Uma paixão nacional

O Estadão testemunhou os principais acontecimentos
do Brasil e do mundo nos últimos 140 anos.

A evolução dos carros é uma das histórias que tiveram
ampla cobertura nas páginas do jornal.

Dos veículos lentos às supermáquinas, o Estadão contou
a trajetória dos veículos que são muito mais que meios
de transporte, são uma verdadeira paixão do brasileiro.

Invenção revolucionária

Se uma invenção mudou o mundo nos últimos
140 anos, foi o automóvel. Revolucionou o estilo
de vida das pessoas
, facilitando o transporte mais
que qualquer outra máquina.

Modificou a maneira pela qual são projetadas
as cidades – já que uma grande parte do espaço
hoje é destinada ao trânsito e ao estacionamento.

E deu autonomia aos cidadãos, incentivando o empreendedorismo. Entre o século 19 e a década de 50, fez com que a velocidade média do transporte fosse multiplicada por seis – do tempo do lombo de cavalo, quando era de 6,4 km/h, para o tempo das primeiras rodovias, quando subiu para 38,6 km/h.

Objeto de desejo

Meio de transporte é pouco. Além de ser um dos bens
de maior valor para as famílias, o carro é uma extensão
da casa – e da personalidade – de cada um. É um retrato
em metal, plástico e borracha de seu dono.

Além de passar diversas horas de seu dia dentro dele,
o motorista projeta no automóvel seus desejos e aspirações. Por isso, tantas máquinas viraram ícones. Do carro de Bertha Benz, símbolo da independência feminina, ao Porsche
de James Dean, os carros se tornaram tão marcantes
que se transformaram em personagens da história.

Tecnologia sobre 4 rodas

Depois das revoluções da velocidade, da segurança
e da informatização, a bola da vez na indústria do automóvel
é a sustentabilidade. Não apenas por conta dos combustíveis menos poluentes e do processo industrial mais limpo,
mas também pelo investimento em tecnologias
que melhorem as condições de vida e do tráfego.

O Google, entre outras empresas, estuda carros que dirigem sozinhos – e que transformam o antigo motorista
em passageiro, garantindo a ele, tempo para qualquer
outra coisa enquanto está no trânsito.

Estrelas do cinema

Em 140 anos, algumas máquinas alcançaram status
de estrelas – e, consequentemente, valor astronômico.

Alguns foram artistas de cinema, como o Delorean
em De volta para o Futuro; outros de televisão,
como o Batmóvel.

Outros, como o Ford GT40 Gulf e o Shelby Cobra, ganharam fama nas pistas de corrida antes de se tornar astros da tela. Veja a lista com as máquinas mais caras da TV e do cinema no Especial Automóveis.

1769
O precursor

O francês Nicolas-Joseph Cugnot cria sua “carroça a vapor”, capaz de carregar 4 toneladas em até 8 km/h. Primeiro veículo a se movimentar por seus próprios meios, é considerado o ancestral dos carros.

1886
O primeiro de muitos

Karl Benz, engenheiro alemão, patenteia o Benz Patent-Motorwagen. Movido por um motor de combustão interna e o primeiro a ser fabricado em série (25 modelos), é tido como o primeiro automóvel moderno.

1904
Mudança que veio para ficar

Os pneus de borracha são inventados. Até então, os veículos usavam rodas feitas de madeira ou ferro.

1940
O início da automação

Chegam ao mercado os primeiros modelos com transmissão automática, produzidos pela americana Oldsmobile.

1949
A segurança vem de fábrica

O modelo Chrysler Crown Imperial, produzido nos EUA, é o primeiro veículo a vir equipado de fábrica com freios a disco.

1966
O mais vendido da história

O Corolla é lançado pela japonesa Toyota e, em 12 anos, se torna o carro mais vendido de todos os tempos. Em julho de 2013, 40 milhões de unidades haviam sido comercializadas.

1971
Acessórios que salvam vidas

A Ford usa airbags experimentalmente em alguns de seus carros. O equipamento seria oferecido regularmente a partir de 1974.

1993
Uno Mille sai na frente

Os carros 1.0 surgem no mercado brasileiro, após decisão do presidente Itamar Franco em reduzir o IPI para veículos com essa capacidade cúbica. O Uno Mille, da Fiat, seria o primeiro da categoria.

1996
Etanol ou gasolina? Tanto faz!

É fabricado nos EUA o primeiro carro flex, movido a etanol e gasolina, em larga escala: o Ford Taurus. Em 2003, o VW Gol 1.6 Total Flex é o primeiro dessa categoria no Brasil.

1997
O futuro já foi

A Toyota lança o Prius, que usa como fonte de energia gasolina e eletricidade, acumulada em baterias. O automóvel é o híbrido mais vendido e o primeiro produzido em massa (3,4 milhões até 2013).

2005
Velocidade máxima

A Bugatti apresenta o superesportivo Veyron. Foi o primeiro carro de produção a superar os 400 km/h e a quebrar a barreira dos 1000 cv de potência, por meio do motor W16 com quatro turbos e 8 litros.

2007
Sente-se e relaxe

Ocorre a primeira competição urbana de carros autônomos, para estimular a criação de veículos sem motorista. O Boss, da Universidade Carnegie Mellon, vence e motiva testes em outros fabricantes.

2008
Só os mais fortes sobrevivem

A crise dos EUA afeta a indústria automobilística mundial. Das três grandes montadoras do País, duas vão à falência. Chrysler se alia à Fiat e GM recebe ajuda do governo. Apenas a Ford resiste.

2012
Luxo made in Brasil

Governo anuncia para 2013 o programa Inovar-Auto. A legislação sobretaxa carros importados e várias marcas iniciam a produção no País, incluindo fabricantes de luxo: Audi, Mercedes-Benz e Land Rover.