O termo Brat Pack (Bando de Pirralhos) foi criado pelo escritor David Blum, numa matéria para o New York Magazine em 1985, para definir o grupo de jovens atores e atrizes descolados que apareciam juntos em filmes adolescentes da época. "Eles são o que os garotos querem ver e o que os garotos querem ser", escreveu Blum.

Origem do nome
Paródia do termo "Rat Pack" (Bando de Ratos). Nome dado a um coletivo de artistas talentosos dos anos 50 e 60 liderados pelo ator Humphrey Bogard e, posteriormente, por Frank Sinatra. Se consideravam um clã, eram contra o racismo e tinham uma postura independente e sarcástica em relação ao poder dos grandes estúdios de Hollywood. Quando um dos seus membros realizava um espetáculo, era comum os outros aparecerem e atuarem de improviso. O que gerava muita comoção no público. O grupo incluía Dean Martin, David Niven, Cary Grant, Judy Garland, entre outros.


Os atores do Brat Pack

Emilio Estevez



Ator de personalidade séria, Emilio Estevez é filho mais velho do ator Martin Sheen e irmão de Charlie Sheen. Junto com Demi Moore, formou o casal mais quente dos anos do Brat Pack. E mesmo emplacando alguns sucessos como ator na época, ambicionava ser roteirista e diretor (na adolescência, tinha como hobby fazer pequenos filmes caseiros com seus amigos Sean Penn, Rob Lowe e Nicolas Cage), mas todos os projetos em que envolveu na produção tiveram bilheterias tímidas, e caiu no esquecimento nos anos 90. Em 2006, escreveu e dirigiu um interessante longa sobre o assassinato do senador Robert F. Kennedy (irmão do presidente John F. Kennedy) chamado Bobby que foi muito bem recebido pela crítica. Nos últimos anos, vem trabalhando num novo projeto, The Public (um drama sobre sem-tetos que se abrigam numa biblioteca pública de Los Angeles durante o inverno), sem previsão de lançamento.

Vidas Sem Rumo (1983)
Repo Man - A Onda Punk (Repo Man, 1984)
Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)
A Força da Inocência (That Was Then, This Is Now, 1985)








Anthony Michael Hall



Membro mais jovem a integrar o humorístico Saturday Night Live (entrou com 17 anos) e considerado pelo diretor Stanley Kubrick, o maior talento de sua geração, Anthony Michael Hall não atendeu as expectativas. Depois de emplacar três sucessos com o diretor John Hughes (sempre interpretando um nerd inspirado na personalidade do cineasta), e passar a maior parte do seu período de fama vivendo em hotéis cinco estrelas, não conseguiu mais nenhum papel de destaque. Nos anos 1990, deixou a carreira de lado para tratar do seu problema com alcoolismo, um vício que carregava desde os 13 anos de idade. A partir de 2002, voltou a ter certa notoriedade ao fazer o papel principal na série O Vidente (The Dead Zone), que durou seis temporadas.

Férias Frustradas (National Lampoon's Vacation,1983)
Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles,1984)
Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
Mulher Nota Mil (Weird Science, 1985)
Johnny Bom de Transa (Johnny Be Good, 1988)








Rob Lowe



Ídolo das adolescentes, Rob Lowe ganhou fama interpretando papéis de jovens debochados e irresponsáveis, mas que carregavam uma certa dose de inocência. Em 1988, um vídeo onde aparecia tendo relações sexuais com uma menor de idade foi parar na imprensa. Isso, somado a um sério problema com drogas, acabou com a sua carreira. Deu a volta por cima, a partir de 1999, quando substituiu Michael J. Fox de forma bem-sucedida na série The West Wing. Desde então, se dedica à televisão, tendo feito parte do elenco de séries como Brothers & Sisters, Californication e Park & Recreations. Atualmente, tenta emplacar o seu próprio seriado, The Grinder, onde é produtor-executivo e personagem principal.

Vidas Sem Rumo (The Outsiders, 1983)
Uma Questão de Classe (Class, 1983)
Um Hotel Muito Louco (The Hotel New Hampshire, 1984)
O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)
Veia de Campeão (Youngblood, 1986)
Sobre Ontem a Noite… (About Last Night…, 1986)








Andrew McCarthy



Galã de olhar triste e distante, Andrew McCarthy encarnava com maestria o papel do "namorado perfeito" que passa apuros nas mãos dos outros. Odiava ser tratado como membro do Brat Pack e não soube lidar com a fama. Teve problemas com alcoolismo e a carreira minguou. Mas na maturidade, se reinventou como um premiado jornalista de viagens, com matérias escritas para o New York Times e o National Geographic Traveler. Em 2012, lançou um livro, com tinturas autobiográficas, sobre o assunto, chamado The Longest Way Home (2012). Paralelo a tudo isso, arrumou tempo para fazer pequenos papéis no cinema e dirigir episódios de séries como Gossip Girl, Blacklist e Orange is The New Black.

Uma Questão de Classe (Class, 1983)
O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)
A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, 1986)
Manequim (Mannequin, 1987)
Abaixo de Zero (Less Than Zero, 1987)
Um Morto Muito Louco (Weekend at Bernie's, 1989)








Demi Moore



Garota de infância pobre e problemática, Demi Moore poderia ter seguido o mesmo destino azarado dos outros atores do Brat Pack se não tivesse participado do drama Ghost - Do Outro Lado Vida (Ghost, 1990), que a alçou ao estrelato. Nos anos 1990, virou símbolo sexual (a DemiGod, trocadilho com a palavra ‘semideusa’, em inglês) e participou de produções polêmicas, tais como Proposta Indecente (Indecent Proposal, 1993) e Assédio Sexual (Disclosure, 1995). Também atraiu atenção da mídia por causa do seu casamento com o ator Bruce Willis, e, mais tarde, por seu namoro com o também ator Ashton Kutcher. Recentemente, andou afastada de suas atividades cinematográficas por questões de saúde.

O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)
Sobre Ontem a Noite… (About Last Night…, 1986)
Um Verão Muito Louco (One Crazy Summer,1986)








Judd Nelson



Interpretou o bad boy John Bender em Clube do Cinco (1985) e o almofadinha Alec Newbary em O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas (1985) e foi só. Tem certa reputação com os fãs de Transformers por ter dublado a voz de alguns robôs no longa animado de 1986. Atualmente, concilia participações em pequenas produções para TV e seriados com uma modesta carreira de escritor de e-books.

Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)








Molly Ringwald



Exageros a parte, Molly Ringwald, menina de beleza fora dos padrões, foi o rosto de uma geração e é considerada, por muitos, a maior musa dos filmes adolescentes. De talento precoce, gravou um disco de jazz com apenas seis anos de idade. Contudo, administrou mal a carreira e não soube aproveitar o sucesso. Perdeu para Demi Moore o papel principal em Ghost: Do Outro Lado da Vida (Ghost, 1990) e recusou os papéis oferecidos nos longas Harry & Sally - Feitos Um Para o Outro (When Harry Met Sally…, 1989) e Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990), que ficaram, respectivamente, com as atrizes Meg Ryan e Julia Roberts. Por ser fluente em francês, tentou uma carreira na França, nos anos 1990, que não deu certo. Hoje, participa de algumas séries de TV (tais como The Secret Life of The American Teenager e Rainbow Brite) e tem uma coluna no jornal britânico The Guardian onde discute assuntos comportamentais.

Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles,1984)
Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, 1986)
O Rei da Paquera (The Pick-Up Artist, 1987)








Ally Sheedy



Filha de pai executivo e mãe agente literária, Ally Sheedy começou bem cedo a seguir os passos maternos. Escreveu o seu primeiro livro aos 12 anos de idade, um conto infantil sobre um rato que viaja no tempo e vai parar na Inglaterra do século 16, chamado She Was Nice to Mice (1975), que se tornou um best-seller. A fama passou como um cometa na sua carreira de atriz e, no início dos anos 1990, ela já havia sido esquecida. Hoje, vive de atuações em filmes e séries para TV.

Clube dos Cinco (The Breakfast Club, 1985)
O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)
Short Circuit: O Incrível Robô (Short Circuit, 1986)
Cinderela às Avessas (Maid to Order, 1987)








Mare Winningham



Atriz de carreira discreta nos cinemas, mas que chegou a receber uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante por sua atuação no drama Georgia (Georgia, 1995), Mare Winningham é mais conhecida pelo papel da jovem tímida e recatada Wendy Beamish no longa O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas. Desde dos anos 90, divide suas atividades no cinema com participações em séries de TV, como ER (Plantão Médico, no Brasil) e Hatfields & McCoys, uma carreira premiada no teatro e uma curiosa investida no mundo da música. Já gravou quatro discos que passeiam por influências dos estilos folk e country.

O Primeiro Ano dos Restos de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, 1985)








Robert Downey, Jr.



O eterno "melhor amigo do personagem principal" nos filmes do Brat Pack, Robert Downey, Jr. começou a atuar cedo. Com cinco anos de idade, participou do filme Pound (1970), dirigido por seu pai, Robert Downey, Sr., e não parou mais. Conhecido pelo seu carisma impagável e por suas atuações brilhantes, sofreu, anos a fio, com um vício pesado em drogas que lhe rendeu sérios problemas com a justiça. Limpo desde 2003, Downey, Jr. lidera hoje a investida da Marvel Comics nas telonas e é um dos atores mais respeitados de Hollywood.

Tuff Turf - O Rebelde (Tuff Turf, 1985)
Mulher Nota Mil (Weird Science, 1985)
De Volta às Aulas (Back to School,1986)
O Rei da Paquera (The Pick-Up Artist, 1987)
Johnny Bom de Transa (Johnny Be Good, 1988)








James Spader



Especialista em fazer papéis de almofadinhas e canalhas em filmes adolescentes dos anos 80, James Spader tem uma personalidade bem diferente fora das telas. Tipo família, sempre deu a impressão de não ter virado uma estrela de Hollywood, não por falta de talento, mas por ser avesso aos holofotes. Se envolveu em projetos interessantes, como por exemplo, Stargate (Stargate, 1994) e Crash - Estranhos Prazeres (Crash, 1996). E chamou certa atenção como personagem principal nas séries Boston Legal e The Blacklist. Um dos seus últimos trabalhos foi dublar o andróide Ultron nos longa Vingadores - A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, 2015).

Tuff Turf - O Rebelde (Tuff Turf, 1985)
A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, 1986)
Manequim (Mannequin, 1987)








John Cusack



Ator e roteirista, John Cusack é especialista (e adora) em interpretar "anti-heróis da vida urbana" cheios de neuroses e conflitos pessoais. Contudo, é um ator polivalente e já se envolveu com vários tipos de projetos. Desde blockbusters até pequenos filmes alternativos, passando por muitas comédias (onde arrasa), e alguns filmes de terror, dramas e suspenses. Ganhou uma certa aura cult ao interpretar um dono de loja de vinis, frustrado e maníaco por listas, em Alta Fidelidade (High Fidelity, 2000). Recentemente, fez o papel de Brian Wilson (gênio e líder dos Beach Boys) no longa The Beach Boys: Uma História de Sucesso (Love & Mercy, 2014), lançado no Brasil no ano passado.

Uma Questão de Classe (Class, 1983)
Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles,1984)
Garota Sinal Verde (The Sure Thing, 1985)
Um Verão Muito Louco (One Crazy Summer,1986)
Conta Comigo (Stand by Me, 1986)
Digam o Que Quiserem(Say Anything, 1989)








  • Características do Brat PackOpen or Close
  • Os atores do Brat PackOpen or Close
  • Pré-requisito para ser integrante do Brat PackOpen or Close
  • O primeiro filme do Brat PackOpen or Close
  • LegadoOpen or Close
Texto original de David Blum (em inglês)  

Contexto histórico

As comédias adolescentes dos anos 1980 são um resgate da rebeldia das produções jovens dos anos 1950 junto da inocência e bom-humor dos longas da década seguinte

John Hughes