O fim da era Obama

Após oito anos na presidência, democrata passa a Casa Branca a Donald Trump

Aos 55 anos, depois de dois mandatos na Casa Branca, o democrata Barack Obama despede-se da presidência e passa o poder em 20 de janeiro ao republicano Donald Trump. Em Chicago, terra de sua meteórica ascensão política, Obama discursou pela última vez como presidente dos Estados Unidos.

Oito anos à frente da maior potência mundial embranqueceram seus cabelos e emagreceram seu rosto, mas o presidente em fim de mandato, que pode contar com um forte índice de aprovação, transmitiu mais uma vez uma mensagem de esperança e agradeceu a mulher, Michelle Obama.

No discurso, Obama defendeu seu legado e alertou para os riscos de enfraquecimento dos valores que, segundo ele, formam a base da democracia americana. Ele alertou que divisões decorrentes no racismo ainda existem e fez uma exaltação da diversidade.

Há oito anos, Obama assumiu um país que vivia sua mais grave crise financeira em sete décadas. No dia 20, ele entregará a seu sucessor uma economia em expansão, com queda de desemprego e aumento de renda.

Com 37% de aprovação, Trump assumirá a presidência prometendo acabar com o Obamacare, mudar a relação dos EUA com a Rússia e combater os ciberataques. “Os EUA sofrem ciberataques de todo o mundo, seja da Rússia, da China, qualquer lugar”, disse Trump em entrevista coletiva concedida um dia após a despedida de Obama.