Esquadrão Suicida

Os anti-heróis serão os salvadores da DC Comics?

Um grupo de desajustados unido por uma causa nobre: salvar o mundo. Ou livrar as próprias peles. Já vimos esse filme antes algumas vezes – de westerns até Guardiões da Galáxia, hit da Marvel Studios que surpreendeu até os executivos mais otimistas. Tudo abriu caminho para a chegada de Esquadrão Suicida aos cinemas, da rival DC Comics. O longa, dirigido por David Ayer, estreou nas salas de cinema nesta quinta-feira, 4.

Há alguns anos, era impensável a ideia de se ver vilões não tão importantes dos quadrinhos, caso de Crocodilo e Amarra, em destaque na tela grande. Os estúdios, contudo, perceberam que para a roda dos heróis nos cinemas continuar girando é necessário partir para os personagens B – algo que a Marvel percebeu ao fazer as contas e ver que seria impossível pagar cifras altíssimas para seus principais astros, caso de Robert Downey Jr. e Chris Evans, os responsáveis por dar vida a Homem de Ferro e Capitão América, em todos os seus filmes.

Era necessário variar. E encontraram seus desajustados. Guardiões da Galáxia é pop, tem gostinho vintage desde a trilha sonora aos efeitos especiais e práticos ultra-coloridos.

David Ayer há tempos desejava levar os desajustados da DC para as telonas. Enquanto o sisudo Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, protagonizado por Ben Affleck e Henry Cavill, recebe os holofotes pela pompa de seus protagonistas, não há nada que prenda Esquadrão Suicida. Até mesmo a insanidade de seus protagonistas entra a favor do humor do filme.

Iniciado em 1959, o Esquadrão era chamado de Os Bravos e Corajosos, um grupo de criminosos que se uniam ao exército para lutar contra os alemães na Segunda Guerra Mundial. Ao longo das décadas, o grupo sumiu e retornou aos quadrinhos.

Já teve outros integrantes mais famosos, como Lex Luthor e Coringa, mas a formação que chegou aos cinemas se viu em missões suicidas desde 1987, quando Amanda Weller, no cinema interpretada por Viola Davis, surgiu nas HQs para reunir os vilões e mandá-los em missões nas quais eles provavelmente fossem perder suas vidas.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça deixou críticos e alguns fãs ressabiados quanto ao futuro da DC nos cinemas. E essa parece ser a missão suicida ideal para os desajustados da editora.

Quem é quem?

Conheça os vilões que viraram heróis

Rick Flag

Nome completo
Richard Montgomery Flag
No cinema
Joel Kinnaman
Primeira aparição
The Brave and the Bold #25 setembro de 1959
Poderes
Estrategista militar e altamente treinado em comate armado e não armado

Um líder nato, Flag é o responsável por comandar o Esquadrão nas missões mais suicidas possíveis. No filme, é o braço direito de Amanda Weller (Viola Davis) no campo de batalha.

Capitão Bumerangue

Nome completo
George ‘Digger’ Harkness
No cinema
Jai Courtney
Primeira aparição
Flash #117 dezembro de 1960
Poderes
Habilidade com bumerangues

Parece mentira, mas o Capitão Bumerangue tem, mesmo, a capacidade de manejar diferentes tipos de bumerangues. E, mesmo assim, ele é um vilão perigoso – sempre presente nos quadrinhos do Flash. É dono de momentos cômicos interessantes no cinema.

Amarra

Nome completo
Christopher Weiss
No cinema
Adam Beach
Primeira aparição
Fury of Firestorm #28 outubro de 1984
Poderes
Habilidade com cordas

Amarra, cujo nome em inglês é Slipknot, é um cientista que trabalha em uma empresa química que cria um composto capaz de dar origem a cordas ultrarresistentes. Isso lhe dá a capacidade de escalar qualquer superfície, edifício ou montanha.

El Diablo

Nome completo
Chato Santana
No cinema
Jay Hernandez
Primeira aparição
El Diablo vol. 3 #1 setembro de 2008
Poderes
Controlar e produzir fogo

Várias versões de El Diablo já apareceram nos quadrinhos da DC Comics desde 1970. Chato Santana, personagem que foi escolhido para ser levado para o cinemas, tem uma história carregada de drama com a morte de seus familiares mais próximos e traz humanidade ao filme dos vilões.

Crocodilo

Nome completo
Waylon Jones
No cinema
Adewale Akinnuoye-Agbaje
Primeira aparição
Detective Comics #523 fevereiro de 1983
Poderes
Força sobre-humana, habilidade de regeneração, garras de réptil e pele ultrarresistente

Dos inimigos mais perigosos do Batman, Crocodilo é difícil de ser parado devido à sua força bruta e sua pele resistente a machucados menores. O personagem, ao longo dos anos foi crescendo em tamanho e em força. Nos cinemas, Akinnuoye-Agbaje é capaz de garantir ainda bons momentos cômicos.

Magia

Nome completo
June Moone
No cinema
Cara Delevigne
Primeira aparição
Strange Adventures #187 abril de 1966
Poderes
Magia, manipulação de energia, voo, teletransporte

É, sem dúvida alguma, a personagem mais poderosa do filme Esquadrão Suicida, pricipalmente porque não existe limite para os seus poderes. Moone, personagem de Cara Delvigne, encontrou a entidade Magia em uma caverna escondida em uma floresta tropical teve o seu coração tomado por ela.

Katana

Nome completo
Tatsu Yamashiro
No cinema
Karen Fukuhara
Primeira aparição
The Brave and the Bold #200 julho de 1983
Poderes
Perita em artes marciais e no uso de uma espada katana mágica

A personagem entra na trama para ser uma espécie de guarda-costas de Rick Flag durante a missão suicida. Ela é letal com a espada das mãos. Sua katana absorve a alma daqueles que perdem a vida pela lâmina dela.

Pistoleiro

Nome completo
Floyd Lawton
No cinema
Will Smith
Primeira aparição
Batman #59 junho e julho de 1950
Poderes
Conhecido por nunca errar um disparo

Outro personagem sem superpoderes. Lawton simplesmente é perito na arte de assassinar alguém. É conhecido por nunca errar um disparo com qualquer arma que seja e, por isso, torna-se letal. O amor pela filha é o que o move nessa jornada.

Arlequina

Nome completo
Harleen Quinzel
No cinema
Margot Robbie
Primeira aparição
Batman: The Animated Series S01E22 setembro de 1992
Poderes
Imune a toxinas e venenos, força aumentada, acrobata

O amor por Coringa move Arlequina. E ela faz tudo, tudo mesmo, para voltar para o lado do seu pudinzinho, como ela gosta de chamar o Palhaço do Crime. Sua grande arma é a própria insanidade. É impossível saber o que esperar da personagem que foi criada na animação do Batman dos anos 1990 e se tornou tão querida pelos fãs que foi levadas para os quadrinhos e, depois, para os cinemas.

Amanda Waller

Nome completo
Amanda Blake Waller
No cinema
Viola Davis
Primeira aparição
Legends #1 novembro de 1986
Poderes
Estrategista e treinada na arte de espionagem e manipulação

É ela quem, nos quadrinhos e no cinema, reúne os vilões para as missões suicidas com a proposta de que eles teriam parte da suas penas reduzidas.

Coringa

Nome completo
Desconhecido
No cinema
Jared Leto
Primeira aparição
Batman #1 abril de 1940
Poderes
Mestre do crime e habilidade de manipular venenos e toxinas

Esquadrão Suicida apresenta um novo Coringa para a cultura pop, interpretado por Jared Leto.

O Coringa

Relembre aqui os mais famosos Coringas do cinema e da TV

Cesar Romero

Interpretou uma versão mais palhaça do personagem na série de televisão dos anos 1960 cujo humor e o ridículo eram as suas principais forças.

Jack Nicholson

O veterano ator interpretou o mais famoso antagonista do Batman no primeiro filme dessa nova era, dirigido por Tim Burton. Criou uma personalidade nova para o personagem e marcou, por muito tempo, essa versão como a mais importante da história.

Mark Hamill

A voz do ator que dá vida a Luke Skywalker também ilumina o Coringa. Hamill, depois da saga de Star Wars, pode não ter sido capaz de alçar grandes voos, mas como dublador criou uma personalidade única e insana para o Coringa, usada em séries animada, filmes e até nos jogos de videogame.

Heath Ledger

O ator fez o impossível: destronou Jack Nicholson como o mais importante Coringa do cinema. Os mais puristas irão torcer o nariz, mas a verdade é que Ledger foi capaz de transformar o personagem mais uma vez. Seu Coringa é movido pelo caos – anárquico até na suas próprias escolhas e crenças.

Jared Leto

A versão contemporânea do personagem tem algo de gângster como se tivesse saído de algum clipe de hip hop. É insano e perigoso, mas seu tempo na tela de Esquadrão Suicida é pouco para mostrar se ele será capaz de desbancar os concorrentes e se tornar o mais importante Coringa da cultura pop.