Da Bélgica à Holanda, do surrealismo ao De Stijl, um roteiro de inspiradora beleza nos passos de grandes artistas.
insert_link Museus Reais de Belas Artes
Complexo de 4 museus no centro de Bruxelas. Nesta imagem, Queda dos Anjos Rebeldes, de Pieter Bruegel “o Velho” (1527/28-1569).
insert_link Casa Museu Magritte
Na casa onde o pintor viveu durante 24 anos é possível visitar os cômodos com mobília original e o ateliê do artista. O quadro O Império das Luzes (1954) foi pintado aqui.
O Império das Luzes (1954)
Apesar de não ser idêntica, a fachada da casa representada no quadro lembra a da residência onde Magritte viveu e pintou esta tela.
insert_link Atomium
Construção feita para a Exposição Mundial de 1958 tem a forma de um átomo de ferro e é um ícone em Bruxelas. Hospeda uma mostra sobre Magritte até setembro de 2018.
insert_link Taverne Greenwich
O ambiente de decoração art nouveau é marcado pelo silêncio: os frequentadores vão lá para jogar xadrez. Era o que também fazia Magritte, cliente assíduo.
Outros passeios em Bruxelas
insert_link Brussels
O boneco de 61 centímetros de altura passa a vida a urinar em um cruzamento apertado (para a quantidade de turistas e suas selfies) no centro histórico de Bruxelas.
insert_link Galerie de la Reine 29, 1000 Brussels
Dentro da Galeria de la Reine, aberta 160 anos atrás, criou o praline, um tipo de biscoito de açúcar recheado e coberto com chocolate. Oferece divertidas e deliciosas oficinas de preparo dos doces.
insert_link Galerie de la Reine, 1000 Brussels
De 1847, essa passagem e centro comercial reúne lojas elegantes de marcas belgas. A cobertura de vidro é parte do projeto original do século 19.
insert_link Museu de Belas Artes de Ghent
Além de A Adoração do Cordeiro Místico, cuja restauração termina em 31 de dezembro de 2019, o museu tem obras de arte flamenga dos séculos 19 e 20 como seus principais destaques.
insert_link Catedral de São Bavo
O comerciante Joost Vijdt encomendou o retábulo de Ghent para decorar a capela privativa de sua mulher, Lysbette Borluut. Hoje, a Catedral de São Bavo guarda uma réplica. O original volta restaurado em 2020.
Outros passeios em Ghent
insert_link Sint-Veerleplein 11, 9000 Gent
O Castelo dos Condes de Ghent é uma fortaleza medieval bem no centro da cidade cuja construção começou no século 10. Hoje, abriga um museu com objetos de época dos exércitos locais e outros itens.
Korenmarkt, 9000 Gent
Coração do centro histórico, a praça é o endereço de dois carrinhos do doce mais tradicional de Ghent: o cuberdon (ou rode neuzen, ou ainda red nose). O “nariz de Ghent” é como uma bala de goma maiorzinha, recheada e muito, muito doce.
insert_link Trienal de Bruges
2018 é o ano para se estar em Bruges. A cidade faz, entre 5 de maio e 16 de setembro, sua segunda Trienal de Artes. Com o tema Cidade Líquida, a rota ao ar livre conta com 15 instalações de artistas e arquitetos, que ocupam ruas e canais.
insert_link Museu Groeninge
Seu acervo contém essencialmente artes flamenga e sacra da região de Flanders. O Tríptico da Família Moreel, de Hans Memling, está aqui.
Outros passeios em Bruges
insert_link Rozenhoedkaai, 8000 Brugge
Uma cidade de pontes e canais entre construções medievais e jardins: poderia ser de Veneza, mas é a belga Bruges, também sinônimo de romantismo. Passeios de barco operam das 10h às 18h e partem do Cais do Rosário (Rozenhoedkaai).
insert_link Markt 7, 8000 Brugge
Com 83 metros, a torre mais alta de Bruges foi construída no século 13, abriga um carrilhão com 47 sinos e é aberta ao público – são 337 degraus a pé até lá em cima.
insert_link Begijnhof 30, 8000 Brugge
Em um jardim de álamos altos e calçamento de pedras, as casinhas brancas abrigavam, no século 17, mulheres que não queriam se casar, nem se dedicar à vida religiosa - essas moradias são as beguinages.
Casa Rubens
2018 é o ano do Barroco em Antuérpia, inspirado no pintor Rubens. O Rubenshuis é o palacete onde o pintor morou até o fim de sua vida, hoje museu. O quadro Santa Catarina, de Tintoretto, pertenceu ao cantor David Bowie (à direita).
insert_link Museu Plantin-Moretus
Patrimônio da Unesco, a antiga residência e gráfica da família Plantin-Moretus, que funcionou por três séculos a partir do 16, virou museu. Guarda maquinário e trabalhos de Rubens.
insert_link MAS
O Museum aan de Stroom (“museu no rio”) tem mirante com vista em 360 graus e recebe exposição do jovem fotógrafo Athos Burez, que se inspira no estilo de Rubens para fazer retratos, naturezas mortas, e interiores.
Outros passeios em Antuérpia
insert_link Meir, 2000 Antwerpen, Belgium
É a rua da moda na cidade mais fashion da Bélgica e um bom programa enquanto o Museu da Moda está fechado para renovação – reabre em 2020.
insert_link Mechelen, Antwerpen
Mechelen está a meia hora de trem de Antuérpia, e seu principal destaque é a escola Wintertuin Ursulinen. Antigo internato para meninas, mantém o deslumbrante jardim de inverno art nouveau.
insert_link Guido Gezellelaan 49, 2800 Mechelen
Também em Mechelen, a cervejaria Het Anker tem tour guiado para conhecer a produção e um grande e animado restaurante.
Strijp-S
Sob uma pérgola industrial de metal de 500 metros de extensão, antigos galpões de fábrica da Phillips hoje abrigam estúdios e lojas de design, restaurantes e lounges.
insert_link Sectie-C
Dezenas de jovens designers e criadores - que fazem móveis, livros, engenhocas tecnológicas, objetos em impressoras 3D e mais - mantém suas oficinas neste conjunto de edifícios e galpões. É onde fica o ateliê do artista espanhol Nacho Carbonell.
insert_link Ateliê NL
Nadine Sterk e Lonny van Ryswyck instalaram sua produção de cerâmica e vidro, no prédio de uma antiga igreja. Também mantêm o projeto colaborativo Para Ver o Mundo Num Grão de Areia, que recebe amostras de areias do planeta todo.
insert_link Kazerne
Um bar estiloso, galeria de arte, um restaurante de alta gastronomia e, a partir de outubro, um hotel butique com 8 quartos formam este empreendimento criado pela designer Annemoon Geurts e pelo músico Koen Rijnbeek.
Outros passeios em Eindhoven
insert_link Eindhoven
O festival de luzes fará sua 12ª edição neste ano de 2018. Instalações gigantescas com performances luminosas impressionantes e muita tecnologia se espalham pela noite de Eindhoven entre os dias 10 e 17 de novembro.
insert_link Eindhoven
O festival de luzes fará sua 12ª edição neste ano de 2018. Instalações gigantescas com performances luminosas impressionantes e muita tecnologia se espalham pela noite de Eindhoven entre os dias 10 e 17 de novembro.
insert_link Eindhoven
O festival de luzes fará sua 12ª edição neste ano de 2018. Instalações gigantescas com performances luminosas impressionantes e muita tecnologia se espalham pela noite de Eindhoven entre os dias 10 e 17 de novembro.
insert_link Casa Schröder
É outra das criações icônicas de Rietveld. Patrimônio da Unesco, a casa construída em 1924 é marcada pela abstração, pelos cômodos modulares e reversíveis e, claro, pelas cores primárias. É preciso agendar a visita no site.
insert_link Museu Central
Tem a maior coleção de criações de Gerrit Rietveld do mundo. Até o fim de 2019, as peças estão expostas ao lado de obras de arte francesas e holandesas.
Outros passeios em Utrecht
insert_link Oudegracht 0 3511 AZ Utrecht
Os canais de Utrecht têm margens rebaixadas por onde se espalham mesas de restaurantes bem junto da linha d’água. O Canal Velho foi construído no começo do século 12. Passeios de barco são tão indispensáveis quanto em Amsterdã.
Domplein 21, Utrecht
Com 112 metros, é a torre mais alta da Holanda. Lá do topo, depois de subir os 465 degraus (pelas escadas, não há elevador), tem-se uma bela visão panorâmica da cidade.
insert_link Utrecht
A muito holandesa cultura da bicicleta é igualmente forte em Utrecht. É possível alugar a sua em boa parte dos hotéis e em lojas pelo centro histórico, e também contratar um tour guiado.
insert_link Casa de Mondrian
A casa onde Piet Mondrian nasceu, em Amersfoort, é hoje um museu. O acervo é pequeno, mas a história de vida do pintor é mostrada de forma tecnológica. Há uma réplica do estúdio em Nova York onde Mondrian pintou Victory Boogie Woogie.
insert_link Rietveld Pavilion
De 1959, o pavilhão é todo original - formas e cores são exatamente as pensadas e executadas por Rietveld. Hoje é um espaço de exposições.
Outros passeios em Amersfoort
insert_link Eemplein 77 3812 EA, Amersfoort
À beira do canal de Amersfoort e em meio à arquitetura medieval, prédio do arquiteto Juan Navarro Baldeweg abriga o centro cultural Kunsthal Kade, que recebe exposições de arte moderna e contemporânea.
insert_link Eemplein 77 3812 EA, Amersfoort
À beira do canal de Amersfoort e em meio à arquitetura medieval, prédio do arquiteto Juan Navarro Baldeweg abriga o centro cultural Kunsthal Kade, que recebe exposições de arte moderna e contemporânea.
insert_link Real Galeria de Arte Mauritiushuis
Mauritiushuis é a “casa de Maurício”, o de Nassau, que governou a colônia holandesa no Nordeste brasileiro no século 17. O Jardim do Éden com a Queda do Homem, de Brueghel, o Velho, e Rubens também está nele.
insert_link Real Galeria de Arte Mauritiushuis
Moça com Brinco de Pérola, de Vermeer, considerada “a Monalisa holandesa”, na Mauritiushaus.
insert_link Gemeentemuseum
No Museu Municipal de Haia estão as principais obras-primas de Mondrian - é a maior coleção do pintor no mundo, com cerca de 300 quadros. Prepare-se para o impacto de estar diante de Victory Boogie Woogie, que tem uma sala inteira só para ele.
insert_link Gemeentemuseum
Moinho ao Sol também está no Gemeentemuseum.
insert_link Escher in Het Paleis
As obras do artista gráfico Maurits Escher (1898-1972), mestre da ilusão de ótica, ocupam este palacete inteiro no centro de Haia, diante de uma bela praça arborizada que era frequentada pela nobreza local.
Outros passeios em Haia
insert_link Harteveltstraat 1, 2586 EL Den Haag, Netherlands
No distrito litorâneo de Scheveningen, a 8 km do centro de Haia, o museu privado, cujo nome traduzido significa “imagens sobre o mar”, é dedicado à arte contemporânea de ex-colônias holandesas. O terraço de esculturas se destaca pela vista.
insert_link Strandweg 150-154, 2586 JW Den Haag
Também no distrito de Scheveningen, à beira-mar, o píer mais famoso da costa holandesa tem montanha-russa, tirolesa, opções de gastronomia e compras.