nas marcas
Partir
Preparar
1
2
3
São três comandos. Sair na frente é importante, mas…
4
5
…é a frequência constante das passadas que garante a prova e até pode recuperar uma largada ruim
Na chegada, quem cruza primeiro vence. Por isso, os atletas se esticam perto da linha. Em caso de dúvida, a decisão sai na imagem da linha de chegada
COM BARREIRAS
Os atletas devem completar o percurso saltando sobre dez barreiras dispostas em suas raias
Máx. 1,20 m
H: 0,91 - 1,07 m
M: 0,76 - 0,84 m
Mais alto
Provas de campo, os saltos simbolizam as tentativas do homem em vencer os obstáculos que limitavam seu caminho
Atletismo - Saltos
COMO É A PROVA
O objetivo é superar os adversários saltando mais alto ou mais distante, impulsionados pela força do corpo
Salto com vara
Salto em altura
O campo corresponde à área limitada pela pista de corrida. Nela ficam dispostos os equipamentos para as outras provas
Salto em distância e Salto triplo
SALTO EM ALTURA
Os atletas devem saltar o mais alto possível sobre uma barra flexível, colocada na horizontal e encaixada num suporte. A queda é feita em uma área acolchoada. A altura aumenta 3 cm a cada rodada e os atletas tem três tentativas para cada altura. Três falhas seguidas levam à eliminação
2
1
O atleta parte em diagonal para a barra e gira no ar, ultrapassando-a de costas
1
Para ultrapassar a barra, o atleta joga os ombros para trás e, depois, a cintura para o alto, descrevendo um arco sobre o sarrafo
2
SALTO COM VARA
O atleta faz uma corrida curta, previamente estudada para pegar o impulso adequado com a vara, saltando sobre o sarrafo e caindo numa área acolchoada. A cada rodada, a altura aumenta 5 cm. São três tentativas para cada altura e três falhas seguidas eliminam o competidor
3
1
2
5
6
4
FLEXÍVEL
Até o final do século passado, a vara era de bambu e havia sempre o risco de quebrar. A partir de então, passou a ser usada a fibra de vidro, mais flexível, que transformou o esporte
Uma caixa de metal fica instalada no final da pista do salto, ladeada pelo colchão. Ela evita que a vara escorregue
Cada atleta tem uma altura certa para segurar na vara, marcada com fita adesiva
1
Até a quantidade de passos para chegar na caixa de metal é contada, para se atingir a velocidade ideal
2
Ao chegar no ponto, o atleta posiciona a vara para o encaixe. É necessário uma dose de precisão para fazê-lo
3
A vara entorta pela força exercida pelo atleta contra a parede da caixa
4
Ao recuperar sua extensão, ela empurra o atleta para cima. Nesse ponto é preciso habilidade para deslocar o corpo sobre o sarrafo e soltar a vara
5
É um momento crítico do salto pois o sarrafo pode cair a qualquer toque
6
SALTO EM DISTÂNCIA
Cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m e aterrissam em um banco de areia
1
2
3
Na tábua de lançamento, só a área branca é válida. Não é permitido pisar na faixa vermelha, sob pena de ter o salto invalidado
1
A fase em que o atleta fica no ar é chamada vôo. Alguns atletas dão passadas no ar, enquanto outros preferem projetar as pernas para frente
2
3
O segredo está na razão entre a velocidade e a altura atingida no vôo
SALTO TRIPLO
O atleta pega impulso correndo em uma pista de cerca de 40m. Não é permitido pisar na linha e os atletas devem tocar o solo duas vezes (uma com cada pé) antes de aterrissar na caixa de areia, onde é medida a distância atingida
2
1
3
4
O primeiro toque é dado com o mesmo pé do impulso na tábua de lançamento
1
Em geral, é maior que o segundo salto
2
O segundo toque é dado com o outro pé, como numa passada, porém que já dá impulso para o salto final
3
O terceiro toque é a aterrissagem na caixa de areia. O atleta procura alinhar braços e pernas para ampliar a distância
4
Mais forte
Jogar mais longe um objeto completa a lista de qualidades do atleta clássico. Além dos especialistas, lançamentos também feitos pelos atletas do decatlo e do heptatlo
Atletismo - Arremessos
COMO É A PROVA
O objetivo é lançar o mais longe possível antigos objetos de guerra e trabalho (disco, dardo, martelo e peso), vencendo os concorrentes
As posições das áreas de lançamento no campo variam de acordo com o estádio
Lançamento do dardo
Arremesso do peso
35°
35°
29°
35°
Lançamento do disco
Lançamento do martelo
ARREMESSO DO PESO
São três tentativas para cada atleta arremessar o mais distante possível um peso de metal.O atleta deve se manter dentro do círculo de lançamento e só pode sair de lá quando o peso toca o chão
Homens
7,2 kg
13 cm
Mulheres
4 kg
11 cm
Peso
Diâmetro
O peso é feito de bronze e deve ter a superfície lisa
A perna elevada será a base para girar o tronco, fazendo o arremesso
O atleta inicia o movimento com o tronco flexionado e o executa empurrando o peso para cima
2,1 m
A sola do calçado deve ser lisa e plana, aumentando o contato com o chão e a estabilidade para o lançamento
LANÇAMENTO DO DISCO
O atleta deve lançar o disco de dentro do círculo de lançamento e não pode sair de lá até ele cair na área demarcada para isso. O círculo é circundado por uma cerca de proteção para evitar acidentes
Homens
2 kg
22,1 cm
Mulheres
1 kg
18,2 cm
Peso
Diâmetro
O disco é feito de madeira e circundado por um anel de metal. Um dos lados é plano
3
1
2
1
2
3
Começa balançando o torso para alcançar o ritmo do lançamento
Após fazer um giro e meio em torno de seu eixo, lança com o braço esticado, num explosivo movimento de chicote
O atleta finaliza o movimento girando em cima do pé de apoio para não pisar fora do círculo
Atletismo - Lançamentos
O(A) Atleta Completo(A)
Durante dois dias consecutivos ocorrem provas combinadas que incluem várias modalidades. Apesar do menor nível de exigência, seus vencedores são considerados os mais completos atletas do esporte
HEPTATLO
DECATLO
Competição feminina
Primeiro dia
100 m com barreiras
Salto em altura
Arremesso do peso
200 m rasos
Segundo dia
Salto em distância
Lançamento do dardo
800 m rasos
Competição masculina
Primeiro dia
100 m rasos
Salto em distância
Arremesso do peso
Salto em altura
400 m rasos
Segundo dia
110 m com barreiras
Lançamento do disco
Salto com vara
Lançamento do dardo
1.500 m rasos
FILHOS DO PENTATLO
Ambas as provas são derivações do pentatlo disputado na Grécia antiga. O decatlo teve sua forma final establecida em 1914, enquanto o heptatlo foi estabelecido em Moscou 1980, com a inclusão do lançamento do dardo e dos 800 m rasos
CLASSIFICAÇÃO
Cada prova confere uma determinada pontuação, de acordo com a colocação dos atletas. Eles devem participar de todas as provas para serem incluídos na classificação final
LANÇAMENTO DO DARDO
O atleta tem 90 segundos para fazer o lançamento. Após uma corrida de 30 a 36 m, deve lançar o dardo de antes da linha e só pode ultrapassá-la depois de o dardo cair de ponta
Homens
800 kg
Mulheres
600 kg
Peso
Ao se aproximar da linha, o atleta muda a passada para um cruzado lateral, já posicionando o corpo para o lançamento
1
H: 2,60 - 2,70 m
M: 2,20 - 2,30 m
Feita em metal macio, a ponta do dardo tem 25 cm de comprimento
Após abrir uma passada mais larga, para bruscamente e lança o dardo, ganhando velocidade
2
Usa calçados com cravos para maior aderência e estabilidade
3
2
3
1
LANÇAMENTO DO MARTELO
Cada atleta tem 90 segundos para o lançamento. Não pode pisar fora do círculo ou deixá-lo antes que o martelo caia. A área de lançamento também é cercada para evitar acidentes
Homens
7,2 kg
Mulheres
4 kg
Peso
O atleta começa com um movimento pendular e inicia os giros, aumentando a velocidade até levar as mãos acima da cabeça, quando solta o martelo
O martelo é uma bola de ferro fixada a um cabo de aço
2,1 m
Mais resistente
Além de seu lado épico, as provas de rua do atletismo são o mais próximo que o homem comum pode chegar das glórias e frustrações do esporte olímpico
Atletismo - Maratona
COMO É A PROVA
Com 42,195 km, a maratona é a prova mais longa de corrida. Disputada ao redor da cidade, muitas vezes fecha os Jogos. Vence quem chegar primeiro
TÉCNICA
A prova exige bastante fisica e psicologicamente do atleta. Além de poupar energia para o final, é preciso traçar estratégias para a vencer a prova e os adversários
ANATOMIA
Maratonistas são leves e pequenos, têm grande capacidade pulmonar e sua musculatura favorece esportes de longa duração, resistindo à fadiga
Em maratonistas predominam as fibras musculares de contração lenta, vermelhas, resistentes à fadiga e próprias para esportes aeróbicos e de
longa duração
Nos velocistas, as fibras são de contração rápida, brancas, que geram movimentos rápidos e poderosos, mas cansam logo
O PERCURSO: UMA AULA DE HISTÓRIA
O trajeto dos maratonistas pela cidade promete ser uma atração à parte. Saindo do Sambódromo, o pelotão cruzará parte do Centro Histórico do Rio e se lançará sobre sua parte modernista e contemporânea, com belos-cartões postais da cidade ao fundo
Ilha das Cobras
Aeroporto
Santos
Dumont
Saúde
Praça
XV
Av. Presidente Vargas
Centro
Av. Rio Branco
Sambódromo
Glória
Av. Infante D. Henrique
Aterro do
Flamengo
Catete
Flamengo
Botafogo
Enseada de Botafogo
0
500 m
Somente as vias mais importantes foram assinaladas
O Sambódromo será o lugar da largada e chegada da prova, com torcedores nas arquibancadas
O percurso total da prova está indicado em vermelho.
A linha tracejada corresponde à parte do trajeto onde os atletas darão três voltas antes de retomar o curso de volta ao Sambódromo
Ao longo do circuito estarão distribuídos pontos de apoio com água e isotônicos para que os atletas reponham as forças
Marcha Atlética
COMO É A PROVA
Na marcha atlética, os atletas devem completar o percurso com passos rápidos e curtos, sempre mantendo um dos pés em contato com o chão. Com as mesmas características físicas dos maratonistas, precisam ainda de uma boa dose de disciplina e gingado
TÉCNICA
A forma do passo é obrigatória: o atleta deve manter a perna estendida, sem flexionar o joelho, do momento em que o pé toca o chão até que o outro pé passe à frente dele, iniciando um novo passo
ALÉM DO LIMITE
No masculino, um atleta de marcha percorre
7,805 km
a mais que um maratonista
O tronco fica relaxado , enquanto braços e pernas concentram os movimentos
1
Com os dois pés fora do chão, seria correr
2
Os joelhos se mantêm baixos
3
2
1
O calcanhar toca o chão primeiro
Só depois, o outro pé sai do chão
3
O passo é curto e constante
Apoiada a outra perna, o joelho dobra
CIRCUITO ECOLÓGICO
A marcha atlética será disputada numa região ainda preservada da orla, cercada de verde e frequentada por surfistas
Avendida Giuka Machado
Estrada Benvindo de Novaes
Av. Lúcio Costa
Avendida Armando Ribeiro
Estrada do Pontal
Pontal
Praia do Pontal
Praia do
Recreio
0
200 m
Área da instalação olímpica
Largada e chegada ocorrem na Praça do Pontal
Prova para homens, com 50 km. Serão 25 voltas no circuito que tem 2 km. Eles também disputam a distância de 20 km
Prova feminina, com 20 km. Serão 20 voltas no trajeto que tem 1 km
No final da Praia do recreio dos Bandeirantes, o trajeto tem uma leve inclinação na direção de Grumari. O vento pode ajudar a amenizar o calor
Mais rápido
Essência dos Jogos Olímpicos, atletismo reúne provas de pista (corridas), campo (saltos e lançamentos) e rua. Nelas, os atletas testam os limites do ser humano
Atletismo - Corridas
COMO É A PROVA
O objetivo é sempre o mesmo: superar os adversários em confrontos diretos. A maioria das provas tem etapas eliminatórias, que classificam os atletas mais bem colocados para a final
Velocistas usam roupas ajustadas ao corpo para diminuir o contato com o ar e garantir alguns centésimos a menos
As sapatilhas dos velocistas têm cravos
na ponta, para aumentar a aderência da passada e ganhar impulso. Fundistas usam tênis com amortecimento para ganhar
mais conforto
REVEZAMENTO
Equipes de quatro atletas se revezam fazendo um quarto do percurso total cada.
Ao concluir sua etapa, o atleta passa o bastão para o companheiro dentro de uma área restrita
AS MODALIDADES
As corridas podem ser rasas - disputadas em terreno plano - ou de obstáculos. Além disso, a extensão da prova determina o tipo de corrida a ser feito: de velocidade, mais curtas; meio-fundo, mista; e de resistência, mais longas
Provas individuais
100 m
200 m
400 m
800 m
1.500 m
5.000 m
10.000 m
100 m com barreiras
110 m com barreiras
400 m com barreiras
3.000 m com obstáculos
Revezamento
4x100 m
4x400 m
Homens
Mulheres
Etapas
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Final
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
Até 3
O atleta, já em movimento, recebe o bastão de costas
Não é permitido sinalizar a chegada ou deixar o bastão cair no chão
A PISTA DE ATLETISMO
O piso é sintético, misturando resinas e materiais orgânicos para amortecer impactos e dar aderência. Todas as provas têm o mesmo ponto de chegada, porém largadas em posições diferentes, algumas em curva. Raias são mantidas até a prova dos 400 m
Largada 200 m
Largada 3.000 m com obstáculos
Largada 3.000 m
Largada 5.000 m
Largada 1.500 m
PERFIS E PASSADAS
As diferentes distâncias impõem biotipos e estratégias para cada prova
Obstáculo sobre o fosso
Velocistas
Fortes, têm mais explosão. Passadas longas e rápidas
Meio-fundistas
Esguios, aliam resistência e velocidade
Fundistas
Pequenos, têm maior resistência
Largada 400 m
Largada 800 m
Largada 10.000 m
Largada 110 m c/barreiras
Largada 100 m, 100 m c/barreiras
Chegada para todas as provas
TÉCNICA DE LARGADA
Nas provas de velocidade (100, 110, 200 m), os atletas largam de um bloco fixado no piso, que serve de apoio para o impulso. Concentração e explosão são determinantes
Nas marcas
Partir
Preparar
São três comandos.
Sair na frente é importante, mas…
…é a frequência constante das passadas que garante a prova e até pode recuperar uma largada ruim
Na chegada, quem cruza primeiro vence. Por isso, os atletas se esticam perto da linha. Em caso de dúvida, a decisão sai na imagem da linha de chegada
COM BARREIRAS
Os atletas devem completar o percurso saltando sobre dez barreiras dispostas em suas raias
Máx. 1,20 m
H: 0,91 - 1,07 m
M: 0,76 - 0,84 m
Mais alto
Provas de campo, os saltos simbolizam as tentativas do homem em vencer os obstáculos que limitavam seu caminho
Atletismo - Saltos
COMO É A PROVA
O objetivo é superar os adversários saltando mais alto ou mais distante, impulsionados pela força do corpo
Salto com vara
O campo corresponde à área limitada pela pista de corrida. Nela ficam dispostos os equipamentos para as outras provas
Salto em altura
Salto em distância
Salto triplo
2
SALTO EM ALTURA
Os atletas devem saltar o mais alto possível sobre uma barra flexível, colocada na horizontal e encaixada num suporte. A queda é feita em uma área acolchoada. A altura aumenta 3 cm a cada rodada e os atletas tem três tentativas para cada altura. Três falhas seguidas levam à eliminação
1
O atleta parte em diagonal para a barra e gira no ar, ultrapassando-a de costas
Para ultrapassar a barra, o atleta joga os ombros para trás e, depois, a cintura para o alto, descrevendo um arco sobre o sarrafo
1
2
SALTO COM VARA
O atleta faz uma corrida curta, previamente estudada para pegar o impulso adequado com a vara, saltando sobre o sarrafo e caindo numa área acolchoada. A cada rodada, a altura aumenta 5 cm. São três tentativas para cada altura e três falhas seguidas eliminam o competidor
FLEXÍVEL
Até o final do século passado, a vara era de bambu e havia sempre o risco de quebrar. A partir de então, passou a ser usada a fibra de vidro, mais flexível, que transformou o esporte
Uma caixa de metal fica instalada no final da pista do salto, ladeada pelo colchão. Ela evita que a vara escorregue
5
6
4
3
1
2
1
2
3
4
5
6
É um momento crítico do salto pois o sarrafo pode cair a qualquer toque
Cada atleta tem uma altura certa para segurar na vara, marcada com fita adesiva
Até a quantidade de passos para chegar na caixa de metal é contada, para se atingir a velocidade ideal
Ao chegar no ponto, o atleta posiciona a vara para o encaixe. É necessário uma dose de precisão para fazê-lo
A vara entorta pela força exercida pelo atleta contra a parede da caixa
Ao recuperar sua extensão, ela empurra o atleta para cima. Nesse ponto é preciso habilidade para deslocar o corpo sobre o sarrafo e soltar a vara
SALTO EM DISTÂNCIA
Cada atleta tem três tentativas para saltar o mais longe possível. Eles pegam impulso na corrida em uma pista de cerca de 40m e aterrissam em um banco de areia
1
2
3
Na tábua de lançamento, só a área branca é válida. Não é permitido pisar na faixa vermelha, sob pena de ter o salto invalidado
A fase em que o atleta fica no ar é chamada vôo. Alguns atletas dão passadas no ar, enquanto outros preferem projetar as pernas para frente
O segredo está na razão entre a velocidade e a altura atingida no vôo
1
2
3
SALTO TRIPLO
O atleta pega impulso correndo em uma pista de cerca de 40m. Não é permitido pisar na linha e os atletas devem tocar o solo duas vezes (uma com cada pé) antes de aterrissar na caixa de areia, onde é medida a distância atingida
3
4
2
1
Em geral, é maior que o segundo salto
O primeiro toque é dado com o mesmo pé do impulso na tábua de lançamento
O segundo toque é dado com o outro pé, como numa passada, porém que já dá impulso para o salto final
O terceiro toque é a aterrissagem na caixa de areia. O atleta procura alinhar braços e pernas para ampliar a distância
1
2
3
4
Mais forte
Jogar mais longe um objeto completa a lista de qualidades do atleta clássico. Além dos especialistas, lançamentos também feitos pelos atletas do decatlo e do heptatlo
Atletismo - Arremessos
COMO É A PROVA
O objetivo é lançar o mais longe possível antigos objetos de guerra e trabalho (disco, dardo, martelo e peso), vencendo os concorrentes
As posições das áreas de lançamento no campo variam de acordo com o estádio
Arremesso do peso
35°
35°
Lançamento do martelo
29°
Lançamento do dardo
35°
Lançamento do disco
ARREMESSO DO PESO
LANÇAMENTO DO DISCO
São três tentativas para cada atleta arremessar o mais distante possível um peso de metal. O atleta deve se manter dentro do círculo de lançamento e só pode sair de lá quando o peso toca o chão
O atleta deve lançar o disco de dentro do círculo de lançamento e não pode sair de lá até ele cair na área demarcada para isso. O círculo é circundado por uma cerca de proteção para evitar acidentes
Homens
7,2 kg
13 cm
Mulheres
4 kg
11 cm
Homens
2 kg
22,1 cm
Mulheres
1 kg
18,2 cm
Peso
Diâmetro
Peso
Diâmetro
O peso é feito de bronze e deve ter a superfície lisa
O disco é feito de madeira e circundado por um anel de metal. Um dos lados é plano
A perna elevada será a base para girar o tronco, fazendo o arremesso
O atleta inicia o movimento com o tronco flexionado e o executa empurrando o peso para cima
Após fazer um giro e meio em torno de seu eixo, lança com o braço esticado, num explosivo movimento
de chicote
Começa balançando o torso para alcançar o ritmo do lançamento
2,1 m
O atleta finaliza o movimento girando em cima do pé de apoio para não pisar fora do círculo
A sola do calçado deve ser lisa e plana, aumentando o contato com o chão e a estabilidade para o lançamento
Atletismo - Lançamentos
O(A) Atleta Completo(A
Durante dois dias consecutivos ocorrem provas combinadas que incluem várias modalidades. Apesar do menor nível de exigência, seus vencedores são considerados os mais completos atletas do esporte)
HEPTATLO
DECATLO
Competição masculina
Primeiro dia
100 m rasos
Salto em distância
Arremesso do peso
Salto em altura
400 m rasos
Segundo dia
110 m com barreiras
Lançamento do disco
Salto com vara
Lançamento do dardo
1.500 m rasos
Competição feminina
Primeiro dia
100 m com barreiras
Salto em altura
Arremesso do peso
200 m rasos
Segundo dia
Salto em distância
Lançamento do dardo
800 m rasos
CLASSIFICAÇÃO
Cada prova confere uma determinada pontuação, de acordo com a colocação dos atletas. Eles devem participar de todas as provas para serem incluídos na classificação final
FILHOS DO PENTATLO
Ambas as provas são derivações do pentatlo disputado na Grécia antiga. O decatlo teve sua forma final establecida em 1914, enquanto o heptatlo foi estabelecido em Moscou 1980, com a inclusão do lançamento do dardo e dos 800 m rasos
LANÇAMENTO DO DARDO
O atleta tem 90 segundos para fazer o lançamento. Após uma corrida de 30 a 36 m, deve lançar o dardo de antes da linha e só pode ultrapassá-la depois de o dardo cair de ponta
LANÇAMENTO DO MARTELO
Cada atleta tem 90 segundos para o lançamento. Não pode pisar fora do círculo ou deixá-lo antes que o martelo caia. A área de lançamento também é cercada para evitar acidentes
Homens
800 g
Mulheres
600g
Homens
7,2 kg
Mulheres
4 kg
Peso
Peso
Feita em metal macio, a ponta do dardo tem 25 cm de comprimento
O martelo é uma bola de ferro fixada a um cabo de aço
Após abrir uma passada mais larga, para bruscamente e lança o dardo, ganhando
velocidade
H: 2,60 - 2,70 m
M: 2,20 - 2,30 m
2,1 m
H: 1,17 - 1,21 m
M: 1,16 - 1,19 m
Ao se aproximar da linha, o atleta muda a passada para um cruzado lateral, já posicionando o corpo para o lançamento
Usa calçados com cravos para maior aderência e estabilidade
O atleta começa com um movimento pendular e inicia os giros, aumentando a velocidade até levar as mãos acima da cabeça, quando solta o martelo
Mais resistente
Além de seu lado épico, as provas de rua do atletismo são o mais próximo que o homem comum pode chegar das glórias e frustrações do esporte olímpico
Atletismo - Maratona
COMO É A PROVA
Com 42,195 km, a maratona é a prova mais longa de corrida. Disputada ao redor da cidade, muitas vezes fecha os Jogos. Vence quem chegar primeiro
O PERCURSO: UMA AULA DE HISTÓRIA
O trajeto dos maratonistas pela cidade promete ser uma atração à parte. Saindo do Sambódromo, o pelotão cruzará parte do Centro Histórico do Rio e se lançará sobre sua parte modernista e contemporânea, com belos-cartões postais da cidade ao fundo
Ilha das Cobras
TÉCNICA
A prova exige bastante fisica e psicologicamente do atleta. Além de poupar energia para o final, é preciso traçar estratégias para a vencer a prova e os adversários
Saúde
Aeroporto
Santos
Dumont
Praça XV
Av. Presidente Vargas
Centro
Av. Rio Branco
Sambódromo
ANATOMIA
Maratonistas são leves e pequenos, têm grande capacidade pulmonar e sua musculatura favorece esportes de longa duração, resistindo à fadiga
Glória
Av. Infante D. Henrique
Aterro do
Flamengo
Catete
Em maratonistas predominam as fibras musculares de contração lenta, vermelhas, resistentes à fadiga e próprias para esportes aeróbicos e de longa duração
Flamengo
Botafogo
Enseada de Botafogo
0
500 m
Somente as vias mais importantes foram assinaladas
O Sambódromo será o lugar da largada e chegada da prova, com torcedores nas arquibancadas
Nos velocistas, as fibras são de contração rápida, brancas, que geram movimentos rápidos e poderosos, mas cansam logo
O percurso total da prova está indicado em vermelho.
A linha tracejada corresponde à parte do trajeto onde os atletas darão três voltas antes de retomar o curso de volta ao Sambódromo
Ao longo do circuito estarão distribuídos pontos de apoio com água e isotônicos para que os atletas reponham as forças
Atletismo - Marcha Atlética
COMO É A PROVA
Na marcha atlética, os atletas devem completar o percurso com passos rápidos e curtos, sempre mantendo um dos pés em contato com o chão. Com as mesmas características físicas dos maratonistas, precisam ainda de uma boa dose de disciplina e gingado
TÉCNICA
A forma do passo é obrigatória: o atleta deve manter a perna estendida, sem flexionar o joelho, do momento em que o pé toca o chão até que o outro pé passe à frente dele, iniciando um novo passo
ALÉM DO LIMITE
No masculino, um atleta de marcha percorre
7,805 km
a mais que um maratonista
O tronco fica relaxado , enquanto braços e pernas concentram os movimentos
Com os dois pés fora do chão, seria correr
Os joelhos se mantêm baixos
O calcanhar toca o chão primeiro
Só depois, o outro pé sai do chão
O passo é curto e constante
Apoiada a outra perna, o joelho dobra
CIRCUITO ECOLÓGICO
A marcha atlética será disputada numa região ainda preservada da orla, cercada de verde e frequentada por surfistas
Avendida Giuka Machado
Avendida Armando Ribeiro
Estrada
Benvindo de Novaes
Av. Lúcio Costa
Estrada do Pontal
Pontal
Praia do Pontal
Praia do Recreio
0
200 m
Prova feminina, com 20 km. Serão 20 voltas no trajeto que tem 1 km
Área da instalação olímpica
Largada e chegada ocorrem na Praça do Pontal
No final da Praia do recreio dos Bandeirantes, o trajeto tem uma leve inclinação na direção de Grumari. O vento pode ajudar a amenizar o calor
Prova para homens, com 50 km. Serão 25 voltas no circuito que tem 2 km. Eles também disputam a distância de 20 km