Incomparável na arte de transformação, o músico inglês, morto no domingo, 10 de janeiro, vítima câncer, se recriou por inúmeras vezes ao longo dos 69 anos de vida. Da pré-psicodelia da estreia ao free jazz e flerte com o eletrônico do último álbum, Bowie experimentou e criou tendências, sem medo de errar. Prepare-se para uma viagem pelas suas influências, carreira e um olhar aprofundado em sua discografia
arte
David Bowie
Uma Reinvenção Ambulante
Incomparável na arte de transformação, o músico inglês, morto no domingo, 10 de janeiro, vítima de câncer, se recriou por inúmeras vezes ao longo dos 69 anos de vida. Da pré-psicodelia da estreia ao free jazz e flerte com o eletrônico do último álbum, Bowie experimentou e criou tendências, sem medo de errar. Prepare-se para uma viagem pelas suas influências, carreira e um olhar aprofundado em sua discografia
Quanto já vendeu
Mais de 140 milhões de cópias aproximadamente (valor é a soma das vendas de álbuns, singles, vídeos, coletâneas e cópias digitais)
Sucessos
10 discos
NO PRIMEIRO LUGAR DA PARADA BRITÂNICA (NOVE DISCOS DE ESTÚDIO E UMA COLETÂNEA)
25 singles
NO TOP 10 BRITÂNICO
ORIGEM
REINO UNIDO
Cantor nasceu em Londres em 8 de janeiro de 1947 . Morreu em 10 de janeiro deste ano, vítima de um câncer, na cidade de Nova York (EUA)
Origem do nome Nascido David Jones. Para se diferenciar de Davy Jones, vocalista do Monkees, em 1965, cantor retirou seu famoso sobrenome de uma tradicional marca de facas americana, Bowie . Antes disso, ele “testou” o nome Tom Jones por três semanas
591
528
516
511
419
413
388
386
378
FAME
THE JEAN GENIE
HEROES
REBEL REBEL
CHINA GIRL (COVER DO IGGY POP)
SUFFRAGETTE CITY
FASHION
ZIGGY STARDUST
STAY
Canções mais tocadas EM SHOWS OFICIAIS ENTRE 1967 E 2006. DADOS ATÉ 13.JAN.2016
0
600
DE 1 A 5
NUNCA TOCOU
DE 50 a 400
DE 6 A 49
MAIS DE 400
NO REINO UNIDO FORAM 293 shows
OS EUA FORAM O PAÍS ONDE O ARTISTA MAIS SE APRESENTOU 473 shows
AMÉRIA
EUROPA
ÁSIA
OCEANIA
ÁFRICA
Países onde Bowie mais tocou EM SHOWS OFICIAIS ENTRE 1966 E 2006. DADOS ATÉ 13.JAN.2016
NO BRASIL, FORAM7 shows
(
)
4 EM 1990 E 3 EM 1997
INFLUÊNCIAS
Soul
AL GREEN
Rockabily
LITTLE RICHARD (FOTO) E ELVIS PRESLEY
Invasãobritânica
THE BEATLES (FOTO) , THE WHO E THE KINKS
Folk
BOB D Y L AN
Rockprogressivo
PINK FLOYD
Proto punk
THE STOOGES (FOTO) E VELVET UNDERGROUND
Eletrônica
KRAFTWERK
Jazz
JOHN COLTRANE (FOTO) E CHARLES MINGUS
Os “dândis” do rock
Desde de que o rock “se conhece por gente”, a ambiguidade sexual e a figura idílica da criatura andrógina são usadas com a intenção de se criar uma persona ou vender uma atitude. Little Richard seria nosso primeiro “dândi”
Anos 50
O e xtr ov e r tido Little Richard (foto) e s tou r a com a canção T utti- F rutti (que t ev e o teor homo s s e xual da let r a limado pela g r a v ado r a). Criado na fé católica, cantor teria dificuldades em a s sumir a sua bi s s e xualidade
Anos 60
Conceito de androginia começa a penet r ar a cu l tu r a com a modelo Twiggy (foto), e sua ca r a de menino, e os mods, tribo urbana inglesa, cujo seus garotos seriam os primeiros j ov ens a se maquiar pa r a criar uma atitude de rebeldia
Anos 70
Explode o glam rock na Inglater r a, auge da androginia na cu l tu r a pop, lide r ada por D a vid B o wie, T . R e x e o R o xy Music, de Brian Ferry (foto). De repente, ser descolado é ser bi s s e xual. Não e xi s tia mais ce r to ou er r ado no rock
Anos 80
Influenciada pelo glam rock, a androginia permeia toda década. N e w romantics, como Boy George (foto), góticos, n e w w a v ers e metaleiros farofa usam e abusam da maquiagem e performance afetada pa r a se aparecer
Anos 90
Acuada pela aspereza do grunge e a truculência hooligan do Oasis, a brincadei r a com os gêneros s e xuais diminui, mas a r ti s tas como Marilyn Manson (foto) e os grupos Placebo e Suede seguem fiéis ao conceito
Anos 2000
A div ersidade s e xual é amplamente discutida, o glam rock é uma referência, e D a vid B o wie, um mito. Bandas indies como Antony and The Johnsons (foto) e The Darkne s s, e os emos, celeb r am os ideais da androginia
O glam rock
Abreviação de “glamour rock”, esse subgênero do rock provocaria uma explosão criativa nos anos 1970 que reverberaria na cultura pop até a primeira metade da década seguinte
Origem e contexto Surgiu no Reino Unido no início dos anos 1970, como uma e xtensão das cenas psicodélica e de a r t-rock inglesas nascidas na década anterio r . Junto com o rock progre s si v o, pode ser conside r ado o ú l timo momento de originalidade
genuína do rock, porque a pa r tir do punk (que viria depois) o gênero “pa s saria a se alimentar de si mesmo” pa r a sobr e vi v e r . O glam rock foi muito popular na Inglater r a, mas t ev e efeito mode r ado nos E U A
Visual Auge do uso da teatralidade para criar ambiguidade sexual. A Hol l y w ood dos anos 30, as pin-ups dos anos 50, o teatro cabaret, as lite r atu r a vitoriana e de ficção científica seriam suas principais influências
Importância O glam rock pratica- mente ajudou a definir como seriam os anos 80 , com todo seus e xageros e mau-go s to. F oi a ped r a fundamental pa r a o surgimento do pós-punk, dos góticos e dos n e w romantics
AR TI S T A S
ALICE COOPER
A L VIN S T ARDU S T
GAR R Y GLITTER
E L T ON JOHN
JOBRI A TH
MARC BO L AN & T .REX
M O TT THE HOPPLE
R O XY MUSIC
NEW Y ORK DOL L S
SL ADE
S P ARKS
SWEET
SUZY Q U A TRO
DA VID B O WIE
Pa r a conhecer melhor o glam rock
PROCURE A S C ANÇÕ E S NO YOUTUBE OU NO SEU SITE DE S TREAMING MUSI C AL F A V ORI T O (DEEZER, SPOTIFY, ETC)
ALICECOOPER
I’mEighteen
1
EL T ON JOHN
TinyDancer
2
GAR R Y GLITTER
Rock’n R oll P a r t 1
3
MARC BO L AN & T .REX
Get It On
4
SUZYQ U A TRO
48C r ash
8
SL ADE
Cum On F eel the Noize
7
RO XY MUSIC
VirginiaPlain
6
NEW Y ORK DOL L S
Personali t y Crisis
5
Sua discografia
Usando como base um caldeirão de influências, um conhecimento enciclopédico de música e literatura, e um forte senso de estilo, David Bowie, artífice do pop, criou uma obra extremamente autoral. Mutante e camaleônico, ele anteviu tendências e abriu novos atalhos no rock
Qualidade do álbum
RUIM
REGULAR
BOM
ÓTIMO
EXCELENTE
CLIQUE E ASSISTAAO VIDEOCLIPE
Love You till Tuesday
Rubber Band
The Man Who Sold the World
All The Madmen
Oh! YouPretty Things
Unwashed and Somewhat Slightly Dazed
Changes
ANÁLISE
DESTAQUES
DISCO
ANO
CAPA
D A VID B O WIE
1967
Debut é cheio de baladas singelas e ensolaradas influenciadas por Syd Barret e músicas teatral e folk. Bowie ainda é um diamante a ser lapidado, mas toda sua inquietação de jovem que quer deixar sua marca no mundo já é palpável
Relançado em 1972, com o nome de Space Oddity , disco mostra o primeiro dos icônicos personagens de Bowie, Major Tom. Muito influenciado por Bob Dylan, álbum seria o início da colaboração do cantor com Tony Visconti (produtor) e Mick Ronson (guitarrista)
Embor a o disco anterior seja conside r ado pelo próprio B o wie um marco pa r a seu início de carrei r a, foi com e s te álbum que os críticos e o público pa s sa r am a entender a personalidade do inglês como a r ti s ta
T r abalho ambicioso de B o wie, onde a persona glam que viria a ser Ziggy S tardu s t começa a nasce r . Sua lendária (e ex celente) banda de apoio, Spiders F rom Mars, seria formada du r ante o proce s so de g r a v ação do disco
D A VID B O WIE
1969
THE MAN WHO SOLD THE W ORLD
1970
HUNKYDO R Y
1971
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1972
1973
197 4
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
24ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1972
1973
197 4
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
3ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1972
1973
197 4
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
17ª
Lançado no mesmo dia, 1º de junho de 1967, de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Disco teve resultados poucos expressivos na parada inglesa
Discos fracassaram comercialmente, mas, entre 1972 e 1973, subiram nas paradas, arrastados pelo sucesso de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars
Five Years
Sorrow
I Can't Explain
See Emily Play
Anyway, Anyhow, Anywhere
1984
Diamond Dogs
Drive-In Saturday
Let's Spend the Night Together
Moonage Daydream
Starman
Rock 'n' Roll Suicide
ANÁLISE
DESTAQUES
DISCO
ANO
CAPA
1972
Um dos principais discos da década de 1970, quando o mundo pós-Beatles ainda lid a v a com o fim da cu l tu r a hippie. B o wie criou e s se personagem título que v eio do espaço, um deslocado, di s tante, embo r a completa- mente humano e falí v el
Bo wie “mat a ” Ziggy S tardu s t e retorna como o persona- gem título de s te álbum, outro ícone da carrei r a, t r aduzido por ele como “Ziggy v ai à Améric a ” . E com riffs marcantes e inspi r ados, o guitarri s ta Mick R onson dá brilho e peso às faixas
Um div e r tido álbum de c ov ers, o ú l timo acompa- nhado pela banda Spiders F rom Mars (afiada). Cheio de no s talgia se s senti s ta, B o wie “despeja gli t ter” em canções de grupos como The Who, The Y ardbirds, The Kinks e Pink Fl o y d
Disco tem conceito for te onde B o wie pincela, em canções, um mundo apocalíptico inspi r ado no livro 1984, de George O r w ell. P orém, com ex ceção de R ebel R ebel , faixas sofrem com ar r anjos buroc r áticos e pomposos que dão sono. Sim, os Spiders F rom Mars fazem fa l ta
AL ADDIN S ANE
1973
PINUPS
1973
DIAMONDDOGS
19 7 4
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
THE RISE AND F ALL OF ZIG G Y S T ARDU S T AND THE SPIDE R S FROM MA R S
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1973
197 4
1975
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
197 4
1975
1976
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1973
197 4
1975
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1972
1973
197 4
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
5ª
Young Americans
Station to Station
Beauty and the Beast
V-2 Schneider
Sound and Vision
Warszawa
Stay
TVC 15
GoldenYears
Fame
ANÁLISE
DESTAQUES
DISCO
ANO
CAPA
YOUNG AMERI C ANS
1975
A obses são de B o wie pelo soul, funk e pela disco music enfim fica escanca r ada ne s te álbum. O a r ti s ta deixa o rock de lado e pa r te pa r a um mergulho profundo no R&B, que continua no ano seguinte
Mergulhando no funk e na disco, B o wie também se afunda na cocaína, com o ú l timo g r ande personagem da sua carrei r a, o Thin White Du k e. Disco já dá uma pi s ta do e xperimentalismo com música eletrônica e sintetiza- dores que viria a seguir
Influenciado pela música eletrônica alemã (Can e K r af t w erk), B o wie se muda pa r a Berlim. Ajudado por T ony Visconti e Brian Eno ( R o xy Music), dá início à fase conhe- cida como trilogia de Berlim e lança as bases do que, mais tarde, seria o pós-punk
Segundo capítulo da trilogia de Berlim e um dos melhores discos da carrei r a do camaleão. Mo s t r a um B o wie inspi r ado na composição das canções, vide a faixa-título, que nar r a o encontro de dois amantes à somb r a do Muro de Berlim
STA TION T O S TA TION
1976
LO W
1977
HEROE S
1978
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1975
1976
1977
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
2ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1976
1977
1978
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
5ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1977
1978
1979
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
3ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1977
1978
1979
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
2ª
Look Back in Anger
Criminal World
Yassassin
Fashion
Scary Monsters (And Super Creeps)
Tonight
Loving the Alien
T ercei r a pa r te da “fase Berli m ” , o álbum é mais ace s sí v el que os dois anteriores, mais pop, por a s sim dize r . É um dos discos mais sube s timados da carrei r a de B o wie, e merecia um olhar mais atento
Embor a a trilogia de Berlim seja marcante pa r a a carrei r a de B o wie, ela não foi tão bem sucedida comercialmente. Com e s te álbum, na ent r ada da década de 1980, ele encont r a o o equilíbrio entre os dois lados, o popular e o e xperimental
“V amos dançar? ” , sugere B o wie no título do disco, co-produzido Nile R odgers, guitarri s ta do Chic e uma unanimidade ao produzir um som capaz de fe r v er a pi s ta de dança. O inglês ficaria surpreso com a boa recepção do álbum
Álbum segue linha sonor a do t r abalho anterio r . Seu produto r , Hugh P adgham, diz que B o wie e s t a v a entediado no e s túdio, e i s so se reflete nas faixas, que apesar de alguns bons momentos (Blue Jean), mo s t r am um cantor “ligado no piloto automático”
S C A R Y MON S TE R S (AND SUPER CREEPS)
1980
LET'S D ANCE
1983
TONIGHT
1984
LODGER
1978
ANÁLISE
DESTAQUES
CAPA
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
DISCO
ANO
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1978
1979
1980
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
4ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1980
1981
1982
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1984
1985
1986
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1983
1984
1985
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
Day-In Day-Out
Shining Star(Makin’ My Love)
MiracleGoodnight
Strangers When We Meet
ANÁLISE
DESTAQUES
CAPA
T r abalho ag r ad á v el onde B o wie mo s t r a sua capacida- de de perceber o ambiente a sua v o l ta, e ab r aça os anos 80. Shining S tar , parceria com o ator Mic k e y R our k e (!!!), parece uma canção boa do Cu l ture Club (se o grupo do B o y George soube s se tocar)
Depois de iniciar a década de 1990 comandando sua banda de hard rock chamada Tin Machine. É o retorno de B o wie à v elha forma. Começ a v a o que a BBC chamada de “n o v a fase” do britânico
Inglês v o l ta a t r abalhar com o produtor Brian Eno, seu parceiro du r ante a trilogia de Berlim, nos anos 1970. Ele cria o personagem Nathan Adle r , cuja vida em uma sociedade di s tópica de 1999 é nar r ada ao longo dos seus 75 minutos de som
O disco, inspir ado pela recém-nascida cu l tu r a de drum and ba s s e música eletrônica indu s trial, marca o retorno de B o wie à produção dos próprios álbuns, algo que ele não fazia desde Diamong Dogs, de 19 7 4. Um disco cheio de boas t e xtu r as e loopings
BL A CK TIE WHITE NOISE
1993
OUT SIDE
1995
EA R THLING
1997
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
DISCO
ANO
NEVER LETME D O WN
1987
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1997
1998
1999
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
6ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1995
1996
1997
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
8ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1987
1988
1989
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
6ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1993
1994
1995
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
Little Wonder
Telling Lies
The Pretty Things Are Going to Hell
Thursday's Child
Seven
Slow Burn
I've Been Waiting for You
Everyone Says ‘Hi’
ANÁLISE
DESTAQUES
CAPA
Álbum mos t r a um cantor que chega r a a um ní v el de maturidade com o qual tinha domínio completo de si como a r ti s ta. O problema é que i s so não é sinônimo de boa música e cantor der r apa em canções mornas de rock básico
A ges tação de s se disco t ev e início em 2001, mas foi afetado, tematicamente, pelos atentados às T orres Gêmeas, em N o v a Y ork, em 11 de setembro daquele ano. F aixas são permeadas por uma fina camada de tri s teza e desespe r ança
Úl timo disco de B o wie antes da pausa pa r a cuidar a saúde Há uma simplicidade marcante, algo proposital. O músico di s se, na época, que h a via se tornado uma personalidade “ab s t r at a ” pa r a as pe s soas. P or i s so, e r a ho r a simplificar as coisas
Gr ande retorno de B o wie. Um disco lançado de forma tão surpreendente que até sua equipe de a s se s soria de imprensa foi pega de surpresa. T r abalho cheio de guitar r as proeminentes, concorreu ao G r ammy de melhor disco de rock
HE A THEN
2002
REALIT Y
2003
THE NEXT D A Y
2013
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
2013
2014
2015
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
1ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
2003
2004
2005
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
3ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
2002
2003
2004
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
5ª
1ª
25ª
50ª
75ª
100ª
1999
2000
2001
0.00
24.75
49.50
74.25
99.00
5ª
DISCO
ANO
‘HOUR S.. . ’
1999
Pablo Picasso
The Loneliest Guy
Where Are Whe Now?
Love is Lost
Último disco de Bowie.Uma pérola jazzística, inovadora e reveladora. Quando ninguém poderia imaginar Bowie se transformando, ele o fez. Um álbum sombrio, contudo, que flerta com a ideia da morte e do fim
CAMPANHA NA PARADA BRITÂNICA Posição por semana*
FAIXAS
BLACKSTAR
2016
ANÁLISE
1. Black s tar 2. Tis a Pity She Was a Whore 3. Lazarus 4. Sue (Or in a Season of Crime) 5. Girl Loves Me 6. Dollar Days 7 . I Can't Give Everything Away
Disco foi lançado na última sexta-feira e estreou na primeira posição da parada inglesa
*A Official UK Charts Company produz seu ranking de artistas a partir de dados de vendas fornecidos por varejistas às pesquisas de mercado da Millward Brown, empresa inglesa de marketing e mídia
INFOGRÁFICO: DIOGO SHIRAIWA/ESTADÃO
TEXTOS: PEDRO ANTUNES E DIOGO SHIRAIWA
FOTOS: REPRODUÇÃO
FONTES
BBC , B O WIE W ONDE RW ORL D .COM, M T V , PI T CH F ORK.COM, QUORA.COM, SETLI S T .FM E OFFICIAL UK CHA R T S COM P ANY
Sites
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3. Lazarus
Be My Wife
1. Black s tar
The Stars (Are Out Tonight)
Try Some, Buy Some
I'm Afraid of Americans
Hallo Spaceboy
Jump They Say
Never Let Me Down
Blue Jean
Modern Love
China Girl
Let's Dance
Ashes to Ashes
Boys Keep Swinging
Heroes
Rebel Rebel
The Jean Genie
Life on Mars
Space Oddity
Ziggy Stardust