Antes do apito inicial, um grande espetáculo promete emocionar 61 mil torcedores que estarão na Arena Corinthians, além dos milhões – ou bilhões - que acompanharão a cerimônia de abertura da Copa do Mundo pela televisão.
O torcedor que entrar no estádio pelo setor oeste terá que pegar a Linha Vermelha do Metrô e desembarcar na estação Artur Alvim.
Já quem entra pelo setor leste da arena deve usar o Expresso da Copa (que sai da estação Luz) e desembarcar na estação Corinthians-Itaquera da CPTM.
A festa de abertura terá coreografias envolvendo samba de roda, frevo, capoeira, danças gaúchas e samba. Haverá também coreografias com bolas de futebol, inspiradas no "freestyle", gênero onde o protagonista faz embaixadas, cabeçadas e outros truques com bola parada ou em movimento, utilizando várias partes do corpo.
O espetáculo será uma homenagem a três “tesouros” brasileiros : a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado artisticamente por personagens e adereços. O elemento principal do espetáculo é uma “bola viva”, com mais de 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade, e que se movimenta durante o show, dividido em quatro atos:
Natureza: maravilhas minerais e vegetais.
Pessoas: alegria de viver, diversidade e paixão pela música e pela dança
Futebol: uma verdadeira arte brasileira
Apresentação da música oficial “We Are One” pelo rapper Pitbull, pelas cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte, e pelo Olodum.