O francês Nicolas-Joseph Cugnot cria sua “carroça a vapor”, capaz de carregar 4 toneladas em até 8 km/h. Primeiro veículo a se movimentar por seus próprios meios, é considerado o ancestral dos carros.
![]() |
Uma paixão nacionalO Estadão testemunhou os principais acontecimentos do Brasil e do mundo nos últimos 140 anos. A evolução dos carros é uma das histórias que tiveram ampla cobertura nas páginas do jornal. Dos veículos lentos às supermáquinas, o Estadão contou a trajetória dos veículos que são muito mais que meios de transporte, são uma verdadeira paixão do brasileiro. |
![]() |
Invenção revolucionáriaSe uma invenção mudou o mundo nos últimos 140 anos, foi o automóvel. Revolucionou o estilo de vida das pessoas, facilitando o transporte mais que qualquer outra máquina. Modificou a maneira pela qual são projetadas as cidades – já que uma grande parte do espaço hoje é destinada ao trânsito e ao estacionamento. E deu autonomia aos cidadãos, incentivando o empreendedorismo. Entre o século 19 e a década de 50, fez com que a velocidade média do transporte fosse multiplicada por seis – do tempo do lombo de cavalo, quando era de 6,4 km/h, para o tempo das primeiras rodovias, quando subiu para 38,6 km/h. |
Objeto de desejoMeio de transporte é pouco. Além de ser um dos bens de maior valor para as famílias, o carro é uma extensão da casa – e da personalidade – de cada um. É um retrato em metal, plástico e borracha de seu dono. Além de passar diversas horas de seu dia dentro dele, o motorista projeta no automóvel seus desejos e aspirações. Por isso, tantas máquinas viraram ícones. Do carro de Bertha Benz, símbolo da independência feminina, ao Porsche de James Dean, os carros se tornaram tão marcantes que se transformaram em personagens da história. |
![]() |
Tecnologia sobre 4 rodasDepois das revoluções da velocidade, da segurança e da informatização, a bola da vez na indústria do automóvel é a sustentabilidade. Não apenas por conta dos combustíveis menos poluentes e do processo industrial mais limpo, mas também pelo investimento em tecnologias que melhorem as condições de vida e do tráfego. O Google, entre outras empresas, estuda carros que dirigem sozinhos – e que transformam o antigo motorista em passageiro, garantindo a ele, tempo para qualquer outra coisa enquanto está no trânsito. |
![]() |
![]() |
Estrelas do cinemaEm 140 anos, algumas máquinas alcançaram status de estrelas – e, consequentemente, valor astronômico. Alguns foram artistas de cinema, como o Delorean em De volta para o Futuro; outros de televisão, como o Batmóvel. Outros, como o Ford GT40 Gulf e o Shelby Cobra, ganharam fama nas pistas de corrida antes de se tornar astros da tela. Veja a lista com as máquinas mais caras da TV e do cinema no Especial Automóveis. |


Karl Benz, engenheiro alemão, patenteia o Benz Patent-Motorwagen. Movido por um motor de combustão interna e o primeiro a ser fabricado em série (25 modelos), é tido como o primeiro automóvel moderno.

Os pneus de borracha são inventados. Até então, os veículos usavam rodas feitas de madeira ou ferro.

Chegam ao mercado os primeiros modelos com transmissão automática, produzidos pela americana Oldsmobile.

O modelo Chrysler Crown Imperial, produzido nos EUA, é o primeiro veículo a vir equipado de fábrica com freios a disco.

O Corolla é lançado pela japonesa Toyota e, em 12 anos, se torna o carro mais vendido de todos os tempos. Em julho de 2013, 40 milhões de unidades haviam sido comercializadas.

A Ford usa airbags experimentalmente em alguns de seus carros. O equipamento seria oferecido regularmente a partir de 1974.

Os carros 1.0 surgem no mercado brasileiro, após decisão do presidente Itamar Franco em reduzir o IPI para veículos com essa capacidade cúbica. O Uno Mille, da Fiat, seria o primeiro da categoria.

É fabricado nos EUA o primeiro carro flex, movido a etanol e gasolina, em larga escala: o Ford Taurus. Em 2003, o VW Gol 1.6 Total Flex é o primeiro dessa categoria no Brasil.

A Toyota lança o Prius, que usa como fonte de energia gasolina e eletricidade, acumulada em baterias. O automóvel é o híbrido mais vendido e o primeiro produzido em massa (3,4 milhões até 2013).

A Bugatti apresenta o superesportivo Veyron. Foi o primeiro carro de produção a superar os 400 km/h e a quebrar a barreira dos 1000 cv de potência, por meio do motor W16 com quatro turbos e 8 litros.

Ocorre a primeira competição urbana de carros autônomos, para estimular a criação de veículos sem motorista. O Boss, da Universidade Carnegie Mellon, vence e motiva testes em outros fabricantes.

A crise dos EUA afeta a indústria automobilística mundial. Das três grandes montadoras do País, duas vão à falência. Chrysler se alia à Fiat e GM recebe ajuda do governo. Apenas a Ford resiste.

Governo anuncia para 2013 o programa Inovar-Auto. A legislação sobretaxa carros importados e várias marcas iniciam a produção no País, incluindo fabricantes de luxo: Audi, Mercedes-Benz e Land Rover.