Caderno2

David Bowie Uma reinvenção ambulante

Incomparável na arte de transformação, o músico inglês, morto no domingo, 10 de janeiro, vítima câncer, se recriou por inúmeras vezes ao longo dos 69 anos de vida. Da pré-psicodelia da estreia ao free jazz e flerte com o eletrônico do último álbum, Bowie experimentou e criou tendências, sem medo de errar. Prepare-se para uma viagem pelas suas influências, carreira e um olhar aprofundado em sua discografia

arte David Bowie Uma Reinvenção Ambulante Incomparável na arte de transformação, o músico inglês, morto no domingo, 10 de janeiro, vítima decâncer, se recriou por inúmeras vezes ao longo dos 69 anos de vida. Da pré-psicodelia da estreia aofree jazz e flerte com o eletrônico do último álbum, Bowie experimentou e criou tendências, semmedo de errar. Prepare-se para uma viagem pelas suas influências, carreira e um olharaprofundado em sua discografia Quanto já vendeu Mais de 140 milhões de cópias aproximadamente(valor é a soma das vendasde álbuns, singles, vídeos, coletâneas e cópias digitais) Sucessos 10 discos NO PRIMEIRO LUGAR DA PARADA BRITÂNICA(NOVE DISCOS DE ESTÚDIOE UMA COLETÂNEA) 25 singles NO TOP 10 BRITÂNICO ORIGEM REINO UNIDO Cantor nasceu em Londres em 8 de janeiro de 1947. Morreu em 10 de janeiro deste ano, vítima de um câncer, na cidade de Nova York (EUA) Origem do nomeNascido David Jones. Para se diferenciar de Davy Jones, vocalista do Monkees, em 1965, cantor retirou seu famoso sobrenome de uma tradicional marca de facas americana, Bowie. Antes disso, ele “testou” o nome Tom Jones por três semanas 591 528 516 511 419 413 388 386 378 FAME THE JEAN GENIE HEROES REBEL REBEL CHINA GIRL (COVER DO IGGY POP) SUFFRAGETTE CITY FASHION ZIGGY STARDUST STAY Canções mais tocadasEM SHOWS OFICIAIS ENTRE 1967 E 2006. DADOS ATÉ 13.JAN.2016 0 600 DE 1 A 5 NUNCA TOCOU DE 50 a 400 DE 6 A 49 MAIS DE 400 NO REINO UNIDO FORAM293 shows OS EUA FORAM O PAÍS ONDE OARTISTA MAIS SE APRESENTOU473 shows AMÉRIA EUROPA ÁSIA OCEANIA ÁFRICA Países onde Bowie mais tocouEM SHOWS OFICIAIS ENTRE 1966 E 2006. DADOS ATÉ 13.JAN.2016 NO BRASIL, FORAM7 shows ( ) 4 EM 1990 E 3 EM 1997 INFLUÊNCIAS Soul AL GREEN Rockabily LITTLE RICHARD(FOTO) E ELVIS PRESLEY Invasãobritânica THE BEATLES (FOTO), THE WHOE THE KINKS Folk BOB DYLAN Rockprogressivo PINK FLOYD Proto punk THE STOOGES (FOTO) E VELVET UNDERGROUND Eletrônica KRAFTWERK Jazz JOHN COLTRANE(FOTO) E CHARLESMINGUS Os “dândis” do rock Desde de que o rock “se conhece por gente”, a ambiguidade sexual e a figura idílica da criatura andrógina são usadas com a intenção de se criar uma persona ou vender uma atitude. Little Richard seria nosso primeiro “dândi” Anos 50 O extrovertido Little Richard (foto) estoura com a canção Tutti-Frutti (que teve o teor homossexual da letra limado pela gravadora). Criado na fé católica, cantor teria dificuldades em assumir a sua bissexualidade Anos 60 Conceito de androginia começa a penetrar a cultura com a modelo Twiggy (foto), e sua cara de menino, e os mods, tribo urbana inglesa, cujo seus garotos seriam os primeiros jovens a se maquiar para criar uma atitude de rebeldia Anos 70 Explode o glam rock na Inglaterra, auge da androginia na cultura pop, liderada por David Bowie, T.Rex e o Roxy Music, de Brian Ferry (foto). De repente, ser descolado é ser bissexual. Não existia mais certo ou errado no rock Anos 80 Influenciada pelo glam rock, a androginia permeia toda década. New romantics, como Boy George (foto), góticos, new wavers e metaleiros farofa usam e abusam da maquiagem e performance afetada para se aparecer Anos 90 Acuada pela aspereza do grunge e a truculência hooligan do Oasis, a brincadeira com os gêneros sexuais diminui, mas artistas como Marilyn Manson (foto) e os grupos Placebo e Suede seguem fiéis ao conceito Anos 2000 A diversidade sexual é amplamente discutida, o glam rock é uma referência, e David Bowie, um mito. Bandas indies como Antony and The Johnsons (foto) e The Darkness, e os emos, celebram os ideais da androginia O glam rock Abreviação de “glamour rock”, esse subgênero do rock provocaria uma explosão criativa nos anos 1970 que reverberaria na cultura pop até a primeira metade da década seguinte Origem e contextoSurgiu no Reino Unido no início dos anos 1970, como uma extensão das cenas psicodélica e de art-rock inglesas nascidas na década anterior. Junto com o rock progressivo, pode ser considerado o último momento de originalidade genuína do rock, porque a partir do punk (que viria depois) o gênero “passaria a se alimentar de si mesmo” para sobreviver. O glam rock foi muito popular na Inglaterra, mas teve efeito moderado nos EUA VisualAuge do uso da teatralidade para criar ambiguidade sexual. A Hollywood dos anos 30, as pin-ups dos anos 50, o teatro cabaret, as literatura vitoriana e de ficção científica seriam suas principais influências ImportânciaO glam rock pratica- mente ajudou a definir como seriam os anos 80, com todo seus exageros e mau-gosto. Foi a pedra fundamental para o surgimento do pós-punk, dos góticos e dos new romantics ARTISTAS ALICE COOPER ALVIN STARDUST GARRY GLITTER ELTONJOHN JOBRIATH MARC BOLAN & T.REX MOTT THE HOPPLE ROXYMUSIC NEW YORK DOLLS SLADE SPARKS SWEET SUZYQUATRO DAVID BOWIE Para conhecer melhor o glam rock PROCURE AS CANÇÕES NO YOUTUBE OU NO SEU SITE DE STREAMING MUSICAL FAVORITO (DEEZER, SPOTIFY, ETC) ALICECOOPER I’mEighteen 1 ELTONJOHN TinyDancer 2 GARRYGLITTER Rock’n RollPart 1 3 MARC BOLAN& T.REX Get It On 4 SUZYQUATRO 48Crash 8 SLADE Cum On Feel the Noize 7 ROXYMUSIC VirginiaPlain 6 NEW YORKDOLLS PersonalityCrisis 5 Sua discografia Usando como base um caldeirão de influências, um conhecimento enciclopédico de música e literatura, e um forte senso de estilo, David Bowie, artífice do pop, criou uma obra extremamente autoral. Mutante e camaleônico, ele anteviu tendências e abriu novos atalhos no rock Qualidade do álbum RUIM REGULAR BOM ÓTIMO EXCELENTE CLIQUE E ASSISTAAO VIDEOCLIPE Love You till Tuesday Rubber Band The Man Who Sold the World All The Madmen Oh! YouPretty Things Unwashed and Somewhat Slightly Dazed Changes ANÁLISE DESTAQUES DISCO ANO CAPA DAVIDBOWIE 1967 Debut é cheio de baladas singelas e ensolaradas influenciadas por Syd Barret e músicas teatral e folk. Bowie ainda é um diamante a ser lapidado, mas toda sua inquietação de jovem que quer deixar sua marca no mundo já é palpável Relançado em 1972, com o nome de Space Oddity, disco mostra o primeiro dos icônicos personagens de Bowie, Major Tom. Muito influenciado por Bob Dylan, álbum seria o início da colaboração do cantor com Tony Visconti (produtor) e Mick Ronson (guitarrista) Embora o disco anterior seja considerado pelo próprio Bowie um marco para seu início de carreira, foi com este álbum que os críticos e o público passaram a entender a personalidade do inglês como artista Trabalho ambicioso de Bowie, onde a persona glam que viria a ser Ziggy Stardust começa a nascer. Sua lendária (e excelente) banda de apoio, Spiders From Mars, seria formada durante o processo de gravação do disco DAVID BOWIE 1969 THE MAN WHO SOLD THE WORLD 1970 HUNKYDORY 1971 CAMPANHANA PARADABRITÂNICAPosição porsemana* 25ª 50ª 75ª 100ª 1972 1973 1974 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 24ª 25ª 50ª 75ª 100ª 1972 1973 1974 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1972 1973 1974 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 17ª Lançado no mesmo dia, 1º de junho de 1967, de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Disco teve resultados poucosexpressivos na parada inglesa Discos fracassaram comercialmente, mas, entre 1972 e 1973, subiram nas paradas, arrastados pelo sucesso de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars Five Years Sorrow I Can't Explain See Emily Play Anyway, Anyhow, Anywhere 1984 Diamond Dogs Drive-In Saturday Let's Spend the Night Together Moonage Daydream Starman Rock 'n' Roll Suicide ANÁLISE DESTAQUES DISCO ANO CAPA 1972 Um dos principais discos da década de 1970, quando o mundo pós-Beatles ainda lidava com o fim da cultura hippie. Bowie criou esse personagem título que veio do espaço, um deslocado, distante, embora completa- mente humano e falível Bowie “mata” Ziggy Stardust e retorna como o persona- gem título deste álbum, outro ícone da carreira, traduzido por ele como “Ziggy vai à América. E com riffs marcantes e inspirados, o guitarrista Mick Ronson dá brilho e peso às faixas Um divertido álbum de covers, o último acompa- nhado pela banda Spiders From Mars (afiada). Cheio de nostalgia sessentista, Bowie “despeja glitter” em canções de grupos como The Who, The Yardbirds, The Kinks e Pink Floyd Disco tem conceito forte onde Bowie pincela, em canções, um mundo apocalíptico inspirado no livro 1984, de George Orwell. Porém, com exceção de Rebel Rebel, faixas sofrem com arranjos burocráticos e pomposos que dão sono. Sim, os Spiders From Mars fazem falta ALADDINSANE 1973 PINUPS 1973 DIAMONDDOGS 1974 CAMPANHANA PARADABRITÂNICAPosição porsemana* THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS 25ª 50ª 75ª 100ª 1973 1974 1975 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1974 1975 1976 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1973 1974 1975 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1972 1973 1974 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 Young Americans Station to Station Beauty and the Beast V-2 Schneider Sound and Vision Warszawa Stay TVC 15 GoldenYears Fame ANÁLISE DESTAQUES DISCO ANO CAPA YOUNGAMERICANS 1975 A obsessão de Bowie pelo soul, funk e pela disco music enfim fica escancarada neste álbum. O artista deixa o rock de lado e parte para um mergulho profundo no R&B, que continua no ano seguinte Mergulhando no funk e na disco, Bowie também se afunda na cocaína, com o último grande personagem da sua carreira, o Thin White Duke. Disco já dá uma pista do experimentalismo com música eletrônica e sintetiza- dores que viria a seguir Influenciado pela música eletrônica alemã (Can e Kraftwerk), Bowie se muda para Berlim. Ajudado por Tony Visconti e Brian Eno (Roxy Music), dá início à fase conhe- cida como trilogia de Berlim e lança as bases do que, mais tarde, seria o pós-punk Segundo capítulo da trilogia de Berlim e um dos melhores discos da carreira do camaleão. Mostra um Bowie inspirado na composição das canções, vide a faixa-título, que narra o encontro de dois amantes à sombra do Muro de Berlim STATION TO STATION 1976 LOW 1977 HEROES 1978 CAMPANHANA PARADABRITÂNICAPosição porsemana* 25ª 50ª 75ª 100ª 1975 1976 1977 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1976 1977 1978 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1977 1978 1979 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1977 1978 1979 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 Look Back in Anger Criminal World Yassassin Fashion Scary Monsters (And Super Creeps) Tonight Loving the Alien Terceira parte da “fase Berlim, o álbum é mais acesvel que os dois anteriores, mais pop, por assim dizer. É um dos discos mais subestimados da carreira de Bowie, e merecia um olhar mais atento Embora a trilogia de Berlim seja marcante para a carreira de Bowie, ela não foi tão bem sucedida comercialmente. Com este álbum, na entrada da década de 1980, ele encontra o o equilíbrio entre os dois lados, o popular e o experimental Vamos dançar?, sugere Bowie no título do disco, co-produzido Nile Rodgers, guitarrista do Chic e uma unanimidade ao produzir um som capaz de ferver a pista de dança. O inglês ficaria surpreso com a boa recepção do álbum Álbum segue linha sonora do trabalho anterior. Seu produtor, Hugh Padgham, diz que Bowie estava entediado no estúdio, e isso se reflete nas faixas, que apesar de alguns bons momentos (Blue Jean), mostram um cantor “ligado no piloto automático” SCARY MONSTERS(AND SUPER CREEPS) 1980 LET'S DANCE 1983 TONIGHT 1984 LODGER 1978 ANÁLISE DESTAQUES CAPA CAMPANHANA PARADABRITÂNICAPosição porsemana* DISCO ANO 25ª 50ª 75ª 100ª 1978 1979 1980 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1980 1981 1982 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1984 1985 1986 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1983 1984 1985 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 Day-In Day-Out Shining Star(Makin’ My Love) MiracleGoodnight Strangers When We Meet ANÁLISE DESTAQUES CAPA Trabalho agradável onde Bowie mostra sua capacida- de de perceber o ambiente a sua volta, e abraça os anos 80. Shining Star, parceria com o ator Mickey Rourke (!!!), parece uma canção boa do Culture Club (se o grupo do Boy George soubesse tocar) Depois de iniciar a década de 1990 comandando sua banda de hard rock chamada Tin Machine. É o retorno de Bowie à velha forma. Começava o que a BBC chamada de “nova fase” do britânico Inglês volta a trabalhar com o produtor Brian Eno, seu parceiro durante a trilogia de Berlim, nos anos 1970. Ele cria o personagem Nathan Adler, cuja vida em uma sociedade distópica de 1999 é narrada ao longo dos seus 75 minutos de som O disco, inspirado pela recém-nascida cultura de drum and bass e música eletrônica industrial, marca o retorno de Bowie à produção dos próprios álbuns, algo que ele não fazia desde Diamong Dogs, de 1974. Um disco cheio de boas texturas e loopings BLACK TIEWHITE NOISE 1993 OUTSIDE 1995 EARTHLING 1997 CAMPANHANA PARADABRITÂNICAPosição porsemana* DISCO ANO NEVER LETME DOWN 1987 25ª 50ª 75ª 100ª 1997 1998 1999 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1995 1996 1997 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1987 1988 1989 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1993 1994 1995 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 Little Wonder Telling Lies The Pretty Things Are Going to Hell Thursday's Child Seven Slow Burn I've Been Waiting for You Everyone Says ‘Hi’ ANÁLISE DESTAQUES CAPA Álbum mostra um cantor que chegara a um nível de maturidade com o qual tinha domínio completo de si como artista. O problema é que isso não é sinônimo de boa música e cantor derrapa em canções mornas de rock básico A gestação desse disco teve início em 2001, mas foi afetado, tematicamente, pelos atentados às Torres Gêmeas, em Nova York, em 11 de setembro daquele ano. Faixas são permeadas por uma fina camada de tristeza e desesperança Último disco de Bowie antes da pausa para cuidar a saúde uma simplicidade marcante, algo proposital. O músico disse, na época, que havia se tornado uma personalidade “abstratapara as pessoas. Por isso, era hora simplificar as coisas Grande retorno de Bowie. Um disco lançado de forma tão surpreendente que até sua equipe de assessoria de imprensa foi pega de surpresa. Trabalho cheio de guitarras proeminentes, concorreu ao Grammy de melhor disco de rock HEATHEN 2002 REALITY 2003 THE NEXT DAY 2013 CAMPANHANA PARADABRITÂNICAPosição porsemana* 25ª 50ª 75ª 100ª 2013 2014 2015 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 2003 2004 2005 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 2002 2003 2004 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 25ª 50ª 75ª 100ª 1999 2000 2001 0.00 24.75 49.50 74.25 99.00 DISCO ANO ‘HOURS... 1999 Pablo Picasso The Loneliest Guy Where Are Whe Now? Love is Lost Último disco de Bowie.Uma pérola jazzística, inovadora e reveladora. Quando ninguém poderia imaginar Bowie se transformando, ele o fez. Um álbum sombrio, contudo, que flerta com a ideia da morte e do fim CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICAPosição por semana* FAIXAS BLACKSTAR 2016 ANÁLISE 1. Blackstar2. Tis a Pity She Was a Whore3. Lazarus4. Sue (Or in a Season of Crime)5. Girl Loves Me6. Dollar Days7. I Can't Give Everything Away Disco foi lançado na última sexta-feira e estreou na primeira posição da parada inglesa *A Official UK Charts Companyproduz seu ranking de artistas a partir de dados de vendas fornecidos por varejistas às pesquisas de mercado da Millward Brown, empresa inglesa de marketing e mídia INFOGRÁFICO: DIOGO SHIRAIWA/ESTADÃO TEXTOS: PEDRO ANTUNES E DIOGO SHIRAIWA FOTOS: REPRODUÇÃO FONTES BBC, BOWIEWONDERWORLD.COM, MTV, PITCHFORK.COM, QUORA.COM, SETLIST.FM E OFFICIAL UK CHARTS COMPANY Sites CLIQUE AQUI E LEIA A RESENHA COMPLETA 3. Lazarus Be My Wife 1. Blackstar The Stars (Are Out Tonight) Try Some, Buy Some I'm Afraid of Americans Hallo Spaceboy Jump They Say Never Let Me Down Blue Jean Modern Love China Girl Let's Dance Ashes to Ashes Boys Keep Swinging Heroes Rebel Rebel The Jean Genie Life on Mars Space Oddity Ziggy Stardust